Boas,
O meu nome é Vasco e faço parte da PokerStrategy há já bastante tempo, comentando esporadicamente algumas mãos e assistindo a algumas aulas e vídeos da escola, sem ter uma participação estruturada e activa. Decidi iniciar neste espaço um blog para me ajudar a aprender mtts. Como gosto muito de jogar cash mas tilto muito e o meu sucesso é zero, resolvi dedicar-me durante os próximos tempos aos torneios mtt, ou mais correctamente, ao caminho até aos mtts, a partir dos sng.
Portanto, este blog é sobre sng e mtts vistos do ponto de vista dum completo iniciante! (no final de cada post, ponho uma mão jogada e comentada por mim).
Resolvi fazer este blog para manter alguma disciplina no seguimento de um plano que vi na net, para chegar aos torneios mtt a partir do zero, começando pelos sng. O meu objectivo é usar este plano para pensar mais o jogo. Se conseguir atingir o objectivo, então fico contente, mesmo que não suba de limites (mas quero subir!).
O plano, na fase inicial de 45 dias, diz mais ou menos isto:
estudar de 2 a 3 horas por dia
jogue pelo menos duas horas por dia (para fazer o número proposto de 1500 sng no final dos 45 dias, tenho que chegar a 6 mesas durante 5 horas por dia, sendo que cada sng dura em média 45 minutos)
se você tem 100 dolares jogue torneios de 1 dolar
1 torneio por vez na primeira semana, 2 ao mesmo tempo na segunda semana até chegar em 4 telas
sit and go one table, mesa de 9 pessoas durante 45 dias
com muito esforço 1500 sits em 45 dias, Se você tiver um outro emprego, 90 ou 120 dias
não suba de valor
Se você fizer 500 dólares, siga firme no de 1,50 e não pare de estudar todos os dias
Não tenho um histórico de conseguir seguir planos, mas vou começar este (a parte inicial de volume nas primeiras semanas não é difícil, depois tudo se complica...). Se não cumprir todos os parâmetros, altero o plano ou desisto e tento uma nova abordagem (não estou a dizer que vou falhar, apenas sou realista e vejo que muitos, mesmo com a ajuda da motivação extra que um blog proporciona, acabam por não alcançar os objectivos a que se propõem). As questões essenciais são: o tempo de estudo, o número de sng jogados por dia, e o valor dos torneios jogados. Estes 3 items permitem alguma flexibilidade, o grau de sucesso não se divide em 100% ou 0% (posso estudar apenas em blocos de 30 minutos, ou descer de nível de buy-in se não me sentir confortável), mas escrever o que fiz vai permitir não mentir a mim próprio sobre o esforço e o tempo que dedico a melhorar.
Então, vou colocar um update semanal com:
1. tempo de estudo previsto/efectuado
2. número de jogos previstos/efectuados
3. as minhas considerações sobre o plano, e alterações que eu resolver fazer para conseguir pôr em prática (não vale de nada ter um plano muito bom se não tiver em conta as minhas próprias capacidades e sensações (ou, dito de outra forma, alguma coisa de menos bom é melhor que nada de excelente).
4. uma mão interessante ou em que tive dificuldades
O plano não é complexo, mas tem uma dificuldade muito grande para mim, porque habitualmente coloco muito pouco volume nas mesas e não estudo nada.
Se eu só cumprir, digamos, 20% do plano, mas começar a estudar o jogo e colocar mais volume de forma consistente, vou considerar esta experiência um sucesso à mesma, porque melhoro e divirto-me mais a jogar. Da mesma forma que procuro aproveitar os conteúdos da PokerStrategy e as dicas de colegas e coaches para melhorar, agradeço desde já a todos que queiram seguir o blog enquanto eu o actualizar, e claro, todas as críticas construtivas são muito bem vindas!
Então aqui vai o primeiro update (só comecei na Quinta-feira):
Semana 1 (19-25 Jan)/Banca:78-82 euros/Jogo:sng 9max regular/Limite:1 euro/Nº mesas:1
Tempo de estudo previsto:120 min/dia
Seg:/Ter:/Qua:/Qui:/Sex:60/Sáb:29+30/Dom:
Nº mínimo de sng previstos por dia: 3 (os números correspondem às posições finais)
Seg:/Ter:/Qua:/Qui:1;4/Sex:1/Sáb:7;4;1/Dom:
Considerações sobre o plano:
A primeira coisa coisa que tenho a dizer sobre as primeiras 6 semanas deste plano é que que me vão obrigar a ter mais paciência no princípio (jogar só 1 mesa de sng é chato) e capacidade de sacrifício (na 6ª semana, jogar 6 mesas simultaneamente durante 5 horas por dia não me parece algo que eu consiga). A parte do estudo também vai ser difícil, mas não me vou preocupar muito com a qualidade, o que interessa neste momento é começar o estudo. Não devo conseguir logo 2 horas por dia, vou passar alguns dias mesmo sem estudar o jogo, mas vou iniciar e aumentar o tempo de estudo, nem que seja em parcelas de 10 minutos de cada vez.
Nesta 1ª semana joguei pouco e estudei pouco. Espero que o update da próxima semana seja mais aproximado do que é necessário (mas já vai ser mais difícil, porque tenho que jogar duas mesas de cada vez, ou seja, 6 sng por dia, no mínimo). Outra coisa que reparei é que no site onde jogo (William Hill) não há acção suficiente para jogar só 9max, especialmente quando tiver que aumentar o volume, por isso vou jogar também mesas de 6 e de 4).
Uma mão interessante ou em que tive dificuldades:
nível de blinds: 30/60
SB 3090 August2010
BB 1700
1º 1360
2º 1080 vclx75 (hero)
3º
MP 1475
HJ 1950
CO 1420
BTN 1425
Ação
tenho 9h9s na 2ª posição, blinds 30/60, stacks efectivas 1080 (18bbs)
1º folda, eu limp, 4 foldam, sb completa, bb check.
flop: 9d6sAd(180) sb 120, bb fold, eu call
turn: 5c(420) sb 120, eu 360, sb call
river: 8d(1140) sb check, eu 540(ai) sb call com AcTh
Análise
Entro de limp de ep para set mine com 99.Tenho 18 bbs, sou o short stack da mesa, se calhar devia ir logo de shove?
No flop acerto o set, devia ter logo apostado, mas dei só call à bet dele para indicar que tinha fd.
no turn chega o straight, mas eu nem reparei nisso, raiso a minbet dele para indicar que estou em bluff
no river chega o flush, não é bom para mim porque se eu aposto all-in ele pode conseguir foldar, mas já estão muitas fichas no meio, e isto são micro stakes, vou all-in, ele call com AcTh, e o meu set ganha contra tpmk.
nesta mão podia perfeitamente perder para straight ou flush, mas pela acção do adversário no turn, não tinha straight, o flush era possível, por exemplo com Ax ou broadways suited, não sei se devia ter mantido o pote pequeno ou fazer um raise maior, de 4x logo no flop, antes que os draws completassem...
E pronto, este foi o primeiro post deste novo blog. Foi longo e chato, os próximos vão ser mais curtos, mas lamento dizer, igualmente aborrecidos (já da primeira vez que me sugeriram fazer um blogue, avisei que não tenho jeito para a literatura... nem para a tecnologia: os meus blogs normalmente morrem ao 3º post, mas espero que este seja excepção!). De qualquer forma, os próximos posts vão ser só escrever o que fiz/não fiz, fazer a minha observação sobre a implementação do plano, e escrever uma mão (só escrever, não estou a usar o Holdem Manager) e o respectivo comentário, tudo da forma mais sucinta e objectiva que eu conseguir. Como disse, agradeço todos os comentários!
A quem teve paciência para ler até este ponto, obrigado, na próxima 2ªfeira faço uma nova actualização!
Um abraço,
Vasco