Saltar para o fórum
Resistência ao Tilt

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Resistência ao Tilt

31 Mensagens
19 Utilizadores
0 Reações
3,159 Visualizações

Tudo mundo sabe que uma das melhores qualidades de jogadores de poker é a Resistência ao Tilt.

Gostaria saber de vocês, dicas? Como treinar isso? O que fazem? Alternativas? Como voltar ao estado normal?

Agradeço se tiver boas respostas.

30 respostas
thegreatmazinga
Membro desde: 29.02.2008
Oldschool Grinder

Pessoalmente acho que a minha resistência ao tilt aumenta em função do conforto que a minha banca me oferece. Sempre que subo de limite fico mais vulnerável à variância. Quando estou a jogar em limites inferiores, fico imune aos bad beats ;)

STRESTINI
Membro desde: 18.04.2009
PokerStrategist

Olá jlennonvidal,

Poker é um jogo onde quem erra menos, ganha mais, um dos erros mais graves é o tilt. Uma ajuda para evitar o tilt, é usar a Gestão de Banca, pois quando se leva uma bad beat, isso não afeta muito nosso psicológico. Você consegue um auxilio nos artigos de Psicologia também.
Agora se você já se encontrar em estado de tilt o aconselhável é parar e dar um tempo se recompor psicologicamente e procurar rever suas mãos e voltar para o jogo com força total!!! Agora uma dica do nosso treinador rafaelaugustop, esqueça o passado olhe sempre pra frente, não fique preocupado com que perdeu, se preocupe com que você tem a ganhar!!!

Espero ter te ajudado e muita boa sorte nas mesas!!!
Qualquer dúvida volte a postar no fórum!!!

Grande Abraço

Sérgio Trestini _thumbsup:

sarvam
Membro desde: 28.12.2009
PokerStrategist

Boas.

Penso que o Tilt pode ser originado por várias razões/factores e nem sempre afectando dois jogadores de forma igual.

Passo a explicar: para mim, uma das piores coisas que me pode acontecer é ter sessões seguidas onde não vem cartas com que jogar.
Já me aconteceu ter sessões dias seguidos a jogar SnG's, em que em cada mesa se me aparecia um AT+ ou pocket pair de jeito, era muito . Só vinham cartas más de se jogar e sem equidade.
Isso para mim é bastante tiltante.

Existe também o tilt, talvez este o verdadeiro, por estar a enfrentar um downswing.

As bad beats seguidas, nem é preciso falar :D

A forma como pessoalmente lido com isso, é pensar que estes factores, bad beats, downswings, etc, também acontecem com os outros, que é inerente ao poker. Tanto acontece a quem joga há um ano como a quem joga há muito.

Pelo que tenho visto, o melhor a fazer quando se está em tilt é parar de jogar. O tilt leva a cometer erros e os erros são -$EV.
Para mim, parar por uns dias é sem dúvida o melhor. E quando voltar, não jogar para recuperar o que se perdeu.

É também bom partilhar o estado de tilt com outros. Falar sobre isso e não guardar para nós mesmos.

Saude :f_thumbsup:

johndamon05
Membro desde: 24.08.2010
PokerStrategist

a maneira de treinar a resistencia ao tilt acho k n existe!! e algo k tens k intruduzir na tua cabeça pouco a pouco. se ves o jogo de poker como sorte ou azar, a tua resistencia ao tilt vai ser minima.

eu para aumentar a minha resistencia ao tilt, vejo as minhas maos onde os pots sao consideraveis, paro logo as mesas e vejo o replay da jogada. nos pots es k perco, o tilt e nestes casos, vejo as acçoes do vilao e mts vezes o vilao tem merito na jogada.. eu no inicio ficava todo tilt pk tava a frente pre-flop e o vilao la fazia o set ou assim no flop. eu fazia um raise 4BB e o vilao call, e no flop ele faz o set. vendo as coisas ele tinha stack para fazer o call entao foi boa jogada, n a razao para entrar em tilt.

acho k a analise imediata da jogada e uma boa maneira para evitar mts tilts, pk o vilao tb tem merito.

um modo de jogo k acho dificil entar em tilt e o rush poker. sao mts maos por hora jogadas. perdemos um AA e ao fim de 20min ja nem nos lembramos disso. mas entar em tilt ai e mt perigoso, ao minimo sinal e praticamente obrigatorio parar a sessao e terminar o dia, nem k seja na 1 hora de jogo do dia.

por fim, acho o comentario do thegreatmazinga mt valido, concordo plenamente.

abraço

Boas.

Principalmente quando comecei no poker era extremamente vulnerável a tilts, duas ou três bad beats numa sessão e pronto, lá estava eu a queimar dinheiro.
Os frequentes tilts foram os piores obstáculos para vencer os micro-limites, hoje tenho uma maior resistência a eles porque encontrei alguns dos motivos causadores.

Antes mesmo de fazer o meu primeiro depósito já havia lido vários livros sobre poker num deles (não lembro qual...lol) dizia que no poker é muito importante criarmos objectivos a alcançar em curto, médio e longo prazo.
Eu acabava por criar metas, por exemplo ter "X"USDs até o dia "X", nada muito ambicioso mas só bastava ter dois ou três dias de downswing e pronto, quanto mais distante eu ficava de alcançar meu objectivo mais tilts tinha.

Outra coisa que não foi lá muito boa foi criar uma rotina, jogar "X" mãos por dia sempre na mesma hora, não aconselho a quem tem défice de atenção como eu.

Até chegar a NL10 jogava apenas em duas mesas, ou seja, por vezes demorava imenso tempo para entrar num pote e quando acabava em bad beat o tilt era certo.

Após identificar os meus pontos fracos ficou mais fácil lidar com a situação.

Claro que tenho objectivos, como por exemplo bater o limite em que estou, mas já não dificulto com prazos e nem crio demasiadas expectativas para que isto aconteça.

Não jogo "X" mãos nem em horários marcados, pois não vale a pena jogarmos sempre naquela hora todos os dias se estamos a pensar em outras coisas, de que vale jogar poker quando não estamos concentrados?!
hoje jogo apenas os dias e horas que me apetecem.

Para mim umas das coisas que mais resultaram contra o tilt foi jogar em multitable, jogo de 10 a 15 mesas em simultâneo.
Quando jogamos em multitable temos que tomar decisões a todo momento e de forma rápida e acabamos por não dar tanta atenção a uma bad-beat ou outra, ou porque estamos em óptima situação em outras mesas, ou temos que tomar uma decisão difícil onde quase não temos mais tempo, por vezes só vou saber se ganhei ou não aquele all-in préflop com AA ou KKquando estou a fazer revisão da sessão.
Claro que ainda sofro com alguns tilts, mas é raro.
A última vez foi porque estava com 5buy-ins negativos em pouco menos de 1k mãos.
Parei de jogar algumas mãos depois de entrar em tilt, quando fui rever a sessão até assustei-me com o número de bad-beats.

Por vezes os problemas de pessoas que entram em tilt com facilidade estão mais ligados a erros no modo de lidar com o poker do que com as inevitáveis bad-beats.

Fiquem bem. :f_thumbsup:

gigaPT
Membro desde: 11.01.2009
PokerStrategist

As badbeats consecutivas tiltam, mas eu prefiro levar 2 bads seguidas do que dar um mau call ou fazer um move errado, porque isso é o que me tilta de verdade!!!!

Sempre que levo uma bad sigo em frente sem pensar mais nela, mas cada vez que faço um movimento altamente incorrecto fico a pensar bastante nele e às vezes tenho até de parar a sessão... Isto é algo que tenho de melhorar definitivamente!!

Acho que perder 1 BI com uma bad não chega a tiltar nem de perto de perder 1 BI porque jogamos mal, e isto corrigi-se melhorando o nosso jogo!! _thumbsup:

abc

pixinas
Membro desde: 01.02.2008
Oldschool Grinder

Pessoalmente apesar de saber que matematicamente vou ter lucro numa grande amostragem de mãos, no início tinha algumas dificuldades em me abstrair das bad beats.

Com o volume de jogo cheguei ao ponto de não me incomodar pois tenho uma banca confortável e sei que joguei bem.
Como não depende de mim, continuo a jogar e a extrair dinheiro do próximo fish.

Eu não sou muito nisso loool quando entro em Tilt, simplesmente fecho tudo. Pelo menos não faço asneira :D

tailanfrey
Membro desde: 13.08.2009
Oldschool Grinder

jlennonvidal

Algumas das atitudes já ditas que considero boas para resolver teu problema:

- Jogar num limite confortável para sua banca (thegratmazinga)
- Parar de jogar por um tempo (sarvam)
- Reconhecer que o adversário fez boa jogada, se for o caso (Johndamon05)
Além disso, se a origem do tilt é bad beat, sempre penso num artigo que li. Dizia o autor que quando tomamamos uma bad beat temos de estufar o peito e dizer: "eu sou mesmo muito bom jogador". A primeira vista uma atitude no mínimo estranha, mas pense bem: se tu levou bad é porque tinha muita vantagem sobre o oponente, mas a pequena chance dele ganhar aconteceu, quer dizer que você fez a jogada certa e se entrar nesse tipo de situações mais vezes, no fim será lucrativo. Mas atenção, é bom estudar bastante pra saber quando é bad beat e quando é uma boa jogada do adversário.

Espero que ess dica ajude!

_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Obrigado pelas opiniões galera, fico feliz em ver as pessoas compartilhando suas idéias e seus pontos de vista.

Devido a isso e algumas conversas que tive, para não tiltar mais ou tiltar menos ou simplesmente deixar de fazer besteira vou adotar algumas medidas:

1) Mudar de SH para FR
(A variância acaba diminuindo pois tens que jogar menos mãos)
- vâriancia é = - menos bads que é = - menos tilts

2) Continuar nos micros limits NL2, NL5.

3) Não jogar Rush Poker

4) Adotar atitudes boas _thumbsup: conforme mencionadas no tópicos, artigos de psicologia, entre outras.

Aí tenho minhas dúvidas, que as vezes sobe o sangue saca? Tipo da uma vontade de descarregar, aiuhaui ;X Mas vou me esforçar

Achei isso vídeo aqui:

Espero que ninguém tilt assim xD

STRESTINI
Membro desde: 18.04.2009
PokerStrategist

Vamo q vamo jlennonvidal,

não desanime nunca, qualquer apoio que precises, nós procure, estamos aqui é justamente pra isso!!!

Abraços, _thumbsup:

Sérgio Trestini

ainda bem que as legendas não estão a 100%... :facepalm: :facepalm:
já agora... ele não estava a jogar poker.. mas outro jogo qualquer online... o puto precisa de tratamento urgente....

Atulonet
Membro desde: 07.01.2010
PokerStrategist

O tilt é o maior obstáculo dos jogadores de poker, principalmente nos inicios. Fala-se muito de br management, psicologia e outros factores mas a verdade é que o tilt continua a queimar bancas diariamente e arruinar carreiras de alguns que até podiam ter chance no poker.

Software tilt breaker é a solução. Configuras quanto estas disposto a perder por sessão e gg. Depois não a jeito o soft fecha a sala e tens mesmo que ir apanhar ar por algum tempo. E nem penses que reiniciar o pc ou remover o programa funciona.

Embora melhorei muito nesse aspecto o tilt breaker continua sendo uma ferramenta indispensável. Nunca se sabe o dia de amanha.

O programa custa $50 mas é trial. Vale cada centavo

Olá Atulonet,

bem vindo à comunidade! Interessante 1º post ;) porque não te apresentas à comunidade em Olá! E tu, quem és? e nos contas um pouco mais sobre ti :f_thumbsup:

Para lidar com o tilt (no mundo do poker), a melhor maneira é planejar a sua mão, ex.:

Quando eu jogo um AA, eu sei que ele têm 20%(+/- é isso não tô lembrando exato agora..) de chance de perder, mas desde que exista uma chance, pra mim já é o suficiente de imaginar que tudo possa acontecer no desenrolar pós flop, quando entrar com essa mão.
Portanto não entro na mão imaginando que vou ganhar naquele momento, pois se existe chance de derrota vou considerar e vou pensar se eu perder agora pra mim é normal, o importante é ganhar os outros 80%.
Assim quando as bads chegam, não tilt, pois estou sempre pensando lá na frente.

Original de moleke
Para lidar com o tilt (no mundo do poker), a melhor maneira é planejar a sua mão, ex.:

Quando eu jogo um AA, eu sei que ele têm 20%(+/- é isso não tô lembrando exato agora..) de chance de ganhar, mas desde que exista uma chance, pra mim já é o suficiente de imaginar que tudo possa acontecer no desenrolar pós flop, quando entrar com essa mão.
Portanto não entro na mão imaginando que vou ganhar naquele momento, pois se existe chance de derrota vou considerar e vou pensar se eu perder agora pra mim é normal, o importante é ganhar os outros 80%.
Assim quando as bads chegam, não tilt, pois estou sempre pensando lá na frente.

e creio que tem 20% de ganhar quando tem um pocket pair

eu era uma pessoa que tinha esse problema, sempre que perdia um AA para um donke ficava louco ainda fico mais consigo não colocar isso no meu jogo, ontem mesmo nas minhas 100 primeiras mãos eu ja estava 20U$ para traz por culpa de um AAx TJ E DE UM KKXA8 oq eu fiz quando vi que aquilo podia afetar meu jogo fechei tudo fui fazer outra coisa depois de umas 2 horas voltei joguei mais umas 600 mãos e ainda fiquei pra frente 15U$ é pouco mas para quem estava - e sai para frente é lucro acredito se tivesse continuado a jogar quando estava perdendo o preju seria maior.

jandsonpower
Membro desde: 08.04.2009
Oldschool Grinder

Eu pessoalmente não tilto de ficar doando BI nas mesas na verdade faço o contrario fico dando open shove de AA KK AK QQ :facepalm: meu tilte é mais um tipo de life tilt desabafar e tal.

Pessoalmente ainda não tenho muita resistência ao tilt. Para combater isso o que costumo fazer é jogar poker a dinheiro virtual. E aí mostro o quão duro eu sou. Não largo nada, nem A high. O meu valor de 3bet e 4 bet dispara para mais de 50%. MAs acaba por me acalmar. Foi a solução que arranjei.

Abraço.