Saltar para o fórum
Cálculando Pot Odds...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Cálculando Pot Odds Implícitas através das Stats.

10 Mensagens
6 Utilizadores
0 Reações
686 Visualizações
izaiasalmeida
Membro desde: 17.12.2008
PokerStrategist

Olá, boa tarde.

Venho calculando as pot odds implícitas somando o VP$IP + RPF do vilão, considerando o resultado desta soma uma porcentagem.
Aplico então esta porcentagem ao tamanho do pote com a aposta do vilão mais o call meu dessa aposta. Uso este valor então para calcular as pot odds implícitas somente para a próxima street.

Alguém tem alguma consideração a fazer?

Abraços ;)

9 respostas
Gonira
Membro desde: 27.02.2008
Elite Grinder

lol, não entendi nada.

GMCristiano
Membro desde: 12.11.2007
PokerStrategist

lol, matematica é uma ciencia exacta e os teus pseudo cálculos não parecem ser

izaiasalmeida Autor do tópico
izaiasalmeida
PokerStrategist

Original de GMCristiano
lol, matematica é uma ciencia exacta e os teus pseudo cálculos não parecem ser

Análise de pessoas e comportamentos não é uma ciência exata, por isso, já que estou iniciando no mundo do poker e não tenho uma leitura precisa dos adversários, inventei um cálculo simples para determinar mais ou menos quanto o vilão estaria disposto a investir no pote nas próximas rodadas de apostas.
Tenho consciência de que não consegui me expressar claramente, mas chamar de pseudo cálculo o que aparentemente o Sr. não entendeu (em parte por minha culpa) não é uma consideração construtiva.

Vamos ao exemplo.

Stats do Vilão: VP$IP=19 | RaisePreFlop=8
Valor do Pote: $10
Mão do Hero: 6 :club:7 :heart:
Flop:4 :spade:5 :diamond:6 :heart:
Hero checks
Vilão bet $5

Outs do Hero: 10
Odds do Hero até o turn: 3,5:1
Pot odds: 3:1

Aqui começa o cálculo das odds implícitas.
VP$IP+RaisePreFlop=27 (considero então este valor uma porcentagem, ou seja 27%)
Valor do pote no turn(Com o Hero pagando a bet do vilão)=$20
Cálculo do possível valor que o vilão investirá no pot no turn caso o Hero complete o draw=27% de $20=$5,4
Pot odds + odds implícitas=4,08:1

Entenderam como estou calculando as Odds Implícitas? Sei que quando se trata de comportamento humano não podemos usar a matemática para defini-lo.
Quem tem mais experiência vai poder me dizer se procede o cálculo, se devo corrigi-lo de alguma maneira, etc.

Espero ter sido mais claro.

GMCristiano
Membro desde: 12.11.2007
PokerStrategist

desculpa se fui um pouco duro :( tens de compreender que o teu tópico foi pouco explicito mas já vi que te explicaste melhor

Achei estranho estares a utilizar o VPIP e PFR para chegar a um valor de probabilidade aproximada

É muito mais exacto usar o valor WTSD porque sabes a probabilidade do vilão chegar ao SD

Isso nao tem nada a ver, alias ate esta ao contrario.

PFR+VPP de jogador muito tight da valor muito baixo o que leva a menos odds implicitas nas tuas contas...na realidade e exatamente ao contrario, porque alguem muito tight tem sempre mao e vai mais vezes ao showdown...

izaiasalmeida Autor do tópico
izaiasalmeida
PokerStrategist

Original de GMCristiano
desculpa se fui um pouco duro :( tens de compreender que o teu tópico foi pouco explicito mas já vi que te explicaste melhor

Achei estranho estares a utilizar o VPIP e PFR para chegar a um valor de probabilidade aproximada

É muito mais exacto usar o valor WTSD porque sabes a probabilidade do vilão chegar ao SD

Sem problemas, também não fui dos mais simpáticos na resposta ;)

Mais simples ainda, não tinha nem passado pela minha cabeça o WTSD. Mas o WTSD muito baixo também não pode indicar um jogador muito agressivo, que geralmente daria um re-raise na sua aposta ou call no seu re-raise?
Com o WTSD alto já não vejo problema, se ele vai muito até o Showdown é porque ele paga e te dá ótimas odds implícitas.

Original de NredNx

PFR+VPP de jogador muito tight da valor muito baixo o que leva a menos odds implicitas nas tuas contas...na realidade e exatamente ao contrario, porque alguem muito tight tem sempre mao e vai mais vezes ao showdown...

O que eu pensei é o seguinte, um jogador muito tight quase sempre entende mais do jogo do que o jogador mais loose (Isso nos limites mais baixos). Um jogador com VP$IP de 7 por exemplo sabe identificar quando o par de Áses dele está batido por seqüência ou flush, então ele vai largar essa mão mais vezes e consequentemente me dará menos odds implícitas.
Estou fazendo um julgamento errado?

Agradeço pelas respostas, aguardo outras uhauhahua :P

Gonira
Membro desde: 27.02.2008
Elite Grinder

vc tá errado. a frequência com a qual o mais loose vai ter air em vez de um overpair é muito maior, então as odds implícitas são muito muito menores. o que conta aí é o quanto esse cara vai ser spewy no pós-flop, e stats de pré-flop não dizem nada disso.

e jogadores tights não são propriamente melhores do que jogadores loose. prefiro um milhão de vezes um 16/14 à minha esquerda do que um 27/24, perturba infinitamente menos minha vida e provavelmente vai jogar bem mais straightforward.

e no seu exemplo, vc não considerou que já pode ter a melhor mão, e por outro lado não considerou também que todos os seus outs são sujos. um 7, por exemplo, transforma sua mão num mero bluff catcher.

btw, esse cálculo seu não tem nenhum embasamento matemático/estatístico. não sei de onde tu tirou isso. tipo... não misture macacos com bananas.

filipetheman
Membro desde: 10.05.2009
PokerStrategist

podes utilizar o vpip PFR para saber se joga muitas maos, quanto maior for a percentagem de maos jogadas menor sao as tuas odds implicitas por norma, porque o range é mais fraco.
MAAAAS um jogador regular e tight que tenha bons conceitos nao vai perder assim tanto num board dry tipo A72r se tiver AK e tu 77, enquanto que um donkey que joga tipo 40%das maos pode perder bem mais, mas nao sabendo a qualidade do jogador rege-te pela percentagem de maos jogadas e parte do pressuposto que tens melhores odds implicitas contra jogadores tight. quanto aos calculos em si para mim isso é chines :P espero ter ajudado apesar de nao ter acrescentado muito ao q o gonira disse

riprlz
Membro desde: 06.11.2007
PokerStrategist

Original de izaiasalmeida

Original de GMCristiano

Sem problemas, também não fui dos mais simpáticos na resposta ;)

Mais simples ainda, não tinha nem passado pela minha cabeça o WTSD. Mas o WTSD muito baixo também não pode indicar um jogador muito agressivo, que geralmente daria um re-raise na sua aposta ou call no seu re-raise?
Com o WTSD alto já não vejo problema, se ele vai muito até o Showdown é porque ele paga e te dá ótimas odds implícitas.

Original de NredNx

O que eu pensei é o seguinte, um jogador muito tight quase sempre entende mais do jogo do que o jogador mais loose (Isso nos limites mais baixos). Um jogador com VP$IP de 7 por exemplo sabe identificar quando o par de Áses dele está batido por seqüência ou flush, então ele vai largar essa mão mais vezes e consequentemente me dará menos odds implícitas.
Estou fazendo um julgamento errado?

Agradeço pelas respostas, aguardo outras uhauhahua :P

Quanto a um jogador tight ter mais chance de largar, esse cara aki joga na NL10 da FTP, ele eh 10/8

OTL_OTL

E da pra ver que ele nao larga o aces =X