É, faz sentido o que você falou...
Concordo...
Mas você acredita em dom, mcgt? Principalmente no poker?
--
eu acho que depende ne!
por exemplo, se a gente falar que a pessoa nasceu com o dom pra ser jogador de poker, isso ai é uma afirmação sem fundamento nenhum
mas podemos dizer que a pessoa tem um racicionio rapido, ou um qi alto,ou uma sensibilidade interpessoal elevada, e por isso no poker essa pessoa consegue se dar bem!
aquela menina que ganhou um torneio sem olhar as cartas,,, aquilo la pode ser apontado como talento puro,,,
com certeza ela deve ter um qi acima da media, a capacidade de absorver e entedner coisas novas é acima da media,a velocidade do raciocinio é acima da media,e etc
isso tambem pode ser aplicado quando falamos de tenistas por exemplo,uma pessoa quem tem a massa muscular e o corpo balenceado,tem um dom natural para ser um jogador de tenis
mas é logico que sem esforço e dedicação o talento não vai ser aproveitado ao maximo, será um despedicio!
================
e pro pessoal que postou sobre perseverança...
tipo, eu conheço um monte de gente que é esforçada mas que num tem resultado algum, e sem resultado a pessoa fica fora do jogo.
então eu acho que olhar a realidade e perceber que pra tal coisa eu não vou dar certo e tentar outra coisa que se adapte melhor a minha pessoa, é um caminho melhor do que ficar apenas na perseverança demais e tentar e tentar e nunca obter um resultado!
concluindo-a parte sobre a importancia da psicologia é uma opinião subjetiva pois eu não tenho tanto material assim para dizer que isso é um fato provado e objetivo, diferente da definição do comunismo que é aceita hoje em dia, aonde tal definição ja é algo provado e divergente!
então, nessa parte da psicologia e da mente, seria interessante a gente achar mais materias que falem sobre a relação da mente com os esportes da mente.
aqui ta uma entrevista do kaspa que ele deu no jo soares, ele fala bem pouco sobre essa parte da mentalidade e da psicologia no esporte
e a anos atras eu vi um documentario aonde o kaspa joga contra um jornalista e aonde tem mais comentarios dele dizendo que dependendo do oponente ele poderia fazer um lance pra tentar confundir ou ate mesmo irritar a cabeça do adversario!
quem tiver videos ou e books que falem mais sobre esse tema, favor postar