Saltar para o fórum
Como é possivel jog...

Notificações
Limpar tudo

Como é possivel jogar poker?

80 Mensagens
34 Utilizadores
0 Reações
12.6 K Visualizações

Prezados,

Há algum tempo venho jogando poker online. No começo não entendia a ciência do jogo e depositava esporadicamente alguns dólares para jogar, os quais rapidamente eram perdidos.

Depois de um tempo tomei gosto pelo "esporte", afinal não é um jogo de azar, mas sim um jogo da mente. Pois bem, lí alguns livros como:

O Pequeno Livro Verde do Poker; Small Stakes Holdem; Super System; Harrington on Holdem; The Raisers Edge; Small Ball e alguns outros que não me recordo.

Ao mesmo tempo fui jogando Live poker e obtive resultados bons e razoáveis, tanto no cash game como em MTTs e Sit & Go.

Busquei me informar sobre gestão de banca para jogar o poker online. Lí diversas coisas como 1000bb, 1% do Buy in em MTTs, 5% em Sit & Go e por aí vai.

Tendo estes conceitos em mente, parti para a prática. Fui jogando e acumulando sucessivas derrotas. Tenho preferência por MTTs e tenho um jogo sólido. Cartas boas, posição etc e reparei que não consigo ter bons resultados. Jogo bem, acumulo fichas, dobro, triplico, quadruplico a média, mas próximo a bolha do ITM a coisa degringola. As bad beats são incríveis. AA perdendo para 44, 55 etc, AK, KK, QQ e JJ perdendo para Ax, runners flushes com 4 cartas do mesmo naipe na mesa e assim vamos.

Para se ter uma idéia de minhas experiências frustradas, em certa ocasião cheguei a mesa final de um torneio com 3.000 pessoas. Estavamos em 5 pessoas e sou o Chip Leader. Sou o Big Blind e recebo um KK. A mesa roda em fold, até que chega no Small Blind, short stack que dá all in. Pago imediatamente e vejo que ele tem 10 J off. 5 cartas de ouro abrem na mesa e eu não tenho nenhuma carta de ouro, mas meu adversário tem. Pedi cerca de 10% do meu stack. Na mão seguinte, desta vez como small blind, recebo AA. Mesa roda em fold até que o botão dá all in. Novamente pago e fico heads up com meu algoz adversário da mão anterior. Ele mostra um AK e flopa uma sequência e perco mais uma mão. E na mão seguinte recebo, no botão, AK. O mesmo jogador, no cutoff aumenta, eu reaumento ele dá all in. Paguei e ele me mostra um AQ. Qual carta bate no River? Q.

Esta foi uma das experiências que me fez pensar muito sobre o poker online.

Então fiquei sabendo do conceito de variância. Realmente não consigo acreditar que em 3 mãos consecutivas com amplo favoritismo, após horas de torneio, que isso tenha sido obra do acaso.

Com o tempo reparei um fato: quanto mais dinheiro possuo em minha conta, menos bad beats eu sofro e mais seguido recebo AA, KK e QQ, bem como com mais frequência acerto trincas no flop, mais flushes eu faço e por aí vai. Quanto menos dinheiro tenho na conta, mais seguidas são as Bad Beats. E isso realmente me chamou a atenção. Ontem ví a mesa final que o Pessagno fez no Poker Stars em um torneio Micro Stakes. Não preciso dizer que ele cravou o torneio, mas as mãos que ele ganhava chegava a beira do absurdo. Em tão pouco tempo, tantas badbeats nos adversários.

Já lí sobre várias teorias conspiratórias, mas tenho uma na minha cabeça, que nunca lí e hoje compartilho com vocês. Não acho que o jogador com mais fichas no torneio ganhe a mão para eliminar mais rápido outro jogador. Acho que o jogador com mais dinheiro depositado em sua conta tem maior favoritismo. Pela minha experiência já vi que isso pode ser verdade, mas para tanto seria necessário saber quanto as outras pessoas tem. Isso estimularia novos depósitos, geraria um giro dos $ sempre entre os mesmos jogadores que tenham um bankroll mais "gordo" e traria mais estabilidade ao próprio site. No exemplo de cima, que falei do Pessagno, tenho a convicção de que ele tinha mais dinheiro na sua conta do que qualquer outro adversário.

Por que diversos jogadores falam da gestão de banca? Ela é importante? Sim. Claro que sim. Mas não teríamos um outro motivo mais forte ainda por trás desta mensagem que nos passam todos os grandes jogadores? Posso ter U$300.000 dólares a disposição para jogar, mas depositar uma vez por semana 215 para jogar o Sunday Million. Segundo os Pros Poker Stars eu deveria ter muita grana depositada na conta para jogar este torneio. Mas eu poderia fazer minha gestão de banca fora do site.

Outro dia estava jogando cash game. Sentei em uma mesa com de 0,25 e 0,50. Naquele momento tinha U$100 na conta, pois nunca deposito valores muito elevados. Sempre deposito até no máximo 300 dolares. Meu adversário sempre ganhava uma boa mão. Em cerca de 100 mãos, recebi a carta numero 2 umas 25 vezes. Recebi 3 pares de 8 e nas três vezes meu adversário tinha um par maior e eu não trinquei. E na última mão, quando me restavam 15 dolares recebi um JJ e nesta exata mão meu adversário recebeu um KK. Obviamente não trinquei. Depositei novamente e fui jogar MTTs.

Agora, neste exato momento em que escrevo este artigo jogava um Sit & Go. Recebi QQ, aposto 3 bbs do utg e recebo um call do UTG+1. Flop 8 J 2 rainbow. Aposto 80% do pote e 1/3 do meu stack. Recebo call. Turn Q. Aposto, levo uma volta, volto all in. E o cara me paga com Q9 e comprometendo 2/3 do seu stack. River?10. Zerei minha conta novamente. Agora sinceramente, não sei se vou depositar novamente. Estou totalmente descrente no poker online.

Pensem sobre o assunto. Por que não vemos um cara com 100 dólares na conta cravar um torneio de 100 dólares?

O que acham desta possibilidade? Sinceramente, não acredito em acaso.

Abraço a todos.

Responder
Citar (Quote)
79 respostas
brunomp
Membro desde: 17.07.2008
PokerStrategist

se não me engano hoje ou ontem um colega postou um vídeo do Caetano... ele falava algumas coisas, quando terminei o infeliz texto lembrei deste vídeo.
Mas não vou posta-lo.

Bom só posso dizer que isso que vc disse é pura asneira, e não faz sentido algum.

Vou deixar para os colegas comentarem pois cansei um pouco disso.

Ahhh é uma pena vc ter lido tantos livros e não ter aprendido nada.

Responder
Citar (Quote)

Gostei do artigo, tá muito bem argumentado e até acho q tens razão em alguns pontos.
Principalmente na Stars, quando se mostram cartas, tás a runnar mt bem, e olhas p o adversário que tá bem abaixo de ti, sentes sempre que o turn e o river vão mudar o jogo.

por vezes, acontece-me mt, que apos uma meia hora mt boa, começo a jogar de forma mais tight e mais agressiva, quase sempre em posiçao, pq nao quero perder o lucro q tive nesses 30 minutos anteriores. quase sempre levo bad beats que me levam para break-even/quase o valor q tinha no inicio da sessao.
acontece sistematicamente. já pensei q fosse do meu poker, pq antigamente eu ao fim de um run muito bom, começava a ser desplicente, mas nao, hj em dia sou mt mais tight e continua a acontecer.. e sim, nao tenho nunca mt dinheiro na conta lol

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Não acho absurdo que algo assim aconteça. Na realidade acho absurdo duvidar que isso aconteça.

Por que devo crer que o Poker Stars, ou qualquer outro site de poker seja totalmente íntegro. Na década de 90 muitas pessoas acusavam a indústria do Tabaco de colocar altos níveis de nicotina nos cigarros. Inclusive foi feito o filme "O Informante" sobre isso. Todas as empresas agiam juntas. Mentiam juntas. Pessoas morriam, e até hoje morre pelo cigarro, tudo em busca do lucro.

O Poker Stars visa apenas isso. O Lucro e nada mais.

Acho que o poker em sí é um jogo de habilidade. No online também. Uma pessoa não passa ganhando em um torneio pelo que tem na sua conta. Afinal AA vai ganhar muitas vezes, vai ter um maluco que vai blefar e assim vai. Mas quando a coisa aperta e os malucos já foram eliminados, alguma coisa tem que desequilibrar. Mas enfim....é uma teoria.

E Bruno, pode ter certeza de que aprendi bastante com todos estes livros.

Responder
Citar (Quote)
damaquina
Membro desde: 13.03.2012
PokerStrategist

Certa vez um conhecido falou numa roda de amigos que jogou durante alguns dias poker live em Montevidéu. Ele falava das mãos que apareciam e disse que "as trincas ganhavam todos os potes grandes", sendo o maior jogo que viu, "além de 1 única sequência".

Mas a questão é que não da para comparar live x online. 10 horas jogando poker live da quantas mãos? Umas 150 mão?

É por isso que tem gente que fala que no fast fold poker é muito mais variância que nas mesas normais. Mas, como disse um treinador da PS.en, a variância é decorrente do número de mãos que se joga e não por causa de qualquer outro fator.

Olha, vou te ser sincero. Não tem stats corretas, não tem poker que se avalie com menos de 5kk mãos ou mais jogadas online. O resto, é só uma "tendência".

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_

Tenho muitas horas de Poker Live. Mas muitas mesmo. E com certeza não vejo tanto crime assim. Óbvio que já ví coisas monstras, como AA, KK e QQ entrarem em uma mão e trincarem no flop em uma mesa 5/10. (Imagina o tamanho do pote!)

Já devo ter mais de 2000 torneios online. Isso me dá um bom número de mãos para falar sobre isso.

Mas enfim. Acho muito estranho o que acontece no Poker Stars.

Responder
Citar (Quote)
ESFX2000
Membro desde: 20.05.2010
PokerStrategist

Olá gauchodeportoalegre.

Antes de mais Bem vindo à PokerStrategy.com!

Sugiro que te apresentes na nossa secção Olá! E tu, quem és?

Essa questão já foi amplamente discutida aqui na PokerStrategy.com.
O Grande Debate: O Poker Online É Manipulado?
O mito do poker online
Pokerstars manipulado roubado

Pessoalmente, não concordo com o que disseste, excepto que há bads tanto no live como online. A diferença é que, como disseram, online consegues fazer um número consideravelmente maior de mãos.

Com tantos torneios online, seria interessante postares alguns dados, se tiveres oportunidade de usar algum tracker.

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_

Claro...acabei de sair de um torneio. Lá ia eu bem faceiro jogando meu torneio no Poker Stars. Acabei de cair de um torneio.
2,20R 6 max. Field de 491 jogadores. Premiando os primeiros 54.

Lá vinha eu, jogando firme, tight e agressivo. Recebo no botão 66, aposto 2,5blinds levo um all in do Big. Foldei a mão, pois era um jogador que estava jogando muito pouco.

Na mão seguinte recebo 88, novamente um aumento de 2.5. Todos foldam e levo o pote.

Na próxima mão recebo um 44. E lá vamos nós, 2.5 bbs. Apenas o Small paga. FLOP [5c 4d 7s]. O cara dá mesa eu aposto 2100 (já tinhamos uns 3500 no pote) Apenas para referência, meu stack inicial na mão era em torno de 15000 e o dele 11000.
Ele me voltou all in. É óbvio que paguei. Ele mostrou QQ.
A mão terminou assim:

TURN [5c 4d 7s] [3d]
RIVER [5c 4d 7s 3d] [Qh]

;) lá fiquei eu na bolha com menos de 8 big blinds. E cai antes do ITM. Mas claro. É acaso.

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009
PokerStrategist

Original de gauchodeportoalegre
Não acho absurdo que algo assim aconteça. Na realidade acho absurdo duvidar que isso aconteça.

Por que devo crer que o Poker Stars, ou qualquer outro site de poker seja totalmente íntegro. Na década de 90 muitas pessoas acusavam a indústria do Tabaco de colocar altos níveis de nicotina nos cigarros. Inclusive foi feito o filme "O Informante" sobre isso. Todas as empresas agiam juntas. Mentiam juntas. Pessoas morriam, e até hoje morre pelo cigarro, tudo em busca do lucro.

O Poker Stars visa apenas isso. O Lucro e nada mais.

Acho que o poker em sí é um jogo de habilidade. No online também. Uma pessoa não passa ganhando em um torneio pelo que tem na sua conta. Afinal AA vai ganhar muitas vezes, vai ter um maluco que vai blefar e assim vai. Mas quando a coisa aperta e os malucos já foram eliminados, alguma coisa tem que desequilibrar. Mas enfim....é uma teoria.

E Bruno, pode ter certeza de que aprendi bastante com todos estes livros.

Olá,

Ainda não li o primeiro post, mas já li este. Sobre a parte que destaquei a negrito, o que eu tenho a dizer é: falácia da falsa dicotomia.

O teu argumento pode sintetizar-se a:

As empresas que mexem com grande volume de dinheiro ou são íntegras, ou visam o lucro.
A PokerStars mexe com um grande volume de dinheiro e é uma empresa que visa o lucro.
Logo, a PokerStars não é uma empresa íntegra.

Não sei se será realmente necessário explicar por que razão este silogismo é absurdo, mas cá vai: o problema aqui é que criaste uma situação de dicotomia, isto é, de apenas duas possibilidades opostas, quando isso não é verdade. É perfeitamente concebível que existam outras hipóteses, como seja o caso de uma empresa que vise o lucro e que seja íntegra.

Abraço,
nuno21nt

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_

Não...o raciocínio não é este. O que quis dizer é que não tenho nenhum motivo para confiar de olhos fechados na empresa PokerStars.

Isto que tu colocou não é a síntese de meu pensamento.

Responder
Citar (Quote)
damaquina
Membro desde: 13.03.2012
PokerStrategist

Mas gaúcho, ele tinha quantos % de chance em vim a dama?

Tem gente que ganha sorteio de 50 milhões para 1. É manipulado também?

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_

56 mãos depois caí de um Sit & Go em duas jogadas onde apenas 2 outs salvavam.

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
PokerStrategist

Não...o raciocínio não é este. O que quis dizer é que não tenho nenhum motivo para confiar de olhos fechados na empresa PokerStars.

Isto que tu colocou não é a síntese de meu pensamento.

Eu diria que é um bom resumo das frases a negrito, sim. Mas compreendo que possas discordar.

Concordo que não devas confiar de olhos fechados numa empresa. Se assim o entenderes, sê epistemológico, sê um empirista céptico - mas cuidado!, não confundas ausência de motivos para confiar com existência de motivos para desconfiar. Continua a procurar essas situações que te parecem erradas e tenta prová-las. Se, eventualmente, conseguires alguma conclusão válida, submete os dados para outras pessoas reverem. Se os teus pares concordarem contigo, aí sim: é a altura de deixar de jogar nessa sala. Tu e todos os outros jogadores.

Abraço,
nuno21nt

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_

1 em 50.000.000. Depois essa mesma pessoa não ganha.

Mas façamos o raciocínio inverso. Vamos dizer que eu tinha 49.999.999 e o cara achou a única chance dele.

O problema é quando estas 49.999.999 falham em uma proporção maior do que deveriam e misteriosamente nos mesmos momentos decisivos dos torneios.

Não estou falando de um evento ocasional. Mas sim de uma sequência. Variância? Então vou esperar vir o inverso. Quando a variância for favorável, ficarei milionário.

Responder
Citar (Quote)
CALLIBAN
Membro desde: 27.09.2007
PokerStrategist

Olá.
Li tudo com atenção, mas saltei a parte final em que descrevias as bad beats (ninguém quer saber disso - todos as temos todos os dias e sempre teremos).
Geralmente venho dizer piadas para tópicos como "estes", mas no teu caso vou falar muito a sério por 2 motivos:1º porque reparei que não estavas a escrever isto em tilt; 2º porque te deste ao trabalho de escrever um longo texto - bem elaborado - que a meu ver talvez mostre que precisas de alguma ajuda pois no fundo não queres mesmo acreditar que o poker online seja rigged.

O que te posso dizer é que essa teoria da conspiração - tal como tantas outras - não faz sentido nenhum. A memória selectiva é muito lixada...E por falar em "memória", lembro-te que a variância não tem memória: tanto podes ter duras bad beats sempre seguidas, como podes receber AA 4 vezes seguidas (e destas vezes que temos AA não achamos estranho, pois não? ;) )

Tu poderias argumentar - e bem - que nós todos - nós os que defendemos que não existe poker rigged online - somos apenas vítimas de uma gigante lavagem cerebral. Afinal de contas, só te dizemos que isso são tudo paranóias, mas não te apresentamos provas do contrário, não é?
Pois, mas lá está: existe uma forma muito simples de analisares por ti próprio o que se passa nas mesas. Essa "forma simples" é feita com um software de análise tal como holdem manager ou pokertracker. Se levas o poker a sério, terás mais cedo ou mais tarde que utilizar isto (algo me diz que não utilizas...). Depois, quando tiveres por exemplo 1 milhão de mãos, poderás fazer uma análise por vários critérios tais como bad beats: saberes se estás a ganhar com AA, por exemplo, o número justo de vezes que deverias estar a ganhar numa corrida. (isto pré-flop, pois pós-flop a culpa já pode ser tua de perder com AA...)

Agora, acumulares uma base de dados gigante leva o seu tempo, dedicação, esforço e dinheiro. Por isso, tens de falar com quem já tem essa base de dados gigante e que realmente pode confirmar que teorias da conspiração como estas são um absurdo. Onde podes encontrar esses jogadores? Ora bem, parece que estás com sorte: estás na pokerstrategy, onde o que não te falta são jogadores com uma base de dados gigante, ou pelo menos suficiente para tirar conclusões.

Companheiro, perderes tempo a pensar nestas coisas é um acto que se revela supérfluo, cansativo e nada nada nada proveitoso. É tal e qual aquela situação de "eh pá, esta já é a 3ªvez que foldo T3o e fazia trio das 3 vezes! da próxima vou jogar" - e pronto, jogas e perdes tudo. Ou talvez pior: jogas e até ganhas. E quando deres por ti, andas a justificar as tuas acções na mesa com "tinha um feeling". lol

Mais especificamente em relação ao que sugeriste, deixa-me dizer-te que já tive a minha banca com $2 (acho que o nuno21nt se deve lembrar disto) e fui ganhando até ter $10 000. Como eu, outros devem ter feito o mesmo ou parecido, por isso essa teoria de quando temos mais $$$ na sala somos favoritos, cai por terra.
Para além disto, a tua ideia de que o "pessagno" deveria ser o jogador daquela mesa final que mais tinha dinheiro na conta, é uma ideia errada: um bom jogador nunca deixa "todos os ovos na mesma cesta", principalmente depois do que se passou com o "black friday". Eu não voltarei a ter milhares na mesma conta, nem que seja na fiável (sem ironias) pokerstars. Posso ainda dar um outro exemplo bem actual: o pokerstars PRO André Coimbra começou há poucos meses um novo desafio: "transformar $100 em $100 000 num ano". Para isso ele ficou com apenas $100 na conta e agora 2 meses depois já vai quase nos $10 000. Portanto, também ele tinha pouco dinheiro na conta e conseguiu.Porquê? Porque é um vencedor - um jogador ganhador. Claro que agora poderias dizer "mas ele é pro, logo tem ajuda da stars" ao que eu responderia: "lol ?"

Não te percas em devaneios destes, nada produtivos. Se gostas do jogo, se queres evoluir, mete na cabeça de uma vez por todas que o motivo do teu insucesso é TUDO menos culpa da sala em que jogas (mas agora não te metas numa sala chamada "o canto do zé" de que nunca ng ouviu falar...lol) e começa a estudar (ou a estudar mais).
Este jogo já é complicado demais para ainda adicionares mais variantes ao mesmo...

Termino com algo real que me aconteceu na mesma final table, no mesmo HU, com a mesma mão. o que achas que este adversário deve ter pensado? Que eu trabalhava para a sala? :coolface:

RIGGED? :)

Bons estudos. :sdrink

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
PokerStrategist

^ Post do mês Sim, claro que me lembro disso. Eu também já cheguei a ter quase apenas um buy in. Relatei essa experiência aqui no fórum, mas já deve ter sido há mais de dois anos.

Original de CALLIBAN
Claro que agora poderias dizer "mas ele é pro, logo tem ajuda da stars" ao que eu responderia: "lol ?"

^ Quote do mês.

1 em 50.000.000. Depois essa mesma pessoa não ganha.

Mas façamos o raciocínio inverso. Vamos dizer que eu tinha 49.999.999 e o cara achou a única chance dele.

O problema é quando estas 49.999.999 falham em uma proporção maior do que deveriam e misteriosamente nos mesmos momentos decisivos dos torneios.

Não estou falando de um evento ocasional. Mas sim de uma sequência. Variância? Então vou esperar vir o inverso. Quando a variância for favorável, ficarei milionário.

Comparar eventos de 1 para 50kk com o que acontece nas mesas é um completo devaneio. E falar em esperar por uma variância positiva para ficar rico é mostrar não compreender esse conceito.

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_

Respeito tudo o que dizes, afinal são opiniões e ao mesmo tempo que levanto uma possibilidade, não digo que isso seja uma verdade. Foi apenas uma idéia que me passou pela cabeça e que com certeza não foi apenas um momento de TILT.

Não acho que o Pessagno tenha ganho por ter mais dinheiro, ou por ser um jogador profissional da sala de poker. Não mesmo. Admiro ele e acho um grande jogador, talvez um dos melhores online players da atualidade.

Calliban, se tu foste de 2 dolares a 10.000, não quer dizer que a teoria vá por terra, pois podes muito bem ter enfrentado players que possuíssem menos cacife que tu, isso simplesmente não temos como provar e nunca sairemos do campo da especulação.

Alias, o exemplo que citastes do Black Friday apenas mostra com mais clareza ainda que a boa fé de ALGUNS sites. Tenho tantos motivos para confiar no Poker Stars, ou qualquer outra sala, como motivos para não confiar. Se amanhã ou depois estes, ou alguns, sites fecharem e for comprovada qualquer tipo de irregularidade no software. O próprio pokerstars já admitiu que manipula o deal no Triple Draw. Portanto a possibilidade de manipulação de deal é real e quando digo que é real, digo que é possível, não que ela ocorra. Alias, manipulação do baralho pode ser feita no live também e é por isso que as maiores mesas de poker do mundo estão passando a utilizar os embaralhadores automáticos.

Certa feita contestei essa questão dos dados do Poker Stars e eles me mandaram um relatório de algumas mãos, como AA e AK. Agora não me lembro dos números exatos, mas me recordo que de forma bem simplificada eles me disseram que o número de vitórias de cada mão estava dentro do percentual aceitável, entretanto isto pode ser facilmente manipulado e te explico:

No percentual de vitórias estão incluídas tanto as mãos com flop, como as mãos sem flop. Portanto, se fossem consideradas as mão onde houve abertura de flop, o número de derrotas destas mãos aumentaria drasticamente, mas isso não é constatado.

Sobre a variância positiva e ficar rico, foi uma ironia, pois ela negativa também não me deixou pobre, mas se ela for permanecer igualmente positiva, terei um bom tempo de crédito.

Gosto de Poker. Isso é inegável. E o poker online traz uma facilidade de se jogar em qualquer lugar, a qualquer horário. Já estou estudando mais e buscando um coach para ver o que eu posso fazer para corrigir minhas falhas, pois obviamente tenho muitas.

Se vou continuar a jogar online? Sim. Vou.
Vou confiar cegamente?Não. Jamais.

Responder
Citar (Quote)
ruuuic
Membro desde: 01.11.2010
PokerStrategist

Primeiro devo felicitar-te pela forma como te expressaste.
Quanto aos torneios o problema é que quando perdemos num cooler ou bad beat numa fase inicial/intermédia consideramos normal e de seguida jogas outro torneio quase imediatamente. Perder numa fase final aí já é bem doloroso tanto para a conta como para o ego e estas custam a esquecer.

Já joguei mais de 1 milhão de mãos e já vi tudo :) Por curiosidade fui ver e na Pokerstars em 754000 mãos estou a ganhar mais 2626 big blinds do que o valor estimado, se não me enganei nas contas quer dizer que estou a ganhar mais ~0,0035 bbs por mão, portanto tenho motivos suficientes para crer que seja um jogo honesto.

Acho que é isso.

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
PokerStrategist

Calliban, se tu foste de 2 dolares a 10.000, não quer dizer que a teoria vá por terra, pois podes muito bem ter enfrentado players que possuíssem menos cacife que tu, isso simplesmente não temos como provar e nunca sairemos do campo da especulação.

A teoria cai por terra com uma simples palavra: freeroll. É possível um jogador ganhar um torneio tendo $0, ou seja, sendo impossível que alguém tenha menos dinheiro do que ele.

O próprio pokerstars já admitiu que manipula o deal no Triple Draw.

Espero que percebas que isso acontece apenas e só para que os jogadores não voltem a receber cartas que descartaram em rondas anteriores e que ocorre apenas nos jogos de Triple Draw, onde podem ser feitos vários reshuffles. Se fosse possível fazer o mesmo em jogos live, estou convicto de que também seria feito. E não é uma "manipulação" do deal, simplesmente é verificado antes de entregar a carta ao jogador se ele já a descartou antes; em caso afirmativo, uma outra carta é-lhe entregue. E a Stars não "admitiu que manipula", esta regra está bem explícita no site.

Certa feita contestei essa questão dos dados do Poker Stars e eles me mandaram um relatório de algumas mãos, como AA e AK. Agora não me lembro dos números exatos, mas me recordo que de forma bem simplificada eles me disseram que o número de vitórias de cada mão estava dentro do percentual aceitável, entretanto isto pode ser facilmente manipulado e te explico:

No percentual de vitórias estão incluídas tanto as mãos com flop, como as mãos sem flop. Portanto, se fossem consideradas as mão onde houve abertura de flop, o número de derrotas destas mãos aumentaria drasticamente, mas isso não é constatado.

Se usares um tracker, podes obter facilmente este tipo de informação. Este gráfico corresponde a uma amostra de cerca de 350k mãos de NL2 e NL5, onde recebi AA e AK umas 6.3k vezes:

Já agora, não fiquei a perceber bem o que querias dizer aqui. Se puderes, explica de novo, sff _thumbsup:

Se vou continuar a jogar online? Sim. Vou.
Vou confiar cegamente?Não. Jamais.

Como já disse anteriormente, não confiar cegamente não é uma má posição. Na verdade, acho que se pode dizer que é até uma boa posição. Não podes é ficar ligado à ideia que de algo está errado quando não tens qualquer evidência que aponte nesse sentido.

Abraço,
nuno21nt

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_

Primeiro que eu não disse que em todas as mão quem tem mais $$ na conta vai ganhar. Disse o jogo vai rolando e nos momentos cruciais algum fator vai desequilibrar a disputa. Em um Freeroll nada impede que se esteja jogando apenas com jogadores zerados, ou próximos a isso de bankroll, o que torna tudo equilibrado. Em termos de programação de informática é muito simples que exista uma espécie de quociente entre o valor monetário que tens e a inscrição do torneio e, mais uma vez insisto nisto, não estou acusando que isso aconteça. Apenas levantei uma hipótese.

A manipulação do Deal no triple draw apenas demonstra a possibilidade de manipulação de cartas pelo software e este fato sofreu severas críticas de jogadores profissionais, primeiro por mudar as regras do jogo. Segundo por abrir um perigoso precedente de manipulação de cartas no site. O que o poker stars faz é sim manipulação do Deal, pois na regra verdadeira, tu podes receber as mesmas cartas descartadas.

Sobre tuas estatísticas: quando falo da maioria das minhas mãos AA e AK, falo em MTTs, não em cash game. Jogo pouco cash game. Isso traz uma grande diferença em diversos aspectos. Por exemplo:

Em uma sessão de cash, se receber 10 vezes ganhar 8 vezes e perder 2 vezes, possivelmente terei um resultado altamente positivo, similar ao seu gráfico. Entretanto em um MTT se receber um AA 20 vezes e ter o mesmo desempenho, posso simplesmente dar adeus ao torneio e normalmente é isso o que me acontece.

Vou te explicar melhor daquilo que falei que o Poker Stars me mandou minhas estatisticas de AA e KK. Vou inventar um número para facilitar a compreensão:

Digamos que tenha recebido 5.000 AA e AK com um aproveitamento de 80% de vitórias. Nestas vitórias estão incluídas cerca de 1500, talvez 1000, mãos onde o flop não foi nem aberto e o pote foi imediatamente ganho. Mas isso conta como vitória no percentual. Agora se descontar essas 1000 mãos e passarmos a analisar apenas as que o jogo se desenvolveu, bem aí teremos um outro percentual, com um número muito diferente. Não teremos um percentual de vitórias e derrotas sobre 5000, mas apenas sobre 3500 ou 4000 e nestes dados o numero de derrotas estará acima da média.

Responder
Citar (Quote)