respondendo a tua duvida tenho que falar de muita coisa vou tentar dar uma resposta mt completa
nos começamos por raisar mt no BU por varias razoes, as principais
- pa levar logo o pote sem muita contestaçao
-pa jogar potes maiores em posiçao, vemos uq o vilao faz antes de termos que agir uq nos dauma vantagem mt grande
como tal como ponto de partida podemos raisar um range mt largo, conforme o teu à vontade mais conservador ou + agressivo, eu por exemplo começo por raisar 100% e ajusto, mas eu ja tenho mais experiencia nao vou spewar fichas em cbets más, e vou tbm saber extrair + thin value.
entao pa começar um bom range de partida será algo como
75% ou 80%, ja nao tem as maos mais fracas
algo como : 22+,A2s+,K2s+,Q2s+,J2s+,T2s+,92s+,82s+,72s+,62s+,52s+,42s+,32s,A2o+,K2o+,Q2o+,J5o+,T5o+,95o+,85o+,75o+,65o,54o ( quando eu decido jogar 80% de maos contra um vilao sao exactamente estas maos- que eu considero ser os melhores 80%)
- aconselho-te a pores este range no equilab para teres uma visualizaçao do range
agora o vilao da BB pode ter caracteristicas diferentes pre flop
- pode dar muito fold ( 50%+)
- pode dar muita 3bet ( 20%+)
- ou pode dar muito call
como éq nos ajustamos?
pois bem nos num min raise estamos a investir 1.5BB( porque ja temos a small blind la dentro) para ganhar 1.5BB ( small blind + Big blind)
logo tem de funcionar 50% das vezes para ser automaticamente lucrativo
se o vilao na big blind folda 50% ou mais ajustamos ao raisar 100% porq ate 27o é automaticamente lucrativo
*** mas MT IMPORTANTE QUANDO ELE PAGAR CBETAR POUCO POR BLUFF E RESPEITAR MT A AGRESSAO DELE JA QUE NAO VAI TER MT AIR- SE ELE FOLDA SEMPRE E O NOSSO DINHEIRO VEM DAS VEZES QUE ELE FOLDA, PARA QUÊ JOGAR UMA MAO MARGINAL QUANDO ELE FINALMENTE DECIDE IR A JOGO?
se o vilao 3beta mt- uq acontece éq está a roubar-nos a nossa equity ( mesmo 84s tem uma boa equity, fora o factor posiçao que nos permite ganhar + potes )
entao como ja nao realizamos tanto a nossa equity nao tem sentido raisar tanto do BU, entao reduzimos um bocado o nosso range de abertura/ começamos a shovar qualquer PP contra as 3bets ( mesmo 22) / e pagamos mais- tipicamente uma Q8s é um fold pa 3bet mas se vilao 3beta 35% por exemplo ja é um call
se vilao paga mt- aqui nao esta a roubar a nossa equity entao podemos continuar a jogar varias maos, ja que podemos ver o flop realizar a nossa equity e podemos tbm cbetar e levar mts potes.
entao quando vilao paga mt, por si so nao obriga a nenhum ajuste uq fazemos é olhar para as stats ou para as nossas notas pa saber se ele folda pa cbet ( 55%+) se ele foldar continuams a raisar mt, porq continuamos a levar mts potes sem contestaçao
se ele folda pouco, podemos reduzir o range e dar + limp, e as maos mais fortes raisar maior pre flop sim.
ou entao continuar a raisar mt mas simplesmente cbetar menos.
é uma questao de exprimentares mas é um optimo ajuste sim