Saltar para o fórum
Tirar proveito do v...

Notificações
Limpar tudo

Tirar proveito do valor comportamental no poker

9 Mensagens
6 Utilizadores
0 Reações
339 Visualizações
RuiVieira78
Membro desde: 26.06.2013
PokerStrategist

Acho mais importante analise de vilões e não tanto analise de mãos.

NL5z , até ontem jogava muito de 3bet. Era bastante Agg.
Desde a downswing comecei a moderar o jogo e vou mais de call. Rarissimo 3betar, no entanto sei exactamente o que estou fazendo.

O poker não é uma ciência exacta. Dai que raramente frequento grupos , raramente me junto com alguém para discutir uma mão. O poker vai muito além de discutir mãos. O poker é essencialmente um jogo de comportamentos.
Claro , temos que jogar com determinados players várias vezes para irmos conhecer as suas tendências, mas o poker é isso mesmo.
Este jogador que Squezou já me tinhas 3betado várias vezes e eu a ele, sempre eu muito agressivo, até agora que mudei para call em vez de 3bet.

Normalmente esta mão é de 3bet por valor mas, sinceramente achei que o valor real desta mão seria dar call pois a tendência seria o jogador da blind squezar .
Como ele ja me viu a afundar algumas vezes AK ( eu sei contra quem o devo fazer ), talvez achou que sendo eu agressivo a mão dele tivesse a frente.
E assim executei o meu pensamento e jogada.

Isto a algumas coisas mais no meu blog.
https://www.pokerstrategy.com/pt/forum/thread.php?postid=1517707#post1517707

PokerStars - €0.05 NL FAST (6 max) - Holdem - 6 players
Hand converted by PokerTracker 4

BTN: 136 BB
SB: 84.6 BB
BB: 148.6 BB
UTG: 100 BB
Hero (MP): 106.2 BB
CO: 461.2 BB

SB posts SB 0.4 BB, BB posts BB 1 BB

Pre Flop: (pot: 1.4 BB) Hero has K♣ K♠

UTG raises to 3 BB, Hero calls 3 BB, fold, fold, SB calls 2.6 BB, BB raises to 15 BB, UTG calls 12 BB, Hero raises to 35 BB, fold, BB raises to 148.6 BB and is all-in, fold, Hero calls 71.2 BB and is all-in

Flop: (230.4 BB, 2 players) 7♣ A♠ J♠

Turn: (230.4 BB, 2 players) 6♣

River: (230.4 BB, 2 players) 3♣

BB shows T♣ T♦ (One Pair, Tens)
(Pre 19%, Flop 9%, Turn 5%)
Hero shows K♣ K♠ (One Pair, Kings)
(Pre 81%, Flop 91%, Turn 95%)
Hero wins 218.8 BB

Responder
Citar (Quote)
8 respostas
josecarneiro032
Membro desde: 05.01.2013
PokerStrategist

"O poker é essencialmente um jogo de comportamentos."

Neste momento já não o é, pelo menos no online. Ao vivo acredito que ainda sim, contudo também já se começa a estudar mais o jogo nos solvers, para pelo menos se ter uma base sólida, por parte dos regulares do jogo ao vivo.

E estás a cometer um erro grande se optas pelo call em vez da 3bet. Estás a ser comido pelo rake sempre que vês um pote.

Responder
Citar (Quote)
RuiVieira78 Autor do tópico
RuiVieira78
PokerStrategist

Podes-me explicar essa parte dos rakes e no que me pode afectar? Nunca entendi esse assunto.

Responder
Citar (Quote)
josecarneiro032
Membro desde: 05.01.2013
PokerStrategist

Sempre que vês um flop em cash, a casa fica com uma % do pote, o rake ou comissão. Se a jogada acaba no pré flop a casa não fica com nenhuma parte do pote.

Se estás a dar call, estás a querer ver um flop, a partir desse momento já estás a ser cobrado, e em média, o rake em micro limits em PT anda na casa dos 10bb/100.

Responder
Citar (Quote)
Lucianomb
Membro desde: 18.05.2009
PokerStrategist

Eu entendi a sua justificativa para o call, mas eu acho que faria mais sentido em posições finais, onde os ranges são mais fracos, vai ter muito fold para 3-bet e as chances de tomar um squeeze light são maiores. Por exemplo: CO abre, você dá call no BTN ou SB, a chance de tomar squeeze light do BB ou SB é bem maior. Já squeeze vs um range de UTG opener, tende a ser mais por valor, ou seja, a frequência com que vai tomar squeeze é bem menor.

Responder
Citar (Quote)
RuiVieira78 Autor do tópico
RuiVieira78
PokerStrategist

Entendi josecarneiro, vou ter atençao a isso.

Em relação ao call Luciano, por o poker ser um jogo essencialmente comportamental , neste caso o comportamento do vilão vê-se pelas estatísticas , havia uma elevada chance do vilão fazer Sqz. Tal como nos negócios para se ganhar bastante é preciso arriscar. Normalmente quem ganha mais são os que arriscam e não aqueles que sempre estão na sua zona de conforto.
O poker é mais que matemática ou estatística
Talvez eu sinta isto um pouco diferente , mas não uso modelos de jogadas. Cada jogada é unica. Cada estado de espirito é unico.
Mesmo jogando com os mesmos jogadores todos os dias, cada acção é sempre diferente, pois somos humanos e não máquinas. Espero que me faça entender.

Abraço

Responder
Citar (Quote)

Eu acredito que os vilões mudam de marcha o tempo todo. Por exemplo, você entra numa mesa e as primeiras mãos que você vê do cara ele esta pagando 3 barris com segundo par, porém, ele pode estar tiltando e você quando for tirar vantagem disto estará podendo ser o pato da vez quando ele voltar para o a-game dele.
É claro que existem as population reads, mas com a avalanche de novos jogadores eu creio ser melhor jogar o ABC pois fará muito $$$

Responder
Citar (Quote)
Lucianomb
Membro desde: 18.05.2009
PokerStrategist

Original de RuiVieira78
Entendi josecarneiro, vou ter atençao a isso.

Em relação ao call Luciano, por o poker ser um jogo essencialmente comportamental , neste caso o comportamento do vilão vê-se pelas estatísticas , havia uma elevada chance do vilão fazer Sqz. Tal como nos negócios para se ganhar bastante é preciso arriscar. Normalmente quem ganha mais são os que arriscam e não aqueles que sempre estão na sua zona de conforto.
O poker é mais que matemática ou estatística
Talvez eu sinta isto um pouco diferente , mas não uso modelos de jogadas. Cada jogada é unica. Cada estado de espirito é unico.
Mesmo jogando com os mesmos jogadores todos os dias, cada acção é sempre diferente, pois somos humanos e não máquinas. Espero que me faça entender.

Abraço

Claro, concordo, poker é habilidade, um bom jogador tende a jogar mais o vilão do que as cartas, ABC é para quem tá começando, temos que sempre nos adaptar, mudar de marcha de acordo com os adversários para tentar explorá-los sempre que possível, como base nas informações que temos deles.

Mas o que estou tentando dizer, é que essa jogada é bem comum vs adversários agressivos em posições finais, como no exemplo que mencionei acima. E, geralmente, agressividade não costuma ser aleatória, os jogadores pensam e sabem onde a agressividade pode ser mais efetiva, e é burrice o vilão do BB squezzar um range de UTG opener + um caller da MP com range um light, pois vai estar em um 3-bet pot OOP, contra ranges mais fortes que o dele quando tomar call ou tomar uma 4-bet.

** Sobre avaliar o comportamento por stats, faço apenas uma pequena o observação: Stats de 3-bet ou squeeze elevadas, não significam que o vilão faz isso toda hora contra posições iniciais. Acredito que estas stats são infladas muito mais por situações de re-steal. Não estou dizendo que foi o seu caso, apenas estou dizendo que no geral, é este comportamento que infla estas stats.

Abraços!

Responder
Citar (Quote)
vinibarbosa
Membro desde: 14.01.2018
PokerStrategist

Nice hand! :f_drink:

Responder
Citar (Quote)