Vantagens, tava pensando aqui. Será que tem?
Um das desvantagens é a dificuldade do jogo, o jogo é muito mais dependente do pós-flop que o plo. Eu acho mais difícil tirar dinheiro do fish que no plo por causa do split. Tem um pouco menos jogadores/mesas que em plo, tanto cash quanto sng/mtt.
Tem menos material de estudo, cansei de ver matérias falando que tem que jogar visando o pot inteiro pra jogar com A2xx, A3xx. Se jogar 6max de lowstake, a coisa já não funciona. Me lembra artigos de NLH para jogar apenas com mãos premium. É bem coisa de iniciante/básico. Tem esse post meu falando que o jogo pode ser visto de maneira mais complexa quando sai dos micros para lowlimits.
Num pot de 3 jogadores pode sim jogar visando ganhar meio pot. O dia que ler alguém escrever sobre isso, em quais situação podemos fazer isso, ficarei grato. Jogar deep é sempre dificíl em plo8 em que o pot sobe rápido, torna mais difíceis as decisões. SPR não consegue cobrir isso.
Dizem que a variância é menor que plo, eu concordo em partes. Alegam a menor variância por causa da possibilidade de ganhar um dos pots. Chance de não perder o pot todo. Então o valor esperado de ganhos (variância para cima da média esperada) é menor.
Problema dos splits 1/2 a 1/2 é que muitas vezes vai ficar pagando rake. A não ser que até o showdown tenha outro jogador envolvido que depositou um valor que arque com o rake. Ou pode acontecer de irem all in e ganhar 1/2 pot dê alguns blinds negativos como resultado da mão.
Como no hi lo tem mais outs que plo (por causa da possibilidade de 2 pots, eu disse possibilidade por que nem sempre tem lo chances de ter lo até o river é de uns 60% - link) as apostas e aumentos tendem a ser o pot todo (em plo8 ) visando tirar valor e defender a mão.
Com isso gera pots maiores e mais rake, mais pontos. Talvez seja errado falar que o avg pot é maior no hi lo pode ser pparecido com ohi mas garanto que o pico, pot altos seja mais frequente no hi lo alias tava pensando recentemente que dealt é melhor que contributed. Isso, pots maiores, pode ser considerado uma vantagem em relação ao plo. Mas como tem a possibilidade de ficar só pagando rake eu acho que em hi lo precisa de uma banca maior que em plo.
Muitas vezes quando to HU e tenho nut lo e um hi fraco, aposto alto até o fim. Muitos adversáios reclamam que quando eles tem mão hi forte eu gero pot maior gerando mais rake na mão. Mas eu preciso fazer essa jogada para extrair o máximo caso eu faça 3/4, caso acerte meu hi pra scoop ou para o adversáio foldar, tem casos de virar uma carta que ele perca o lo e folde o hi fraco. É bom ter banca maior pra suportar psicologicamente períodos só perdendo grana em slipt, 1/4.
Menor variância e mais banca, isso é contraditório! Pois é, ainda tem coisas que ninguém estudou isso a fundo. Pot em hi lo cresce mais rápido que em plo, agressividade (frequencia bet e raise) chega a ser maior, e isso também contraria um pouco sobre a menor variância que plo.
O primeiro do Hwang tem o básico de O8 e plo8. Nos outros livros to tentando achar algo que seja aplicável para hi lo. Por exemplo, aplicar SPR (stack pot ratio) para hi lo é muito complicado pela dificuldade de saber a tua equidade em hi lo pois é difícil colocar o adversário num range de mãos. Em hi já é difícil mas possível hi lo fica mais difícil ainda, já que tem jogadores em lowlimits que começam a mesclar e jogar mãos só hi como KQTT, QJ99, rundowns altos, KKxx suited visando set, etc. Isso sem contar na possibilidade de jogar com mais gente.
Recentemente saiu um vídeo em inglês feito pelo Ribbo falando como jogar AAxx em plo8. Link. Achei bom, até dá para usar em nlo8. aliás em NLO8 eu tento jogar plo8 contra jogadores bigstacks mas lógico que sempre tem uns shorts shovando toda hora obrigando eu adaptar o jogo. Tem também do Eternauta da comunidade espanhola em sng de plo8. Tinha época que eu lia mãos avaliadas da com inglesa, alemã e húngara. A alemã era que mais aprendia.
O post ficou enorme e pesado. Enfim, como não tem tanto material de estudo eu fui aprendendo muitas vezes na prática.