BanMartins, seus argumentos não tem muito fundamento a partir do fato que não está escrito em lei alguma nada que proibe apostas a dinheiro. Não vou repetir o que já disse, mas não há lei alguma que diz isso ae que vc está dizendo.
Como assim não tem fundamento? Se Maria Helena Diniz, Damásio, Des. Sérgio Roberto Baasch Luz, Miguel Reale Junior, não forem embasamento suficiente, fecha as portas do Direito por que está tudo errado.
Vc sabia que apostar dinheiro em corrida de cavalo é legal no Brasil? (e a aposta é com valor correspondente real em dinheiro)
Sim, sabia, há um resguardo na lei de contravenções penais que diz, art 50º,
§ 3º Consideram-se, jogos de azar:
b) as apostas sobre corrida de cavalos fora de hipódromo ou de local onde sejam autorizadas;
Há uma permissão, assim como para as loterias que somente podem haver com autorização legal.
Está lá na constituição:
XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal;
Também está no art1º do Código Penal. Conceito fundamental, lei anterior certo? Estamos em 2012, as apostas e as contravenções são determinadas desde 1941. Temos anterioridade.
Não leve para o lado pessoal, mas para mim vc disse e disse mas não disse nada com fundamento.
Volto Para Maria Helena Diniz, Miguel Reale Jr e Damásio. Se o que eu disse é sem fundamento, o que eles disseram também, por que as minhas respostas basearam-se em suas respectivas doutrinas.
Esqueça a moral e os bons costumes do povo brasileiro e pare e pense um pouco a respeito do que está descrito na lei.
Há lei é bem clara e pautado no entendimento Doutrinal e Jurisprudencial, fica mais claro ainda. Mais clara seria, somente usando a escola da Exegese para interpretação da Lei.
Complete essas frases:
Poker é um jogo que os resultados dependem principalmente de ..................(habilidade/sorte)
Quando faço uma aposta numa mesa de poker estou apostando sobre............
(o que penso da minha, ou da mão do meu oponente/ competição esportiva)
Foi muita informação até agora, talvez você tenha perdido o que é APOSTA para o Direito. Vou colar novamente: "ao passo que aposta é a convenção em que duas ou mais pessoas de opiniões discordantes sobre qualquer assunto prometem, entre si, pagar certa quantia ou entregar determinado bem àquela cuja opinião prevalecer em virtude de um evento incerto." (Considera-se jogo de azar a aposta sobre competição esportiva.... considera-se.... considera-se.... )
Tem até uma reportagem na revista flop que o Danilo Rios diz ter conseguido uma decisão favorável no estado de Goiás(autos n1312/02) para pratica de carteado. A opnião dele bate com a minha e até tentei achar um link para esta reportagem pq não vou scannear para colocar aqui, mas se quiser dar uma olhada é a revista de outubro de 2009 n15 (ou se alguém achar na net com um link tb podia postar). Pois ele fala exatamente disso num artigo de 3 páginas, a relação do poker com e a lei.
No aguardo de uma jurisprudencia que libera o cash game, e de um posicionamento doutrinario que libera. O seu entendimento ou o meu, não conta em absolutamente nada para o direito, por isso sempre coloquei as fontes, os livros em que tirei o posicionamento, doutrinador, link etc... Agora é sua vez de não levar para o lado pessoal, mas por favor leia os links e os entendimentos