Saltar para o fórum
QQ Bolha STT KO 9ma...

Notificações
Limpar tudo

QQ Bolha STT KO 9man

62 Mensagens
11 Utilizadores
0 Reações
4,441 Visualizações
BanMartins
Membro desde: 02.01.2009
Elite Grinder

@pokemao: Não coloquei que o CL/Big stack vai ganhar muitas das vezes, pode ter notado no que eu escrevi que esse é o que tem o leque de mãos mais amplo, tanto pela leitura do Hero de ele ser donk quando o fator BigStack-Pressão. Foi exatamente o contrário que coloquei.

Responder
Citar (Quote)
pokemao
Membro desde: 04.10.2008
PokerStrategist

Original de BanMartins
Você está fazendo resultados independentes para fato único. Não dá para calcular o range vs range sem depois fazer uma analise combinatoria com a excludente das cartas. Tem que contar todos os vilões na ação e não só um por vez.

O ponto é que quando perdemos para o big stack sempre ficamos em segundo.
Quando perdemos para o middle stack não necessariamente ficamos em 4º.
Quando perdemos para o short stack, não necessariamente ficamos em 4º

Outro ponto, é que não precisamos ganhar sempre para estarmos sempre itm, precisamos de uma combinação de resultados não condizente com a analise do game para ficarmos fora do itm.

Colocando outro ponto, tem que fazer a combinação de todos os resultados possiveis, vezes as variaveis que seria os ranges.

Mas não são eventos independentes???

Disputamos 3 potes independentes. Um pote contra 3 adversários, um pote contra 2 adversários e um pote contra 1 adversário.

E para ganhar cada pote devemos vencer todos os adversários envolvidos no pote.

Por isso falei que é o calculo do CHIPEV e não do MONEYEV.

Responder
Citar (Quote)
pokemao
PokerStrategist

Original de BanMartins
Você está fazendo resultados independentes para fato único. Não dá para calcular o range vs range sem depois fazer uma analise combinatoria com a excludente das cartas. Tem que contar todos os vilões na ação e não só um por vez.

Outro ponto, é que não precisamos ganhar sempre para estarmos sempre itm, precisamos de uma combinação de resultados não condizente com a analise do game para ficarmos fora do itm.

Colocando outro ponto, tem que fazer a combinação de todos os resultados possiveis, vezes as variaveis que seria os ranges.

Bem, caso percamos pro bigstack sempre restará 100 fichas e não sempre ficaremos em segundo...

Mesmo pq existira a remota chance do shortstack levar o 1o pote, o middles levar o 2o e o big levar o 3o...

Além que o short pode ganhar o 1o pote, e o big ganhar o 2o. O middle ganhar o 1o e o big perder o 2o, e assim sucessivamente.

Responder
Citar (Quote)
BanMartins
Elite Grinder

Os eventos não são independentes, são dependentes um do outro.
Os pots não são independentes, por que os resultados não são independentes.
Talvez seriam se todos tivessem a mesma chance de ganhar o pote, mas não tem, temos ranges e temos o fator que perder para o CL não é mal sinal necessariamente.

Responder
Citar (Quote)
BanMartins
Elite Grinder

Original de pokemao

Original de BanMartins

Bem, caso percamos pro bigstack sempre restará 100 fichas e não sempre ficaremos em segundo...

Mesmo pq existira a remota chance do shortstack levar o 1o pote, o middles levar o 2o e o big levar o 3o...

Além que o short pode ganhar o 1o pote, e o big ganhar o 2o. O middle ganhar o 1o e o big perder o 2o, e assim sucessivamente.

Me expressei mal, corrigindo:
O ponto é que quando o big stack ganha sempre ficamos em 2º.

Responder
Citar (Quote)
pokemao
PokerStrategist

Original de BanMartins

Original de pokemao

Original de BanMartins

Me expressei mal, corrigindo:
O ponto é que quando o big stack ganha sempre ficamos em 2º.

Quando o bigstack ganha e foldamos ficamos sempre em 2o em fichas e disputaremos o premio para o 1o lugar.

Responder
Citar (Quote)
BanMartins
Elite Grinder

Sim, agora cruza a probabilidade dos outros ganharem, com todas as respectivas finais e adiciona a probabilidade de ganharmos se ficarmos em HU, em 3º etc...
Você tem que achar ~12 combinações possiveis, vezes o range de cada um, vemos a chance de ficar em primeiro baseado nas fichas, multiplica tudo, voce acha a porcentagem.

Responder
Citar (Quote)

Na bolha e com a 3a melhor mão do poker, se bem que flipa vs AK, e foldo aí muito fácil! Devo ser NIT!!! Isso pode ser +chipEV (não me parece), mas é com certeza -$$$EV não??? Ou estou complicando??? Tem duas hipostes aí de dar pro torto:

Uma é foldar, e ganhar o pote por ordem crescente de chips, E aí continua a bubble.

A outra é pagando!!! :)

Responder
Citar (Quote)
pokemao
PokerStrategist

Original de BanMartins
Sim, agora cruza a probabilidade dos outros ganharem, com todas as respectivas finais e adiciona a probabilidade de ganharmos se ficarmos em HU, em 3º etc...
Você tem que achar ~12 combinações possiveis, vezes o range de cada um, vemos a chance de ficar em primeiro baseado nas fichas, multiplica tudo, voce acha a porcentagem.

Sim, ainda temos que fazer as combinações de KO que aumentam o prize pool do hero

Responder
Citar (Quote)
BanMartins
Elite Grinder

Original de pokemao

Original de BanMartins

Sim, ainda temos que fazer as combinações de KO que aumentam o prize pool do hero

Acho que para efeito de calculo pode até adotar a estrutura de um SnG regular.
O grande problema é que a situação não está longe de ser simples, tão pouco fácil de colocar no papel.
A situação está longe de ser simples só pelo fato de nenhum soft não calcular esse spot em especifico.

Responder
Citar (Quote)
gigiobmod
Membro desde: 12.10.2010
Poker Player

É EV$+ foldar este spot. A não ser que eu tenha certeza que o range de empurrão do vilão é mais de 21%. E mesmo de repente se tratando de uma situação pouco favorável de EV$+, vale a pena desisitir desta mão, pois com uma grande de vantagens de fichas que você possui,lhe permite ainda fazer muitos shoves, o que te dá muito FE.Mas aconselho para decisões assim difíceis é sempre ter uma garantia de uma amostra razoável de mãos do vilão, para tomar a decisão que vai te trazer EV$+ no longo prazo.

Responder
Citar (Quote)
BanMartins
Elite Grinder

Original de gigiobmod
É EV$+ foldar este spot. A não ser que eu tenha certeza que o range de empurrão do vilão é mais de 21%. E mesmo de repente se tratando de uma situação pouco favorável de EV$+, vale a pena desisitir desta mão, pois com uma grande de vantagens de fichas que você possui,lhe permite ainda fazer muitos shoves, o que te dá muito FE.Mas aconselho para decisões assim difíceis é sempre ter uma garantia de uma amostra razoável de mãos do vilão, para tomar a decisão que vai te trazer EV$+ no longo prazo.

Com base em que os 21%? Do vilão ou dos vilões?
você viu que o donk é o CL e o reg ruim é o short?

Responder
Citar (Quote)
FSBEST
Membro desde: 09.06.2010
Oldschool Grinder

Original de BanMartins

Concordo com tudo, menos isso: ¨O ponto é que quando perdemos para o big stack sempre ficamos em segundo¨.

Pode acontecer de ter Ax e KK e batendo o A estamos em 3o ou ate fora. Mas eu realmente penso que é call ai!

AbraX! :f_cool:

Responder
Citar (Quote)
pokemao
PokerStrategist

Fazer o $ ev disso está dificil, acho que sábado eu consigo entregar euehuehue

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Original de pokemao
Fazer o $ ev disso está dificil, acho que sábado eu consigo entregar euehuehue

Nossa, e eu que achei que essa mao era simples... hahahha

vocês vao debatendo e eu aprendendo

:sdrink

Responder
Citar (Quote)
BanMartins
Elite Grinder

Acho que tem um caminho a se seguir, o pensamento é complexo e difícil colocar no papel, por que as ações já foram tomadas, se não fosse a analise de uma mão e sim das stacks somente, seria um calculo parecido com os artigos de ICM, inclusive aquele em que o Lobo escreveu.

Primeiramente, temos que colocar os vilões em um range:
Dado as caracteristicas dos vilões, coloquei respectiva ordem os ranges: 60%, 25%, 5% e QQ no hero, colocando esses ranges em uma calculadora, obtemos os seguintes valores que serão usados a posteriori para os calculos, que são a porcentagem que cada range ganhará em um all-in quadruplo:

UTG: 13.14%
CO: 17.12%
SB: 31.46%
hero: 38.28%

Lembrando que teremos 3potes:

Pote Principal : 5200
Side pote1: 6000
Side Pote2: 2200
(utg 100 fichas)

O passo dois, é saber o que acontece quando cada qual ganha a mão e ver novas card equitys caso haja side pot.

Começando pelo UTG, que tem 4400 fichas, bom, se ele ganhar estaremos sempre em 2º, ou seja:
13.14% das vezes UTG termina em primeiro, Hero em 2º, SB 3º, CO bolha.

Seguindo pelo CO (acho a parte mais complexa):

17.12% o CO ganhará a mão e teremos as combinações de side pot, sempre que o CO, tiver a melhor mão, terá 5200 em fichas e o side será distribuido da seguinte forma:

Se UTG tem a segunda melhor mão ele ganha Side Pot1 e 2.
Vamos a mais calculos:
No universo dos 17.12% em que o CO ganhará a mão, o UTG terá a segunda melhor mão em 16.47%.
No universo dos 17.12% em que o CO ganhará a mão, o SB terá a segunda melhor mão em 38.03%
No universo dos 17.12% em que o CO ganhará a mão, Hero terá a segunda melhor mão em 45.50%.

Ou seja:
Se o CO ganhar a mão o UTG puxará 2.81% das vezes o side pot e terminaremos em 3º
Se o CO ganhar a mão o Sb purará 6.51% das vezes o side pot2 e abrimos mais uma possibilidade:
-Range UTGvsHero: 76.29% o hero ganhará, 23.71% o UTG ganhará. ou seja:
---Se o CO ganhar a mão, SB ter a segunda melhor mão, teremos a terceira mehor mão em 4.96% dos casos, e o UTG terá em 1.54% das vezes.

Agora SB como melhor mão:
Sb terá a melhor mão em 31.46% dos casos, eliminando o CO e deixando os sidepot3 para Hero e UTG:
--Range UTGvsHero: 76.29% o hero ganhará, 23.71% o UTG ganhará. ou seja:
--- Se o Sb ganhar a mão, O hero ganhará o side pot3 em 24% e o UTG ganhará o side pot3 em 7.45%.

Finalmente, Hero terá a melhor mão em 38.28% das vezes.
E a possibilidade do Hero cair fora do dinheiro é de 1.54%.

Capitche?

Responder
Citar (Quote)
highlandem
Membro desde: 22.11.2011
PokerStrategist

Podemos até ter só 1% de chance de não ficar no dinheiro. Mas a questão não é essa. O jogo não termina aí. Na média seu EV parece que será pior com o call do que com o fold.

Responder
Citar (Quote)
BanMartins
Elite Grinder

Original de highlandem
Podemos até ter só 1% de chance de não ficar no dinheiro. Mas a questão não é essa. O jogo não termina aí. Na média seu EV parece que será pior com o call do que com o fold.

?( ?( ?(

Responder
Citar (Quote)
gigiobmod
Membro desde: 12.10.2010
Poker Player

Desculpe pela minha desatenção. Estamos numa situação de triplo all-in e nós com QQ. Snap call. Estava considerando apenas o shove do Donk. Dependendo do range de empurrão do Donk, call com: 88+; Ak; AQs+.

Original de BanMartins

Original de gigiobmod

Com base em que os 21%? Do vilão ou dos vilões?
você viu que o donk é o CL e o reg ruim é o short?

Responder
Citar (Quote)
rgs78
Membro desde: 19.07.2009
PokerStrategist

Bela discussão! Só quero acrescentar que a posição em caso de mais do que um serem eliminados é a stack e não o resultado contra cada um dos adversários.

Responder
Citar (Quote)