No fórum Inglês tem um artigo do Coach Grummeler.
Vejam este Link
"The “Stop And GO“ play
Olá Companheiros, no meu primeiro artigo de estratégia iremos discutir a jogada "Stop And GO". Para vos dar uma ideia do que esta jogada pretende e porque é que vale a pena fazer, nós iremos resolver alguns problemas e encontrar algumas respostas para as questões que se seguem.
1. O que é "Stop And GO"
2. Quando deveremos usar?
3. Porque usamos esta jogada?
Então qual é a ideia básica desta jogada chamada Stop And Go?
Bem em primeiro lugar , é chamada "Stop And GO", porque é descrita pelo seu próprio nome. Estás sentado numa das posições das Blinds e um oponente antes de ti faz Raise. Agora tu fazes STOP na acção fazendo Call em Pré Flop, e GO quando avanças para o pote no Flop fazendo Shove com todas as tuas fichas.
O objectivo é esse, fazes Stop na acção Pré Flop, com o objectivo de continuares esta acção deves fazer Go fazendo Shove no Flop.
Quando deveremos usar?
Este tipo de jogada pode ser feita sob as seguintes condições:
1. O teu M é muito baixo, entre 3-6
2. Estás sentado numa das Blinds
3. Estás em Heads Up contra um único oponente
4. A tua mão deverá ser boa, mas não muito forte (um par de 6s é perfeito)
Porque usamos esta jogada?
Esta poderá ser a parte de difícil compreensão. Muitos jogadores irão dizer: “Espera aí! Eu tenho uma boa mão, o meu M é baixo, existe um grande pote para ser ganho, então vou All in Pre Flop. Se ele fizer Fold... óptimo, caso contrário eu tenho uma boa mão."
Isso é verdade. Mesmo assim, às vezes temos um plano melhor para fazer Shove com as nossas fichas. Para vermos porque, vamos ver uma situação aos olhos dos jogadores que fazem os Raise Inicial.
Tu (MP3) tens uma Stack de 10.000. As Blinds estão a 250/500 com ante a 25. Com Blinds e antes, o pote tem 750+9*25=975 ou faremos mais simples te, 1.000fichas. Agora o teu M é de 10, não tão bom quanto desejarias, mas também não é muito mau. Olhas para a tua mão e decides fazer Raise de 1250 (2.5bbs). Toda a gente faz Fold até a Big Blind, que tem uma Stack efectiva de 3500 para trás.
Agora paramos e olhamos para duas maneiras diferentes em que a mão se desenvolve.
a) A Big Blind fez Push All In. Agora o pote tem 3500+250(SB)+250(ante)+1250 (Raise inicial) =5250 agora tens de dar Call com 2250. Estás a ter odds de 2.3:1. (1/3.3=30%) Isto é uma Call muito fácil com qualquer 2 mão que tenhas. Mesmo contra um par de damas estás em boa posição (irás ganhar cerca de 32% contra as damas).
b) A Big Blind deu Call no teu Raise. O Flop vem Q87 Rainbow. O pote tem 1250+1250+250+250=3000. Agora a Big Blind faz Shove de 2250 fichas finais. Novamente o pote tem 5250 fichas e terás de fazer um Call de 2250. Aqui existe um grande problema. A tua mão não melhorou no Flop. Assim a possibilidade de ganhares até a um par de 22 baixou para 24%. Agora não tens as odds correctas para dar este Call. Provavelmente ele está a fazer Semi-Bluff com mão como 97s, 56s, JT e por aí fora. Mas mesmo contra este tipo de mãos não serás grande favorito a ganhar a mão.
Conseguem ver isso? Quando usamos a jogada “Stop And GO”, usas a o facto de estares fora de posição para criar uma situação problemática para o jogador que fez o Raise inicial logo após o Flop, em vez de fazer Push em Pré Flop dando excelentes odds para o raiser inicial dar call como a maioria das suas mãos. Assim terás criado Fold Equity do nada.
Agora pode imaginar, porque é que o teu M tem que ser tão baixo para fazer a jogada “Stop And GO” uma arma para o nosso arsenal de jogadas. Se o teu M é mais baixo que 3, não tens Fold Equity não importa, o que qualquer agressor está comprometido com o pote. Mas quando teu M vai ficando cada vez maior, a tua Fold Equity também vai crescendo em conformidade com o teu M quando fazes Push All In Pré Flop! Assim quando o te M é alto o suficiente (cerca de 5-6) e pensas que tens alguma Fold Equity, a melhor jogada poderá ser o tomar alguma extra equity e ir directamente All In.
A jogada “Stop And GO” deve ser usada em situações, onde pensas que não tens Fold Equity em Pré Flop, mas que poderás ter alguma no Flop.
Mas tem em mente que, quando usares esta jogada, terás de ir All In no Flop com qualquer Board que venha! Poderás ter medo de um flop AK3 quando seguras 66, mas o teu oponente poderá fazer Fold para a possibilidade de teres algum par de As ou mesmo Rei! Verdade que ele poderá ter um A, mas estavas decidido a por a tua mão em risco em Pré Flop, então fazes a jogadas e vês no que resulta! Esta jogada não é para jogadores amedrontados! Se fores um deste tipo de jogador, tapa o monitor e vai All In no escuro.
Lembra-te que este plano só funciona se fores o primeiro a falar no Flop! Quando fora de posição a Continuation Bet irá destruir o teu plano. Usa esta jogada apenas nas Blinds! (Cuidado! Quando estás na Small Blind, a Big Blind ainda falta falar e um simples All In até poderá ser melhor, isto porque a possibilidade de Overcall da Big Blind poderá acontecer).
Claro que esta jogada funciona melhor contra um oponente. Contra dois oponentes, a possibilidade de acertar as mãos deles é muito maior. Assim, vai All in em Pré Flop.
Para veres que a tua mão tem ser boa, mas nada de extraordinário vamos ver a seguinte situação abaixo.
Um oponente está sentado em MP3 e faz Raise para 1250, olhas para a tua mão. Ases. Bang! Jackpot!
Agora que leste este artigo, pensas “Bem vou fazer a jogada Stop And GO”.
PERIGO!PERIGO!
A jogada “Stop And GO” está feita para criar Fold Equity. Pensas mesmo que queres criar Fold Equity com JJ+? Se sim, coloca outra moeda e tenta de novo!
Então quando seguramos uma mão Forte, a qual está frente a range do nosso oponente, devemos tomar iniciativa e irmos All In. A jogada “Stop And GO” é usada para fazer o nosso oponente fazer Fold no Flop em vez de estar a criar situação de Calls fáceis para o nosso oponente em Pré Flop.
Então com as tuas melhores mãos, vai all in! Com as mãos fracas faz Fold. Mas com mãos como 22-66, AJ, ATs, quando pensas que provavelmente estás atrás do range do teu oponente, experimenta a jogada “Stop And GO”. É difícil fazer uma defesa contra esta jogada, apesar do teu oponente saber que és capaz de fazer esta jogada, ele nunca conseguirá saber se acertas o Flop ou não.
Se encontrar alguma mão como bom exemplo eu irei colocar neste tópico.
Agora espero que tenham ficado com a ideia básica desta jogada e estou aberto para questões e opiniões. ”
Texto Original do Treinador Grummeler do Forum Inglês
Tradução de Tufatifa para o Fórum Português
Faço minhas as palavras do treinador quanto a estar aberto para discussões e opiniões sobre o tema.