Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

Outs e Ods

12 Mensagens
7 Utilizadores
0 Reações
1,615 Visualizações

Em relação aos outs e ods tenho uma dúvida.

Se tivermos TA na mão o Flop traz 3 9 4 (os outs significam as cartas de A e 10 que podem sair certo?) Neste caso seria 8 outs (4 para os A e 4 para os 10). Será mesmo isto?

Se assim o for como poderemos ter nós neste caso 8 outs sabendo que poderá ter sido entregue a outros jogadores os A e os T?

Responder
Citar (Quote)
11 respostas
BadPsiq
Membro desde: 04.07.2011
PokerStrategist

Na realidade tens 6 outs (3A e 3T) porque os outros já estão na tua mão.

Responder
Citar (Quote)
Xapovsk
Membro desde: 25.02.2011
PokerStrategist

Original de PokerStrategista
Em relação aos outs e ods tenho uma dúvida.

Se tivermos TA na mão o Flop traz 3 9 4 (os outs significam as cartas de A e 10 que podem sair certo?) Neste caso seria 8 outs (4 para os A e 4 para os 10). Será mesmo isto?

Se assim o for como poderemos ter nós neste caso 8 outs sabendo que poderá ter sido entregue a outros jogadores os A e os T?

O que é entregue aos outros jogadores tu não deve considerar na contagem de outs.

Dependendo do que sair no turn e river, teus outs podem aumentar, pq poderá ficar com um straigh draw no turn e completar no river, se nestas sair o 2 e 5.

Tu não falou os naipes, que tbém podem aumentar teus outs ou do adversário.

Responder
Citar (Quote)

Olá PokerStrategista!!!

Recomendo esses dois vídeos do @rafaelaugustop:

Vídeo Instrutivo VI - Outs, Odds e Pot Odds

Vídeo Instutivo VII - Odds Implícitas

Espero que tenha ajudado!

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Original de BadPsiq
Na realidade tens 6 outs (3A e 3T) porque os outros já estão na tua mão.

Sim é isso, foi um lapso meu. Mas neste caso como poderemos ter 6 outs ou seja como podemos nos fazer esses cálculos sem saber o que os outros oponentes têm na mão?

Vou tentar simplificar ao máximo
(atenção não coloco os naipes e posições da mesa, pois são relativos)

Mesa com 10 Jogadores

Minha mão AT

Restantes jogadores 3 deles recebem A e outros 2 recebem T (eles fizeram fold)

Vou a jogo com AT

flop trás 2 5 9 (as minhas outs seriam 3A e 3T o que faria num total 6 outs para mim, tendo em conta só a minha mão)

(no caso que demonstrei seria 0 para A e 1 para T, logo as minhas outs seriam 1 e não 6)

A questão que coloco é como podem ser 6 outs tendo em conta que não sabemos o que os outros receberam e foldaram? Essa matemática implícita nos outs e ods tá um bocado estranha...

Basicamente estamos a fazer uma suposição das outs que podem aparecer não correspondendo ao real valor.

Responder
Citar (Quote)
Xapovsk
PokerStrategist

Para contar outs a posição não influencia em nada, mas os naipes sim. Entendo que nesta tua questão não estás considerando estes por opção própria.

Não existe esse negócio de quais as cartas os outros tem e foldaram (ou não).
Tens que considerar o baralho inteiro, tuas cartas e as que estão na board para calcular os Outs.

Na minha opinião, a única oportunidade clara que tens de colocar ou retirar da contagem algum Out é se voce ver o adversário foldar um A ou T, mas isto só vai acontecer no Live e se alguém comer mosca e mostrar as cartas. Existem outras, mas tu deve primeiro entender o básico para depois ver os detalhes. Já viu os vídeos que Risoflora indicou?

Responder
Citar (Quote)
NTNMK
Membro desde: 27.06.2011
PokerStrategist

As quedas que você calcula indenpende da mão dos teus adversários.

Com seu AT, caso vire um A no turn, vc deve ficar atento como seus adversários estão jogando e vão jogar depois do turn. Afinal o T pode não ser um kicker suficiente para bater a mão do adversário.

Eu Cbetaria o flop na maioria dos casos nesta situação. Mas nada que comprometesse minha stack. E tomaria muito cuidado com o A no turn, tentando manter o Pot baixo e o Pot Odds lucrativo a longo prazo.

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Original de NTNMK
As quedas que você calcula indenpende da mão dos teus adversários.

Com seu AT, caso vire um A no turn, vc deve ficar atento como seus adversários estão jogando e vão jogar depois do turn. Afinal o T pode não ser um kicker suficiente para bater a mão do adversário.

Eu Cbetaria o flop na maioria dos casos nesta situação. Mas nada que comprometesse minha stack. E tomaria muito cuidado com o A no turn, tentando manter o Pot baixo e o Pot Odds lucrativo a longo prazo.

:facepalm: :facepalm: :facepalm: :facepalm:

Não estou a falar disso nem sequer é para aqui chamado lool, mas obrigado pela contribuição fica registado.

Bem voltando à questão já vi o video e não posso concordar com o que é dito logo no inicio em que o rafael mostra os outs numa borad em que ele têm 2 :club: e 3 :club: onde o flop vem 4 :club: e 5 :club: e K :diamond:

ele depois demonstra as outs em que aparece 6♣ 7♣ 8♣ 9♣ 10:club: J♣ Q♣ K♣ A♣
A :heart: A :spade: A :diamond: 6 :heart: 6 :diamond: 6 :spade:

Ele está a incluir cartas no seu range que não sabe se já foram distribuídas pelos adversários, logo concluo que isso é estar a colocar em termos matemáticos probabilidades que podem não corresponder à realidade.

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq
Membro desde: 04.07.2011
PokerStrategist

As probabilidades são calculadas incluindo todo o baralho menos as cartas da tua mão e as da board.
Por isso em termos estatísticos não importa nada o que os adversários têm na mão.
Nesse caso ele tinha 15 outs em 47 cartas restantes (as duas na mão e as três na board) a probabilidade que ele tem de uma carta sair é de 15/47 ou seja 31,9% na street seguinte de lhe sair um dos outs.

Para perceber melhor o porquê de não importar imagina nesta situação a jogar numa mesa FR, queria dizer que as cartas dadas aos adversários ele teriam cerca de 30% dos teus outs na mão (visto que os teus outs correspondem a cerca de 30% das cartas do baralho) assim os teus outs "verdadeiros" seriam 10. As cartas disponiveis para ver a probabilidade de te sair um out seriam as 47 menos 18 que os teus adversários teriam na mão. Assim a probabilidade de te sair um out seria de 10/29 ou seja 34,4% (este desvio deve-se a não dar para dividir as cartas porque elas têm valor unitário)

Por isto é que não importa o que os teus adversários têm na mão.

Responder
Citar (Quote)
LobinhoJR
Membro desde: 10.03.2011
PokerStrategist

Original de BadPsiq
As probabilidades são calculadas incluindo todo o baralho menos as cartas da tua mão e as da board.
Por isso em termos estatísticos não importa nada o que os adversários têm na mão.
Nesse caso ele tinha 15 outs em 47 cartas restantes (as duas na mão e as três na board) a probabilidade que ele tem de uma carta sair é de 15/47 ou seja 31,9% na street seguinte de lhe sair um dos outs.

Para perceber melhor o porquê de não importar imagina nesta situação a jogar numa mesa FR, queria dizer que as cartas dadas aos adversários ele teriam cerca de 30% dos teus outs na mão (visto que os teus outs correspondem a cerca de 30% das cartas do baralho) assim os teus outs "verdadeiros" seriam 10. As cartas disponiveis para ver a probabilidade de te sair um out seriam as 47 menos 18 que os teus adversários teriam na mão. Assim a probabilidade de te sair um out seria de 10/29 ou seja 34,4% (este desvio deve-se a não dar para dividir as cartas porque elas têm valor unitário)

Por isto é que não importa o que os teus adversários têm na mão.

Eu ia dizer isso também. porém não tem como responder melhor do que o BadPsiq

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009
PokerStrategist

Original de PokerStrategista
:facepalm: :facepalm: :facepalm: :facepalm:

Não estou a falar disso nem sequer é para aqui chamado lool, mas obrigado pela contribuição fica registado.

Bem voltando à questão já vi o video e não posso concordar com o que é dito logo no inicio em que o rafael mostra os outs numa borad em que ele têm 2 :club: e 3 :club: onde o flop vem 4 :club: e 5 :club: e K :diamond:

ele depois demonstra as outs em que aparece 6♣ 7♣ 8♣ 9♣ 10:club: J♣ Q♣ K♣ A♣
A :heart: A :spade: A :diamond: 6 :heart: 6 :diamond: 6 :spade:

Ele está a incluir cartas no seu range que não sabe se já foram distribuídas pelos adversários, logo concluo que isso é estar a colocar em termos matemáticos probabilidades que podem não corresponder à realidade.

Bem, eu compreendo qual é a tua dúvida. No entanto, os cálculos que o rafaelaugustop mostra nos vídeos estão correctos.

Repara, tu não tens forma de saber quantas cartas de já foram distribuídas pelos teus adversários - correcto
No entanto, tu também não tens forma de saber quantas cartas de , e também já foram distribuídas pelos mesmos adversários.

Então, a probabilidade de os teus adversários terem foldado uma carta de é igual à probabilidade de terem foldado uma carta de outro naipe, ou seja, mantendo o rácio de naipes no baralho que resta. Esse é o motivo pelo qual, geralmente, não se podem considerar cartas foldadas para o cálculo de outs.

Edit: No fundo, é o que o BadPsiq postou enquanto eu estava a escrever - o que importa é o rácio (percentagem, %) de cartas que te ajudam no baralho.

Responder
Citar (Quote)
Xapovsk
PokerStrategist

Original de nuno21nt
........ Então, a probabilidade de os teus adversários terem foldado uma carta de é igual à probabilidade de terem foldado uma carta de outro naipe....

Edit: No fundo, é o que o BadPsiq postou enquanto eu estava a escrever - o que importa é o rácio (percentagem, %) de cartas que te ajudam no baralho.

Resumiu perfeitamente _thumbsup:

Responder
Citar (Quote)