Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Linha do EV

19 Mensagens
10 Utilizadores
0 Reações
1,988 Visualizações
CALLIBAN
Membro desde: 27.09.2007
PokerStrategist

Viva pessoal!
Preciso de uma ajuda. Alguma boa gente já esteve no meu blog a explicar-me o que significava a linha do ev abaixo ou acima da linha dos dólares. Aprendi que o ideal é que as duas linhas estejam "coladas", pois isso vai significar que a sorte/azar não estão a ter influência no meu jogo. Ok, até aí eu compreendi.

Mas peço a vossa paciência para este exemplo. Como podem ver, a linha do EV foi se afastando. Que conclusão devo tirar daqui? O que quer dizer neste caso específico?

Já agora, agradeço se alguém puder colocar aqui links (PokerStrategy ou não) sobre isto, algo como interpretação de gráficos HM, ou por aí.

Obrigado! _cool:

18 respostas
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Olá Calliban.

Não sou um pró nisso, mas vou-te dar uns palpites.

A conclusão é que tens colocado várias vezes o teu dinheiro atrás, e provavelmente dado umas bad beats :D

Mas no entanto, analisares a linha de EV por si só, não te serve de muito.

Suponhamos que acertaste set no flop, e o vilão tem overset também. A acção faz com que ambos vão logo all-in nessa street. No river milagroso, acertas quads.

A tua jogada anterior foi boa, no entanto, a tua linha de EV vai descer ali, pois estavas bem atrás no momento em que colocaste o dinheiro.

fuinhapoker
Membro desde: 04.11.2010
PokerStrategist

Original de JorgeTeixeira
Olá Calliban.

Não sou um pró nisso, mas vou-te dar uns palpites.

A conclusão é que tens colocado várias vezes o teu dinheiro atrás, e provavelmente dado umas bad beats :D

Mas no entanto, analisares a linha de EV por si só, não te serve de muito.

Suponhamos que acertaste set no flop, e o vilão tem overset também. A acção faz com que ambos vão logo all-in nessa street. No river milagroso, acertas quads.

A tua jogada anterior foi boa, no entanto, a tua linha de EV vai descer ali, pois estavas bem atrás no momento em que colocaste o dinheiro.

o contrario tambem pode acontecer! Mas caso tenhas um set maior que o vilao e ganhares a mao a linha do ev nao sobe tnto como a linha dos winnings. So acho preocupante quando existe muita diferença muito grande numa pequena sample de maos tipo esta do zrego:

Cheguei a ler que o AIEV é muito polêmico, lol...
Já vi algumas discussões sobre essa bendita linha, mas também tenho a mesma dúvida que o OP...

é bem simples, é o dinheiro esperado quando você ou o vilão vão all in antes do river.

A linha vermelha é o esperado de você ganhar
A linha verde é o quanto você ganhou...

no seu exemplo, você deu muita sorte e acabou ficando alguns bi acima do ev.

já no meu caso... :facepalm:

nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009
PokerStrategist

VovoLoka, uma nota: nas versões mais recentes do Hold'em Manager eles trocaram a cor da linha do All-In EV de verde claro para vermelho _thumbsup:

CALLIBAN Autor do tópico
CALLIBAN
PokerStrategist

Original de nuno21nt
VovoLoka, uma nota: nas versões mais recentes do Hold'em Manager eles trocaram a cor da linha do All-In EV de verde claro para vermelho _thumbsup:

E fizeram eles mto bom!

Versões mais recentes...humm...relembro que eu não tenho a versão mais recente... (lol)

Obrigado pelas respostas, pessoal
Basicamente eu queria olhar para aquele gráfico e corrigir algo que esteja a fazer mal, mas pelos vistos isso não é assim tão fácil. lol

pixinas
Membro desde: 01.02.2008
Oldschool Grinder

A solução é continuar a ter sorte e dar bad beats ao pessoal! :D

Eu já nem presto atenção a essa linha. Isso varia tanto e não me dá informação útil nenhuma que desisti. Prefiro olhar a linha dos non-showdown winnings.
As minhas últimas 13k mãos estão assim:

w00zy
Membro desde: 30.04.2007
Oldschool Grinder

8 bi's acima de EV... já estive a 12.

Olhando pro gráfico até parece que ando com sorte :rage:

rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008
Elite Grinder

É um erro que achar que está acima da linha é dar bad beat e o contrário é tomar.

Se você for all-in PF com AA vs um KK e ganhar o seu all-in ev vai ficar abaixo dos seus ganhos e você não deu bad beat.

O mesmo acontece se você for all-in com KK vs AA. Você não tomou bad beat mas vai ficar abaixo da expectativa de ganho se perder a mão.

nuno21nt
PokerStrategist

Original de rafaelaugustop
É um erro que achar que está acima da linha é dar bad beat e o contrário é tomar.

Se você for all-in PF com AA vs um KK e ganhar o seu all-in ev vai ficar abaixo dos seus ganhos e você não deu bad beat.

O mesmo acontece se você for all-in com KK vs AA. Você não tomou bad beat mas vai ficar abaixo da expectativa de ganho se perder a mão.

Então como devemos encarar a linha? Com indiferença? Ou ela é importante para alguma coisa?

rafaelaugustop
Elite Grinder

Original de nuno21nt

Então como devemos encarar a linha? Com indiferença? Ou ela é importante para alguma coisa?

Só como curiosidade.

nuno21nt
PokerStrategist

Original de nuno21nt

Só como curiosidade.

Interessante...

CALLIBAN Autor do tópico
CALLIBAN
PokerStrategist

Original de nuno21nt

Só como curiosidade.

AHAHAHAH!

Adorei essa resposta! :D

Ok, simples mas ajudou-me bastante :)
A partir de hoje não olho mais para essa linha...ehehe

E já agora Rafael, vou te pedir um favor. O Pixinas falou a linha "no showdown". Essa é outra linha que devemos olhar só com curiosidade ou nem por isso?
Oh pá, o meu "problema" é que, não sendo jogador de cash, eu estou com alguns problemas em olhar para os gráficos e tirar conclusões...O que me aconselhas para procurar possíveis leaks?
Thanks _thumbsup:

w00zy
Membro desde: 30.04.2007
Oldschool Grinder

Os gráficos só servem para ver os swings e o progresso. Para tirar conclusões tens k olhar para as stats.

rafaelaugustop
Elite Grinder

Non showdown e showdown já é outra história. Não indica propriamente um leak ou uma qualidade mas normalmente uma característica de jogo. Um jogador ganhador de limite baixos vai ter non showdown muito negativo. Isso acontece por vários motivos, o primeiro é que não vamos querer blefar d+ então vamos perder potes sem ir para o showdown, o segundo é que quando temos uma mão forte queromos colocar o inheiro todo o que fatalmente vai ter showdown.

Outra coisa é que pagamos os blinds e o dinheiro que deixamos nessas mesas é muito.

xtremelexx
Membro desde: 08.11.2009
PokerStrategist

A linha EV não diz quase nada sobre dar bad beats ou tomar, mas serve para quantificar a sorte/azar que tivemos.
É verdade que se eu ganhar 10 vezes AA x KK, não dei bad beat nenhuma, mas tive sorte! Nessas 10 "deveria" ter perdido 2!

Original de w00zy
Os gráficos só servem para ver os swings e o progresso. Para tirar conclusões tens k olhar para as stats.

É como diz o w00zy, os gráficos são apenas uma forma bonitinha de vermos, num olhar, a nossa progressão. Mas para tirar conclusões é inútil!
Digo-te mais, quando analiso minhas sessões, passo horas nas outras secções do HM e apenas alguns segundos a olhar para o meu gráfico!

Para mim, para que serve a linha do EV?
Eu tenho uma filosofia muito peculiar em relação a ela! Eu só a uso quando me dá jeito! Lol
Se estiver acima dela, nem ligo! É apenas justiça! :f_biggrin:
Se estiver abaixo, serve para manter a motivação e confiança no longo prazo! Tipo prémio de consolação!

nuno21nt
PokerStrategist

Original de xtremelexx
Para mim, para que serve a linha do EV?
Eu tenho uma filosofia muito peculiar em relação a ela! Eu só a uso quando me dá jeito! Lol
Se estiver acima dela, nem ligo! É apenas justiça! :f_biggrin:
Se estiver abaixo, serve para manter a motivação e confiança no longo prazo! Tipo prémio de consolação!

Que rei

rafaelaugustop
Elite Grinder

Original de xtremelexx

A linha EV não diz quase nada sobre dar bad beats ou tomar, mas serve para quantificar a sorte/azar que tivemos.
É verdade que se eu ganhar 10 vezes AA x KK, não dei bad beat nenhuma, mas tive sorte! Nessas 10 "deveria" ter perdido 2!

Isso, só curiosidade. Até pq sorte e azar não existe em lado algum.