Saltar para o fórum
Artigo Proteção. na...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Artigo Proteção. nao entendi um cálculo de equity

12 Mensagens
4 Utilizadores
0 Reações
910 Visualizações
Strongsl
Membro desde: 19.01.2007
Elite Grinder

EXEMPLO 2: SET vs. OESD

$0,50 / $1,00 No-Limit Hold'em (6 handed)

Preflop: Hero é BU com K, K
3 folds, Hero raises to $4,00, SB folds, BB (J T) calls.

Flop: ($8,50) K, 9, 8 (2 players)
BB checks, Hero bets $7, BB ?

Vilão: assumimos que o vilão acertou o seu draw no turn e vai all in. Ambos os jogadores tinham stacks normais (100 BB) antes dessa mão, então no turn e no river serão outras 2 * 89 BB no pote. Hero ainda tem 10 outs para um full house ou para uma quadra.

EV(Fold) = + 0BB
EV(Call) = 8 Outs Flop * [36 Outs Turn * (Pote + Heros Stack) - 10 Outs Turn * (meu All In + Flopcall)] - 39 Outs Flop * $7
EV(Call) = (8 / 47) * [(36 / 46) * ($15.50 + $89) - (10 / 46) * $96] - (39 / 47) * $7 = +$4.56

A fórmula do EV é = equity*pote - custos. certo? EU nao entendi pq essa parte dos 36s outs no turn em q ele multiplica pelo pote + heros stack... alguém pode me explicar? valeu!

11 respostas
Strongsl Autor do tópico
Strongsl
Elite Grinder

alguém ainda lê isso aqui ou ninguém sabe responder? hehehe

mendinhas
Membro desde: 18.07.2007
Oldschool Grinder

strongsl tens duas maneiras de calcular o EV:

1º:
EV (call) = [outs a favor]*[$ no pot sem o teu call] - [outs contra] * [valor do call]

2º:
EV (call) = [outs a favor]*[$ no pot com o teu call] - [valor do call]

podes perceber melhor isto atraves do exemplo da pag. 3 do artigo:

metodo 1:

EV (call) = [5/47]*46 - [42/47]*15 = -8.51 BB

metodo 2:

EV (call) = [5/47]*61 - 15 = -8.51 BB

Basicamente o que se passa nesse exemplo é q se calcula o EV pelo 1º metodo ao contrario dos exemplos anteriores em se usa o outro.

Espero ter ajudado, mas se n percebeste qq coisa pergunta q eu tento explicar melhor

Strongsl Autor do tópico
Strongsl
Elite Grinder

Original de mendinhas

1º:
EV (call) = [outs a favor]*[$ no pot sem o teu call] - [outs contra] * [valor do call]

2º:

metodo 1:

metodo 2:

Basicamente o que se passa nesse exemplo é q se calcula o EV pelo 1º metodo ao contrario dos exemplos anteriores em se usa o outro.

Espero ter ajudado, mas se n percebeste qq coisa pergunta q eu tento explicar melhor

oq eu nao entendi foram os 36 outs q ele diz no exemplo =\

mendinhas
Oldschool Grinder

ah ok já percebi.

A diferença entre este exemplo e o anterior é a seguinte.

No exeplo anterior o hero tem TPTK, ou seja, caso o vilão acerte a OESD no turn, basicamente ganha a mão.

Já neste exemplo, o hero tem um set, ou seja, mesmo q o vilão acerte o seu OESD, n é liquido q td o dinheiro qe ira entrar no pot em rondas foturas lhe pertença.
Isto segnifica q tens de separar a parte que o vilão vai ganhar e multiplicar pela probabilidade q tem de a ganhar (36/46), e subtrair a parte q ele tem a pagar (quer no flop quer no turn) e multiplicala pela probabilidade de perder (10/46)

tá um bocado confuso mas espero q de pa perceber =\

caralho si fuder...cs sao mt inteligentes hahhaa..sera que um dia eu vo chegar nesse nivel ???

Só vi este tópico agora strongs e por coincidência li este artigo ontem e fiquei um bom tempo nesta equação.

Primeiramente eu gostaria de descordar do mendinhas que diz que existem duas maneiras de calcular EV. A única maneira existente é esta:

EV = GANHOS - PERDAS. Todas as outras são desenvolvimentos a partir desta. Ou seja: A sua probabilidade de ganhar X quanto você vai ganhar - a sua probabilidade de perder X quanto você irá perder. Que também podemos escrever como:

EV = PgxPot - PpxAposta (o pot aqui é líquido, e não o pote final)

Então vou explicar esta equação:

EV(Call) = 8 Outs Flop * [36 Outs Turn * (Pote + Heros Stack) - 10 Outs Turn * (meu All In + Flopcall)] - 39 Outs Flop * $7

Ele usa os outs aqui para mostrar as chances de você acertar o seu draw. Depois ele divide pelas cartas do baralho, o que te dá a probabilidade de acertar estas cartas.

8/47 é a probabilidade de acertar os seus outs no turn, ele multiplica esta probabilidade pelo valor que você irá ganhar. Entretanto o seu adversário ainda tem 10 outs para o full house, então você só irá ganhar se um dos seus 36 outs baterem no river. O que ele faz é descontar as vezes que você perde quando bate um dos 10 outs. A parte entre [ ] é o pote que você ganhará. O último termo é a probabilidade de não bater nenhum dos seus 8 outs no turn, ou seja 39, por isto o sinal negativo.

Obs: onde está escrito 8 outs flop ele quer dizer do flop para o turn, ou seja 8 cartas para aparecer no turn. Igualmente com 36 outs turn, que realmente são 36 cartas que devem aparecer no river.

Como eu disse a única equação utilizada é EV = GANHOS - PERDAS

Original de mendinhas

1º:

2º:

metodo 1:

metodo 2:

Na verdade só existe o primeiro "método".

[Probabilidade de bater seu out]*[$ no pot sem o teu call] - [Probabilidade de não bater seu out] * [valor do call]

O que faz chegarmos ao outro método é substituir
[Probabilidade de não bater seu out] = 1 - [Probabilidade bater seu out] Já que as duas probabilidades somadas é igual a 1

[Pro. de bater]*[$ no pot sem o teu call] - (1 - [Pro. de bater])*[valor do call]

Resolvendo e isolando [Pro. de bater]:

EV = [Pro. de bater]*([$ no pot sem o teu call]+[valor do call]) - [valor do call]

Que é a expressão do "método 2"

mendinhas
Oldschool Grinder

sim sim thoten, naturalmente que são duas variantes da mm equação, alias, é por isso que o resultado é o mm.

O k digo é q em termos práticos podes calcular o EV das duas formas( embora ambas sejam a mm), tal como pa calcular pot odds podes calcular a odds propriamente ditas ou calcular a tua equity e comparar com o valor percentual da tua aposta no pot final. O resultado é o mm.

De resto, o que confunde aqui é o aspecto mais cmplicado da segunda equação, que se deve basicamente ao facto de mm acertando a mão no turn, o adversario continua com outs, ou seja, a tua probabilidade de ganhar n é 100, ou seja, tens de voltar a calcular o EV pro river.

Isto na realidade é bem mais facil de perceber do que de explicar lol

Strongsl Autor do tópico
Strongsl
Elite Grinder

Thoten. Show de bola sua explicação.

Valeu mesmo!

EDIT: mendinhas! Valeu pela ajuda!

To num projeto. Toda vez q eu tiver com dúvidas, vou perguntar pra vcs!

valeu!

Strongsl Autor do tópico
Strongsl
Elite Grinder

Deixa eu ver se eu entendi. Na situação abaixo:

$0.25/$0.5 No Limit Holdem
Everest Poker
6 players
Converted at weaktight.com

Stacks:
UTG ($47.38)
Hero ($61.55)
CO ($52.35)
BTN ($50)
SB ($34.92)
BB ($48.95)

Pre-flop: ($0.75, 6 players) Hero is UTG+1 8♠ 8♥
UTG calls $0.50, Hero raises to $2.50, 1 fold, BTN calls $2.50, 2 folds, UTG calls $2

Flop: 4♦ 3♦ A♣ ($8.25, 3 players)
UTG checks, Hero bets $5, BTN calls $5, UTG folds

Turn: 8♦ ($18.25, 2 players)
Hero checks, BTN bets $18.25...

Se eu assumir que o vilão vai dar AI no river de todo jeito,

EV = 10/46 * (18 pote + 18 bet turn vilão + 18 hero paga + 25 aposta vilão river) - 36/46 * 18

EV = 0,31 * 79 - 0,78 * 18
EV = + ~3.

Ta correto isso?

Strongsl Autor do tópico
Strongsl
Elite Grinder

Teve uma coisa que eu não entendi.
Essa parte da equação q eu destaquei abaixo... Ela poe nas contas a quantidades de vezes q mesmo eu acertando meu out no turn, vou perder a mão pq o vilão faz FH ou Four. Certo? Oq eu nao entendo é como ele chegou a conclusão de qter multiplicar pelo pote de 2 maneiras.

36 outs pelo Hero stack+ pote - 10outs (Meu AI+flop call)

vcs sabem explicar?

valeu!