Tenho gostado bastante de ter recomeçado a dar coaching.
Já vejo alguma evolução nos alunos e eles têm-me dado também esse feedback.
Alguns esforçam-se mais do que outros. Uns têm mais facilidade do que outros. Outros são maus ouvintes. Com uns é mais fácil comunicar. Tudo normal
Em relação aos alunos de limites mais baixos (NL50 e inferior), tenho reparado que têm alguma dificuldade em perceber alguns números em relação às stats, quando lhes faço perguntas ou eles me questionam sobre eles. Noto também que têm bastante dificuldade em aceder ao pop-ups do HUD durante o decorrer de uma mão (em live sweat) quando questiono algo.
Já reparei também que alguns alunos deviam ter mais informação no HUD. Ou porque não estão a usar o potencial dos programas de tracking ou então porque tendo mais informação no HUD poupariam tempo a aceder aos pop-ups.
Além disso as mesas têm bastante espaço vazio. Por isso aproveitem-no.
Posto isto, vou partilhar com todos vós as stats que aconselho que estejam visíveis no vosso HUD:
VPIP/PFR/AF/ATS
Eu uso desde o primeiro Poker Tracker. São dispensáveis, mas estou tão habituado a elas que me custa não as ver no meu HUD. É básicamente por onde me guio para saber se o jogador é nit, reg ou fish, agressivo ou passivo.
Re-raises:
3bet - F3bet - 4bet (% ou range) - F4bet
Dão-vos uma indicação geral sobre a agressividade pré-flop dos jogadores.
Aconselho vivamente a terem pop-ups sobre estas stats onde possam ver por exemplo, a % de 3bet do villain na posição em que se encontra Vs a posição do initial raiser. Exemplo: % de 3bet do villain no BTN vs CO.
Raise first from Position:
UTG - MP - CO - BTN - SB
Estas acho obrigatórias. Dão-nos a perfeita indicação (em %) do range que os jogadores abrem das diferentes posições (esqueçam o PFR).
Fold to 3bet at Position:
F3b UTG - F3b MP - F3b CO - F3b BTN - F3b SB
Indispensáveis. Como exemplo, vocês podem facilmente olhar para as stats anteriores e verem que um jogador abre 100% do BTN e que folda a 3bet 80%. Rápidamente identificam alvos fáceis sem ter que recorrerem a pop-ups.
Continuation bets:
Cbet - 2Barrel - 3Barrel
Como exemplo a explorar, têm rápido acesso a jogadores que cbetam 90% dos flops, mas só mandam um segundo barril 20%!!!
Fold to Continuation bets:
Fold to cb flop - Fold to cb turn - Fold to cb river
Exemplo inverso ao anterior.
Showdown:
W$WSF - WTS - W$SD
Arrangem espaço no vosso HUD para estas também, que noutro dia irei falar mais detalhadamente sobre elas e como se relacionam.
Opcionais:
Se ainda tiverem espaço no vosso HUD podem ir acrescentando stats que usam com muita frequência quando consultam pop-ups.
LP - DB - CR - CHF
Eu por exemplo, achei a certa altura, que deveria ter uma linha com a informação de limps, donk bets, check-raises e check-folds flop, com respectivos pop-ups. Estava sempre a utilizá-las e tendo-as no HUD, poupava-me tempo a consultá-las e ao mesmo tempo davam-me mais tempo para pensar nas jogadas.
Uma outra dica que vos quero dar é que podem colorir as vossas stats para vos facilitar, mais ainda, uma rápida consulta. Eu uso as cores da seguinte forma:

Para começar, vou-vos passar os números que trabalhei (por experiência e por estudo) e que uso no meu HUD para a primeira linha. Vou excluir os do VPIP e PFR, pois já são demasiado banais:

É claro que podem trabalhar os números e as cores como bem entenderem. Estes números não vêm de uma ciência exacta. Quando digo que são muito baixos ou muito altos, tem mais a ver com os valores médios de muitas mãos jogadas/analisadas do que com os valores correctos com que devemos jogar. São meramente indicativos e não ideais!
Acho que para já chega. Já dá para retirarem alguma informação e gerar alguma discussão.
:sdrink