Saltar para o fórum
Atolar AK PF ou não...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Atolar AK PF ou não, eis a questão...

97 Mensagens
23 Utilizadores
0 Reações
12.9 K Visualizações
tempolivre Autor do tópico
tempolivre
Membro desde: 27.06.2009
Oldschool Grinder

Original de jonisgamble
@tempolivre, pra tu ter dado 3bet no cara la que joga 6/5 que provavelmente o nick do elemento é "cookieEhbom", tem que ter sido misclick.

Jonis, dou alguns 3bet neste cookieehbom, ele folda MUITO pra 3bet. isso no PFR em posição final.

Na verdade eu foldei um AK na SB contra um raise dele vindo de UTG. Nem me dei ao trabalho de 3 betar. O range dele em UTG não atinge 2%.

Mas contra ele gosto de floatar IP, ele faz bet flop mas desiste na mão no turn, isso quando não tem PP alto. Tem sido lucrativo, posso ver de noite no PT, mas te afirmo que sou bem lucrativo x ele. Outra, ele supervaloriza TPTK e overpair, então é um cara bom pra pagar IP com SC, PP e até 1GAP, se acertar e ele estiver forte atolamos, se ele estiver com air leva float.

Mas se você pega um reg bem conhecido, que folda muito pra 3bet, raramente dá call e você só viu ele 4betar com KK+, tipo 1/90 as 4bet dele, você não faz um 3bet/fold?

Sacolas, de madrugada eu escrevo o que queria, mas jonis e todos, claro, eu ainda atolo AK, mas estou um pouco seletivo quanto ao spot de atolar ou não.

toltec444
Membro desde: 08.07.2007
Oldschool Grinder

Original de TMatrix

Original de toltec444
Atolar PF so faz sentido se vc tiver alguma FE ou se o cara vai AI PF com pares mais baixos.

O que acontece em micro limites é que na maioria das vezes 4bet do vilão é QQ KK AA, principalmente em FR, sendo que ele nao vai foldar nunca pro seu AI com AK, tornando a jogada ruim.

Como tudo em poker, não existe jogada padrao, depende de como o adversio joga.

Entao toltec ... mas geralmente qdo vc 3beta vc jah tem intençao de ir pro chao neh .... raras oportunidades vc 3bet/folda ou 3beta/call, correto?!?!?

Tem vilão que faz raise com 88+ ou qualquer par em LP, mas so faz 4bet shove com KK+, contra esse faço 3bet/fold com o AK, na verdade é uma jogada mu8t9 lucrativa pq vc faz o cara foldar uma mao com equidade igual a sua pre flop. E pros que gostam de pagar o 3bet com PP vc vai olhar o flop com uma mao boa. Sem contar que tem cara que paga 3bet com maos piores ainda tipo KQ, AQ, KT, JQ dependendo da posição.

Eu nao consigo entender como o AI PF com AK pago pelo vilão pode ser lucrativo se na melhor das hipoteses vamos estar empatados no flop se o cara tiver AK tb, qualquer outro par esta nos ganhando( eu nao encontro jogadores jogando com 100BB dando AI PF com AQ toda hora). A unica lucratividade dessa jogada deve vir como semi blefe, fazer o cara foldar TT JJ 99 QQ e quando decidir pagar ainda termos chance.

delphino
Membro desde: 18.02.2008
PokerStrategist

uma conta pra pensar

imagine um vilao que abre com o range {22+,A4s+,K8s+,Q9s+,J9s+,T9s,A9o+,KTo+,QTo+,JTo} (22%) do BU e vc tem AKo no bb

ele da 4bet com {QQ+,AKs,AKo} (2.6% do total de hands, aprox. 10% do range q ele abre), folda o resto (90% do range q ele abre)

se ele der 4-bet vc folda

vamos supor q ele abre 3x o bb e vc 3-beta 9x o bb

EV = 90% * (+4.5 bb) + 10% * (-9 bb) = 4.05 bb - 0.9 bb = 3.15 bb, bem lucrativo

agora ao inves de vc foldar pra 4-bet, vc atola 100bb

EV = 90% * (+4.5 bb) + 10% * [39% * (+100 bb) + 61% * (-99bb)] = 4.05 bb + 10% * [39 bb - 60.4bb] = 4.05 bb - 2.14 bb = 1.91 bb, menos lucrativo doq a jogada anterior

jonisgamble
Membro desde: 13.05.2008
PokerStrategist

Original de tempolivre

Original de jonisgamble
@tempolivre, pra tu ter dado 3bet no cara la que joga 6/5 que provavelmente o nick do elemento é "cookieEhbom", tem que ter sido misclick.

Jonis, dou alguns 3bet neste cookieehbom, ele folda MUITO pra 3bet. isso no PFR em posição final.

Na verdade eu foldei um AK na SB contra um raise dele vindo de UTG. Nem me dei ao trabalho de 3 betar. O range dele em UTG não atinge 2%.

Mas contra ele gosto de floatar IP, ele faz bet flop mas desiste na mão no turn, isso quando não tem PP alto. Tem sido lucrativo, posso ver de noite no PT, mas te afirmo que sou bem lucrativo x ele. Outra, ele supervaloriza TPTK e overpair, então é um cara bom pra pagar IP com SC, PP e até 1GAP, se acertar e ele estiver forte atolamos, se ele estiver com air leva float.

Mas se você pega um reg bem conhecido, que folda muito pra 3bet, raramente dá call e você só viu ele 4betar com KK+, tipo 1/90 as 4bet dele, você não faz um 3bet/fold?

Sacolas, de madrugada eu escrevo o que queria, mas jonis e todos, claro, eu ainda atolo AK, mas estou um pouco seletivo quanto ao spot de atolar ou não.

eu mando 3bet nele com any2 toda hora se ele continuar defendendo so com KK problema dele, ctz que ele vai se adaptar.

hirildur
Membro desde: 28.12.2009
PokerStrategist

Original de pedroruck

Original de jonisgamble

Original de hirildur
eu acho que KA e uma mão muito perigosa se não se souber jogar bem , eu falo por mim e tenho sempre muito cuidado.

hein? tu ainda joga com 50bb?

LOL

Galera aqui não perdoa

não isso é passado _biggrin:, e realmente aqui o pessoal e cabra da peste como vocês dizem ai no brasil _smile:

Skyisover
Membro desde: 22.09.2008
PokerStrategist

Eu nao consigo entender como o AI PF com AK pago pelo vilão pode ser lucrativo se na melhor das hipoteses vamos estar empatados no flop se o cara tiver AK tb, qualquer outro par esta nos ganhando( eu nao encontro jogadores jogando com 100BB dando AI PF com AQ toda hora). A unica lucratividade dessa jogada deve vir como semi blefe, fazer o cara foldar TT JJ 99 QQ e quando decidir pagar ainda termos chance.

Foi o que eu tentei dizer, talvez me expressando errado .

pelo menos no limite que eu estou jogando, 90% das vezes que o vilão atola AI PF ele tem QQ KK AA ou AK, no mínimo abre um JJ ...por isso nao atolo AK ( isso dependendo do vilão, e da mesa. )

toltec444
Membro desde: 08.07.2007
Oldschool Grinder

Original de delphino
uma conta pra pensar

imagine um vilao que abre com o range {22+,A4s+,K8s+,Q9s+,J9s+,T9s,A9o+,KTo+,QTo+,JTo} (22%) do BU e vc tem AKo no bb

ele da 4bet com {QQ+,AKs,AKo} (2.6% do total de hands, aprox. 10% do range q ele abre), folda o resto (90% do range q ele abre)

EV = 90% * (+4.5 bb) + 10% * (-9 bb) = 4.05 bb - 0.9 bb = 3.15 bb, bem lucrativo

EV = 90% * (+4.5 bb) + 10% * [39% * (+100 bb) + 61% * (-99bb)] = 4.05 bb + 10% * [39 bb - 60.4bb] = 4.05 bb - 2.14 bb = 1.91 bb, menos lucrativo doq a jogada anterior

Legal o calculo. Me parece que só fica lucrativo pq o range de raise dele é muito grande e folda 90% pra 3bet, ai mesmo atolando o AK contra um range ganhador a mao ainda sai no lucro, mas se esse vilão abrir com 15% no botão, (oq nao é incomum em FR) será que ainda fica lucrativo?

Além disso entra aquela questão, se ele folda 90% do range de OR dele é melhor fazer 3bet com lixo AA e KK e reservar o AK pra jogar contra maos dominadas dele, dando call. So faz sentido 3bet contra vilao que pode te pagar com maos piores ou foldar com maos de EV semelhante.

riprlz
Membro desde: 06.11.2007
PokerStrategist

Jogar AK fora de posição e sem iniciativo é péssimo na minha opinião.

filipetheman
Membro desde: 10.05.2009
PokerStrategist

Original de delphino
uma conta pra pensar

n percebo nada de matematica mas aposto q viste o video do hasenbraten ehehehe.

vou dar os meus centimos na materia no entanto, a lucratividade de 3bet por si so é a percentagem que ele folda, entao imaginando que n temos mao ganhamos sempre que ele folda menos uq ele n folda obvio.

isto supondo que ele 4beta ou folda claro.

a lucratividade em atolar com AK vem da quantidade do pot que temos que investir comparativamente com o tamanho do pote final ( supondo que o range dele é tight e n folda nunca pa 5bet)

supondo stacks efectivas de 100 BB:

ele raisa 3x nos 3betamos 9x ele 4beta 27x, pote tem 40,5 BB ( 39BB+ small blind e big blind) temos de por 91BB pa um pote que vai ser ( contando ja com o call dele) de 201,5BB , AK contra QQ+ e AK tem 39,6%/ contra JJ+ AK 40,5%/ e contra AQ+ JJ+ 50,7%.

a nossa 5bet vai ser exactamente 45,1% do pote final. contra desconhecido qualquer um dos ranges é aceitavel, fora queé possivel ele dar fold uma percetagem peqena pa 5bet pelo que n podem foldar apos dar 3bet com AK

AK pre flop eu não largo mesmo... Só to perdendo pra 2 mãos... AA KK... De resto é coin flip ou estou bem na frente! ;)

jonisgamble
PokerStrategist

se o cara tem AA ou KK, e bate K no fop ou A, vai da no mesmo que ter ido allin.O.o fora que QQ nao vai mais da action.

so que jogando passivamente vc ta mais sujeito a erros do que se tivesse ido allin pre flop.

delphino
Membro desde: 18.02.2008
PokerStrategist

@filipe: nao entendi mto bem sua conta... se vc observa a q eu fiz, o player q 3beta e folda ganha mais doq o q 3beta e atola... qual foi meu erro?

kauan18
Membro desde: 14.02.2009
Oldschool Grinder

Original de riprlz

Não eh, dependendo do vilão eh muito EV+++++++

filipetheman
Membro desde: 10.05.2009
PokerStrategist

Original de delphino
@filipe: nao entendi mto bem sua conta... se vc observa a q eu fiz, o player q 3beta e folda ganha mais doq o q 3beta e atola... qual foi meu erro?

a decisao de 3betar é bem diferente da de ir po chao. a lucratividade da 3bet é diferent da lucratividade de atolar n acho q de pa por numa so equaçao. cada decisao é diferente e independente.

deste 3bet pa extrair de maos piores e o resultado eq ele tbm folda uma percentagem enorme. a 3bet em si é lucrativa. agra qnd tomas 4bet é outra decisao e se essa decisao é lucrativa é so avançar. neste caso normalmente AK vai tar atras pa um range standard de 4bet mas as pott odds vao ditar que devemos pagar.

tempolivre
Oldschool Grinder

Original de kauan18

Original de riprlz

Mão de hoje antes de cair o server, faz de conta que seja um AK. (eu podia ter editado)

Seria melhor uma 3bet PF?
Vilão TAG, ele seguraria o AJ contra uma 3bet PF?
Ele pagaria o c/r em alguma street?
Eu pagaria um shove ao fazer um c/r em alguma street?
O que é melhor, levar a mão pro showdown ou expulsar o vilão do pote?
OK, dei chance de um Ax qualquer acertar 2 pares, mas foi muito ruim?
Posso pedir a gentileza de não me chamarem de Calling Station? :f_biggrin:

$0.05/$0.10 No Limit Holdem
PartyPoker
6 Players
Hand Conversion Powered by weaktight.com

Stacks:
UTG artwys1366 ($17.93)
UTG+1 Mentalizt ($10)
CO jperocco ($10.07)
BTN Bluecreep31 ($61.92)
SB Hero ($10)
BB bryan1001 ($6.93)

Pre-Flop: ($0.15, 6 players) Hero is SB A♠ Q♠
3 folds, Bluecreep31 raises to $0.30, Hero calls $0.25, bryan1001 calls $0.20

Flop: 3♣ A♥ 8♦ ($0.90, 3 players)
Hero checks, bryan1001 checks, Bluecreep31 bets $0.60, Hero calls $0.60, bryan1001 folds

Turn: 3♦ ($2.10, 2 players)
Hero checks, Bluecreep31 bets $1.30, Hero calls $1.30

River: 7♦ ($4.70, 2 players)
Hero checks, Bluecreep31 bets $2.40, Hero calls $2.40

Final Pot: $9.50
Bluecreep31 shows
J♠ A♦
Hero shows
A♠ Q♠

Hero wins $9.03 (net +$4.43)

Bluecreep31 lost $4.60
bryan1001 lost $0.30

Joguei minha mão por quase meia stack, acho que era +/- o valor dela.

Muitas vezes levamos a mão ao agredir, mas qual será a porcentagem das vezes em que levamos a mão estando atrás?

Não digo que CS seja melhor, mas acho que dá pra variar a linha, não precisa ser agressivo 100% das vezes.

Claro que ao 3betar podemos levar o pote num missed flop, afinal tanto nós quanto o vilão acertamos apenas 33% das vezes, mas ao mesmo tempo nos colocamos em situações bem complicadas ao usar exageradamente a agressão.

riprlz
Membro desde: 06.11.2007
PokerStrategist

A chance de bater um A no flop quando voce tem 1 na mão eh de +ou- 15%, se o vilão tiver um A na mão tambem essa porcentagem cai pra uns 10%.

Então quando tu tiver um AK e o vilão tiver AQ só 10% das vezes vai bater um A no flop. Quando tu tem AK na mão a chance do vilão ter AQ ou AJ é de 1.8%

Então 1.8% de chance dele ter AQ ou AJ * 10% de vezes que vai bater A no flop = 0.18% da vezes essa situação de voce ter AK e acertar um A no flop e extrair a stack toda do vilão com A e kickar pior vai acontecer

Ficou confuso acho =S

tempolivre
Oldschool Grinder

Mas não é questão de levar a stack inteira, é apenas uma linha opcional estando fora de posição.

Num flop blank eu posso fazer um c/r/f, com direito a 2nd barrel representando um set, mas não é toda hora, nem contra todo vilão.

jonisgamble
PokerStrategist

Original de tempolivre
Mas não é questão de levar a stack inteira, é apenas uma linha opcional estando fora de posição.

Num flop blank eu posso fazer um c/r/f, com direito a 2nd barrel representando um set, mas não é toda hora, nem contra todo vilão.

cara se eu souber que tu so atola com QQ KK AA, e te ver jogando uma vez passivamente AK, nunca que tu vai extrair mais que 20bb r de mim num flop A high eu com A pior, tu vai jogar um guessing game dependendo da qualidade do cara que tem posiçao sobre vc, tu vai ser forçado a desistir de muitos potes e vai da muito call errado.

kauan18
Membro desde: 14.02.2009
Oldschool Grinder

Original de riprlz
A chance de bater um A no flop quando voce tem 1 na mão eh de +ou- 15%, se o vilão tiver um A na mão tambem essa porcentagem cai pra uns 10%.

Então quando tu tiver um AK e o vilão tiver AQ só 10% das vezes vai bater um A no flop. Quando tu tem AK na mão a chance do vilão ter AQ ou AJ é de 1.8%

Então 1.8% de chance dele ter AQ ou AJ * 10% de vezes que vai bater A no flop = 0.18% da vezes essa situação de voce ter AK e acertar um A no flop e extrair a stack toda do vilão com A e kickar pior vai acontecer

Ficou confuso acho =S

vc n pode considerar dessa forma, vc n ganha dinheiro soh de Ax piores, tem varias saidas, cada uma delas depende do vilão.

1) vc pode flotar jogadores ABC porque todos eles tem gap grande entre cbet flop turn

2)vc pode fazer semi bluf com overs contra jogadores q cbetam muito

3) a aquidade da sua mão n esta apenas no TP, vc tambem pode pegar GS+overs, FD+GS, algumas vezes seu Ahigh tambem pode ser bom.

4) muitos jogadores fracos fazem muito C/f, e vc pode roubar o pote facilmente

O call com AK eu faço muito pouco, a situação mais comum q eu faço eh contra os UTGs do FR, porque eles são muito tight e quando agent joga por stacks vc sempre vai atras, portanto uma 3bet soh faria sentido contra eles se eles tivessem um fold 3bet de por ex 30%.

Outra jogada q eu faço algumas vezes eh por ex, CO com raise first in de 40% e com 80% de fold 3bet , 1% de 4bet range abre, algumas vezes eu dou call OOP. O motivo eh porque minha 3bet ali eh muito melhor com um SC q n me complica e n me poe em situações closes posflop, visto q ele soh da call na 3bet com um range forte, e quando ele me 4bet ele tah gigante.

Dando o call ai posso jogar posflop muito agro porque o range grande dele n suporta jogar potes grandes e eu tenho uma foldequity grande e tambem tenho equidade da mão, alem de fazer o vilão ter implicitas reversas com AQ,AJ,AT,A9 e A8 talvez e tambem com KQ,KJ,KT

Agora eh beeem obvio q contra midstacks eu atolo felizão, nem tem o que discutir, isso q eu falei ai em cima seria mais linhas alternativas contra regs.

jonisgamble
PokerStrategist

Original de kauan18

Original de riprlz

jogar fora de posiçao nunca foi bom imo... tanto é que é de la que vem a maior parte do dinheiro.