Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Mtt

2 Mensagens
1 Utilizadores
0 Reações
365 Visualizações

Para não desperdiçar o tópico coloquei estes artigos.

MTT (fases iniciais)
Janeiro 05, 2010, Robert Jan Hoogendoorn / Daniel Cordeiro

Este artigo descreve as primeiras fases de um torneio Multi-Table (MTT). Por fase inicial quero dizer o tempo entre o início do torneio e a fase bubble, uma fase que se torna cada vez mais importante com o aumento do número de jogadores que participam nestes torneios. A fase inicial de um torneio online pode por vezes durar 4 horas, o que é normalmente metade da duração total do torneio. Por isso é importante que tomes o teu tempo durante esta fase e que não cometas o erro de querer dobrar a tua stack. Não há nada de errado em ser agressivo, a agressividade pode até ser necessária no cenário do poker dos dias de hoje. Mas existe uma grande diferença entre ser agressivo e fazer check-raise all-in com qualquer flush-draw ou overpair. A paciência é uma virtude, especialmente num MTT.

Advertisement

Quando começas a jogar, certifica-te que entendes o tipo de MTT que estás a jogar. Eu joguei uma grande variedade de MTT, desde $3 rebuy até o $162 Nightly Hundred Grand, e tento ajustar a minha táctica consoante o que jogo. Num torneio $5 freezeout raramente irei tentar fazer um bluff a um dos meus oponentes nas fases iniciais de um torneio. Isto porque neste nível os jogadores já têm dificuldade em fazer fold a algo como um top pair. Phil Gordon disse uma vez "É difícil fazer bluff a alguém que não presta atenção" portanto um bluff nesta altura é -EV. No entanto, se decidires fazer bluff, certifica-te que tens ainda algumas outs para o caso de levares call e nunca arrisques mais que 30% da tua stack num bluff durante esta fase. É aqui também que reside a diferença entre um torneio garantido e um torneio freezeout. Os torneios garantidos na PokerStars têm o dobro da stack inicial quando comparados com um MTT normal. Isto significa que começas com 3000 fichas em vez de 1500. Por isso podes jogar um pouco mais loose num torneio garantido do que num torneio MTT normal. Tenta também jogar com as fichas do teu oponente e não com as tuas. Isto quer dizer que deves acumular fichas de outros jogadores antes de arriscares as tuas fichas num bluff.

Posição

Um factor muito importante quando jogas num MTT é a posição. Grande parte dos jogadores entendem a importância de estar numa boa posição e jogar de acordo com isso. No entanto, muitos jogadores apenas se focam na sua posição absoluta. Portanto existe outra posição? Sim, esta é a tua posição relativa. Posição absoluta é a tua posição antes do flop. UTG é early position e o botão é late position. Posição relativa é a tua posição após o flop em respeito ao raiser inicial. Durante as fases iniciais de um MTT (especialmente um com um buy-in baixo) irás ver-te com frequência envolvido num pote com 5 jogadores. Tenta tornar as coisas fáceis para ti no flop. Vamos dizer que estás no primeiro nível de um torneio garantido e recebes um boa mão para draws como no botão. O teu primeiro pensamento: "Fixe, tenho uma boa mão para bater áses na melhor posição". Depois vês a seguinte situação: as blinds estão em 10/20, UTG limp, Mp e Mp+1 limp também e o cut-off faz raise para 100. Num freezeout regular eu faria fold a esta mão pois é uma grande percentagem da minha stack inicial que ponho em risco. No entanto, num torneio garantido, eu gostava mesmo de jogar esta mão mas como podes ver isto pode-te por em alguns apuros. Tens aqui uma excelente posição pré-flop, mas depois do flop estás na pior posição relativa. Obviamente não vais fazer raise com esta mão pois queres ver o flop mais barato possível, mas fazer call não é uma boa opção também. É aqui que muitos jogadores cometem o erro. Vou assumir que não há nenhum jogador no pote que tenha feito limp com um par alto para depois disparar um re-raise. Se este fosse o caso faríamos fold à mão na mesma. Mas vê o que acontece quando fazes call aqui. Assim que fazes call, os outros jogadores ficam com boas odds, e grande parte das vezes os restantes limpers irão ver isso e farão call também. Nesta situação a big blind, MP e MP+1 fazem call. O flop mostra , portanto não é um mau flop. Se o cutoff tiver nesta situação, poderás ficar com a sua stack se por exemplo um sair no turn. Mas o que acontece? É frequente a maior parte das pessoas fazerem check para o raiser inicial, depois de quem és o seguinte a actuar, com 3 jogadores depois de ti ainda por jogar e depois de o raiser inicial disparar uma C-Bet.

Como podes ver estás na pior posição relativa situação, e muitos jogadores cometem com frequência o erro de fazer call com os seus straight-draws, dando a hipótese a outros jogadores de fazerem check-raise e levar o dinheiro morto que deixaste no pote. Quando isto acontece já não queres saber mais desta mão, a menos que queiras arriscar toda a tua stack num draw com 8 outs. Por outro lado, se o flop mostrasse terias outs suficientes para disparar um raise. És favorito contra qualquer overpair, e ganhas o pote contra qualquer combinação mista de cartas altas. Mas voltemos à posição relativa. Se tomarmos o exemplo de agora mas contigo sentado em MP+1, estarias na melhor posição relativa, pois todos os jogadores teriam de agir antes de ti e depois da aposta do raiser inicial. Aqui terás muita mais informação para tomares a tua decisão. Isto irá poupar-te muitas fichas que definitivamente irás precisar nas fases mais tardias do torneio.

Mãos Grandes, e agora?

Outro aspecto muito importante é jogar com mãos grandes. O meu conselho aqui: faz o teu jogo nesta fase do torneio e não atires simplesmente fichas para o pote só porque uma boa mão. Vejo com cada vez mais frequência jogadores a fazerem all-in pré-flop no nível 1 de um torneio com contra ou, ainda pior, contra . A mim isto parece-me mais jogos de sorte ou azar do que poker. Sim são boas mãos, mas haverá melhores situações em que terás muita mais informação. Se eu tiver nesta fase, um jogador faz limp e um outro faz all-in, então é um easy-fold. Mesmo que estejas frente a um jogador loose-agressive com As-Js ou outra coisa qualquer, há sempre a hipótese de um Ás aparecer na board e estarás a deitar fora todo o teu torneio. Claro que terás de ir all-in em coin-flips e outras situações em que és favorito, mas esta não é a fase para o fazer. Apesar de existirem situações em que faço call, serão sempre no final das fases iniciais. E irie basear a minha acção dependendo do tamanho das stacks. Irá custar-me mais de um terço da minha stack? Estou ainda confortável ou prestes a entrar numa zona perigosa? Não sou fã de simplesmente empurrar as minhas fichas pré-flop e aconselho a não o fazerem. Se quiseres continuar a ganhar em MTT's, mantém a calma e espera pela situação correcta. A fase inicial é para jogar poker e não simplesmente para push ou fold.

Joga de Modo Passivo

E com isto quero dizer, faz muitas vezes fold e não defendas a tua blind! Imagina que estás no nível 3 30/60 e estás na BB. Toda a gente faz fold até ao botão e este faz um raise normal de 180. Têm ambos uma stack igual de 4000 fichas. Vês as tuas cartas e tens na BB. Larga-o! Mesmo que aches que estás contra uma tentativa de roubo aqui. Não consegues ganhar com uma mão marginal fora de posição sem acertar um monstro no flop ou arriscar uma parte ainda maior da tua stack num bluff. Fazer call é também uma má jogada. Nos primeiros níveis não parece importar assim tanto pois estás a arriscar uma pequena parte da tua stack . Mas vamos dizer que defendes a tua blind três vezes para um total de 500 fichas. Umas mãos mais tarde recebes e consegues apostar todas as tuas fichas antes do flop contra um "peixinho" com . Dobras para 7000, mas indirectamente perdeste 1000 fichas por defenderes as tuas blinds em mãos anteriores. Outra vantagem de fazer fold à tua big blind será que o botão ficará a pensar que é fácil roubar-te e continuará a fazê-lo nas fases tardias quando as blinds já estão mais altas. Tudo o que precisas é ganhar um bom pote com uma mão decente e estás compensado pelas blinds que perdeste no início do torneio. Mesmo que só tenhas más cartas na BB, um bluff funciona muito melhor depois de passares muito tempo a fazer fold. Estás a construir uma imagem. E confia em mim: Mesmo que os jogadores não se lembrem sempre da imagem de cada oponente, qualquer jogador irá lembrar-se dos jogadores na blind quando estão no botão.

Nas fases iniciais de um MTT é melhor jogar mãos premium, deixa as situações funcionarem em tua vantagem usando a posição e optimizando os teus ganhos ao não perder fichas desnecessariamente. Agressividade, re-steals e outros aspectos serão estudados no artigo "Fases Finais de um MTT" . Acompanha a nossa secção de estratégia para mais dicas e conselhos.

1 resposta

Divirtam -se! :f_biggrin:

MTT - Estratégia Mesa Final
Janeiro 06, 2010, Robert Jan Hoogendoorn / Daniel Cordeiro

Assim que atingimos a mesa final de um torneio de poker, necessitamos ajustar a nossa estratégia de novo. Na mesa final, o joga-se principalmente pré-flop, por isso terás de escolher alguns spots em que terás menos informação. Se acabares por não ter jogo, o que pode acontecer com facilidade numa mesa final que geralmente duram uma hora , tudo se resumo a agressividade, coragem e leitura. Vou assumir um par de coisas neste artigo: toda a gente da mesa final sabe fazer push quando assim tem que ser e como jogar as suas mãos fortes. Vou assumir também que não somos um dos short-stacks e nos encontramos na média.

Escolhe um alvo

Chegamos à mesa final e conseguimos juntar bastante informação ao observar as outras mesas quando estas eram ainda três. No entanto, isso normalmente não é o suficiente para escolher um alvo. A primeira coisa que os jogadores usualmente fazem no início da mesa final é ver os pagamentos e comparar o tamanho das suas stacks com as dos seus oponentes. O short stack torna-se automaticamente o primeiro alvo. Ninguém quer ser o primeiro a abandonar a mesa final, e existem bastantes jogadores que fazem fold até alguém estar eliminado. Claro que é verdade que os pagamentos aumentam consideravelmente por cada jogador eliminado na mesa final e não há nada de errado em prestar atenção aos prémios, mas não deixes que isso determine o teu jogo. Se as fichas tiverem de ir para o centro da mesa, para o centro irão. E não é muito melhor ter um alvo que não está short-stacked e até tem algumas fichas às quais poderás ter a hipótese de deitar a mão? Por outras palavras, procura o jogador fraco mas com fichas.

Advertisement

Para identificar o jogador fraco na mesa pode ser muito útil servires-te de estatísticas de sites como OPR. Podes encontrar muita informação sobre jogadores aqui. Por exemplo, não quererás escolher um jogador com um ROI elevado como teu alvo. Um jogador como este já fez várias mesas finais. Podes, no entanto, tentar um par de re-steals contra um jogador como este com quaisquer duas cartas, pois estes jogadores são capazes de fazer fold a uma mão depois de abrirem com um raise. Por vezes tens jogadores na tua mesa que segundo o OPR, apenas conseguiram conquistar pequenas quantias de dinheiro até agora. Estes jogadores estarão provavelmente a jogar a sua primeira mesa final e apenas prestarão atenção aos prémios e não às situações. Se estes jogadores tiverem uma stack grande, poderás roubar as blinds com maior frequência pois não irão jogar nada além das mãos premium. O mesmo se aplica a jogadores que até hoje apenas jogavam MTT com $5 de buy-in e se encontram agora sentados na mesa final de um torneio $50k garantidos. Haverá também jogadores que já ganharam $80k mas têm um ROI muito baixo. Estes jogadores podem ter experiência mas são também os gamblers da mesa. Estes jogadores irão fazer call aos teus all-ins para roubar blinds, mais vezes do que aquelas em que estarão dispostos a arriscar em situações coin-flip. Mantém-te atento a estes jogadores e tenta apenas levar as suas blinds com mãos fortes. Estatísticas de sites como OPR podem mesmo ser úteis nestas situações.

Mas mesmo com a informação do OPR, terás de confiar nas notas que fizeste inicialmente no torneio e analisar devidamente as situações na mesa final. Pode facilmente acontecer vermos um jogador que passou despercebido grande parte do torneio, e começa a fazer coisas muito estranhas na mesa final, talvez por medo ou falta de experiência. Já mencionei anteriormente que grande parte da acção de uma mesa final acontece pré-flop e não verás muitos showdowns. Mas há coisas para além dos showdowns de onde podes tirar informação e identificar um jogador fraco.

Uns dias atrás vi um jogador com uma stack de 750k fazer um raise para 120k UTG (blinds 20k/40k, ante 2k). Toda a gente fez fold até à big blind, que foi all-in de 190k, o raiser inicial fez fold apesar das odds que tinha e o facto de não arriscar a eliminação. Assim que vês alguém fazer isto, sabes que este é um jogador do qual poderás tirar bastantes fichas pois ele simplesmente não entende o jogo e está desesperadamente a tentar subir na lista de prémios. Explora isso. Na mão seguinte ele estava na big blind e eu fiz um raise para 120k no cutoff com . Ele faz re-raise para 240k e eu vou all-in instantaneamente ( com uma stack que facilmente cobre a dele). E, tal como se esperava, o tipo faz fold e acaba por perder de novo grande parte da sua stack.

Um outro conceito que os jogadores não percebem é o jogo Cooperativo. A BB e eu ambos tínhamos cerca de 250k em fichas com blinds de 5K/10k ante 1k e a SB estava short-stacked com 19k. Toda a gente fez fold até mim no botão e em vez de fazer um raise optei pelo call com . Uma mão muito marginal eu sei, mas eu estava a ser muito claro (sem escrever nada no chat senão seria considerado collusion) que queria ver a SB a jogar, juntamente com a BB. Como esperado a SB foi all-in de 19k mas... a BB faz fold! Fiz call à SB e acabei por perder a mão, o que não interessa, mas aqueles foram sinais claros que o jogador simplesmente não entende e tenta guardar todas as suas fichas para as mãos premium. Continuei a fazer raise a este jogador desde a SB, 4 vezes consecutivas e finalmente eliminei-o na quinta vez quando ele vai all-in e eu, por coincidência, vejo na minha mão.

Agressividade e Bluff Stack

Além de procurares alvos, deves procurar também situações onde possas levar o pote pré-flop. Infelizmente, poderá acontecer teres poucas boas mãos durante uma mesa final, por isso terás de tirar partido da melhor maneira de cada situação que surja. Re-steal a raises do botão é uma maneira comum de fazeres isto. Já mencionei anteriormente que deves fazer isto com mãos que têm algum potencial, como suited connectors e pares baixos para o caso de o teu oponente optar pelo call. Claro existe um pouco de risco com esta situação pois estás a investir uma porção maior da tua stack. Se o botão ou a SB decidir fazer call, então não invistas mais dinheiro na mão se falhares por completo o flop. O objectivo dos re-steal é tentar levar o pote pré-flop, por isso não tentes o bluff pondo o teu torneio em risco. Não há nada de errado em fazer fold depois de uma tentativa de re-steal. A tua jogada não funcionou e perdeste algumas fichas, mas ainda estás vivo e pronto para mais.

Normalmente defino as seguintes condições para uma tentativa de re-steal; um re-steal não me custará mais de 1/3 da minha stack (o que vejo como a minha stack para bluff) e tento manter um M no mínimo de 5, para o caso de perder ou ver-me forçado a largar o pote. Nota: Isto apenas conta quando tenho uma boa stack na mesa final. Existem também situações onde irei fazer re-steal all-in com suited connectors ou pares baixos, mas isso apenas acontece quando estou short e opto por dobrar ou ser eliminado.

Tira Partido dos Short-stacks

Qualquer pessoa que faz um raise pode potencialmente ter uma mão ou simplesmente fizeram raise para tentar levar o pote. Como mencionei anteriormente, os shorts estão atentos uns aos outros pois cada lugar acima na classificação significa mais $$. Tira partido disso.

Um exemplo: as blinds estão em 25k/50k com ante de 3k, toda a gente faz fold até MP (stack = 460k) que abre com um raise para 150k. Toda a gente faz fold até mim na BB e tenho 1.5 milhões em fichas e um monstro . Ponho o short all-in. "Porque estás a fazer isso?" pergunta-me um amigo no Skype. A razão é a seguinte. Se levar call e perder, tenho ainda um milhão em fichas. A minha mão está viva e posso ainda ter hipótese contra um overpair. Mas a razão mais importante é que estava um short em frente ao raiser inicial com apenas 210 fichas. Por isso pensei que seria provável que o raiser inicial desistisse da sua mão. Muitas vezes, um short irá fazer fold nesta situação pois tem um outro jogador short à sua direita que estará nas blinds antes dele, o que aumenta as hipóteses de este segundo jogador acabar eliminado primeiro. Ao colocar pressão nos outros jogadores shorts pode com frequência ganhar alguns bons potes.

Ao contrário de artigos meus anteriores, optei deliberadamente falar mais sobre situações em vez de mãos. Acredito que isto pode fazer a diferença numa mesa final. Não poderás ir a todas as mesas finais, e às que puderes poderás não ter jogo. Ao procurares informação sobre os teus adversários e ao analisar as situações correctamente, estarás a tornar as coisas muito mais fáceis para ti.