Parece-me call pq tem todo o ar de missed FD ... o vilão talvez tenha controlado o pote no turn precisamente para poder fazer o overshove bluff no river.
Dar call, all day long. Antes de mais uma nota: fosse reg podia estar a fazer isso por valor, para tentar induzir-te dar calls mais wide, por não fazer sentido shovares com nuts por estar a assustar o teu oponente (apenas resultado contra thinking players). Apesar de receberes calls menos vezes quandor recebes ganhas mais fichas - no entanto, a distribuição das stacks nem permite realizar este move correctamente, o que mais uma vez indica para o call. ( PS. Esta é uma técnica mencionada mencionada no livro Kill Everyone do Lee Nelson).
O combo mais provável ele ter é FD ou puro air (por ser uma low board e pensar que tenha fold equity vs o teu range). No entanto, o que faz mais sentido é ter um FD sem Kx (betava novamente no turn com Kx). Não excluo um 9x do range dele (que é o único combo para o qual perder imo), mas é tão overplayed e existem tão poucos combos que é um c/c fácil.
:nh
Ok, vamos lá a isso então.
Se vilão é loose, como o relvas diz ser, porque excluem do range dele mãos como T9s, 89s ou mesmo até J9s ou Q9s? Acho que mãos assim encaixam no range, pois vilão loose gosta de jogar essas mãos ip, principalmente se forem suited.
Portanto na minha opinião o x/c river no shove do vilão é bem mais complicado do que aquilo que parece.
Chegamos a um river com 55% de pot odds, é um valor muitíssimo alto, onde não me parece que compense arriscar ~30bbs, é preferível abrir mão das ~12 ou 13 bbs que ficam para trás e continuarmos firmes e à vontade no torneio com as nossas 50bbs. Mas de longe! Vamos comprometer muito numa mão algo marginal, quando certamente teremos melhores oportunidades de arrumar o vilão mais tarde.
Eis o range que defino para o vilão no river (imo está mais largo do que será na realidade, o que ainda apoia mais o nosso fold):
Board: 9♠5♣7♠ K♥ 9♦
Equity Vencer Empate
MP2 51.52% 51.52% 0.00% { Ad7d }
MP3 48.48% 48.48% 0.00% { 88, 66, A9s, Q9s, J9s+, T9s, 98s, AsTs, As8s, As6s, As5s, As4s, As3s, As2s }
Nem mesmo com um range mais wide para o vilão conseguimos ter equity > pot odds, portanto, creio que o shove dele river não vai ser bluff vezes suficientes para darmos um call +$Ev na long run, creio que nem seja close. Se a isso juntarmos a perda da nossa fold equity no torneio (ou quase comprometimento do mesmo até!), acho que acaba por ser um easy fold. A menos claro, que as infos do que possuirmos do vilão nos indiquem claramente que é um spot de call. Sinceramente, não me parece mesmo nada.
Easy fold, vamos as consideracoes.
preflop, o call eh bem amplo pra defender o btn e ele pode fazer moves dependendo da textura do flop.
flop veio bem ruim q nao acerta tanto nosso range mas a cbet eh padrao, o move dele pode representar muita coisa ja q a textura soh nos atrapalha. o call ao raise eh ok visto q temos showdowvalue.
turn o chek behind mostra claramente q ele tem o 9x (e acredito mesmo q ele tem K9clubs) e esta tentando nos induzir a betar river( acho q ficou muito faceup), ja q o K eh uma scared q tah no nosso range.
no river vejo como um exagero da parte dele pq teriamos q dar o call pra uma thin bet. mas o shove representa muito draws falhados airs etc. mas nao podemos dar call, nao vamos ganhar vezes suficientes pra ser lucrativo nesse spot.
ps. aposto todas minhas fichas q ele tem K9clubs!!!
Boas,
Considerando que é um loose agro, no range dele pré não terá 88+, A10+, KJ+, QJ+ pois com essas mãos ele teria feito 3bet. no range dele podem estar Ax pequeno, 22+ até 77,suited connectors e one gaps,.
No flop ele 3bet, logo aqui acho que podemos excluir 68.
No turn o K parece ser uma carta que o assusta dado que ele fez check. Acho que ele aqui se tivesse acertado K9 saia a betar por valor, dado que o K está no nosso range. Para além disso tb podemos tirar os 55 e 77 que aqui fariam cbet pois existe a possibilidade de flush e ele não quer dar 1 carta de borla.
No river torna-se complicado pois o 9x(98,109, J9, Q9, A9) está no range dele. O pote está 2883 e ele vai all in....parece-me que ele falhou o flush e está a tentar levar o pote sem showdown.
Dava call, pois estamos numa situação +ev. Caso perdesse ficava com 23bbs, que embora seja curto ainda dá para dobrar.
Falando sobre a mão, é um spot complicado o River. O fold não é nada descabido e é a opção mais fácil de tomar, tanto mais que temos um time bank que não nos permite fazer muitas análises e geralmente estamos em multitable . Discuti esta mão com grinders de mtt bastante ganhadores e a primeira resposta que tive foi para o fold e que o vilão betaria as draws no turn também. E sinceramente na altura estava inclinado para o fold, mas como não estava com acção nas outras mesas, comecei a rever a mão street a street. O raise no flop é algo polarizado, por isso dei call. O CK no turn não faz nenhum sentido com mãos de valor ( Sets/2 pares ou str). River, dobra o 9, que está no seu range, já que ele no flop pode dar raise com um bom 9 ou com um 9 + gutshot. A overbet dele polariza então imenso o seu range, a um 9 tentando representar um draw falhado ( como foi dito se fosse reg bom estaria mais inclinado para o fold) ou airball. Sinceramente acho que ele com um 9 perante o meu range aparentemente weak não faria uma overbet, a não ser que fosse um jogador muito bom que soubesse que eu era um thinking player. Para o call ser lucrativo ele tem de estar a bluffar mais de 35%. Vamos então calcular que mãos é que ele pode estar a fazer esse move, mãos de valor/ mãos semi-bluff (T6s, 64s, AsJs, QsJs, AsTs, QsTs, JsTs, Ah9h, Ac9c, Qh9h, Qc9c, Jh9h, Jc9c, Th9h, Tc9c, As8s, Qs8s, Js8s, Ts8s, 9h8h, 9c8c, 8h7h, 8c7c, As6s, Qs6s, 9h6h, 9c6c, 7h6h, 7c6c, As5s, 8s5s, 7h5h, 6d5d, 6h5h, 6s5s, As4s, 5s4s, As3s, As2s, T8 o, Ah9c, As9h, As9c, Ac9h, Td9h, Td9c, Th9c, Ts9h, Ts9c, Tc9h) Isto partindo do principio que ele não vai ter puro air , tendo feito o raise com algo conectado á board, draw, par + draw. Perante esse range temos 67% de equidade o que significa que o vilão vais estar a bluffar + de 35% das vezes. Eu não estou a considerar sets, 2 pares e str que tenham acertado flop, também não estou a considerar Ks no range e estou a considerar quase todos os 9s. Não estou a considerar overpairs acima de 7. Contra um jogador forte era capaz de value betar TT neste spot mas acredito que nunca shipava pondo em risco o seu torneio, pois posso ter um 9 e overpairs. Na altura não fiz estes cálculos como é obvio e o meu 1º instinto foi foldar e conservar a stack. Afinal era uma bet de 29 bbs para um pote de 24 bbs e se foldasse ficaria com 50 bbs, se desse call e perdesse ficaria com 20, se tivesse certo ficaria com 100 bbs, que não é assim grande mais valia comparado ao risco de ficar apenas com 20 e 50 bbs é uma stack bem confortável. Por isso acho o fold bem tranquilo mas por outro lado acho que se queremos bater os jogos, quando estamos numa decisão difícil não devemos tomar a decisão mais confortável mas a que achamos mais correcta. Antes de tomar a decisão pesquisei sobre o jogador ( jogador com resultados fracos, sem volume de reg), as suas stats ( loose agro - agora está na moda que se tem de ser agressivo e muitos recreativos são no sem saber bem o que estão a fazer, estando apenas a clickar em botões), gastei o time bank a analisar toda a jogada e descartei as tais mãos fortes no turn com o CK e no river a overbet é de tal maneira polarizada, que com tantos draws o seu range de valor é bastante curto. Ainda mais na altura considerei que ele tendo um 9 90% das vezes não faz shove, porque quer extrair e não afastar me do pote. Optei pelo call. Sobre o prémio gostei imenso de todas as análises e quero destacar as do murhian. a do PedroMiguel e a do Torcato pelas análises que fizeram e aqui não pretendia a resposta certa, se era o call ou o fold, mas o raciocínio para cada decisão. Embora na altura do jogo achasse o call a melhor jogada perante o tipo de vilão, agora analisando a mão no equilab mais confiante estou da decisão, contra outro tipo de vilão foldaria. Se tivesse ás alto daria o call ? Na altura se calhar dava, mas vendo no equilab contra o mesmo range só ganharíamos 40%. Também acho pertinente a questão levantada que ele os draws betaria também turn. Acho que depende do tipo de jogador, muitos jogadores fazem Ck beyind turn os draws depois de fazerem raise flop. Esta mão diz bastante do raciocínio que temos de fazer para tomar um decisão num spot difícil, com informação incompleta, mas neste caso informação polarizada. Neste caso fomos desconstruindo o seu range mediante a sua acção em cada street.
Há jogadores de top que discutem uma mão por mais de 12h sem conclusões da melhor decisão passado este tempo, Por isso aceito perfeitamente quem considera o fold a melhor jogada.
Em relação ao prémio, peço ao Murhian, PedroMiguel e Torcato que digam qual a mão que o vilão tinha. Deixo aqui umas dicas ( um nove, Par + flush draw, Par + str draw, Flush draw, Str draw) O que estiver mais próximo recebe os 11d
Claro que faz sentido ele ter um FD. Essa é uma boa jogada, porque ao raisar no flop muitas vezes vai ter duas free cards (turn e river)! Pois normalmente, os vilões quando estão perante tanta acção no flop tendem a fazer check por dois motivos: ou pot control ou para deixar o opinoente spewar as fichas dele :D. Assim o vilão pode betar novamente no turn se acertar ou dar x/c e ganhar uma free cards (o que lhe podia custar mais se desse call pois o vilão tendia a mandar 2nd barrel mais frequentemente).
Por isso reforço a minha ideia e para mim ele tem maioritariamente dois combos possíveis. Ou o FD e joga da maneira como mencionei a cima (ganhar uma free card).
É necessário dizer o combo ou apenas a combinação? Bem a minha opinião até era mais para o FD, mas por dois motivos vou apostar no A9
ae luis gostaria imenso de um esclarecimento nesse ponto.
Ainda mais na altura considerei que ele tendo um 9 90% das vezes não faz shove, porque quer extrair e não afastar me do pote.
estavamos a falar de mal jogador? recreativo? entao como podemos dizer q ele qer extrair? ele nao conhece tais conceitos, ele faz jogadas sem logicas.
com isso penso q esta quase a afirmar q jogadores assim joga completamente air ou draws falhados com tudo no meio.
Discussão bem interessante que se lançou aqui
Bom, depois de pensar novamente bastante em todas as streets e também pelo que foi discutido, eu vou apostar na opção "par + str8 draw", mais precisamente num 8 :heart:8
(era lindo acertar em cheio!)
:nh Relvas, obrigado pela partilha e pela discussão gerada!
Bem, eu se tivesse se apostar apostava num 9x, mais precisamente K9.
E derivado a isso faria o Fold, pois visto que é um jogador LAG este tipo de aposta da parte dele não é assim tão estranho. Pois ele tanto o pode fazer com Nuts como em Bluffs para mixar o jogo. Mas desta vez apostaria em Trips de 9's com K9.
Abraço
Acabei de ver que o Turn foi um K, o que acho que também faria isto, mas mais improvavél, logo apostaria antes num J9s.
Original de bareehpoker
ae luis gostaria imenso de um esclarecimento nesse ponto.Ainda mais na altura considerei que ele tendo um 9 90% das vezes não faz shove, porque quer extrair e não afastar me do pote.
estavamos a falar de mal jogador? recreativo? entao como podemos dizer q ele qer extrair? ele nao conhece tais conceitos, ele faz jogadas sem logicas.
com isso penso q esta quase a afirmar q jogadores assim joga completamente air ou draws falhados com tudo no meio.
Ele pode ser jogador recreativo e ter conceitos, tanto mais que não era um fish mas um loose agro. Não tinha era volume de reg e se não estou erro era um jogador praticamente BE em Micro mtts. Ás vezes vemos maus jogadores a fazerem shoves overbets com nuts, tipo bate o draw ou têm 2 pares no flop e estão com medo da board e querem proteger. Mas partindo do princípio que ele não tenha muitos conceitos dificilmente vai ter o conceito de fazer esse shove para representar miss draws com o 9. na maior parte das vezes tendo o 9 vai pensar que tem a melhor mão e betar 2/3 pote 1/2 pote ou até menos para levar um call de uma mão fraca.
Bom... vou apostar no 7 :heart:6
Eu ainda acho que ele não tem o 9. Acho que a intenção dele foi fazer foldar algum 88, TT e 7x.. e levar o pote sem showdown. Acho que o shove é por bluff mesmo.
Bom fica aqui a mão completa. Foi o Murhian o que mais se aproximou da resposta . Para finalizar a análise, o interessante foi o vilão ter feito bluff com uma mão com showdown value. Porque sinceramente acredito que tenha transformado a mão em bluff. Se fosse um thinking player duvido que fizesse este move depois de ter feito CK turn, embora pudesse estar a aplicar o conceito range merging ( É quando se aposta mãos médias em boards em que ou temos o nuts ou air, de forma a levarmos call de pior em bluff catcher ou conseguirmos fazer foldar melhor). Só dei o call por a linha não me fazer sentido no turn e river depois do raise flop. Mas não sou results oriented e sinceramente ainda tenho as minhas dúvidas.
Poker Stars, $10 Buy-in (60/120 blinds, 15 ante) No Limit Hold'em Tournament, 9 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.
SB: 3,530 (29.4 bb)
BB: 6,852 (57.1 bb)
UTG+1: 1,759 (14.7 bb)
UTG+2: 9,044 (75.4 bb)
MP1: 2,180 (18.2 bb)
MP2: 4,705 (39.2 bb)
Hero (MP3): 7,645 (63.7 bb)
CO: 5,309 (44.2 bb)
BTN: 4,815 (40.1 bb)
Preflop: Hero is MP3 with A
7![]()
4 folds, Hero raises to 254, CO folds, BTN calls 254, 2 folds
Flop: (823) 9
5
7
(2 players)
Hero bets 395, BTN raises to 1,030, Hero calls 635
Turn: (2,883) K
(2 players)
Hero checks, BTN checks
River: (2,883) 9
(2 players)
Hero checks, BTN bets 3,516 and is all-in, Hero calls 3,516
Results:
Spoiler
9,915 pot
Final Board: 9
5
7
K
9
Hero showed A
7
and won 9,915 (5,100 net)
BTN showed 8
7
and lost (-4,815 net)
Hoje fiz um pequeno exercício que foi rever algumas mãos que coloquei no BOOM. Seleccionei aqui algumas interessantes. Não quero comentar o porquê das jogadas tanto que algumas já foram bastante discutidas. Vou colocar no topo a minha favorita.
http://www.boomplayer.com/poker-hands/Boom/3093570_1A6DDB0D71
http://www.boomplayer.com/pt/poker-hands/Boom/5281001_6901BD7F21
http://www.boomplayer.com/poker-hands/Boom/2200902_3287A48718
http://www.boomplayer.com/poker-hands/Boom/8837634_63EF95EC73
http://www.boomplayer.com/poker-hands/Boom/550782_1E7A6FBEB7
http://www.boomplayer.com/poker-hands/Boom/3645789_AF13694062
Não vou inundar isto com mãos, mas tenho que deixar uma engraçada e de choradinho.
http://www.boomplayer.com/poker-hands/Boom/1309164_5CBF53891C
Original de JorgeTeixeira
Tinhas reads na mão favorita?![]()
Sim era um reg bem lucrativo e já tinha muitas mãos dele e era menino para mandar 3 barris com air
:nh :nh
Ele também só fazia isso com air ou com nuts (maos com SD médio como Jx e Kx não seguiam essa linha), e claro se o range dele não for balanceado e se ele bleffar >30% é um call +ev$.
Se continuar assim, apesar de não ser a minha especialidade nem nunca ter jogado MTT, acho que vou começar ler o teu blog com mais frequência! :sdrink
Original de PedroMiguelRP
:nh :nhEle também só fazia isso com air ou com nuts (maos com SD médio como Jx e Kx não seguiam essa linha), e claro se o range dele não for balanceado e se ele bleffar >30% é um call +ev$.
Se continuar assim, apesar de não ser a minha especialidade nem nunca ter jogado MTT, acho que vou começar ler o teu blog com mais frequência! :sdrink
Tu e todos são bem vindos. Vou procurar postar com mais regularidade para vos dar motivos para por cá aparecerem. Na altura pensei nisso que falaste, range polarizado, jogador com capacidade para mandar 3 barris para me fazer foldar Jx. O engraçado foi que ele no final da mão também comentou no chat sick call, porque certamente ele sabia que eu era um reg e não um calling stacion
.
Não podemos também esquecer que já tive spots de bluff catcher e que não correram bem, mas se não os fizermos não desenvolvemos o nosso pensamento e jogamos só ABC. Não discordo dessa linha mas se queremos subir nos limites temos de começar a desenvolver o metagame. Se fosse um recreativo é claro que jogava de forma diferente.