Prezados,
Há algum tempo venho jogando poker online. No começo não entendia a ciência do jogo e depositava esporadicamente alguns dólares para jogar, os quais rapidamente eram perdidos.
Depois de um tempo tomei gosto pelo "esporte", afinal não é um jogo de azar, mas sim um jogo da mente. Pois bem, lí alguns livros como:
O Pequeno Livro Verde do Poker; Small Stakes Holdem; Super System; Harrington on Holdem; The Raisers Edge; Small Ball e alguns outros que não me recordo.
Ao mesmo tempo fui jogando Live poker e obtive resultados bons e razoáveis, tanto no cash game como em MTTs e Sit & Go.
Busquei me informar sobre gestão de banca para jogar o poker online. Lí diversas coisas como 1000bb, 1% do Buy in em MTTs, 5% em Sit & Go e por aí vai.
Tendo estes conceitos em mente, parti para a prática. Fui jogando e acumulando sucessivas derrotas. Tenho preferência por MTTs e tenho um jogo sólido. Cartas boas, posição etc e reparei que não consigo ter bons resultados. Jogo bem, acumulo fichas, dobro, triplico, quadruplico a média, mas próximo a bolha do ITM a coisa degringola. As bad beats são incríveis. AA perdendo para 44, 55 etc, AK, KK, QQ e JJ perdendo para Ax, runners flushes com 4 cartas do mesmo naipe na mesa e assim vamos.
Para se ter uma idéia de minhas experiências frustradas, em certa ocasião cheguei a mesa final de um torneio com 3.000 pessoas. Estavamos em 5 pessoas e sou o Chip Leader. Sou o Big Blind e recebo um KK. A mesa roda em fold, até que chega no Small Blind, short stack que dá all in. Pago imediatamente e vejo que ele tem 10 J off. 5 cartas de ouro abrem na mesa e eu não tenho nenhuma carta de ouro, mas meu adversário tem. Pedi cerca de 10% do meu stack. Na mão seguinte, desta vez como small blind, recebo AA. Mesa roda em fold até que o botão dá all in. Novamente pago e fico heads up com meu algoz adversário da mão anterior. Ele mostra um AK e flopa uma sequência e perco mais uma mão. E na mão seguinte recebo, no botão, AK. O mesmo jogador, no cutoff aumenta, eu reaumento ele dá all in. Paguei e ele me mostra um AQ. Qual carta bate no River? Q.
Esta foi uma das experiências que me fez pensar muito sobre o poker online.
Então fiquei sabendo do conceito de variância. Realmente não consigo acreditar que em 3 mãos consecutivas com amplo favoritismo, após horas de torneio, que isso tenha sido obra do acaso.
Com o tempo reparei um fato: quanto mais dinheiro possuo em minha conta, menos bad beats eu sofro e mais seguido recebo AA, KK e QQ, bem como com mais frequência acerto trincas no flop, mais flushes eu faço e por aí vai. Quanto menos dinheiro tenho na conta, mais seguidas são as Bad Beats. E isso realmente me chamou a atenção. Ontem ví a mesa final que o Pessagno fez no Poker Stars em um torneio Micro Stakes. Não preciso dizer que ele cravou o torneio, mas as mãos que ele ganhava chegava a beira do absurdo. Em tão pouco tempo, tantas badbeats nos adversários.
Já lí sobre várias teorias conspiratórias, mas tenho uma na minha cabeça, que nunca lí e hoje compartilho com vocês. Não acho que o jogador com mais fichas no torneio ganhe a mão para eliminar mais rápido outro jogador. Acho que o jogador com mais dinheiro depositado em sua conta tem maior favoritismo. Pela minha experiência já vi que isso pode ser verdade, mas para tanto seria necessário saber quanto as outras pessoas tem. Isso estimularia novos depósitos, geraria um giro dos $ sempre entre os mesmos jogadores que tenham um bankroll mais "gordo" e traria mais estabilidade ao próprio site. No exemplo de cima, que falei do Pessagno, tenho a convicção de que ele tinha mais dinheiro na sua conta do que qualquer outro adversário.
Por que diversos jogadores falam da gestão de banca? Ela é importante? Sim. Claro que sim. Mas não teríamos um outro motivo mais forte ainda por trás desta mensagem que nos passam todos os grandes jogadores? Posso ter U$300.000 dólares a disposição para jogar, mas depositar uma vez por semana 215 para jogar o Sunday Million. Segundo os Pros Poker Stars eu deveria ter muita grana depositada na conta para jogar este torneio. Mas eu poderia fazer minha gestão de banca fora do site.
Outro dia estava jogando cash game. Sentei em uma mesa com de 0,25 e 0,50. Naquele momento tinha U$100 na conta, pois nunca deposito valores muito elevados. Sempre deposito até no máximo 300 dolares. Meu adversário sempre ganhava uma boa mão. Em cerca de 100 mãos, recebi a carta numero 2 umas 25 vezes. Recebi 3 pares de 8 e nas três vezes meu adversário tinha um par maior e eu não trinquei. E na última mão, quando me restavam 15 dolares recebi um JJ e nesta exata mão meu adversário recebeu um KK. Obviamente não trinquei. Depositei novamente e fui jogar MTTs.
Agora, neste exato momento em que escrevo este artigo jogava um Sit & Go. Recebi QQ, aposto 3 bbs do utg e recebo um call do UTG+1. Flop 8 J 2 rainbow. Aposto 80% do pote e 1/3 do meu stack. Recebo call. Turn Q. Aposto, levo uma volta, volto all in. E o cara me paga com Q9 e comprometendo 2/3 do seu stack. River?10. Zerei minha conta novamente. Agora sinceramente, não sei se vou depositar novamente. Estou totalmente descrente no poker online.
Pensem sobre o assunto. Por que não vemos um cara com 100 dólares na conta cravar um torneio de 100 dólares?
O que acham desta possibilidade? Sinceramente, não acredito em acaso.
Abraço a todos.
Sim, claro que me lembro disso. Eu também já cheguei a ter quase apenas um buy in. Relatei essa experiência aqui no fórum, mas já deve ter sido há mais de dois anos.