Saltar para o fórum
Blog o ABC do PLO

Notificações
Limpar tudo

Blog o ABC do PLO

46 Mensagens
12 Utilizadores
0 Reações
3,943 Visualizações
igorferrreira Autor do tópico
igorferrreira
Membro desde: 31.01.2011
PokerStrategist

:megusta

Responder
Citar (Quote)
igorferrreira
PokerStrategist

Resumo até o momento:

Comecei o mês em marcha lenta, mas o importante é permanecer em movimento. Depois dei uma parada por causa do trabalho e faculdade e agora falta menos de dez dias, hora de fazer um planejamento especifico e colocar em pratica.

1. A meta era ler dois capitulos o que dar em torno de 35 páginas. Foram lidas apenas 6 páginas o que nos dar um deficit de 29 páginas, é bom levar em consideração que durante essa leitura houve um certo foco para o inglês, aumentando o vocabulário, o que nós dar certa facilidade nas posteriores, também é bom ressaltar que algumas das futuras paginas a serem lidas se trata de gráficos o que acredito que posso resumir nosso deficit em 19 páginas.

Objetivo atual: 2 páginas por dia

2. Outra meta foi relacionada aos videos da Strategy, acho que fiz uma boa seleção de videos para serem seguidos em ordem, alguns já assisti mas faço questão de revê-los. Se tratam de 20 videos (21 no total) para estudar.

Objetivo atual: 2 videos por dia

Pretendo deixar um feedback diariamente para manter a meta em dia e caso perca um dia não deixe acumular. Fim do mês perco o estatuto por causa do tempo que dei no jogo então se torna mais um fator para cumprir a meta... quem sabe como recompensa em julho eu não alcanço Platina aqui na Strategy _love:

Responder
Citar (Quote)
igorferrreira
PokerStrategist

_cry:

Responder
Citar (Quote)
igorferrreira
PokerStrategist

Como não escrevi nada vou colocar aqui um texto feito pelo Mojave em 2010 :nh

--

Felipe Mojave
25-05-2010, 05:03
ERRADO! ERRADÍSSIMO.

Galera, vocês estão tremendamente enganados.

AA não é uma mão em PLO. Muitas vezes é necessário analisar a "disputa de kickers" nesse AA, e isso faz uma diferença exorbitante. EXORBITANTE MESMO.

SACA SÓ:

Exemplo:

1) Você tem AcAdQcTd

Frente à uma situação de raise e reraise (assim como nosso amigo abrantes está abordando aqui) você acorda com essa mão. A decisão é simples realmente: Re-pote.

Seu AA está muito bem acompanhado (double-suited e conectado) e não existe mão mais forte pela frente realmente (somente com AA's conectados e double suited ou com pares altos conetando com gap e double-suited).

Já existe um dead-money interessante no pote e você não quer dar odds pra jogar em posição contra 3 adversários (aí o edge do seu AA foi pro espaço de uma vez) e especialmente se você estiver fora de posição é mais interessante ainda isolar a situação. Muitas vezes você vai encontrar o jogador que deu o re-pote com KKXX ou QQXX já que vc tem o AA, então a jogada é perfeita e a situação mais ainda.

Se você encontrar uma mão perigosa que por ventura vai te dar o call no re-pote (comprometido com o pote, pois com o 2o. re-pote vc estampa que tem AAXX) por exemplo: JsTs9h8h você estará jogando um 60-40, ou seja, puro gamble no curto-prazo, mas você é favorito, pois vc tem a melhor mão possível pré-flop (imagina se não tivesse... e é isso que vou falar abaixo).

É por isso que essa decisão em PLO tem que ser analisada com mais informações, exemplo: Se existe fold-equity, em que range de mãos você está colocando o seu oponente, etc...

Eu já dei fold AAXX double-suited pré-flop em PLO, por saber que meus 2 adversários eram mega-gamblers, que ambos iriam dar o call no meu re-re-pote pré-flop e que na melhor das situações eu teria 35% de chances de vencer o pote, onde eu julguei mto melhor (sem dúvida nenhuma) dar o fold e continuar mantendo meu stack saudável rumo à mesa final.

Jogadores novatos e experts não entendem esse conceito em PLO... tomem cuidado. Esse conceito é muito diferente que no holdem, que AA é massivamente favorito contra qualquer mão, inclusive contra 2 ou mais adversários continua sendo muito lucrativo, principalmente nos cashgames em qq situacao.

2) AsAh6c3d

Dentro do mesmo contexto da situacao apresentada, você tem Aces Weak, mas como o abrantes disse "com AA nao to perdendo pra nada", isso não é verdade.

É fato que se você encontrar outro AA pela frente, você está perdendo e essa diferença é muito considerável e VITAL. Contra o AA do exemplo 1, você tem apenas 15% de chances de ganhar e cerca de 50% de chances de empatar, isso significa que o AA bem acompanhado tem o dobro de chances de ganhar de você, ou seja, ele tem pelo 30% de chances de ganhar o pote. Em outros números dentro dessa situação, metade das vezes você empata, 1/3 das vezes você perde e 1/6 das vezes você ganha, ou seja, péssima jogada seria dar repote com AAXX nessa situação se você imagina que seu adversário pode ter AAXX também. Na verdade é uma péssima jogada contra qualquer range, exceto mãos com pares.

Outro fato é que (dentro do mesmo exemplo 1) se você encontrar uma mão perigosa comprometida com o repote, seu AAXX pode se encontrar em outra situação delicada, se você encontrar o JsTs9h8h você está nos mais clássicos dos coin-flips, sendo que suas chances de ganhar são de exatamente as mesmas de perder: 50%.

Imagine agora que você encontre uma mão marginal comprometida com o repote, por exemplo, KhJh8d6s. É uma mão horrível, naipada em copas apenas e tem um gap enorme. Nessa situação, você tem 40% de chances de perder o pote com seu AA. Puro gamble. Se você for um jogador de cashgame 6-max com grande volume de jogo, esse é uma situacao que é favorável a vc. Exclua todas as outras.

Sendo assim, raise e reraise pela frente você tem que analisar que tipo de mão os seus adversários podem ter. Só é correto o re-re-pote se você colocar o seu oponentes em mãos que tenham pares. Do contrário, o FOLD pré-flop do seu AA é a jogada adequada. Se houver fold-equity, claro que AAXX é a mão perfeita pra fazer essa jogada (e mtas outras lol).

Sei que soa estranho falar em FOLD em A-A-X-X pré-flop, mas essa é uma decisão muito automática e simples pra mim, dependendo do spot, logicamente. Existem muitos spots desfavoráveis para AA pré-flop em PLO.

90% dos profissionais de PLO têm a mesma idéia que vocês... nunca estudaram e acham que AA é AA e ponto final... que no longo prazo vai ficar diferença tomar qualquer edge, etc... bom, eles estão muito longe de vc abrantes, que abriu o tópico com o intuito de aprender (eles acham que sabem) e na próxima vez que vc enfrentar essa situação vai lembrar da minha resposta.

Espero que vcs tenham aprendido, PLO é um jogo complexo, mta gente não tem idéia da inclusão dessas variáveis no jogo e são regulares na modalidade (MEGA-LOL).

Grande abraço, Felipe Mojave

Responder
Citar (Quote)
igorferrreira
PokerStrategist

O blog parou, mas o objetivo se mantém rsrs... prorroguei por mais 5 dias porque estou meio na correria esses dias. De sabado até terça termino os videos, faço uma revisão e adianto o livro. Dias 9 e 10 pretendo fazer 24h de jogo, 12 horas no sabado e 12h no domingo com intervalos. A partir desse volume pretendo fazer uma revisão dessa sessão e em seguida corrigir alguns detalhes e começar um mês de grinde de aproximadamente 30k hand. Fim do mês tendo conseguido algum resultado faço um coach ou planejo o retorno pra o Holdem onde em meus tempos de lazer tenho obtidos alguns resultados 8o.

:fdrink

Responder
Citar (Quote)
igorferrreira
PokerStrategist

Finalmente chegamos no prazo estabelecido. Nem todas as metas foram alcançadas mas acredito que houve uma evolução significativa no meu jogo, vou fazer uma revisão e mandar um volume em pouco tempo (invés do dia 9 e 10, vou aproveitar o feriado)

_biggrin:

Responder
Citar (Quote)