Saltar para o fórum
metagame ou atitude...

Notificações
Limpar tudo

metagame ou atitude anti-desportiva?

30 Mensagens
14 Utilizadores
0 Reações
4,047 Visualizações
blade0319
Membro desde: 14.11.2012
Oldschool Grinder

Boa noite gente,
Me apresentei a galera do pokerstrategy nessa semana e agora gostaria de postar a minha primeira dúvida, à titulo de curiosidade mesmo, como vcs consideram tal atitude:

estava jogando NL25 6max, como faço diariamente, quando um jogador que me parecia bem consistente, com stats que eu considero de um regular no mínimo razoável, enfim, 22/18 nada exagerado em alguma stat que eu pudesse pensar em definí-lo como donkey, o jogo já acontecia por umas 2 horas, inclusive já estava de saída, apenas essa mesa permanecia aberta até chegar a BB até a mim.
Certo momento do jogo ele perdeu um cacife, e eu de brincadeira botei um emotion daquele peixinho q tem no PS. Gente , o cara ficou uma fera, me xingava de td q é nome enquanto eu botava mais peixinhos, e confesso, não aguentava mais de rir, com isso, percebi que o jogo dele começou a mudar , ele estava realmente irritado apenas com o emotion, e á partir daí consegui chegar a 80 usd na mesa ganhando dele , e jogadas que acredito que ele não faria se não tivesse caído na pilha..kkkkk
Pois bem, depois fiquei pensando, será q isso é uma atitude anti-desportiva como ele insinuou por várias vezes?

( até outro jogador que num tinha nada a ver com os peixinhos tomou as dores e começou a me xingar tb).
ou faz parte do jogo? pois aproveitei de fatores externos para levar vantagem sobre ele, portanto, poderia considerar o metagame nesse caso? (não digitei nenhuma palavra ofensiva sequer no chat)

entendo que o metagame é um diferencial quando há equivalência no nível entre os jogadores, que não é o caso da NL25,
minha dúvida maior então é: Se o metagame é um componente psicológico e comportamental do jogo, e eu percebi como poderia induzi-lo ao erro apenas fazendo ele se irritar, posso ainda sim ser considerado um anti-desportista? ( lembrei do phill helmuth q adota uma linha exagerada com reclamações e ofensas aos adversários e passa a ser visto como um vilão que todo mundo torce pra ele perder), o q ao meu ver é apenas um personagem para induzir ao erro
Se eu tiver errado sobre o conceito de metagame por favor me corrijam hein
Desculpe a longa história pessoal, dá um desconto, pois é meu post de estréia, e, se por acaso postei em lugar errado, mil perdões, podem remover se for preciso.

Obrigado a todos , tudo de bom pra vcs e feliz ano novo!!!

Responder
Citar (Quote)
29 respostas
spiov
Membro desde: 24.07.2010
Oldschool Grinder

isso não foi metagame, metagame é jogar para enganar com tuas cartas nada parecido com xingamentos em chats ou ao vivo...

Responder
Citar (Quote)
blade0319 Autor do tópico
blade0319
Oldschool Grinder

eu não xinguei nem ofendi, vc leu entre parenteses? botar emotion então é uma atitude anti-desportiva na sua opinião? ou apenas o conceito q tenho sobre metagame está errado?
obrigado por responder

Responder
Citar (Quote)
caio182
Membro desde: 16.09.2010
PokerStrategist

Acho que ele que caiu na catimba argentina que vc fez, não vejo nada demais nisso, ele talvez já tenha perdido o controle quando perdeu a mão antes.

Responder
Citar (Quote)
brunomp
Membro desde: 17.07.2008
PokerStrategist

isso é metagame sim, vc usou de um artificio que foi do vilão ser um idiota descontrolado emocionalmente para tirar dinheiro dele, obv que isso é metagame. Mas essa palavra não diz muito.

Eu por ex nem olho pra chat, o cara pode estar me xingando a vontade lá que nunca vou ver, meu foco é no jogo somente, então acaba que nem perco tempo com isso.

Bom, no caso do OP vc chamou ele de donk né kkkkkkkkk eu sou do tipo que é a favor da harmonia na mesa, então eu nunca faria isso, até pq nas próximas sessões os caras vão ficar te aloprando e não vejo isso como vantagem, pode até ser.

A questão é que eu nunca vi um grinder winner PRO zuando os outros no chat. Coincidência? sim ou não, eu prefiro segui-los.

Responder
Citar (Quote)
PHG2
Membro desde: 23.11.2009
PokerStrategist

Eu tbm não leio chat ... mas acho que ele que teve a reação além da conta ... entrou em tilt e se lascou.

Responder
Citar (Quote)
blade0319
Oldschool Grinder

Original de spiov
isso não foi metagame, metagame é jogar para enganar com tuas cartas nada parecido com xingamentos em chats ou ao vivo...

amigo spiov,
qdo vc lê esse essa parte do artigo q saiu na edição nº 39 de out/10 da card player sendo bem claro e objetivo quanto ao conceito de metagame ,vc continua a sustentar a sua opinião q isso não é de fato metagame?

"
De forma genérica, metagame pode ser definido como qualquer estratégia, ação ou método utilizado em um jogo, que vai além do escopo das regras pré-estabelecidas. Trata-se dos fatores externos que influenciam a disputa ".

Responder
Citar (Quote)
LgWz
Membro desde: 26.05.2007
BlackMember

lol que vilão donkey.

:f_cool:

Responder
Citar (Quote)
TheGameOver
Membro desde: 06.10.2011
PokerStrategist

Cara eu acho um pouco anti desportista sim, porém não vejo nada demais em fazer.

É igual por ex, você estar ganhando no futebol e começar a fazer embaixadinha pro tempo passar... isso é uma atitude anti desportiva? Sim, vc está zoando do kra.

Porém existe alguma regra que te proíbe fazer embaixadinha? Não.

Então o que acontece é que eu procuro não fazer esse tipo de coisa. Porém se fazem contra mim, tb não vejo mal algum... pq entendo o lado do cara...

Responder
Citar (Quote)
blade0319
Oldschool Grinder

Oi Caio, mas ele não perdeu a mão anterior pra mim, depois dos peixinhos ele começou a desequilibrar, deve ter sido currado por peixes na infância talvez e ficou com esse trauma..kkkk
abraço camarada..obrigado por ter o trabalho de ler ..feliz ano novo se num falarmos mais até lá

Responder
Citar (Quote)
ggcblog
Membro desde: 19.01.2011
Poker Player

http://pt.pokerstrategy.com/glossary/Metagame/

Acho que fizeste bem em ter continuado.
Usaste o chat de uma forma provocativa mas sem recorrer a insultos. :nh

Eu gosto muito de usar o chat pois permite-me receber alguma informação: quem está pegado com quem e em tilt, quem é amigo de quem, quem reage a quente e vai all-in depois de perder um flip (em especial nos cash-game micro isto é muito útil), etc.

O metagame consiste em fazer uma jogada -EV a longo prazo, mas que, baseada em informação recolhida, tem sentido na hora.
Se estiver errado corrijam-me.

Responder
Citar (Quote)
spiov
Oldschool Grinder

isso é meta-game:

leia isso:

http://forumserver.twoplustwo.com/19/high-stakes-pl-nl/batman-street-poker-394442/

Responder
Citar (Quote)
blade0319
Oldschool Grinder

E a pergunta q te fiz spiov, vai poder responder..isso é o q?

http://www.cardplayer.com.br/site/revistas_ver2.asp?ed=39&cod=1122

Responder
Citar (Quote)
ggcblog
Membro desde: 19.01.2011
Poker Player

Original de spiov
isso é meta-game:

leia isso:

http://forumserver.twoplustwo.com/19/high-stakes-pl-nl/batman-street-poker-394442/

:O..........metametametametagame............!

E o post do link é muito bom. :nh

Responder
Citar (Quote)
spiov
Oldschool Grinder

Original de blade0319
E a pergunta q te fiz spiov, vai poder responder..isso é o q?

http://www.cardplayer.com.br/site/revistas_ver2.asp?ed=39&cod=1122

obrigado pelo artigo!

lá esta bem claro do que se trata o meta-game:

"A essência do poker é induzir o adversário a erro. Um dos fatores que mais ajudam nesse ponto é criar uma imagem na mesa. Sólido ou agressivo? Tanto faz. O que importa realmente é que você tenha plena consciência de qual imagem os adversários têm de você, de modo a poder utilizá-la a seu favor quando for necessário. Por exemplo, se você tiver uma imagem sólida, seus blefes terão muito mais chances de não serem pagos; caso esteja sendo encarado como agressivo, as chances de puxar um grande pote quando o bordo lhe ajudar serão bem maiores."...."Em minha opinião, o mestre na utilização desse fator é o fenômeno do cash game Tom “durrrr” Dwan. Eu nunca vi ninguém trabalhar esse aspecto do jogo como ele. Dwan prepara a armadilha para os adversários de uma forma tão competente que alguns dos maiores nomes do poker mundial ficam apavorados quando estão à mesa com ele."

agora eu que lhe pergunto o que isso tem haver com provocar adversários chamando-os de fracos?

desculpe mas continuo pensando que o q vc fez n se trata de meta game...

Responder
Citar (Quote)
double2
Membro desde: 04.11.2008
Oldschool Grinder

Eu também não acho que seja metagame.

E não vejo problema nenhum com o que fizeste. Não foste mal educado. Poker é um jogo a $, se não conseguimos suportar uma "boca" então isso é um sinal de alarme que precisamos muito trabalhar no mental game. Mas esse jogador não deve ter remédio, nem com hipnose. :)

Responder
Citar (Quote)

acho que eu tava nessa mesa, eu tava nessa mesa??? pois aconteceu algo bem parecido comigo essa semana, um ficava mandando peixinho pro cara depois ele tilto

Responder
Citar (Quote)
blade0319
Oldschool Grinder

Bom gente obrigado ae pelas postagens, eu já imaginava q esse assunto seria um pouco polêmico, e de alguma forma aprendi algo com cada um de vcs q participaram, pode ser q eu tenha misturado pouco do conceito de metagame, pretendo ler mais a respeito ainda, de forma alguma tive a intenção de cometer um anti-jogo, apenas aconteceu assim, e tirei proveito disso pra conquistar o meu objetivo no momento q era ganhar as fichas de forma idônea e limpa, visto que, não ofendi, não xinguei..apenas descobri q a cada peixinho q eu colocava eu ganhava umas 10bb..kkkk as vezes posso ter levado muito ao pé da letra 2 frases q tenho em mente do livro " o jogo do príncipe"( David Apostólico) q tem a analogia das estratégias de maquiavel aplicadas ao poker
a primeira diz "explore a vulnerabilidade do oponente", e na segunda ele diz:
" se o seu oponente cometer um erro puna-o, logo, naquele momento achei correto fazer o q estava dando certo, explorei a vulnerabilidade e depois puni como ele merecia, o emotion estava ali disponível pra tds, se o poker stars colocou esse peixe lá deve ser para usarmos, naquele momento vi o peixe como um recurso q estava disponível pata tds em prol do objetivo principal,se ele me dá o dinheiro dele qdo eu cooco o peixinho, pq eu deveria evitar? não houve jogo sujo, acredito ainda que não, mas de qualquer forma penso em não repetir, da próxima vez vou colocar o tubarãozinho pra ele ficar feliz...

Responder
Citar (Quote)
blade0319
Oldschool Grinder

Original de double2
Eu também não acho que seja metagame.

E não vejo problema nenhum com o que fizeste. Não foste mal educado. Poker é um jogo a $, se não conseguimos suportar uma "boca" então isso é um sinal de alarme que precisamos muito trabalhar no mental game. Mas esse jogador não deve ter remédio, nem com hipnose. :)

o q me fez entender q teria alguma relação bem próxima com o metagame, salvo eu ter feito alguma interpretação errada dessas palavras q estão na card player nº38

" De forma genérica, metagame pode ser definido como qualquer estratégia, ação ou método utilizado em um jogo, que vai além do escopo das regras pré-estabelecidas. Trata-se dos fatores externos que influenciam a disputa."

se está definição é realmente correta podemos pensar em considerar q tal atitude tenha a ver com metagame, mas se num é metagame nem vou ficar triste desde que não tenha sido tb uma ação anti-desportista
obrigado por responder..grande abraço e até a próxima

Responder
Citar (Quote)
blade0319
Oldschool Grinder

Original de MarceloteF
acho que eu tava nessa mesa, eu tava nessa mesa??? pois aconteceu algo bem parecido comigo essa semana, um ficava mandando peixinho pro cara depois ele tilto

kkkkk, nem me lembro se vc estava, mas imagina se o poker stars faz uma promoção q a cada vez q a gente apertar um peixinho a gente ganhar USD 2,50? vai voar peixe pra td q é lado...rs
abraço amigo

Responder
Citar (Quote)