Boas pessoal,
Depois de ter encontrado este tópico How Much Have You Changed From Playing Poker? na comunidade inglesa, identifiquei-me bastante com o OP do tópico, pois também considero que o poker mudou muito a minha maneira de ser na vida do dia-a-dia.
Sempre fui bastante pessimista e me considerei muito azarado. Na verdade, sempre que tinha um objectivo e encontrava algum entrave ou o resultado não era o esperado, acabava por desistir do objectivo, afirmando que nunca o conseguiria atingir e que era perda de tempo voltar a tentar.
Apesar de ter lido bastantes livros sobre Budismo e Psicologia, que me ajudaram bastante a ver as coisas de um perspectiva "mais correta", em certas áreas da minha vida nunca consegui deixar de ser pessimista e tão pouco auto-confiante. Os livros eram excelentes, o problema é que não estava a conseguir colocar em prática o seu conteúdo.
Hoje posso dizer que isso mudou graças à componente psicológica do poker.
Já não ligo tanto aos resultados de curto prazo. Ao invés, preocupo-me mais com o processo. Agora, quando os resultados não são os esperados, tento determinar se ocorreram assim devido à sorte ou a algum erro que cometi. E mesmo quando eles correm como planeado, tento avaliar se poderia ter feito algo diferente. Se encontro entraves, tento contorná-los ou redefinir novas abordagens, em vez de desistir deles.
E vocês? Sentem que de alguma maneira o poker mudou algo na vossa vida?
Saude