Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

Cold Call, 4-Bet ou 4bet-Shove?

7 Mensagens
5 Utilizadores
0 Reações
1,343 Visualizações
allrock
Membro desde: 27.07.2008
PokerStrategist

PokerStars No-Limit Hold'em, 2.75 Tournament, 75/150 Blinds 15 Ante (8 handed) - PokerStars

CO (t16,579)
Hero (Button) (t6,776) 45BB
SB (t11,594)
BB (t9,940)
UTG (t28,635) 190BB
UTG+1 (t7,942) 52BB
MP1 (t12,944) 86BB
MP2 (t18,690)

Hero's M: 19.64

Preflop: Hero is Button with K, A
UTG raises to t450, UTG+1 calls t450, MP1 raises to t1,350, 2 folds, Hero (?????),

Responder
Citar (Quote)
6 respostas
Orochimaro
Membro desde: 09.05.2008
Elite Grinder

Primeiro, qual era as informações que você tinha dos jogadores?

Segundo, você consegue imaginar um range pro MP1?

Terceiro, do jeito que postou, dou apenas call e torço para ir direto para o flop!!

Responder
Citar (Quote)
felipe444
Membro desde: 11.08.2011
Oldschool Grinder

Poe um range pros viloes e depois stova mas e ou fold ou shove , nao jogo em call ae .Faltou as tag dos viloes rs

Responder
Citar (Quote)
tecnow
Membro desde: 22.06.2008
Oldschool Grinder

Cara, joga as stats ae e a gente vê.

Eu acho que o shove nunca vai ser -EV aí, e diminuí a variância em cima desses babacas também. Mas, como dito, tem que ter alguma info dos babacas.

Responder
Citar (Quote)
TUFATIFA
Membro desde: 13.05.2008
Elite Grinder

Boas,

A minha primeira impressão é fold.

Olhando para as stacks e achando que eles são jogadores com algum conhecimento, coisa que acho que todos os jogadores têm hoje em dia.

O jogador de UTG tem uma stack bem confortável que pode estar abrir uma range bem largo.
Isto faz com que o jogador de MP1 possa estar a dar 3bet por valor, não me parece que ele esteja comprometido com os jogadores que faltam jogar. No entanto ele tem muito jogadores por falar o que me leva a crer que ele possa estar fazer com JJ+ AQ+ AK. Mão como SC, PP na maioria das vezes irá jogar em call, pois tem posição e está a jogar contra uma big stack.

Nós temos 45bbs, 6776 fichas, no meio estão 345+450+1350=2145 o que é 1/3 da nossa stack.

UTG com um range de 31.51% de abertura e com calling range de all in com 1.71% (QQ+AK+).
MP1 com um range de JJ+AQ+ temos 3.18% que são 39 combos, no entanto penso que ele só continua com JJ e AK o que são 27 combos. Isto faz com 27/39=69% das vezes ele dá call.

sendo assim, 31% das vezes vamos ganhar 2145 fichas e das restantes iremos 69%das vezes ganhar 42.80%.

Então EV = 0.31*2145 + 0.69 * ( 0.428*7571 + 0.572*-6776)

EV=665+ 0.69(3240-3875)
EV=665+0.69*-438
EV=665-438
EV=226

Isto não contando que que 1.7% das vezes UTG vai aparecer com KK+AK+

Como podemos ver a jogada de shove é +EV em pouco mais de 1bb quando temos 45. Por isso a rentabilidade não é muito grande onde podemos ter em conta a sobrevivência no torneio.

Estes cálculos são aproximados, no entanto usando o crev, temos o seguinte:

Abraço,

Tufa

Responder
Citar (Quote)
tecnow
Membro desde: 22.06.2008
Oldschool Grinder

Tufa, muito boa sua explicação, mas também acho que temos que levar em consideração muita coisa.

Tem muito cara ruim. MTT de $2.75 então a gente tá doido de como tem cara ruim.

Com certeza, se a gente for colocar contra random com alguma noção do jogo, o call de UTG+1 já me deixa sabendo que o range dele não é fraco, ainda mais se tratando de um aumento de 3x. Quando o MP1 vem com 3bet então, eu já to soltando meu AK sim. Problema é que a gente tá falando de ranges desbalanceados, jogadores que não largam suited cards, etc. É claro que o 3bet do MP1 é um agravante nessa mão, mas eu acho que, se os jogadores do UTG forem donkeys que gostam de ver flop, dou muito call pra hittar nessa 3bet aí, principalmente quando a gente tá com o AKs, bloqueando os dois maiores pares do jogo.

1350 são 9BB's, mesmo que foldemos pós flop, nossa stack é saudável com 36BB's e jogamos bem tranquilos.

Responder
Citar (Quote)
TUFATIFA
Membro desde: 13.05.2008
Elite Grinder

Boas,

Nós apenas temos a informação das stacks, nesta analise eu procuro usar a informação que está disponível.

Ou seja, temos um jogador em UTG que tem uma stack 190bbs que deverá jogar de determinada forma. Com stack dele até acho o raise 3x normal, assim como o jogador de MP1 não creio que eles possam fugir muito dos ranges que apresentei. Mesmo que isso aconteça estamos protegidos por estar a jogar contra um range mais tight, o que caso o range seja mais largo aumenta o nosso lucro na jogada.

Quanto ao call, olhando aqui no crev, e partindo do principio que iremos concretizar a nossa equidade 100% das vezes ( coisa que não acredito muito) jogada é lucrativa em 299 fichas, quase 2bbs.

EV call 100% check down
Mas a verdade é que jogando em call com ideia de continuar quando acertamos TP, FD ou algum draw fraco será complicado. Pois a nossa mão vai acertar uma mão feita 33.59% e 10.94% draws.

Flop Strength

Isto faz com que quando o nosso oponente tiver AQ, numa board 225 vamos desistir no flop, por esta razão não me acredito que consigamos concretizar a nossa equity.

Outro ponto, é que quando UTG der call, o pote terá 4395 fichas e nossa stack será de 5426. Temos sensivelmente 1.2 de SPR. se enfretamos um cbet estamos comprometidos com qualquer coisa que acertemos.

O mesmo se passa quando UTG folda e MP1 Cbeta, pote com 3495 e temos 5426, uma cbet ficamos um SPR de 1:1

Usando o crev e caso estejamos 3 handed no flop e concretizarmos a nossa equity 50% e HU com MP e concretizarmos a nossa equity 75% das vezes. O call pré flop já tem um EV de - 280 fichas

EV do call

Isto é apenas teoria, não quer dizer que por vezes não consigas ganhar mais ou menos fichas. Para isso será importante ter info sobre os oponentes, se são agressivos, se são spews ou mesmo calling stations.

De qualquer forma o que podemos aqui concluir na minha opinião é que o shove é uma jogada de grande variância. Estamos arriscar 40bbs para ganhar 1bb no longo prazo com os ranges apresentados.

Quanto ao call se tivermos é uma questão de concretizar a nossa equity, ou seja se estivermos à frente num flop que não acertamos será que vamos concretizar a força da nossa mão? Vamos shovar em cima da cbet sem fold equty mesmo estando atrás e será que conseguimos fazer foldar uma mão melhor?

Por estas razões é que acho que o fold pré flop é a melhor solução, tendo uma mesa e uma stack acessível podemos encontrar spots melhores para ir buscar mais fichas.

Abraço,

Tufa

Responder
Citar (Quote)