Original de PokerStrategista
Não estou a falar disso nem sequer é para aqui chamado lool, mas obrigado pela contribuição fica registado.
Bem voltando à questão já vi o video e não posso concordar com o que é dito logo no inicio em que o rafael mostra os outs numa borad em que ele têm 2
e 3
onde o flop vem 4
e 5
e K
ele depois demonstra as outs em que aparece 6♣ 7♣ 8♣ 9♣ 10:club: J♣ Q♣ K♣ A♣
A
A
A
6
6
6
Ele está a incluir cartas no seu range que não sabe se já foram distribuídas pelos adversários, logo concluo que isso é estar a colocar em termos matemáticos probabilidades que podem não corresponder à realidade.
Bem, eu compreendo qual é a tua dúvida. No entanto, os cálculos que o rafaelaugustop mostra nos vídeos estão correctos.
Repara, tu não tens forma de saber quantas cartas de ♣ já foram distribuídas pelos teus adversários - correcto
No entanto, tu também não tens forma de saber quantas cartas de ♥, ♦ e ♠ também já foram distribuídas pelos mesmos adversários.
Então, a probabilidade de os teus adversários terem foldado uma carta de ♣ é igual à probabilidade de terem foldado uma carta de outro naipe, ou seja, mantendo o rácio de naipes no baralho que resta. Esse é o motivo pelo qual, geralmente, não se podem considerar cartas foldadas para o cálculo de outs.
Edit: No fundo, é o que o BadPsiq postou enquanto eu estava a escrever - o que importa é o rácio (percentagem, %) de cartas que te ajudam no baralho.