Original de LOBORJ
Original de x3ndeDx
quanto ao a7s...
jogaria dando cbet flop, cbet/call turn...
pode sim ter muitos 5x, mas tbm fazemos ele foldar overcards e 3x/4x algumas vezes, além de ainda podermos barrilhar river tanto por valor quanto por bluff, acredito que o 5x está mais no nosso range do que no dele, visto que normalmente as pessoas check/raisam toppairs baixos nesses boards para evitar verem overcards e proteger a mão(eu faço isso as vezes e vejo muita gente fazendo, tanto donkey quanto reg), no turn, dobrando o nosso range fica mais voltado pro 5 que o dele, já que não vamos bluffar esse spot tantas vezes(apesar de ser muito bom second barrel as bluff nesse turn, os motivos já estão citados acima) se betarmos e ele der raise, então temos um call, visto que temos muita eqt, mesmo contra o 5x, pois temos 2 pontas e FD, e sendo assim, podem vir muitos rivers bons pra bluffar, já que o range dele é na maior parte 3x/4x que vão foldar muitas vezes river quando vem qualquer overcard.
resumindo, do jeito que a mão se desenrolou, ficou perfeito pra 3barrel, pois o que não folda flop, folda turn e o que não turn, folda river. lógico, algumas vezes o veremos com nuts ai, mas será bem raro, o que torna o 3barrel muito bom.
quanto ao cbh turn, é simplesmente muito ruim, imo.
pois, além de darmos free eqt, deixamos de "extrair" de 4x/3x para quando acertamos(e tbm quando não acertamos, visto que vai foldar quase sempre pro 3barrel) e nos deixamos ser bluffado river, que não é a intenção aqui. nesse bordo, realmente, quando damos cbh turn, temos que pagar o river, mas acho bem ruim dar cbh turn por tudo que expliquei.
então, no fim das contas, acho que é muito +ev betar turn com toda nossa eqt.
Opa x3ndeDx,
obrigado por vir aqui opinar ♠_thumbsup:
A discussão é uma das melhores e mais baratas formas de evoluirmos.
Mas vamos lá:
Concordo quando diz que ele pode ir C/R com TP, isso realmente diminui a probabilidade dele ter 5x. Porém discordo de todo o resto.
Como é raised pot, raramente tem combo de 4x e 3x no range do vilão e se tiver é 33 e 44.
O que ele não larga no flop e larga turn ou river nós estamos ahead IMO.
Se ele tiver 5x nossa equity para o river é de 9%, ou seja, estamos fu...
Não temos o que defender nessa mão.
Ah concordo também q e +EV betar turn... Mas continuo acreditando que a gente não extrai de quase nada nesse board.
Grande abraço
então vamos lá...
preflop, estamos IP, vilão OOP...
demos miniraise, range de call do vilão?
suited connectors, várias mãos suiteds, tpw KXs/QXs/JXs/TXs alguns 9Xs e várias mãos off conectadas ou com algum valor, por exemplo KX/Q5+/J7+/T6+/95+/84+/73+
inclusive, eu poderia ir com um range ainda mais largo que isso, porém, nem sempre o faço. existem estratégias lucrativas para defendermos 100% da BB, não a uso, mas sei que existe, defendo cerca de 70-80% só.
range de raise do vilão?
AX (algumas vezes vemos raisarem somente os melhores AX, outras vemos raisarem todos os AX, portanto, diria que 50% dos A2-A6, tanto suited como off estão no range de call vs vilão padrão) e pares, qse nunca vejo alguem dando call com pares, simplesmente excluo possibilidades de set nos vilões OOP por 25bbs.
blz, então, vamos agora ao flop.
bordo 345r o bordo por si só não é dos melhores pra cbet, é bom, mas não dos melhores, unico problema é que não vejo mão no meu range de 100% de openraise do btn que não vai ter eqt nenhuma nesse bordo, portanto, vou dar cbet sempre, pois sempre tenho alguma eqt.
porém, vilão muitas vezes não vai largar flop, vai me pagar com muitas overs, 3X/4X/5X (50% da vezes)/Gutshot/Ahi(se pagar preflop)/6X/7X e acho que só
vilão vai raisar OESD/5X (50% das vezes) e as vezes alguns bluffs ridiculos, mas não são tão frequentes.
vilão vai foldar todo o resto(sobrou bem pouca coisa, mas ok)
agora, o turn: 345r - 5s
agora temos uma decisão bem importante pra tomar... bet turn ou não?
já vimos que ele continua flop com muita coisa, porém, a maioria das coisas só vai pagar uma vez, pois tem pouca equidade/valor.
então, no turn temos que betar para faze-lo foldar todo esse range fraco que pagou flop. o fato de ter showdown value é legal, porém, nesse caso, temos muita equidade, além de conseguir bluffar e valuebetar a mão ao mesmo tempo...
por exemplo, vilão tem 3x, normalmente vai foldar. vilão tem 2 overs+FD/2pontas, vai pagar ou shovar turn, portanto, valuebetamos nossa mão e transformamos em bluff ao mesmo tempo.
nesse spot, como temos muita equidade, fazemos ele foldar melhor e colocar dinheiro com pior, acho que já temos uma bet clara, para além de tudo, temos 2pontas+FD+overs, equidade suficiente para valuebetar(já que temos eqt mais que suficiente pra uma bet turn sem precisar de fold eqt)
portanto, o que vilão vai foldar turn/pagar/raisar?
vilão paga 3X (50%)/4X (50%)/GS(40%)/OESD(20%)/FD(20%)/overs(10%)
vilão folda 3X (50%)/4X (25%)/5X (10%)/GS(40%)/OVERS(60%)
vilão raisa 4X (25%)/5X (90%, do que chega até aqui)/GS(20%)/OVERS(30%)/FD(80%)
poderia ir até mais além e colocar os vários turns/rivers que vou betar, mas nem eu sei ainda...
contra o range de raise dele, ainda temos boa equidade, portanto, bet/call...
blz, agora se vilão pagar, já planejo betar qualquer river, além de 3x/4x. porque?
o que sobrou do range do vilão? 3x/4x/5x/oesd/gutshot/fd/overs. desse range, estamos atras de 3x/4x/5x, fazemos ele foldar 3x/4x.
oesd/gutshot/fd/overs são indiferentes, contra esse range, considero breakeven bet ou cbh river. visto que vamos estar splitando ou ganhando dele muitas vezes
contra 5X estamos mortos, perdemos o resto da stack.
portanto, acho que as vezes que a bet funciona no river são muito grandes. visto que a maior parte do range do vilão é 3x/4x. caso acertamos, betamos por valor tbm, raramente vamos ser pagos, mas só tem 1 jeito de ser pago né...
lógico, podem existir variações para essa mão, tentei colocar ela de uma maneira um pouco geral, mostrando o porque do 3barrel, independente da nossa mão.
portanto, agora vou criar um range para o spot em si...
preflop, raise 100%
nesse flop, cbet 100%(sempre vamos ter alguma eqt)
nesse turn, cbet 100%(aqui a oportunidade é ótima para faze-lo foldar tudo o descrito acima) quando tomamos raise, vou continuar com overpairs, FD+overs, OESD+overs, 5X/A4/K4/Q4(nem sempre)
nesse river em especial, cbet com tudo que sobrou, menos 4X que estamos na frente dos 4X dele, no caso, A4, K4, Q4, J4, 9X (kicker melhor que T)
porém, vou barrilhar todos os rivers, menos 3X/4X por bluff.
com 5X, vou cbh somente A/6/7, se eu não tiver feito full.
com 4X, a mesma situação desse river acho que continua para todos.
com 3X, vou transformar em bluff, apesar de poder joga-lo de cbh turn para call river. ou cbh flop, call ou bet turn, cbh river, não sei, poderia jogar 3x diferente, talvez até 4x.
e agora que eu li que disse que contra 5x temos 9% de eqt...
Board: 3♠ 5♦ 4♣ 5♣
Equity Vencer Empate
MP2 23.94% 23.30% 0.64% { Ac7c }
MP3 76.06% 75.42% 0.64% { A5s, K5s, Q5s, J5s, T5s, 95s, 85s, 75s, 65s, 53s+, A5o, K5o, Q5o, 95o, 85o, 75o, 65o, 54o }
isso é só contra 5X, porém, o raise turn dele ainda tem muito bluff/semi bluff.
acho que é isso, espero que agora tenha ficado melhor de entender minha opnião, não quero com isso dizer que sou melhor que vc, somente mostrar toda minha linha de raciocinio que aprendi assistindo/discutindo/conversando com vários jogadores. estou postando isso aqui porque gosto mesmo de discutir mãos e quero que vc entenda o motivo pelo qual escrevi tudo aquilo naquele outro post. e claro, ainda podemos discutir sobre a mão, mas daí terá que provar que meu pensamento está errado e não, não sou cabeça dura, tbm estou aqui para aprender, porém, nessa mão não tenho dúvidas sobre a melhor forma de jogar, no momento, pode ser que vc me prove o contrário e me torne um melhor jogador, o que agradeceria muito.
e pqp, ficou cansativo pra karalho de ler essa merda toda que escrevi huuehaueuhae
mas tbm demorou um tempinho pra escrever tudo isso