Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Estou usando corretamente o Equilator?

2 Mensagens
2 Utilizadores
0 Reações
265 Visualizações

Olá!

Comecei a usar o Equilator, mas não sei se estou fazendo certo. Segue uma mão de exemplo (de um amigo meu :)) de como analisei usando a ferramenta:

Known players:
[tg]Position_Stack:hands/vp$ip/RaisePreflop/AF/WTS/ORL/BBvsSteal/W$SD;UTG2$10,24:26/62/46/4,0/59/100/-/30;Hero$13,10:///////;[/tg]
0,25/0,5 Fixed-Limit Hold'em (8 handed)
Hand recorder used for this poker hand: PokerStrategy Elephant 0.67 by www.pokerstrategy.com.

Preflop: Hero is MP2 with A♥, A♦
UTG2 raises, MP1 folds, Hero 3-bets, 5 folds, UTG2 caps, Hero calls.

Flop: (9,40 SB) 7♣, K♣, 5♥ (2 players)
UTG2 bets, Hero raises, UTG2 3-bets, Hero calls.

Turn: (7,70 BB) 6♥ (2 players)
UTG2 bets, Hero calls.

River: (9,70 BB) Q♦ (2 players)
UTG2 bets, Hero calls.

Final Pot: 11,70 BB

Results follow (highlight to see):
Hero shows a pair of aces (Ah Ad)
UTG2 shows a pair of jacks (Jd Jc)

Hero wins with a pair of aces (Ah Ad)

Minha análise: no flop meu amigo teria 71% de chances de ganhar, certo? Coloquei o range do UTG2 bem tight (QQ+, AKs, AKo). Isso significa que deveria ter feito 4-bet? É assim que se usa o Equilator?

1 resposta
zekaroz
Membro desde: 20.12.2007
PokerStrategist

boas Moulderick :)

quase, falta um pequeno pormenor: tu colocar o UTG2 nesse leque de mãos, como sendo um TAG, tudo bem. Mas esse leque será o leque de mãos que ele tem quando faz cap em pré-flop.

Uma coisa importante sobre os ranges de mãos é que estes são alterados a cada aposta que o teu adversário faça. O leque de mãos começa como Any2 antes de fazer qualquer acção e vai sempre reduzindo ou mantendo-se a cada aposta que é feita.

Assim na c-bet dele no flop o range ainda é o mesmo mas quando ele faz a 3-bet ele já terá que ter uma range mais pequeno onde incluas um par de K ou melhor no caso de ele ser tight. Claro que contra esse range ainda és favorito e por isso ainda podes fazer cap ou mesmo call e raise no turn.

Mas repara que com as stats que o UTG2 tem, mesmo com 26 mãos, ele faz raise com quase medade de todas as mãos.
Ou seja, usando o equilator, ves o PFR do UTG2 que é 46. Se pensares que 46% das mãos será o que representa o open raise dele verás que o cap andará talvez à volta do 30% talvez sendo pessimista.
Atribuindo este leque ao vilão no equilator ele diz-nos que o vilão faz esse cap com: 55+, A2s+, K4s+, Q7s+, J8s+, T8s+, 98s, A5o+, K8.o+, Q9o+, J9o+, T9o

Mãos muito más. Conclusão: o vilão é maníaco. Sim podes fazer cap no flop. Também podes fazer raise no turn porque provavelmente estarás à frente dele, no entanto a probabilidade de levares uma bad beat contra esse jogador também aumenta por isso tens que ter consciencia que jogar contra maníacos pode dar-te dores de cabeça. :P
Mas isso será bom para nós.

Para treinares o uso do equilator vai usando ele para avaliares os ranges de mãos quando estiveres a comentar a mão de alguém. Isso vai com certeza ajudar-te a tomar decisões. ;)

abraço :)