Saltar para o fórum
O guia definitivo d...

Notificações
Limpar tudo

O guia definitivo dos micros: como se tornar um pro

65 Mensagens
23 Utilizadores
0 Reações
6,521 Visualizações
pinhero Autor do tópico
pinhero
Membro desde: 01.11.2009
Oldschool Grinder

Original de thegreatmazinga

Original de pinhero

Excelente iniciativa :) vou acompanhar e participar sempre que possível. Duas questões: porquê o nome em inglês? acho que tinha mérito colocares algo divertido e original na nossa língua. qual o limite? chegar na NL100? chegar em 10k de banca? força e grande abraço!

1. Foi o primeiro nome que me veio na hora.. mas eu ia pedir algumas sugestões mesmo. Sugere algo? :)

2. Como a ideia é ajudar a quem quer começar nessa vida a se tornar um pro, NL100 é um bom ponto de chegada. Assim será.

Aqui ficam algumas sugestões:
O guia definitivo dos micros :)
Sem limites: rumo a NL100 :)
De donk a pro :)

Definitivo fica muito prepotente, haha! Mas gostei da ideia..
Rumo a NL100 fica com cara de desafio.
De donk a pro fica com cara de blog de quem tá começando agora.

"O guia ... dos micros: como ser um pro."
Pensa num adjetivo mais tranquilo aí, Luiz!

Responder
Citar (Quote)
thegreatmazinga
Membro desde: 29.02.2008
Oldschool Grinder

Original de pinhero

Original de pinhero

Excelente iniciativa :) vou acompanhar e participar sempre que possível. Duas questões: porquê o nome em inglês? acho que tinha mérito colocares algo divertido e original na nossa língua. qual o limite? chegar na NL100? chegar em 10k de banca? força e grande abraço!

1. Foi o primeiro nome que me veio na hora.. mas eu ia pedir algumas sugestões mesmo. Sugere algo? :)

2. Como a ideia é ajudar a quem quer começar nessa vida a se tornar um pro, NL100 é um bom ponto de chegada. Assim será.

Aqui ficam algumas sugestões:
O guia definitivo dos micros :)
Sem limites: rumo a NL100 :)
De donk a pro :)

Definitivo fica muito prepotente, haha! Mas gostei da ideia..
Rumo a NL100 fica com cara de desafio.
De donk a pro fica com cara de blog de quem tá começando agora.

"O guia ... dos micros: como ser um pro."
Pensa num adjetivo mais tranquilo aí, Luiz!

O guia tranquilo dos micros: como se tornar um pro
vou pensar mais um pouco e pode ser que apareça mais alguém com mais sugestões

Responder
Citar (Quote)
pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Original de the13thing
Excelente iniciativa, vou acompanhar! Pinhero, tens algum prazo em mente? De NL2 a NL 100 em...12 meses? 24?

A ideia não é fazer um desafio, é ajudar quem pensa em se tornar pro e escolheu a variante dos cash games como foco principal.

Só resolvi criar essa banca de $50 pra eu poder ter uma ideia melhor de como estão os micros hoje e para mostrar que é possível batê-los partindo dos $50.

Responder
Citar (Quote)
BEaSHARK
Membro desde: 04.08.2011
PokerStrategist

Original de pinhero
Como eu já havia dito antes no meu outro blog, minha intenção ao criar esse blog é ajudar quem tem interesse em se tornar um jogador profissional de poker na variante dos cash games.

Tive essa ideia assim que li um post do Akkari no qual ele faz meio que um "passo a passo" para quem deseja se tornar um profissional de verdade -- focado nos SnG/MTTs. Achei o conceito bem interessante, então resolvi criar algo parecido, mas focado para os aspirantes a pro de cash games.

Postarei sobre os mais variados assuntos que envolvem o poker: teoria, lifestyle, mental game, adaptação, improvisação, etc.

O mais importante aqui é gerar discussões interessantes. Parafraseando o pleno1 (treinador da comunidade inglesa), basicamente vocês podem me perguntar sobre qualquer coisa que envolva NLHE 6-max, seja sobre ranges, teoria, mental game, avaliação de mãos, etc.

Para começar, transferi $50 para a Full Tilt Poker, o que considero um investimento baixo e razoavelmente interessante para quem quiser começar, uma vez que menos do que isso não te dá muita margem de erro e mais do que isso também pode ser desperdício, já que um iniciante não deve começar em limites maiores do que NL5 -- falarei melhor sobre isso em breve.

Fica aqui um espaço para o índice:

-
-
-
-

É isso.
Sintam-se à vontade :)

Grande iniciativa e total apoio.... Por acaso estou a tentar seguir passo a passo o conceito que e apresentado no blog do Akkari após ter estourado a minha banca devido ao tilt...
No meu caso optei por começar com os artigos de psicologia aqui da pokerstrategy e do livro "The Mental Game of Poker" do Jared Tendler....
Passando para os conceitos e teorias dos Sng e por ai diante...

Força nisso!!!

Responder
Citar (Quote)
pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Original de nemrod83
Nice blog e ai vai as perguntas abrir põem raise 3x ou 4x???
Cbet de % do pote???

1. Nos micros, com um PF sólido, 3 ou 4x é ok. Vai a gosto do freguês d:

2. Não posso nem devo te dar uma resposta direta a essa pergunta. Betsize é um assunto muito delicado e complexo e vai depender de diversos fatores diferentes.

Responder
Citar (Quote)
pokermou3
Membro desde: 27.01.2013
PokerStrategist

Grande iniciativa pinheiro, bem útil para esclarecer dúvidas para malta dos micro...

Por agora só tenho uma questão, ontem no treino do double2 e do lunitis houve uma questão de ver ou não os resultados, o double2 diz que vê no fim de cada sessão e o lunitis diz que vê no fim do mês...eu tinha o hábito(mau) de ver várias vezes ao longo da sessão, e sentia que me influenciava na maneira de jogar, então agora também só vejo no fim da sessão...Como geres esta situação e o que aconcelhas?

Responder
Citar (Quote)
pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Original de bakuncho
Vou seguir e tenho algumas questões mas primeiro tenho que esquematizar tudo na minha cabeça.

ontem no treino andei a falar de range de mãos que jogam bem pós flop, ora já bati a NL10 mas com saques ando sempre na nl4/5 - nl10 e sei que o meu jogo tem que melhorar imenso.

Que mãos são essas que jogam bem pos flop? assim range de mãos, que podemos dar call que sabemos que xiste uma boa probabilidade de jogabilidade dessas mãos?

Tenho jogado sempre os vilões, de como jogam e apostam e as vezes vou com mãos que podem cair fora desse range.

Por outro lado, ando a melhorar o meu raise na cbet por bluff. Mas as vezes sinto-me perdido quer dizer não é bem assim. Sei ver as boards e determinar boas boards para raise (em especial as que têm muitos draws).

Outro lado, é o determinar ranges +/- certos tanto pre flop como no pos flop.

Estou a preparar-me para a NL20 e sei que sem estes pontos básicos essenciais devo sentir dificuldades.

1. Provavelmente são mãos que não vão complicar a sua vida no pós-flop. Por exemplo: se um vilão abre UTG ou MP e você está no BU, apesar de você ter posição, um call com A9o, J7s, KTo, A3s (para não citar outras mãos que vejo vários vilões darem call) não é um bom call na maioria das vezes. A jogabilidade dessas mãos, principalmente em relação aos ranges de UTG/MP, é muito ruim, porque apesar de você ter posição, dificilmente você vai conseguir extrair valor de mãos piores e também muitas vezes vai se encontrar dominado por Ax, Kx e Jx melhores.

Mãos como KQs, T9s, 98s, AJs, AQo, por outro lado, são mãos com ótima jogabilidade, porque possuem muita equidade e, chegando ao river, facilmente saberemos "onde estamos" (2 pares, TPGK, flush, etc), o que ajuda na hora de tomarmos uma decisão.

-------------

Farei algumas recomendações sobre ranges daqui alguns dias, mas por enquanto eu diria que, principalmente em NL2-NL10, você não precisa se preocupar em "ranges de raise por bluff" e coisas do tipo. Nesses limites (e pelo menos até NL100), você raramente precisará balancear seus ranges, pois os vilões praticamente não fazem adaptações (corretas) acerca das nossas stats.

Minha dica, por ora, é: jogue a equidade da sua mão.

Responder
Citar (Quote)
pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Original de pokermou3
Grande iniciativa pinheiro, bem útil para esclarecer dúvidas para malta dos micro...

Por agora só tenho uma questão, ontem no treino do double2 e do lunitis houve uma questão de ver ou não os resultados, o double2 diz que vê no fim de cada sessão e o lunitis diz que vê no fim do mês...eu tinha o hábito(mau) de ver várias vezes ao longo da sessão, e sentia que me influenciava na maneira de jogar, então agora também só vejo no fim da sessão...Como geres esta situação e o que aconcelhas?

1. Penso que o ideal é ver apenas ao fim do mês, pois assim você não condiciona suas ações aos resultados. Mas eu mesmo acabo vendo ao final de cada sessão.. não é de todo mal, mas a outra opção tem mais benefícios.

Para jogadores de micro, eu aconselharia ver ao final de cada sessão, porque ajuda a gerir melhor a curta banca.

Responder
Citar (Quote)
mooNkr
Membro desde: 13.08.2011
Oldschool Grinder

Excelente iniciativa pinhero até me está dando vontade de também começar de novo com 50$ na NL2. Quantas mesas vai começas a jogar?

Responder
Citar (Quote)
pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Original de mooNkr
Excelente iniciativa pinhero até me está dando vontade de também começar de novo com 50$ na NL2. Quantas mesas vai começas a jogar?

Ainda não sei. A única sessão que fiz foi com 6 mesas. Estou um pouco receoso de abrir mais mesas, porque não seria algo possível pra alguém que está começando agora e isso não seria um bom incentivo para os aspirantes a pro.

Responder
Citar (Quote)
Torcato
Membro desde: 17.02.2010
PokerStrategist

Original de pinhero

Original de Torcato
Vou estar a acompanhar.

Comecei a jogar cash há cerca de 2 meses e quero estabelecer-me na variante, bem como nos MTT's.
Actualmente estou a jogar NL10 zoom e dou uns pulos à NL20 de vez em quando.
Espero aprender muito por aqui.

A minha primeira dúvida é, quanto tempo jogas por sessão, geralmente?

1. 80% das vezes entre 1h e 1h30.

----------

Não acho que é muito indicado tentar aprender duas variantes ao mesmo tempo, porque você acaba não aprendendo bem nem uma nem outra, ou, no mínimo, demorará muito mais para chegar num bom nível de jogo do que demoraria se estivesse focado em uma única variante.

Ok, obrigado pelo conselho das variantes. Nunca tinha pensado nas coisas dessa forma, mas faz de facto sentido!

Responder
Citar (Quote)
aafrancis
Membro desde: 10.01.2011
PokerStrategist

Excelente iniciativa Pinheiro !!

:nh :nh :nh :nh :nh

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Original de aafrancis
Excelente iniciativa Pinheiro !!

:nh :nh :nh :nh :nh

+1! Muitos parabéns!! :fdrink :fdrink

Responder
Citar (Quote)
thegreatmazinga
Oldschool Grinder

Vou lançar algumas questões que podem servir de base para uma discussão mais alargada:

Os micro são muito tights? 4bet bluff ocorre com pouca frequência? All-in pre-flop com TT-JJ é lucrativo?

Responder
Citar (Quote)
pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Vou lançar algumas questões que podem servir de base para uma discussão mais alargada:

Os micro são muito tights? 4bet bluff ocorre com pouca frequência? All-in pre-flop com TT-JJ é lucrativo?

1. Responderei melhor essa pergunta quando eu tiver um pouco mais de informação sobre o field. Mas ousaria respondê-la agora dizendo que de uma forma geral os micro não são tight, são sim muito passivos, principalmente de NL2 a NL10.

Sobre 4bet bluff e AI PF com TT-JJ, eu diria que não há muita 4bet bluff ou os que a fazem não fazem de forma balanceada, e é contra estes jogadores que TT-JJ serão mãos lucrativas para se atolar. Mas lembremos sempre que nossas ações dependem das posições envolvidas.

Responder
Citar (Quote)
PederPoker
Membro desde: 21.04.2008
PokerStrategist

Olá Pinhero, ótima iniciativa!

Não acha 6 mesas muita coisa pra quem está iniciando em nl2?

Responder
Citar (Quote)
Korea12
Membro desde: 18.09.2009
PokerStrategist

Com certeza vou acompanhar.

Responder
Citar (Quote)
the13thing
Membro desde: 31.03.2009
Poker Player

Pela experiência que tenho não há 4bet bluffs, poucos regulares e all-in TT-JJ é suicídio salvo raras exeções. Só começo a notar mais regulares e ranges mais looses em NL10.

Responder
Citar (Quote)
alonohara
Membro desde: 06.03.2011
Oldschool Grinder

+1 a seguir o Blog. Ótima iniciativa.

1. sobre o adjetivo no nome sugiro: O guia (provisório) dos micros: como se tornar um pro. Entre parenteses mesmo.
Até pq, aqui no Brasil nada é mais "definitivo" do q qdo recebe este adjetivo. :facepalm: Não sei como nossos amigos de Portugal interpretam provisório.

2. de retorno entendo que há sim para o Pinheiro. Algo que vai além do altruismo.
2.1 Sempre que nos propomos a ensinar bem reaprendemos tb. Educação não é unilateral, verticalizada;
2.2 Com mais micros querendo crescer temos mais $$$ mantido no field. Afinal sem plâncton não há tubarões. :club:=> :f_cool:=> _cool:

de um micro que não quer virar ração pra krill... :f_biggrin:

Responder
Citar (Quote)
thegreatmazinga
Oldschool Grinder

Depois do post anterior queria deixar uma imagem que me veio à cabeça: nos anos 70 em Portugal existiam muitas marcas de tabaco, mas duas em particular me chamavam muito a atenção: os provisórios e os definitivos :)

Responder
Citar (Quote)