"No curso é interessante que vocês interajam entre si." - Foram as palavras de Hersir. Aconselhou-me a partilhar algo que pus no meu caderno diário, por isso aqui vai:
(...)
Calcular as pot odds de alguma mão que você tenha jogado pagando por um draw e dizer se o call foi ou não correto.
Antes de colocar aqui a mão, tenho de fazer um comentário à forma como calculas as odds. Do flop para o turn, multiplicas por 2 e somas mais 1. Se fosse do turn para o river (ou do flop para o river), multiplicas esse resultado por 2.
Ora bem, o que eu faço é multiplicar os outs por 2 na primeira situação; e multiplicar os outs por 4 na segunda situação. No fundo tanto faz, porque vai dar ao mesmo. A matemática tem destas coisas. No entanto, sabemos bem que estes atalhos - seja multiplicar por 2 e por 4, ou só multiplicar por 2 e multiplicar o resultado por 2 - nunca nos dão odds exactas. Estou também consciente de que não precisamos de um número exacto, pois um número aproximado é mais do que suficiente para podermos decidir o melhor caminho para a nossa mão.No entanto, quando os outs são muitos - como no caso de um flush draw - o número final de odds começa a ser muito errado.Por isso, gostaria de pegar no teu exemplo para comentar algo e partilhar algo contigo - uma forma que de uma vez por todas que me dá as odds exactas.
FLUSH DRAW: 9 outs.
LOGO, flop para o turn: 9 x 2 = 18; 18 + 1 = 19%
SENDO QUE, para o river farias 19% X 2 = 38%Então? Temos 38% num flush draw se o adversário nos coloca all in no flop?
Não, só temos 35% (1.86 - 1).
E se por um lado percentagens ligeiramente erradas podem não fazer muita diferença, por outro num caso destes - flush draw - 35% em vez de 38% podem claramente fazer a diferença entre o call e o fold.
O que achas disto?Ou seja: flush draw = 9 outs; logo: 9 x 4= 36%. Como são mais do que 8 outs, então retiro 1%, que me dá o resultado final e certo de 35%
![]()