Saltar para o fórum
[Passatempo] Desafi...

Notificações
Limpar tudo

[Passatempo] Desafios, charadas problemas de lógica...

1,069 Mensagens
129 Utilizadores
0 Reações
280.7 K Visualizações
vorr754
Membro desde: 26.10.2010
PokerStrategist

na minha epoca de colegio muitas pessoas nao entenderam o porque que tem que trocar a porta, vou exemplificar de uma maneira pra ficar mais facil o entendimento.

imagine que ao inves de 3 portas sejam 10, e que o apresentador ao inves de abrir uma porta ele abra 8 portas, agora eu acho que ficou bem mais facil perceber o porque de mudar de porta.

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009
PokerStrategist

É um problema que já cá passou algumas vezes, mas é sempre interessante ler a forma como as pessoas sentem dificuldade em perceber o porquê da resposta correcta. Comigo aconteceu o mesmo, quando o vi pela primeira vez. Acho que a resposta é contra-intuitiva.

Responder
Citar (Quote)
xtremelexx
Membro desde: 08.11.2009
PokerStrategist

Variação interessante desse problema.

Há 8 portas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8). São divididas em 2 grupos de 4 portas. (1 até 4) + (5 até 8). Atrás de 1 das portas há 1 prémio. Atrás das outras 7 não há nada.

Pedem-me para escolher uma porta. Escolho a porta nº1 que faz parte do 1º grupo.
Aí revelam-me 2 portas do MESMO grupo que não têm nada (porta 2 e 4).
Perguntam-me se quero:
1- manter a minha escolha (porta 1)
2- mudar e escolher a porta 3
3- mudar e escolher DUAS portas do grupo 2

PERGUNTA: Vale a pena mudar ou fica tudo na mesma?

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
Membro desde: 20.03.2009
PokerStrategist

Posso estar falando bobagem, mas considerando que o prêmio está 50% das vezes em cada grupo. Me parece mais lógico escolher a porta 3 e garantir 75% de acerto dentro desses 50% que o prêmio estiver neste grupo 1.

edit: Completando a resposta, caso escolhamos as duas portas do grupo 2, teremos apenas 50% de chances dentro dos 50% das vezes que o prêmio estiver no grupo 2.

edit 2: Completando a resposta com os números totais reais então baseado no raciocínio acima:

Opção 1: 12,5% de chance de acerto.

Opção 2: 37,5% de chance de acerto

Opção 3: 25% de chance de acerto

Lembrando que para considerar esses números, partimos do princípio que o prêmio está 50% das vezes em cada grupo.

Responder
Citar (Quote)
allrock
Membro desde: 27.07.2008
PokerStrategist

Original de xtremelexx
Variação interessante desse problema.

Há 8 portas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8). São divididas em 2 grupos de 4 portas. (1 até 4) + (5 até 8). Atrás de 1 das portas há 1 prémio. Atrás das outras 7 não há nada.

Pedem-me para escolher uma porta. Escolho a porta nº1 que faz parte do 1º grupo.
Aí revelam-me 2 portas do MESMO grupo que não têm nada (porta 2 e 4).
Perguntam-me se quero:
1- manter a minha escolha (porta 1)
2- mudar e escolher a porta 3
3- mudar e escolher DUAS portas do grupo 2

PERGUNTA: Vale a pena mudar ou fica tudo na mesma?

Questão interessante

Li uma matéria interessante, sobre o cerebro intuitivo então refletir um pouco para não responder automaticamente.

Ponto 1

Qual a probabilidade de eu escolher a porta certa?

R: 1 para 8, tenho 12,5% de chance de acertar

Qual a probabilidade de escolher a porta errada?

R: 7 para 8, tenho 87,5% de chance de errar.

Partindo desse ponto a melhor opção é trocar seja ele eliminando 1 ou 6 portas

Ponto 2

Elimina-se a porta 2 e 4

Se opto pela opção 1:

continuo com meus 12,5% de chance de acertar e 87,5% de chance de errar.

Se opto pela opção 2:

Aumenta-se as chances de acertar,

De 1/8, aumenta-se para 3/8 37,5% de chance de acertar ao efetuar a troca para qualquer porta, mas como eu tenho que escolher uma porta exclusiva que a a 3, posso estar enganado calculei com se fosse 1 para 6 aumentando 33,33% minhas chances.

Se opto pela opção 3:

De 1/8, aumenta-se para 4/8 50% de chance para acertar, mas como tem a questão da porta 3 não poder ser escolhida fico com um pouco de duvida nos calculos

Postei a resposta, mas creio que aja ainda algumas variantes devido algumas exclusividades da questão

vou pensar um pouco e depois melhorar a resposta

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

algum de nós acertou xtremelexx?

Responder
Citar (Quote)
xtremelexx
PokerStrategist

Original de gremio2010
algum de nós acertou xtremelexx?

Acertou você gremio2010. Parabéns. Poste outro, se tiver algum à mão.

A probabilidade de estar atrás da porta 3 aumentou para 37.5%, como você falou.

Responder
Citar (Quote)
Goldanisc
Membro desde: 07.08.2010
PokerStrategist

Eu já li isso tbem, já vi no filme (quebrando a banca) e já entendi o raciocinio logico da questão das portas. MAs me pergunto, ao eliminar uma porta não sobe tbem a probabilidade da primeira porta escolhida? Cada porta teria 50% de chances de ter o carro? ?(

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009
PokerStrategist

Original de Goldanisc
Eu já li isso tbem, já vi no filme (quebrando a banca) e já entendi o raciocinio logico da questão das portas. MAs me pergunto, ao eliminar uma porta não sobe tbem a probabilidade da primeira porta escolhida? Cada porta teria 50% de chances de ter o carro? ?(

Presumo que te estejas a referir ao problema das três portas. A chave é que o apresentador abre sempre uma porta sem prémio (não abre aleatoriamente), então as portas não ficam com 50% cada uma, mas sim 33,(3)% vs 66,(6)%.

Responder
Citar (Quote)
xtremelexx
PokerStrategist

Exatamente, a ideia por trás disto tudo é que as portas que são abertas pelo apresentador não são escolhidas aleatoriamente, ele sabe onde está o prémio.

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

Seguindo com o tópico então, me passaram esse com palitos há alguns dias e demorei bastante tempo para solucioná-lo.

Temos cinco quadrados.

Objetivo é mover 2 palitos os recolocando de forma que de 5 quadrados passemos a apenas 4 quadrados.

Todos palitos devem estar sendo usados, não vale palitos fora ou dentro de um quadrado.

Quem já sabe, deixe os outros solucionarem.

edit: recomendo pegar palitos de verdade e montar o desenho para tentar solucionar. Olhando a imagem sem poder move-la será muito mais complicado.

Responder
Citar (Quote)
Nhoca
Membro desde: 26.10.2008
Oldschool Grinder

Os dois palitos do canto inferior esquerdo rodados 90º para delinear um quadrado grande?

...... _ _
._ _ |_| |
|_|_|_ _|

Responder
Citar (Quote)
xtremelexx
PokerStrategist

Original de Nhoca
Os dois palitos do canto inferior esquerdo rodados 90º para delinear um quadrado grande?

...... _ _
._ _ |_| |
|_|_|_ _|

Assim?
Não sei é se respeita aquela condição de "não haver palitos dentro de um quadrado".

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

Boa tentativa! Mas não é válida pelo motivo citado pelo xtremelexx.

Responder
Citar (Quote)
grandexxi
Membro desde: 04.03.2012
PokerStrategist

...._ __
._|_|.. |
|_|_|__|

Acho que é isso aí depois de ver o do outro membro é só mudar para fora

Mts alterações para acertar, os pontos tb são apenas para acertar

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

Não consigo entender o teu desenho. Tu consegue editar a imagem inicial como o xtremelexx fez no post anterior?

Ou só diga os 2 movimentos que fizeste e eu confiro aqui.

Responder
Citar (Quote)
xtremelexx
PokerStrategist

Original de grandexxi
...._ __
._|_|.. |
|_|_|__|

Original de gremio2010
Não consigo entender o teu desenho. Tu consegue editar a imagem inicial como o xtremelexx fez no post anterior?

Responder
Citar (Quote)
xtremelexx
PokerStrategist

A minha solução é esta:

Responder
Citar (Quote)
x3ndeDx
Membro desde: 22.08.2012
Elite Grinder

Original de xtremelexx