De acordo com meus cáculos e estudos vc deve começar a jogar os de $3.+rake, antes disso se não tem BR jogue STT de $1.+rake até construir.
Isso é pra evitar ruina e não afetar seu psicológico, pois, se tiver alguma downswing pode ainda jogar 45ppl de $1.+rake e neste é possível avitar maniacos e ser lucativo.
Sobre a questão de quantos BIs vc deve observar alguns fatores.
1 - Objetivo. Vc vai jogar pra subir de limites e continuar nos 45ppl de níveis mais elevados ou para jogar MTTs?
2 - Quantas telas e horas por dia vc joga para saber qual será seu investimento diário?
O item 1, se v vai ser um grinder de SNGs vc vai precisar ser agressivo no BRM inicialmente e só subir de limite com 1500 jogos do seu limite atual e depois de subir assuma um numero de BIs maior e um numero maior de jogos pra subir novamente, p. ex. pra jogar 45ppl de 3.+rake vc pode assumir 120BIs e subir com 1500 jogos e 200BIs para os 45ppl de 6.+rake.
Se seu caso é fazer Bankroll pra MTT seja mais cauteloso até porque em MTT desde o inicio vc tem q ser conservador. MTT vc joga uma serie de torneios por dia e não um por dia. Em geral um "reta" de 6 horas tem de 13 até 20 MTTs por dia dependendo de como vc vai em cada um deles.
Procure ver que BIs vc pretende jogar e faça seu planejamento em uma planilha. Para estes casos eu aconselho cautela no numero de BIs mas vc naum precisa se basear no numero de jogos pra subir, pois, mesmo que vc tenha leaks se vc não eh Grinder não perderá muito.
O item 2, para fazer BR pra jogar MTTs jogue sempre 4 telas. Para o objetivo de ser um grinder, faça um coach para fechar os leaks e poder jogar 8 ou mais telas e assim manter um bom ROI aliado a um numero de jogos alto deixando seu jogo muito bem masterizado para ser um grinder.
Obs: Começe com 6 telas e aumente ou reduza conforme se sinta confortável ou seu lucro aumente ou diminua.
Essas são minhas observações.
Obrigado.