Saltar para o fórum
"No curso é interes...

Notificações
Limpar tudo

"No curso é interessante que vocês interajam"

11 Mensagens
7 Utilizadores
0 Reações
259 Visualizações
CALLIBAN
Membro desde: 27.09.2007
PokerStrategist

"No curso é interessante que vocês interajam entre si." - Foram as palavras de Hersir. Aconselhou-me a partilhar algo que pus no meu caderno diário, por isso aqui vai:

(...)

Calcular as pot odds de alguma mão que você tenha jogado pagando por um draw e dizer se o call foi ou não correto.

Antes de colocar aqui a mão, tenho de fazer um comentário à forma como calculas as odds. Do flop para o turn, multiplicas por 2 e somas mais 1. Se fosse do turn para o river (ou do flop para o river), multiplicas esse resultado por 2.
Ora bem, o que eu faço é multiplicar os outs por 2 na primeira situação; e multiplicar os outs por 4 na segunda situação. No fundo tanto faz, porque vai dar ao mesmo. A matemática tem destas coisas. No entanto, sabemos bem que estes atalhos - seja multiplicar por 2 e por 4, ou só multiplicar por 2 e multiplicar o resultado por 2 - nunca nos dão odds exactas. Estou também consciente de que não precisamos de um número exacto, pois um número aproximado é mais do que suficiente para podermos decidir o melhor caminho para a nossa mão.No entanto, quando os outs são muitos - como no caso de um flush draw - o número final de odds começa a ser muito errado.

Por isso, gostaria de pegar no teu exemplo para comentar algo e partilhar algo contigo - uma forma que de uma vez por todas que me dá as odds exactas.

FLUSH DRAW: 9 outs.
LOGO, flop para o turn: 9 x 2 = 18; 18 + 1 = 19%
SENDO QUE, para o river farias 19% X 2 = 38%

Então? Temos 38% num flush draw se o adversário nos coloca all in no flop?

Não, só temos 35% (1.86 - 1).
E se por um lado percentagens ligeiramente erradas podem não fazer muita diferença, por outro num caso destes - flush draw - 35% em vez de 38% podem claramente fazer a diferença entre o call e o fold.
O que achas disto?

Eu uso esta fórmula:

Ou seja: flush draw = 9 outs; logo: 9 x 4= 36%. Como são mais do que 8 outs, então retiro 1%, que me dá o resultado final e certo de 35% :)

Responder
Citar (Quote)
10 respostas
linopolido
Membro desde: 19.05.2010
PokerStrategist

Pois os artigos e vídeos que tinha visto aqui na pokerstrategy e noutros sítios, sempre diziam para multiplicar os outs por 4 no caso do turn e por 2 no caso river.

Boa análise.

Responder
Citar (Quote)
CALLIBAN Autor do tópico
CALLIBAN
PokerStrategist

Original de linopolido
Pois os artigos e vídeos que tinha visto aqui na pokerstrategy e noutros sítios, sempre diziam para multiplicar os outs por 4 no caso do turn e por 2 no caso river.

Boa análise.

Sim, mas é importante lembrar que quando multiplicamos por 2, se forem mais do que 8 outs devemos somar 1; quando multiplicamos por 4, se forem mais do que 8 outs devemos subtrair 1.

Responder
Citar (Quote)
Hersir
Membro desde: 03.12.2007
Elite Grinder

Pessoal, o Calliban postou essa fórmula que calcula de forma mais precisa a chance de vitória!

Se estiverem interessados usem ela, é melhor!

Abraços

Responder
Citar (Quote)
NCSalazar
Membro desde: 22.01.2011
PokerStrategist

Mais simples de calcular....wlw Calliban!

Responder
Citar (Quote)
KNORTHSTAR19
Membro desde: 08.05.2008
Oldschool Grinder

:f_pleased: :f_pleased: :f_pleased:Ótima dica. Obrigado por compartilhar. Vlw, Calliban. :f_pleased: :f_pleased: :f_pleased:

Responder
Citar (Quote)
biiira
Membro desde: 31.03.2009
Oldschool Grinder

Eu nunca aplicava esse "-1", realmente, fica mais preciso.. valeu Calliban ;D

Responder
Citar (Quote)
Torcato
Membro desde: 17.02.2010
PokerStrategist

Eu percebi as fórmulas e como fazê-lo, mas fiquei com dúvida numa coisa, porquê o +1 ou o -1, não percebo de onde vem :/

Obrigado.

Responder
Citar (Quote)
CALLIBAN Autor do tópico
CALLIBAN
PokerStrategist

Original de Torcato
Eu percebi as fórmulas e como fazê-lo, mas fiquei com dúvida numa coisa, porquê o +1 ou o -1, não percebo de onde vem :/

Obrigado.

Boas!

Bem, quando usamos a regra antiga do "X 4" e do "X 2 " (curiosidade: regra inventada por Phil Gordon. Ou melhor, não sei bem se foi ele, mas pelo menos foi ele que a tornou popular no seu DVD) nunca temos o resultado certo. Essa regra é apenas uma atalho para que possamos fazer contas rápidas durante os segundos que temos em cada mão.

Desta forma, somando ou subtraindo o "1" já obtemos um resultado mais fiel.
Okay, mas isto já tinhas percebido tu..ehehe!
Para uma justificação mais específica, posso-te dizer que a matemática (que eu tanto odiava nos tempos de escola) tem destes atalhos interessantes. Vamos a números:

FLOP: A :heart: 2 :heart: 8 :diamond:

HERO: 5 :heart: 6 :heart:

De 13 copas possíveis, 9 estão de fora. De fora também (faltam sair +foram queimadas + foram foldadas) estão 47 cartas.
Isto quer dizer que das 47 cartas, só nos servem 9. (38 cartas estão contra nós...)

9/47 = 0.191, que é o mesmo que dizer 19% (0.19 X 100 = 19%)

Portanto, as chances de nos sair uma copa na próxima street - neste caso concreto no turn - são de 20% (em odds: 4 para 1, onde falhamos 4 vezes e acertamos uma vez).
Se tivéssemos usado a "antiga" fórmula de só multiplicar por 2, obteríamos o resultado de 18% ( 9 x 2 = 18 ) o que como se pode verificar seria errado por 1%.

Agora imaginemos que a copa não bateu no turn. E o oponente faz uma nova aposta.

Continuamos a ter 9 copas de fora, mas agora já só estão de fora 46 cartas.
9/46 = 0.195, que é novamente o mesmo que dizer 19%.

0.191 ou 0.195 é praticamente o mesmo: 19%. Agora 18% não é bem o mesmo e acho que pode fazer diferença no longo prazo.

PODES tu mesmo fazer as contas nas situações de flop para river, onde tens de multiplicar por 4 e verás as conclusões.
Provavelmente, isto foi matemática desnecessária ( lol. mas faz sempre bem ao nosso cérebro) quando te poderia ter respondido simplesmente que a razão de se usar "+1" ou "-1" é que provavelmente o Gordon chegou a esta conclusão e partilhou com o mundo. :D

Mas já que se fala de matemática e eu estou com pica, vou deixar aqui uns números que julgo interessantes, relativamente a mesmos resultados expressos em percentagens e em odds. (nas odds, o número do lado direito é sempre o que é a nosso favor...). Eu tenho isto decorado.

1-1 = 50%
2-1 = 33%
3-1 = 25%
4-1 = 20%
5-1 = 17%
6-1 = 14%
7-1 = 12,5 %

Pelo que me tenho apercebido ao longo dos anos, muitos jogadores fazem confusão com percentagens e odds...Por exemplo, 1/5 ( um quinto) não é a mesma coisa que 5-1 (5 para 1)!

1/5 (um quinto) é a mesma coisa que 4-1 ou 20%
5-1 (5 para 1 ou 17%) é a mesa coisa que 1/6 ( um sexto)

Alguma dúvida? Se sim, dispara aí que eu explico isto na boa. Também me faz bem raciocinar nestas coisas, por isso todos ganham.

Responder
Citar (Quote)
Torcato
Membro desde: 17.02.2010
PokerStrategist

Original de CALLIBAN

Original de Torcato

Obrigado.

Boas!

Bem, quando usamos a regra antiga do "X 4" e do "X 2 " (curiosidade: regra inventada por Phil Gordon. Ou melhor, não sei bem se foi ele, mas pelo menos foi ele que a tornou popular no seu DVD) nunca temos o resultado certo. Essa regra é apenas uma atalho para que possamos fazer contas rápidas durante os segundos que temos em cada mão.

Desta forma, somando ou subtraindo o "1" já obtemos um resultado mais fiel.
Okay, mas isto já tinhas percebido tu..ehehe!
Para uma justificação mais específica, posso-te dizer que a matemática (que eu tanto odiava nos tempos de escola) tem destes atalhos interessantes. Vamos a números:

FLOP: A :heart: 2 :heart: 8 :diamond:

HERO: 5 :heart: 6 :heart:

De 13 copas possíveis, 9 estão de fora. De fora também (faltam sair +foram queimadas + foram foldadas) estão 47 cartas.
Isto quer dizer que das 47 cartas, só nos servem 9. (38 cartas estão contra nós...)

9/47 = 0.191, que é o mesmo que dizer 19% (0.19 X 100 = 19%)

Portanto, as chances de nos sair uma copa na próxima street - neste caso concreto no turn - são de 20% (em odds: 4 para 1, onde falhamos 4 vezes e acertamos uma vez).
Se tivéssemos usado a "antiga" fórmula de só multiplicar por 2, obteríamos o resultado de 18% ( 9 x 2 = 18 ) o que como se pode verificar seria errado por 1%.

Agora imaginemos que a copa não bateu no turn. E o oponente faz uma nova aposta.

Continuamos a ter 9 copas de fora, mas agora já só estão de fora 46 cartas.
9/46 = 0.195, que é novamente o mesmo que dizer 19%.

0.191 ou 0.195 é praticamente o mesmo: 19%. Agora 18% não é bem o mesmo e acho que pode fazer diferença no longo prazo.

PODES tu mesmo fazer as contas nas situações de flop para river, onde tens de multiplicar por 4 e verás as conclusões.
Provavelmente, isto foi matemática desnecessária ( lol. mas faz sempre bem ao nosso cérebro) quando te poderia ter respondido simplesmente que a razão de se usar "+1" ou "-1" é que provavelmente o Gordon chegou a esta conclusão e partilhou com o mundo. :D

Mas já que se fala de matemática e eu estou com pica, vou deixar aqui uns números que julgo interessantes, relativamente a mesmos resultados expressos em percentagens e em odds. (nas odds, o número do lado direito é sempre o que é a nosso favor...). Eu tenho isto decorado.

1-1 = 50%
2-1 = 33%
3-1 = 25%
4-1 = 20%
5-1 = 17%
6-1 = 14%
7-1 = 12,5 %

Pelo que me tenho apercebido ao longo dos anos, muitos jogadores fazem confusão com percentagens e odds...Por exemplo, 1/5 ( um quinto) não é a mesma coisa que 5-1 (5 para 1)!

1/5 (um quinto) é a mesma coisa que 4-1 ou 20%
5-1 (5 para 1 ou 17%) é a mesa coisa que 1/6 ( um sexto)

Alguma dúvida? Se sim, dispara aí que eu explico isto na boa. Também me faz bem raciocinar nestas coisas, por isso todos ganham.

Muito esclarecedor mesmo!
Obridado pela explicação CALLIBAN, mesmo!
Valeu o esforço.

Grande abraço e boa sorte pelas mesas ;)

Responder
Citar (Quote)
CALLIBAN Autor do tópico
CALLIBAN
PokerStrategist

Original de Torcato

Spoiler

Original de CALLIBAN

Original de TorcatoEu percebi as fórmulas e como fazê-lo, mas fiquei com dúvida numa coisa, porquê o +1 ou o -1, não percebo de onde vem :/Obrigado.

Boas!Bem, quando usamos a regra antiga do "X 4" e do "X 2 " (curiosidade: regra inventada por Phil Gordon. Ou melhor, não sei bem se foi ele, mas pelo menos foi ele que a tornou popular no seu DVD) nunca temos o resultado certo. Essa regra é apenas uma atalho para que possamos fazer contas rápidas durante os segundos que temos em cada mão. Desta forma, somando ou subtraindo o "1" já obtemos um resultado mais fiel.Okay, mas isto já tinhas percebido tu..ehehe!Para uma justificação mais específica, posso-te dizer que a matemática (que eu tanto odiava nos tempos de escola) tem destes atalhos interessantes. Vamos a números:FLOP: A :heart: 2 :heart: 8 :diamond:HERO: 5 :heart: 6 :heart:De 13 copas possíveis, 9 estão de fora. De fora também (faltam sair +foram queimadas + foram foldadas) estão 47 cartas.Isto quer dizer que das 47 cartas, só nos servem 9. (38 cartas estão contra nós...)9/47 = 0.191, que é o mesmo que dizer 19% (0.19 X 100 = 19%)Portanto, as chances de nos sair uma copa na próxima street - neste caso concreto no turn - são de 20% (em odds: 4 para 1, onde falhamos 4 vezes e acertamos uma vez).Se tivéssemos usado a "antiga" fórmula de só multiplicar por 2, obteríamos o resultado de 18% ( 9 x 2 = 18 ) o que como se pode verificar seria errado por 1%.Agora imaginemos que a copa não bateu no turn. E o oponente faz uma nova aposta.Continuamos a ter 9 copas de fora, mas agora já só estão de fora 46 cartas.9/46 = 0.195, que é novamente o mesmo que dizer 19%.0.191 ou 0.195 é praticamente o mesmo: 19%. Agora 18% não é bem o mesmo e acho que pode fazer diferença no longo prazo.PODES tu mesmo fazer as contas nas situações de flop para river, onde tens de multiplicar por 4 e verás as conclusões.Provavelmente, isto foi matemática desnecessária ( lol. mas faz sempre bem ao nosso cérebro) quando te poderia ter respondido simplesmente que a razão de se usar "+1" ou "-1" é que provavelmente o Gordon chegou a esta conclusão e partilhou com o mundo. :DMas já que se fala de matemática e eu estou com pica, vou deixar aqui uns números que julgo interessantes, relativamente a mesmos resultados expressos em percentagens e em odds. (nas odds, o número do lado direito é sempre o que é a nosso favor...). Eu tenho isto decorado.1-1 = 50%2-1 = 33%3-1 = 25%4-1 = 20%5-1 = 17%6-1 = 14%7-1 = 12,5 %Pelo que me tenho apercebido ao longo dos anos, muitos jogadores fazem confusão com percentagens e odds...Por exemplo, 1/5 ( um quinto) não é a mesma coisa que 5-1 (5 para 1)!1/5 (um quinto) é a mesma coisa que 4-1 ou 20%5-1 (5 para 1 ou 17%) é a mesa coisa que 1/6 ( um sexto)Alguma dúvida? Se sim, dispara aí que eu explico isto na boa. Também me faz bem raciocinar nestas coisas, por isso todos ganham.

Muito esclarecedor mesmo!
Obridado pela explicação CALLIBAN, mesmo!
Valeu o esforço.

Grande abraço e boa sorte pelas mesas ;)

De nada, foi um prazer!
Boa sorte! :sdrink

Responder
Citar (Quote)