Saltar para o fórum
Tayguera - Morremos...

Notificações
Limpar tudo

Tayguera - Morremos e vivemos no river!

786 Mensagens
82 Utilizadores
97 Reações
123.9 K Visualizações
Torcato
Membro desde: 17.02.2010
PokerStrategist

Muito bom post Tiago! (para não variar!!)
É um prazer acompanhar o teu blog.
Além de um grande jogador de poker, tens uma veia de escritor algures em ti :)

Que continues sempre o bom trabalho pois fazes falta nesta comunidade.
E que a tão esperada cravada chegue logo logo.

Um abraço :fdrink

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Very very nice post!

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
Membro desde: 15.12.2009
PokerStrategist

Administradores: Não sei quem é o responsável pela área do fórum que cuida dos blogs.
Quero fazer um pedido e não sei por onde começar exatamente :tongue:
Em fim, vou falando...

Já tem dois meses que meu blog se encontra fixado como "importante" na parte superior dos blogs aqui do fórum. Eu sou muito grato por todo o reconhecimento e com certeza esse "presente" (eu considero assim), foi um grande motivador para eu continuar o meu trabalho diariamente. Então, muito obrigado por isso!

E assim como eu tive o prazer de ter o nome do meu blog "lá em cima", penso que seria muito bom se outros blogers tivessem essa oportunidade.

O meu pedido é para que deixem o meu blog junto com os demais e que ele seja visto no topo apenas quando houver atualizações, o que ocorre de forma padrão.

Obrigado mais uma vez!
Tayguera

nemrod83: Muito obrigado! :D
aedigao: Obrigado pelo feedback sobre minha intenção de melhorar o ambiente de trabalho. Estarei vendendo os dólares necessário de hoje até sexta, e aproveitando mais esse feriado prolongado para fazer pesquisas a fundo sobre NoBreak (bom, este eu já sei o que preciso e até onde comprar) e também sobre Ar condicionado. E já na segunda fazer a compra e durante a semana instalação :D
Orochimaro: Obrigadão! :D
Torcato: Que comentário motivador o seu Torcato! Obrigado pelos elogios! :D
A propósito, gostei bastante de conhecer a palavra "algures" :D :D :D
JorgeTeixeira: Obrigado Jorge! Eu li no blog do Gusma, nos comentários, não sei se foi você quem disse ter o hábito de fumar charuto. Talvez seja uma boa ideia experimentar o hábito de fumar o charuto, ou até mesmo degustar o vinho com os olhos fechados, concentrar nos sabores e intensificar esse momento relaxante e prazeroso :D

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder

Não, eu não fumo charuto! :D

Quanto ao blog, amanhã deixarás de estar nessa área, pois com o fim do mês, termina o período da promoção mensal e outros fregueses se seguirão! ;)

:sdrink :sdrink

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
PokerStrategist

ATENÇÃO! O primeiro post do blog será sempre atualizado com o resumo geral do ano. É interessante que acompanhem também.

Poker Online
Dias 60 (28/04/2014)

Resumo do dia:
:club: :spade: :heart: :diamond: PARTYPOKER :diamond: :heart: :spade: :club:
Bankroll: $207,88 ↑
Torneios Jogados: 6
ITM: 33,33%
Resultados expressivos:
30º de 546 ($5 [Knockout] $2K Gtd) $20,40
22º de 630 ($2 [DeepStack] $1.5K Gtd) $10,65
Buy in, Rebuy e Addon: $19,00
Investimento: 9,70%
ROI: 63,42%
Saldo: $12,05

:club: :spade: :heart: :diamond: FULLTILT :diamond: :heart: :spade: :club:
Bankroll: $2.864,53 ↑
Torneios Jogados: 9
ITM: 22,22%
Resultados expressivos:
1º de 406 ($5,50 $2K Gtd) $507,50
3º de 189 ($5+R [The FiveR] $2.5K Gtd) $382,50
Buy in, Rebuy e Addon: $169,00
Investimento: 7,90%
ROI: 428,99%
Saldo: $725,00

:club: :spade: :heart: :diamond: POKERSTARS :diamond: :heart: :spade: :club:
Bankroll: $3.131,49 ↓
FPP: 4.099,95
Torneios Jogados: 24
ITM: 16,7%
33º de 1246 ($8+R [2x Turbo] $30K Gtd) $151,07
52º de 797 ($22 $12K Gtd) $51,00
99º de 2251 ($3+R $20K Gtd) $33,23
Buy in, Rebuy e Addon: $266,25
Investimento: 8,28%
ROI: -10,29%
Saldo: -$27,39
Cashout: $60,24

Detalhes: A profecia esta quase se concretizando :D
Essa semana eu resolvi jogar segunda, principalmente para jogar o 4max de $22 da MiniFTOPS. Infelizmente no 4max não deu em nada, mas em contra partida, o dia foi ótimo e tive ótimos resultados na FullTilt.

Para vocês que estiverem passando por downswing também, vou dar uma dica:
Quando acertarem uma mão desse tipo aqui

Pode apostar que a fase já esta ruim esta próxima do final, se já não for o final :D :D :D

O dia estava para mim na FTP, principalmente nos torneios micros. Após algumas horas jogando eu já havia alcançado um ótimo resultado!

Após um jogo muito paciente e de muito sobe e desce, consegui esse resultado. O que foi muito bom para dar um up na confiança e partir pra cima nos demais torneios.

Em compensação, se o terceiro lugar foi suado, o resultado a seguir foi beeeeeeeeem tranquilo

Sabem aqueles torneios em que tudo dá certo e mesmo quando parece esta errado, no final dá certo? Então, foi esse.
Essa mão em específica foi a mão da bolha da FT, ou seja, entramos FT com 8 jogadores e CL isolado com mais ou menos 110BB. Com esse tanto de fichas, teria de acontecer jogadas muito absurdas para eu não pegar ao menos mais um TOP3.

A galera foi caindo, eu fui fazendo pressão e utilizando muito bem as fichas, e até que chegou o HU e foi decidido em exatas 3 mãos.

Poxa, eu cravei bem perto do intervalo, e tinha deixado o lobby aberto para tirar PrintScreem durante o intervalo, mas quando voltei já estava fechado e eu não achava mais o torneio também. E no final tive que improvisar essa imagem aí. Tá valendo, o prêmio e o resultado são mais importantes. Até porque, o mural de fotos não vai reclamar de ter uma imagem diferente :D

E para finalizar, tenho aqui uma mensagem para os donkeys:

Comentários: Como joguei na segunda, folguei na terça e vai ser assim semana que vem também por causa de dois eventos do SCOOP.
E falando em SCOOP, já elaborei o meu calendário e tudo pronto para jogar firme cada evento.

Estava observando, e tem muitos eventos categorizados como "slow", puuuuuuuuuxado em. No mínimo 12h de jogo :D

Estou atrasado para o grind de hoje (quarta dia 30 e são 14:30). Então vamos pras cabeça! :D

PONTO POSITIVO DO DIA: Excelentes resultados
PONTO NEGATIVO DO DIA: Tudo tranquilo

OBSERVAÇÃO: A intenção do ponto positivo e negativo é de me direcionar para um caminho melhor, como jogador, pessoa e etc. Sendo assim, as respostas para esse parâmetro serão feitas de forma que nos leve a reflexão.

Frase do dia: "Vencendo ou perdendo, não importa! A sua determinação em evoluir deve continuar na mesma crescente." Tayguera

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
PokerStrategist

ATENÇÃO! Resumos mensais serão sempre na primeira segunda ou terça do mês seguinte.

Poker Online
Mês 3 (01/04/2014 à 27/04/2014)

Resumo do mês:
Bankroll: $195,83 ↑
Dias Jogados: 16
Torneios Jogados: 36
ITM: 25%
Investimento: $202,15
ROI: 59,11%
Saldo: $119,50

Bankroll: $2.139,53 ↓
Dias Jogados: 19
Torneios Jogados: 136
ITM: 16,91%
Investimento: $2.618,00
ROI: -60,63%
Saldo: -$1.587,26

Bankroll: $3.219,12 ↓
FPP: 3.918,45
Dias Jogados: 19
Torneios Jogados: 593
ITM: 19,6%
Investimento: $6.478,15
ROI: -20,66%
Saldo: $1.338,53
Bônus: $148,00
Cashout: $1.270,06

TOP3 Resultados:
PokerStars - 6º de 1233 ($8,80 $8K Gtd) $419,22
PokerStars - 4º de 3214 ($2,20 [Turbo, 6max] $5K Gtd) $353,54
PokerStars - 5º de 3700 ($4.40 [Progressive Super Knockout] $1K Gtd) $340,19

Melhor semana do mês:
As vezes perder não é perder (Semana 11)

Volume sem qualidade (Semana 9)
Frase da semana: ”Uma situação e vários pontos de vista. Veja o lado bom!” Tayguera

Perdendo e evoluindo (Semana 10)
Frase da semana: ”Dia por dia e assim viveremos anos!” Tayguera

As vezes perder não é perder (Semana 11)
Frase da semana: ”Tantos motivos para sorrirmos, e ainda assim, escolhemos ficar tristes ou zangados.” Tayguera

Subindo aos poucos (Semana 12)
Frase da semana: ”E se nem você acredita em si mesmo, porque os outros devem acreditar?!” Tayguera

Comentários: Uau, que mês em. Diria que foi um enorme investimento em conhecimento.

Em uma dessas minhas leituras, li que quem quer ter muito, tem que estar disposto a perder muito. E eu concordo 100%.

Estava preparado e consciente para uma fase assim. E entendo que o melhor a fazer nessas situações é focar na evolução.

Bom, que venha o próximo mês e que seja de bons lucros. E que se for de mais aprendizado, será bem recebido e absorvido. :D

PONTO POSITIVO DO MÊS: A maneira que estou lidando com essa fase, vejo como muito positiva. E extra poker, caramba, esta sendo bastante positivo. A aquisição de novos hábitos, como por exemplo a prática de atividades físicas diária e a preocupação com a boa alimentação. Essa segunda que por sua vez me levou ao hábito de cozinhar. Então no geral, se deixarmos de lado a questão financeira, foi um mês bem positivo :D
PONTO NEGATIVO DA SEMANA: Acho que de mais negativo, tirando obviamente a fase fraca no pokre, é o fato de que eu li bem os livros este mês. Tenho que ser ainda mais firme nas leituras. O aprendizado, a evolução não espera :D

OBSERVAÇÃO: A intenção do ponto positivo e negativo é de me direcionar para um caminho melhor, como jogador, pessoa e etc. Sendo assim, as respostas para esse parâmetro serão feitas de forma que nos leve a reflexão.

Frase do mês: "Perder e não perder a cabeça, é uma grande vitória!" Tayguera

Responder
Citar (Quote)
Agosfc
Membro desde: 10.04.2012
PokerStrategist

Ola Taygon, parabéns pelo trabalho, já pensou em dar coach ????? Bom feriado. :fdrink

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
PokerStrategist

Agosfc: Penso sim, mas bem mais para frente. Eu penso em um coach mais completo que vai além de ensinar poker. Penso em um coach de vida mesmo. E para isso eu preciso ter a minha vida em ordem e estabilizada e servir de exemplo :D

Creio que isso será possível daqui 1 a 2 anos.
Um ótimo feriado para ti também! O meu será nos panos online :D

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
PokerStrategist

ATENÇÃO! O primeiro post do blog será sempre atualizado com o resumo geral do ano. É interessante que acompanhem também.

Poker Online
Dias 61 (30/04/2014)

Resumo do dia:
Bankroll: $202,43 ↓
Torneios Jogados: 5
ITM: 20%
Resultados expressivos:
88º de 683 ($2 [DeepStack] $1.5K Gtd) $6,45
Buy in, Rebuy e Addon: $11,90
Investimento: 5,72%
ROI: -45,80%
Saldo: -$5,45

Bankroll: $2.811,03 ↓
Torneios Jogados: 4
ITM: 0%
Resultados expressivos:
:facepalm:
Buy in, Rebuy e Addon: $53,50
Investimento: 1,87%
ROI: -100%
Saldo: -$53,50

Bankroll: $3.113,70 ↓
FPP: 4.175,31
Torneios Jogados: 10
ITM: 30%
15º de 1106 ($8,80 $8K Gtd) $66,36
Buy in, Rebuy e Addon: $89,65
Investimento: 2,86%
ROI: -19,84%
Saldo: -$17,79

Detalhes: Depois de uns atrasos, comecei o grind acho que eram quase 17h.
Mesmo começando atrasado, a vontade de grindar era a mesma. Mas parece que a vontade dos sites em deixar eu ganhar não eram as mesmas :D

REPLAY

E quer saber, que bom que eu me atrasei. Assim eu joguei menos e perdi menos.

É nessas horas que eu acredito que no final tudo dá certo. Mesmo estando atrasado para jogar, em momento algum eu me desesperei ou fiquei me cobrando cumprir o horário. Vivenciei cada momento de forma tranquila, no final fiz o meu jogo como deveria ser feito. Fiz boas jogadas, tive boas leituras de mãos e mesmo assim perdi, mas perdi tranquilo e consciente.

Por outro lado eu poderia ter me estressado por não conseguir cumprir o horário, e assim eu estaria zangando cumprindo a atividade em atraso, e depois começaria o grind com uma energia negativa por estar estressado com o atraso e poderia ser tudo bem pior.

Resumindo: é preciso ter horários para cumprir e prioridades, mas que isso sirva apenas como base, como guia para nosso dia a dia. Viva mais leve e tudo se torna mais fácil e aceitável.

Comentários: Atrasei para começar o grind devido a um compromisso particular, mas não era um atraso muito significante. Porém quando fui começar os jogos, que já estava à frente do computador e pronto para o start, meu antivírus veio com umas conversinha fiada que meu computador estava lento devido a vários pequenos detalhes (e realmente meu computador estava dando umas leves travadinhas) e que para melhorar era preciso fazer uma varredura. Aceitei a sugestão do anti vírus para fazer a limpeza e esse procedimento demorou umas 2h :facepalm:

Ultimamente não estou tão encanado em cumprir o horário de início dos jogos. Tenho focado em viver cada momento com mais prazer e menos preocupação. Então se as vezes eu estou fazendo determinada tarefa, e percebo que essa vai atrasar uma atividade posterior, eu não fico pensando coisas como: "ptz, daqui há tantos minutos/horas tenho que fazer, começar tal coisa" ou "nossa, daqui a pouco começa tal coisa e eu nem terminei essa e agora tenho que fazer as pressas." e etc.

Percebo que uma das grandes vantagens de sermos "donos do nosso tempo" é isso: curtir cada momento de forma tranquila, serena, sem querer atropelar as coisas. É claro que se for um compromisso que envolva outras pessoas, nesse caso entra outras questões como respeito e o próprio "compromisso". Mas no geral, quando são atividades que desenvolvo sozinho e para mim, eu vou fazer de forma mais relaxada e com mais prazer. :D

PONTO POSITIVO DO DIA: Gostei bastante da forma que lidei com as jogadas de má sorte. Foi algo realmente surpreendente perder diversas mãos seguidas e manter uma tranquilidade impressionante. Gostei mesmo dessa atitude!
PONTO NEGATIVO DO DIA: Atraso do grind. Não diria que seja tão negativo, mas que é algo a ficar atento. Tudo bem que eu não preciso me estressar com o atraso, mas preciso me policiar para que não seja algo rotineiro.

Frase do dia: "As vezes, parar e relaxar, faz com que seja mais rápido." Tayguera

Responder
Citar (Quote)
igorferrreira
Membro desde: 31.01.2011
PokerStrategist

Acompanho seu blog no site, você não acha muito trabalhoso ter que postar lá e aqui? Eu prefiro acompanhar por lá que recebo por e-mail :sdrink

Edit: Manda teu skype ae _biggrin:

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
PokerStrategist

igorferrreira: Obrigado por acompanhar o blog Igor :D
Sobre ser trabalhoso, eu uso praticamente Ctrl+C e Ctrl+V :D Faço pequenos ajustes de um blog para o outro. Creio que tenho um acréscimo de no máximo 10min para postar no site. Então é bem tranquilo.

O Skype é meu nick na PS

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
PokerStrategist

Poker Online
Dias 62 (01/05/2014)

Resumo do dia:
Bankroll: $209,43 ↑
Torneios Jogados: 5
ITM: 40%
Resultados expressivos:
35º de 380 ($5 $1.5K Gtd) $14,00
17º de 887 ($1 [6max] $1K Gtd) $7,00
Buy in, Rebuy e Addon: $14,00
Investimento: 6,92%
ROI: 50%
Saldo: $7,00

Bankroll: $2.709,59 ↓
Torneios Jogados: 6
ITM: 0%
Resultados expressivos:
:facepalm:
Buy in, Rebuy e Addon: $110,50
Investimento: 3,93%
ROI: -100%
Saldo: -$110,50
Bônus: $5,76

Bankroll: $3.395,96 ↑
FPP: 4.455,83
Torneios Jogados: 26
ITM: 26,9%
22º de 936 (The Hot $75 $30K Gtd) $297,08
4º de 302 ($4+R [4max] $2K Gtd) $157,20
88º de 875 ($22 $12K Gtd) $38,50
57º de 5942 ($3,30 [Progressive Super Knockout] $10K Gtd) $24,47
Vaga The Hot $75 $30K Gtd
Buy in, Rebuy e Addon: $353,80
Investimento: 11,36%
ROI: 77%
Saldo: $272,48

Detalhes: FullTilt é muito de lua mesmo. Ou é tudo ou é nada. Acho incrível jogar mais de 5 jogos e não fazer nenhuma ITM hehe

Bom, como a FullTilt não foi com a minha cara ontem, runamos e jogamos bem na PokerStars. Creio que é uma das vantagens de se jogar em mais de uma sala. Pode ir bem em uma, mal na outra. Claro que pode ir mal nas duas e também bem nas duas. Mas jogando em mais de uma sala, creio que o equilíbrio dos resultados é maior.

Puxei uma vaga no The Hot $75. E lá é assim, você puxa a vaga e já cai no torneio com 30BB, ou seja, relativamente short, por ser torneio turbo. E nossa, eu runnei hot demais nele

Quando ganhei essa mão, pensei: "éeeeeeeeeee hoje!"
Mas felizmente e infelizmente ao mesmo tempo, eu caí em 22º. Foi perto. Aliás, esta muito perto.

E depois disso, ainda consegui um ótimo 4º lugar no querido 4max salvador :D

Foi até engraçado, porque em 5 ou 6 mãos caiu o quinto lugar e na mão seguinte eu caí em 4 lugar. Estava com AQo e 25BB, fiz uma squeeze e encontrei AK eheh

Bom, hoje tenho algumas mãos para avaliarmos :D

REPLAY

Vilão agressivo. Bom, a essa altura eu já tinha um tanto razoável de mãos do vilão e já conhecia bem a sua tendência de jogo. Com as informações eu resolvi jogar esse Q8o jogando o jogador, ou seja, não ia jogar o board, acertando ou não, eu ia jogar conforme as ações dele. O Flop é bom para nós, depois de uma 4bet PF, esse K esta no nosso Range, e também esta no dele, mas sou praticamente obrigado a apostar e ele só paga. No Turn eu acerto o 8 e ele sai de Lead de 1/5 do pote, o que é muito estranho, nessa hora eu coloquei ele no FD que abriu, e coloquei em PP a baixo do K, pares como 99-JJ, já que QQ eu acho que ele 5bet PF. Então eu decidi só pagar o Turn porque achei que tivesse valor e que se eu fizesse um ReRaise ele largaria só mãos que estivessem perdendo. River completa o possível FD. Aqui eu acho que se ele tem algum PP como mencionado, ele vai de CheckCall, se ele acerta o Flush ele aposta de 60% a 90% para tomar call de AK, AA, KQ e quando ele aposta a metade do pote, eu acho que não tem muita coisa na mão dele justamente pelos pensamentos anteriores e faço call :D

REPLAY

Vilão regular. Aqui não tem muito o que falar, eu joguei para representar par alto na mão e parece que o vilão comprou a ideia. A minha dúvida é se representei bem. E aí?

REPLAY

Vilão desconhecido. Flop cbet ok. Turn eu acho muito válido o Check, as chances de eu estar ganhando são muito grande. Nesse momento, depois de ele fazer XC Flop, eu o coloco no seguinte Range: KQ, KT, KJ, QJ, QT, Ax baixo e então não faz sentido eu Cbetar novamente Turn. River bate uma carta que acerta muito o Range dele e ele sai de Lead, então acho que é fácil o Fold. O que acham?

Comentários: Nossa, achei que seria ontem o big Hit no The Hot $75, já estava comprando as passagens para o WSOP :tongue: :tongue: :tongue:

Ainda não foi dessa vez. Mas como eu comentei em posts anteriores, percebem a subida da ação na bolsa de valores? :D

Os resultados já começam a se mostrar muito diferentes do que vinha acontecendo. As retinhas e mesas finais já voltam a ser mais comuns e isso é um forte indicador de uma grande cravada por vir :D

PONTO POSITIVO DO DIA: Ótimos resultados e também um ótimo foco do começo ao fim. Gostei bastante!
PONTO NEGATIVO DO DIA: Tudo tranquilo.

Frase do dia: "Não espere uma oportunidade para fazer bem feito. Faça bem feito a todo momento e a oportunidade te encontrará." Tayguera

Responder
Citar (Quote)
igorferrreira
Membro desde: 31.01.2011
PokerStrategist

Ahhh é bem tranquilo mesmo :f_p: , te add lá no skype pra trocar umas ideias de vez em quando :fdrink

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder

Apareça para fazer estragos: Batalha de Comunidades: 04 de maio às 15:00 BR/19:00 PT

:fuckyeah :fuckyeah

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
PokerStrategist

JorgeTeixeira: Aaaah, eu esqueci de registrar :(

Deixei a página com o ID e Senha aberta e esqueci de registrar... :(
Como foram?

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
PokerStrategist

Galera, como esta ficando bem correria, vou deixar aqui uma prévia do que rolou na sexta feira :D

Devido aos SCOOP, amanhã começo os jogos 12h, então vai ser difícil conseguir postar algo. Espero que gostem do vídeo :D

E claro, teve resultados interessantes também, não só BadBeat :D
Terça feira estarei de folga e eu coloco tudo em dia por aqui.

Responder
Citar (Quote)
agacirj
Membro desde: 25.09.2012
PokerStrategist

Original de Taygon
Galera, como esta ficando bem correria, vou deixar aqui uma prévia do que rolou na sexta feira :D

Devido aos SCOOP, amanhã começo os jogos 12h, então vai ser difícil conseguir postar algo. Espero que gostem do vídeo :D

E claro, teve resultados interessantes também, não só BadBeat :D
Terça feira estarei de folga e eu coloco tudo em dia por aqui.

:roto2: :roto2: :roto2: :roto2: :roto2: :roto2: :roto2: :roto2: :roto2:

ctz teria ganho a promoção que teve sobre bad kkk

sinistro :fuckyeah

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder

Original de Taygon

Como foram?

O Guto ficou com o 2º lugar.

Mas não foi fácil, não havia muitos portugueses/brasileiros, mas não nos podemos queixar! :D

Responder
Citar (Quote)
Agosfc
Membro desde: 10.04.2012
PokerStrategist

Original de JorgeTeixeira

Original de Taygon

Como foram?

O Guto ficou com o 2º lugar.

Mas não foi fácil, não havia muitos portugueses/brasileiros, mas não nos podemos queixar! :D

Eu tomei todas brejas que tinha em casa e nem me atrevi a jogar :facepalm:

Responder
Citar (Quote)
Taygon Autor do tópico
Taygon
PokerStrategist

agacirj: Estão pedindo para eu enviar essa mão para o "Piores da semana" :D
JorgeTeixeira: Aaah, que bom então! Mas poh, queria mesmo ter jogado. Estava tudo programado para isso ehehe.
Fiquei tão na fissura dos SCOOP que esqueci
Agosfc: As vezes assim flui melhor em hahaha Se jogar só um torneio apenas para se divertir :D

Responder
Citar (Quote)