Bom não encontrei nem um tópico que discuta especificamente este assunto e como estava estudando um pouco o tema resolvi postar aqui minha opinião sobre o float e queria que vocês me dissessem se calculam da mesma forma ou possuem um estratégia ideal para aplicar a jogada.
Bom o primeiro foco deve estar no oponente, penso que todos concordarão com isso. Qual o oponente ideal para o float?
(Deixo aqui minha opinião e espero que deixem as suas também).
- Oponentes fracos, tímidos e não corajosos o suficiente para fazer um second barrel bluff out of position.
- Oponentes muito tights que c-betam muito pouco, e desistem fácil da mão se não acertam.
- Oponentes que possuem padrões de apostas para c-bet air e c-bet monstro.
- Bons oponentes que conseguem largar mãos marginais como TPTK em board perigoso e extremamente conectado.
- Oponentes que não fazem traps com muita frequência nem ck/raise.
Oponentes contra quem não aplicar:
- Calling Stations
- Oponentes que sobrevalorizam TPTK e etc.
Uma vez encontrado a situação x oponente ideal, quais são as odds corretas para pagar no flop e caso o oponente abra de ck, fazer o bet no turn?
Confesso que até hoje nunca havia levado em consideração odds nessa situação, normalmente visualizava um oponente e pelo valor do bet determinava se era fraqueza ou força.
Supondo a seguinte situação.
Blinds: 125/250/25 Pot inicial = $600
MP2 raise to $500
Hero BU call $500
Blinds fold.
Pote flop: $1,600
MP2 bet $850 (1/2pot)
Hero call $850
Pote turn: $3,300
MP2 ck
Hero bet ???
Bom o primeiro questionamento qual o valor ideal para size bet nesta situação que tornará a jogada lucrativa?
(Vamos levar em consideração que vez ou outra o oponente pagará para ver o river e em outras levaremos ck/raise).
Bom, o pote total é: $3,300
Investimento feito pelo jogador MP2= $500 + $850 = $1350
Investimento HERO= $500 + $850 + $??? =
Dinheiro Morto (antes e blinds)= $600
Logo temos na mesa $3,300 e precisamos fazer um bet lucrativo no longo prazo. Sabendo que 65% das vezes aproximadamente o oponente 1 estará air no flop. E excluindo-se 6% referente a probabilidade de se ter um PP pré-flop temos 59% de chances do oponentes estar air.
Sabendo tudo isso chego a conclusão que o melhor valor para bet no turn está entre 40-49%.
Dessa forma ao fazer um bet de 40% ou $1,320
teremos de lucro: $630 por cada vez que o bet passar.
Quando não passar perderemos: $2,670
Ou seja o bet precisará passar 4x para ficar break even. Isso na opinião de vocês é bom?
De outra forma fazendo o bet 1/3 do pot teriamos investido $2,450 para buscar $3,300. O lucro agora seria de $850. Cerca de 35% maior que quando o bet está entre 40-50%.
Porém vejo que o bet de 1/3 pode demonstrar fraqueza, e diante um jogador experiente poderia se tornar uma oportunidade para o ck/raise.
Bom enfim essas são as anotações que eu fiz hoje de madrugada enquanto não conseguia dormir. O que vocês acham a respeito disso?
Como calculam odds e bet size lucrativo para o float?
Possuem alguma forma de se calcular através da fórmula de EV? (Eu tentei alguma coisa a respeito mas não tive êxito).
Aguardo suas análises e opiniões.
Abraços.