Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

Omaha, jogo do futuro

24 Mensagens
12 Utilizadores
0 Reações
6,097 Visualizações
Tudazul
Membro desde: 09.03.2007
Elite Grinder

Acredito que todos já tenham lido ou escutado de que o Omaha vai ser o jogo do futuro do poker. Quando o Hold'em ficar difícil, saturado todos irão migrar para o Omaha. E como é o jogo do futuro, quem aprende a jogar agora terá vantagens (edge) no futuro. Omaha será o jogo principal no poker, será "o jogo".

Cada vez que leio/escuto/penso sobre isso, acho tudo uma bobagem.

Jogo do futuro? O futuro do poker é bem incerto, principalmente nas questões legais (UIGEA por exemplo) e tributárias. Migração do NLH para PLO? Eu vi que de um ano para cá, o tráfego de Omaha em certos limites tem aumentado mas nada que desbanque o NLH. Para mim é ainda apenas a "outra".

Spoiler

Tem amantes que se tornam mais importantes que a esposa. _biggrin:

Onde os novatos começam é no simples e bacana é o No Limit Texas Hold'em que é fácil de ensinar na Tv e criar interesses. Diferente do Fixed Limit, o No Limit é que popularizou o poker online e que até esvaziou os antes populares jogos de FLH.

Aqui mesmo no subfórum de Omaha, ainda não vi aumentar o número de postadores. Não sei como tem sido nos treinos do Nichols, tomara que tenha melhorado. Pelo menos voltaram os treinos de PLO em inglês.

Vantagem de aprender antes: é bom aprender antes dos outros mas acho mais importante é saber adaptar ao jogo do momento, contemporâneo. Lógico que tem conceitos básicos que não mudam mas que adianta aprender antes se não consegue adaptar ao jogo do presente? Que adianta ser um baita jogador mas que parou no tempo tipo TJ Cloutie, Jonnhy Chan? Hoje eles não ganham nada em MTT live.

Bom, concluindo. Omaha ainda é apenas uma outra modalidade do poker, um jogo alternativo ao carro-chefe NLH. E acho que vai ser assim bom por um bom tempo, ou sempre.

Responder
Citar (Quote)
23 respostas
smkaos
Membro desde: 28.04.2009
PokerStrategist

Interessante o tópico.
Tb acho que o PLO não desbancará o NLH, mas é fato que os high stakes da ftp tem popularizado muito a variante e a procura / interesse tem aumentado bastante.
Infelizmente, não vejo o crescimento da variante aqui na nossa comunidade no mesmo ritmo do crescimento da mesma no geral.
Aproveito pra fazer uma sugestão de um challenge para os jogadores de omaha da comunidade, nos moldes de outros que estão fazendo ou fizeram sucesso por aqui.
Fica como sugestão, se quiserem posso tentar bolar alguma coisa.
Voltando ao assunto inicial, é claro que o PLO ainda não se compara com o NLH em termos de procura e tráfego, mas a dinamicidade do jogo, os grandes potes, grande possibilidade de draws, atrai jogadores fracos e donks em geral. Aliado a isso, a complexidade do jogo e a menor quantidade de material de grande divulgação a torna sim um grande "mercado" a ser explorado.

Responder
Citar (Quote)
cozaro
Membro desde: 15.07.2009
Elite Grinder

Eu tentei, mas vi que sou muito donkey em Omaha :facepalm:

E btw, prefiro NLH pq o edge entre um jogador bom e um ruim, é muito maior.

Agora sobre o futuro do poker, é muito incerto msm, mais olhando pro passado, o FL substituiu o seven card draw, depois o NL substituiu o FL.

Então n dá pra arriscar o que vai acontecer, mas esse substituir n é completamente, ainda tem boa action em FL, e bons jogadores sempre vão consiguir ganhos em suas variantes, ex de FL: Bakano.

Responder
Citar (Quote)
smkaos
PokerStrategist

Original de cozaro
...
E btw, prefiro NLH pq o edge entre um jogador bom e um ruim, é muito maior...

Aqui sou obrigado a discordar.. E ainda acho que a relação entre maus jogadores e razoáveis / bons é muito maior em PLO pela menor disponibilidade de material disponível e dificuldade de acesso ao mesmo..

Responder
Citar (Quote)
PederPoker
Membro desde: 21.04.2008
PokerStrategist

Original de smkaos

Original de cozaro
...
E btw, prefiro NLH pq o edge entre um jogador bom e um ruim, é muito maior...

Aqui sou obrigado a discordar.. E ainda acho que a relação entre maus jogadores e razoáveis / bons é muito maior em PLO pela menor disponibilidade de material disponível e dificuldade de acesso ao mesmo..

Hoje em dia, um jogador de nível médio, consegue manter qual winrate em PLO?

Responder
Citar (Quote)
smkaos
PokerStrategist

Cara, isso vai depender muito.. Omaha tem sim uma variância maior que o holden..
Acho que até plo 50, pra um jogador razoável / esforçado, algo entre 3 e 4 bb/100 . Claro que dá pra fazer muito mais do que isso.. vemos bons jogadores batendo esses limites com winrate acima de 6bbs / 100.

Responder
Citar (Quote)
PederPoker
PokerStrategist

Resumindo então, nos dias atuais não existe diferença alguma entre o PLO e o NLH, levando em conta que conseguimos manter a mesma winrate em qualquer das categorias.

Responder
Citar (Quote)

Original de smkaos
Cara, isso vai depender muito.. Omaha tem sim uma variância maior que o holden..
Ache que até plo 50 pra um jogador razoável, esforçado algo entre 3 e 4 bb/100 . Claro que dá pra fazer muito mais do que isso.. vemos bons jogadores batendo esses limites com winrate acima de 6bbs / 100.

Em PLO vc mantem uma winrate muito maior que essa sem duvida,isso se tratando de bons jogadores.

Responder
Citar (Quote)
PederPoker
PokerStrategist

Original de wofram

Original de smkaos
Ache que até plo 50 pra um jogador razoável, esforçado algo entre 3 e 4 bb/100 . Claro que dá pra fazer muito mais do que isso.. vemos bons jogadores batendo esses limites com winrate acima de 6bbs / 100.

Em PLO vc mantem uma winrate muito maior que essa sem duvida,isso se tratando de bons jogadores.

Olá Wofram, tudo bem?

Você joga PLO? Se sim, Consegue manter qual Winrate? A pergunta é porque estou pensando seriamente em mudar para PLO.

Responder
Citar (Quote)
Tudazul Autor do tópico
Tudazul
Elite Grinder

Sobre o nosebleed, verdade nem tinha lembrado disso. Tanto que até hoje o maior pot do poker da Internet da história é de PLO. High Stakes Action: Antonius Wins a Pot Worth Over $1.3 Million . Ao vivo é algum jogo do Andy Bill vs Corporation.

E o durrrr challenge 1 é em plo (contra o jungleman é NLH).

Responder
Citar (Quote)

Eu tb vejo o OMAHA como o jogo que será muito forte daqui a um tempo, eu só jogo OMAHA HI/LOW, jogo entre 0,02/0,05 PL - 0,10/0,25 NL no PokerStars.

O que eu percebo é que realmente o pessoal tem dificuldade de conseguir jogar essa modalidade, muitos não conseguem ter uma leitura do jogo, tipo no caso que no omaha, ler as mãos, ver que em casos, dois pars são jogos fracos.

No omaha h/l o que vejo as vezes é muitos jogando pensando em um unico pot, tipo, o cara já sai apostando quando sai com A2 na mão achando que tera a melhor mão low.

:club: :spade: CAPSPG PLOHL 10 :heart: :diamond:
:spade: :heart: POKERSTARS :diamond: :club:

Responder
Citar (Quote)
Tudazul Autor do tópico
Tudazul
Elite Grinder

Original de capspg
Eu tb vejo o OMAHA como o jogo que será muito forte daqui a um tempo, eu só jogo OMAHA HI/LOW, jogo entre 0,02/0,05 PL - 0,10/0,25 NL no PokerStars.

O que eu percebo é que realmente o pessoal tem dificuldade de conseguir jogar essa modalidade, muitos não conseguem ter uma leitura do jogo, tipo no caso que no omaha, ler as mãos, ver que em casos, dois pars são jogos fracos.

No omaha h/l o que vejo as vezes é muitos jogando pensando em um unico pot, tipo, o cara já sai apostando quando sai com A2 na mão achando que tera a melhor mão low.

:club: :spade: CAPSPG PLOHL 10 :heart: :diamond:
:spade: :heart: POKERSTARS :diamond: :club:

Opa, to começando a frequentar os PLO8 10, 25 e a loucura da NLO8 25 da PokerStars. Juro que ainda não me acustumei com os shorts shovando no pré-flop e no flop. E também os bigs shovando 100bb com qualquer AAxxs na mão. Pelo menos consigo ganhar VPP fácil. :D

Responder
Citar (Quote)
Nichols
Membro desde: 08.07.2008
Oldschool Grinder

Show de bola o tópico passo para comentar por esses dias! :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
Tudazul Autor do tópico
Tudazul
Elite Grinder

Tava pensando aqui, vocês acham que em PLO aparece mais situações favoráveis que em NLH para tirar grana dos jogadores ruins e dos donkeys?

Já que em Omaha tudo é mais complicado até as situações lucrativas também parecem complicadas, as decisões não são tão simples como no NLH. Mas por outro lado os pots são maiores, por causa de mais gente no pot maior chance de draws e mãos feitas o que facilita o aumento do tamanho do pot.

Responder
Citar (Quote)
PederPoker
PokerStrategist

Sempre achei isso Tudazul, pois Omaha força muito mais você a tomar descisões complicadas e isso leva muitos jogadores, sem experiência nessa modalidade, a cometer erros.

Joguei muito pouco de Omaha, mas já me peguei em situações em que errei muito devido a quantidade de jogos que a pessoa pode fechar, principalmente por envolver, na maioria das vezes, mais de 2 jogadores.

Acredito sim, que um bom jogador de Omaha, principalmente em limites baixos, possa conseguir uma winrate bem maior que NLH.

Como disse, não tenho experiência, é só uma opinião particular.

Responder
Citar (Quote)

Original de Tudazul
Tava pensando aqui, vocês acham que em PLO aparece mais situações favoráveis que em NLH para tirar grana dos jogadores ruins e dos donkeys?

Já que em Omaha tudo é mais complicado até as situações lucrativas também parecem complicadas, as decisões não são tão simples como no NLH. Mas por outro lado os pots são maiores, por causa de mais gente no pot maior chance de draws e mãos feitas o que facilita o aumento do tamanho do pot.

Bom, eu particularmente acho sim, sou um dos que está tentando mudar para omaha

no Hold'em eu só tava tomando paulada e agora no PLO2 to 25 BI UP em 13.5K hads

vou começar agora a mesclar mesas de PLO2 e PLO5 pra ver o que me acontece, mas acredito que não tenha tanta diferença no nível

Além de tudo o omaha é um jogo muito mais pensativo e interessante, com muito mais ação

acho que finalmente encontri algo no poker que me dá uma grande vontade de jogar

Vamos ver se a PokerStars não tira essa vontade..kkkkkkk

Responder
Citar (Quote)
Nichols
Membro desde: 08.07.2008
Oldschool Grinder

Mais opiniões? Favor postar! _thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
Tudazul Autor do tópico
Tudazul
Elite Grinder

Estamos no meio de 2013, será que o open face chinese poker vai ser mais "pop" que Omaha?

Pode ser apenas modismo, já que é algo novo.

Responder
Citar (Quote)
ramboeza
Membro desde: 30.06.2013
PokerStrategist

como poder disse, o omaha é um pouco mais complexo e consequentemente leva os jogadores a cometerem mais erros

Responder
Citar (Quote)

acho que o grande problema de omaha é que muitos caras que não tem noção do jogo as vezes ganham mãos cheias de draws aonde vc apsota nos draws e o cara te vence com um top pair que jogadores regulares/bons não jogariam. Então o Omaha dá mais chance de os fishs ganharem bons potes mesmo sem saber jogar. Claro que a longo prazo esses caras são engolidos. Mas é a minha humilde opinião.

Responder
Citar (Quote)