Saltar para o fórum
Tópico de discussão...

Notificações
Limpar tudo

Tópico de discussão: Plano de Jogo

22 Mensagens
9 Utilizadores
0 Reações
7,938 Visualizações
guto15
Membro desde: 10.05.2007
Poker Player

Plano de Jogo - Introdução

Num plano de jogo, vais planear as tuas decisões para todo o teu range e não apenas para uma mão específica no vácuo. Este processo vai parecer um pouco estranho no início. Para ficares familiarizado com o processo de pensamento por detrás deste conceito, basta fazeres alguns dos exercícios apresentados abaixo.

Artigo
Quiz
Vídeo
Exercícios

Ranges pré-flop NL 6-max para desenvolvimento de um plano de jogo básico.
Podes ver aqui sugestões para os ranges para cada posição num jogo NL 6-max:

Visão Geral / Vídeo
UTG / Quiz
MP / Quiz
CO / Quiz
BU / Quiz
SB / Quiz
BB / Quiz
Exercícios sobre ranges UTG / MP

Proteção de Ranges
A proteção de ranges é o jogo passivo de certas combinações das tuas mãos premium a fim de evitar ranges capped. Nesta lição vais aprender quando e porquê é útil a sua aplicação.

Artigo
Vídeo
Quiz

Steal-EV
O Steal-Ev vai ajudar-te a ajustar os teus range de open raise com maior precisão.

Artigo
Vídeo
Quiz

Frequências de Calldown
Frequências de calldown fazem parte do seu plano de jogo básico. Elas definem seus range de call no pós-flop.

Em seu plano de jogo básico, você define ranges com os quais chegará no flop. Se seu adversário aposta no pós-flop e você não tem certeza de quais serão os ranges de valor e bluff do seu adversário, as frequências de calldown são a sua resposta padrão. Você só pode desviar-se deste padrão caso tenha leituras sobre o seu adversário.

O objetivo da sua estratégia de call é minimizar o EV do range de aposta do seu adversário.

Artigo
Vídeo
Quiz

Responder
Citar (Quote)
21 respostas
guto15 Autor do tópico
guto15
Poker Player

Exercícios para a lição "Plano de Jogo: Introdução"

O primeiro passo num plano de jogo é a análise do teu adversário padrão. Este processo também pode ser descrito como a determinação das tendências do jogador padrão do limite onde jogas. Essa análise vai ajudar-te a adaptar o teu plano de jogo em relação ao tipo de adversário contra o qual vais jogar com mais frequência.

Posta as respostas às seguintes perguntas neste tópico e recebe feedback dos nossos treinadores!

1. Exercícios para análise do teu adversário padrão

Abres do CO e és confrontado com uma 3-bet do BU.

• Posta a tua estimativa do range de um regular padrão do teu limite
• Tenta rever as tua suposições e compara-as com a base de dados do teu software de tracking. Quais as mãos que realmente vês nos ranges do teu adversário?
• Tenta descobrir qual a frequência com que o teu adversário folda contra uma 4-bet, combinando vários adversários de forma a teres uma amostra maior.

No segundo passo, vais construir a base para determinares os teus próprios ranges. Para conseguires isso, vais procurar pelas fraquezas no jogo do teu adversário e experimentar diferentes formas de explorar essas fraquezas.

2. Praticar a construção dos teus próprios ranges

• Quais os potenciais pontos fracos que identificaste no jogo do teu adversário?
• Qual é o teu range para open raise, call a 3-bets e de 4-bet?
• Qual é o teu bet sizing para uma continuation bet num pote 4-bet?

Infelizmente, nem toda a gente vai jogar exatamente como o teu adversário padrão. Portanto, precisas saber como adaptar o teu plano de jogo para diferentes estilos de jogo.

3. Praticar a adaptação do teu plano de jogo

O teu adversário Luís faz fold para 4-Bets 62% das vezes. Ele vai fazer 3-bet 11% das vezes.
• Como deverá ser a tua estratégia de 4-bet contra o Luís?
O teu adversário Jorge faz push com AK, TT+ e 55-22 como bluff quando fazes 4-bet. O range de 3-bet dele é de 9%.
• Quanta fold equity consegues com uma 4-Bet contra o Jorge?
• Qual deverá ser o teu range de 4-bet?

Para os mais aplicados:
• Procura por um LAG extremamente agressivo na tua base de dados. Como te adaptas contra ele? (Escreve o teu range específico para call a 3-bets, incluindo ideias de como continuar no pós-flop, e também o teu range de 4-bet)

Todos os planos de jogo têm fraquezas que podem ser exploradas pelos teus adversários. No entanto, se tens noção dessas fraquezas no teu plano jogo, serás capaz de ver quando um adversário está a tentar explorar-te e podes adaptar os teus ranges em conformidade.

4. Como achas que conseguirias explorar o teu próprio plano de jogo?!
• Quais são as fraquezas do teu plano de jogo?
• Quais as boards que acertam forte no teu range num pote 3-bet e em que flops é que não acertas?
• De que maneira poderia o teu adversário explorar isso?
• Como deves adaptar-te se o teu adversário te tentar explorar dessa maneira?

Mais tópicos para discussão
• Quando deves abandonar o conceito de plano de jogo e tentar jogar a tua mão específica no vácuo?
• Como descreverias o GTO em relação ao planeamento do jogo? Qual é a tua opinião sobre ranges balanceados? Será que eles existem mesmo?

Divirtam-se!

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008
Elite Grinder

Pessoal, postem suas respostas para discutirmos.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Está tudo com vergonha de postar as suas respostas? :f_biggrin:

Responder
Citar (Quote)
guilber77
Membro desde: 02.05.2010
Oldschool Grinder

Bom, termino o restante ainda hoje e posto mais tarde, contrui os ranges do vilão linearmente, uso pt4 e não sei se tem como usar o recurso alias, então chequei as frequências na minha DB e depois tenter fazer alguma suposições baseado na minha experiêcia.

Por enquanto é isso, podem xingar a vontade, pois sei que tenho muito a melhorar.

1
TT+, AJs+, KJs+, AJo+, Kqo

46%

O vilão possui um range de 5 bet pramente tight e por valor, calling range para 4b muito pequeno e constituido pares médios, que pode ser explorado pós flop.

2
OR: 22+, A2s+, K6s+, Q9s+, J9s+, T8s+, 97s+, 87s, 76s, A7o+, K9o+, QTo+, Jto

Call: JJ-55, AQs

4: bet: TT+, AKs, A5s-A3s, KQs, AQo+

c bet: ½ pot

Responder
Citar (Quote)
brunogalvao81
Membro desde: 30.11.2008
Oldschool Grinder

1.
. TT+, AQ+, KQ
. 6% (88+, ATs, KQ, AQ)

2. 3betar com um range curto e na maioria das vezes por valor
. OR 18%, call 3bet: JJ-77, KQ, AQ-AT, não dou call em 4 bet
. Tem sido de 1/2 pote.

3. . 4 betar com lixo e SC pois o range dele é bastante forte.
. 44% de FE
. Blockers por bluff e JJ+, AQ+ por valor
. VIlão 26 / 24 Cbet 68%
11% 3bet Fold 3b 57% Call 3b 28%
WTSD 22%
Agg Pos flop 47%

De uma forma geral precisamos de um pós-flop bem sólido, pois é um adversário que vai nos dar bastante trabalho.

3bet => Usar bluffs em posição (só continua com 13% do range ) + range por valor (10%)

. Pós-Flop
. Se formos agredidos, podemos fazer call flop e raise river de acordo com o board.
. O Adversário também não vai muito a showdon então 2 barris flop e turn podem ser efetivos

4.
. Depender de cartas altas;
. Acerta bem Boards com Axx, Kxx, JTx. Erra boards 76x, board baixos e connectados.
. JOgando com cartas conectadas tentando acertar draws fortes no flop.
. Evitando betar no flop por bluff e apenas por valor.

Ainda não li os artigos... :facepalm:

Responder
Citar (Quote)
guilber77
Oldschool Grinder

3
4betar 2.5x a 3bet com range largo de mãos (boa FE)

40% FE
88+, AJs+, KQs, AKo (5%)

4
- Range loose (fraco)
- Range fraco em boards com cartas altas
- cbetando em boards altos
- aumantar um pouco calling range pre flop e contra atacar com c/r e floats

Abandonar o plano pode ser uma boa estratégia quando temos uma boa leitura do adversário.
GTO é especialmente importante contra adversários fortes, joga seu range independente do range do adversário, matematicamente é possivel provar que nossa equidade independe das ações de nosso oponente. (conheço pouquíssimo sobre o assunto)

Responder
Citar (Quote)
guto15 Autor do tópico
guto15
Poker Player

Ranges pré-flop NL 6-max

Exercícios para jogar do UTG

• Quais são os fatores de maior importância que te vão permitir abrir com um range mais alargado do UGT?
• O teu range de open raise do UTG é (ou deveria ser) apenas uma fração do teu range do BU. Dá uma olhada numa mão com a qual abriste do UTG. Como mudaria o teu plano de jogo se abrisses essa mesma mão mas a partir do BU?
• Como adaptas o teu jogo quando confrontado com uma 3-bet da SB se ele te faz 3-bet 14% das vezes da SB com um range despolarizado? Se ele acertar TPNK, tem tendência para apostar flop e check/call turn.

Exercícios para jogar de MP

• Descreve a configuração de uma mesa onde mal consegues raisar lucrativamente K3s de MP.
• Quanto EV ganha (ou perde) o teu adversário se ele fizer 3-bet/5-bet shove com A4s a partir do botão contra o teu plano de jogo básico?
• Posta uma mão na qual és o agressor pré-flop e fazes check do teu range MP sem desistires da mão.

Responder
Citar (Quote)
guilber77
Oldschool Grinder

nenhum comentário sobre os exercícios anteriores???

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Elite Grinder

Original de guilber77
nenhum comentário sobre os exercícios anteriores???

As suas respostas são baseadas no limite que você joga, qual é ele?

Responder
Citar (Quote)
guilber77
Oldschool Grinder
rafaelaugustop
Elite Grinder

Original de guilber77
Bom, termino o restante ainda hoje e posto mais tarde, contrui os ranges do vilão linearmente, uso pt4 e não sei se tem como usar o recurso alias, então chequei as frequências na minha DB e depois tenter fazer alguma suposições baseado na minha experiêcia.

Por enquanto é isso, podem xingar a vontade, pois sei que tenho muito a melhorar.

1
TT+, AJs+, KJs+, AJo+, Kqo

46%

O vilão possui um range de 5 bet pramente tight e por valor, calling range para 4b muito pequeno e constituido pares médios, que pode ser explorado pós flop.

Blz, considerando 25nl achei seu range de 3bet muito linear, os jogadores em geral vão ter um range mais mergido (mãos fortes e fracas), tem muito AX e SC no range deles de blefe. Sobre o range de 5bet e call 4bet eu concordo, será mesmo reduzido e consequentemente por valor.

Original de guilber77
2

Essa segunda pergunta é bem baseada na primeira resposta, considerando um jogador com um range tão linear, acho bom dar calls com mãos que fogem de serem dominadas, evitar AX, KX e brodways. Tendo também um range linear podemos dar bastante 4bet, ele continuando com um range sólido vamos evitar situações ruins abrindo AT pq aí ele com AJ daria 3bet.

Sobre o range que você determinou varia muito, ir com um range definido é bem ruim, mas sinceramente não entendi pq dar call com 55 e não com 22-44. A 4bet tem ainda mais variáveis, mas também não achei motivo para dar call na 3bet com AQs e dar 4bet com AQo, você não citou AKo creio que por esquecimento, mas também pq 4bet com A3s-A5s e não usar outros AX, até pq você mesmo disse que o range dele é tight para 4bet, então ter A5s e A2o ou A9o não faz diferença quase alguma.

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Elite Grinder

Original de guilber77
3
4betar 2.5x a 3bet com range largo de mãos (boa FE)

40% FE
88+, AJs+, KQs, AKo (5%)

Não acho que precise apostar tanto (2.5x) eu particularmente gosto de 2x+1bb, também contra adversários que foldam muito eu gosto de call na 3bet com monstro, principalmente se ele é agressivo pós-flop.

Original de guilber77
4
- Range loose (fraco)
- Range fraco em boards com cartas altas
- cbetando em boards altos
- aumantar um pouco calling range pre flop e contra atacar com c/r e floats

Abandonar o plano pode ser uma boa estratégia quando temos uma boa leitura do adversário.
GTO é especialmente importante contra adversários fortes, joga seu range independente do range do adversário, matematicamente é possivel provar que nossa equidade independe das ações de nosso oponente. (conheço pouquíssimo sobre o assunto)

As fraquezas que você citou eu não chamaria dessa forma, na minha opinião é uma característica que pode ou não em certos momentos ser considerada fraqueza.

Sobre a pergunta de jogar uma mão no vácuo, penso que nunca, sei lá, talvez se o monitor estragar ou alguém jogar pimenta no seu olho. :)

Balancear o range é uma situação interessante, o problema é que os jogadores tem dificuldades em quem fazer. Criar situações mirabolantes contra jogadores que não pensam em padrão é o grande problema para jogadores que estão começando mas já querem falar em GTO e outras teorias. Balancear o range e aplicar linhas não exploráveis (ou menos exploráveis) é fundamental, mas para cada situação há uma estratégia diferença e o fato humano juntamente com as variáveis das características do jogo deixa muito subjetivo o que é ou não balanceado ou o que vai ou não ser explorado.

Responder
Citar (Quote)
guilber77
Oldschool Grinder

Original de rafaelaugustop

Blz, considerando 25nl achei seu range de 3bet muito linear, os jogadores em geral vão ter um range mais mergido (mãos fortes e fracas), tem muito AX e SC no range deles de blefe. Sobre o range de 5bet e call 4bet eu concordo, será mesmo reduzido e consequentemente por valor.

Original de guilber77

Muito Obrigado pelas respostas.

2

Essa segunda pergunta é bem baseada na primeira resposta, considerando um jogador com um range tão linear, acho bom dar calls com mãos que fogem de serem dominadas, evitar AX, KX e brodways. Tendo também um range linear podemos dar bastante 4bet, ele continuando com um range sólido vamos evitar situações ruins abrindo AT pq aí ele com AJ daria 3bet.

Sobre o range que você determinou varia muito, ir com um range definido é bem ruim, mas sinceramente não entendi pq dar call com 55 e não com 22-44. A 4bet tem ainda mais variáveis, mas também não achei motivo para dar call na 3bet com AQs e dar 4bet com AQo, você não citou AKo creio que por esquecimento, mas também pq 4bet com A3s-A5s e não usar outros AX, até pq você mesmo disse que o range dele é tight para 4bet, então ter A5s e A2o ou A9o não faz diferença quase alguma.

Realmente vc está certo na questão do AT.

Esse range não é necessariamente estático, pela proposta do exercício achei que eu deveria postar um range aproximado.

Acho ruim dar call com muitos PP, coloquei 55+ (poderia colocar 22-55 peso de 50%) pelo número de combos de pares baixos no meu range, por essas mãos apresentarem pouca jogabilidade pós flop acredito que tendo muitos PP acabaria fazendo muito check/fold ficando muito vunerável a cbets.

Sobre AQ foi um erro na hora de passar a resposta ambos estão no calling range. A5s tem melhor equity contra QQ+ do range dele, pouca coisa, mas tem mais equity, além de "floparem " mais draws caso em queira continuar a representar uma mão forte.

Responder
Citar (Quote)
guilber77
Oldschool Grinder

Não acho que precise apostar tanto (2.5x) eu particularmente gosto de 2x+1bb, também contra adversários que foldam muito eu gosto de call na 3bet com monstro, principalmente se ele é agressivo pós-flop.

Realmente pode ser interessante esse flat.

Responder
Citar (Quote)
guilber77
Oldschool Grinder

Sobre a pergunta de jogar uma mão no vácuo, penso que nunca, sei lá, talvez se o monitor estragar ou alguém jogar pimenta no seu olho. :)

jogar seu range independente do vilão, acho que essa é a questão pode não ser máximo ev em muitas situações, mas me parece ser o futuro de jogo e com certeza precisa muito treino para chegar lá, estou muito interessado em desenvolver esse lado do jogo mesmo estando nos micros, porém o tema parece contraditório e tem recebida pouca atenção

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Elite Grinder

Original de guilber77

jogar seu range independente do vilão, acho que essa é a questão pode não ser máximo ev em muitas situações, mas me parece ser o futuro de jogo e com certeza precisa muito treino para chegar lá, estou muito interessado em desenvolver esse lado do jogo mesmo estando nos micros, porém o tema parece contraditório e tem recebida pouca atenção

Não entendi, na verdade é o contrário, deve sim jogar dependente do adversário.

Responder
Citar (Quote)
guilber77
Oldschool Grinder

vc constoi seu range baseado em um jogador hipotético, nesse (lição) caso do exercício jogador típico do nosso limite, mas joga o seu range independente das ações do vilão. O que é oposto da visão tradicional de jogar sua mão de maneiras diferentes em diferentes situações para a explorar seu adversário.

Responder
Citar (Quote)
iuryribeiro
Membro desde: 14.08.2008
Oldschool Grinder

Olá, gostei do Artigo Ranges Pré-flop UTG:

mas tenho uma dúvida... N entendi pq é melhor dar call na 3bet com AKs e dar Shove com Ako...

Até penso em um motivo... mas queria uma resposta mais elaborada. Vlw.

Responder
Citar (Quote)
HIROITO
Membro desde: 31.01.2014
Legacy Member

Alguém pode dizer como eu acesso os ranges nas outras posições?
https://pt.pokerstrategy.com/strategy/bss/ranges-pr-flop-no-limit-6-max/

Responder
Citar (Quote)