Saltar para o fórum
SnG $1,50 Bubble sh...

Notificações
Limpar tudo

SnG $1,50 Bubble shove 99 SB

21 Mensagens
5 Utilizadores
0 Reações
1,505 Visualizações

Shove correto contra o big stack?

Temos que apertar o range contra o big, mas esse 99 fica dentro ou fora desse range?

Esse vilão estava super short, quase bubble. Parece ser um jogador decente.

No Limit Holdem Tournament
PokerStars
4 Players
Hand Conversion Powered by weaktight.com
$1.32+$0.18

Stacks:
CO negro_energy (968)
BTN Maddman_au (2,489)
SB santgil (2,524)
BB Garni23 (7,519)

Blinds: 200/400 Ante 25

Pre-Flop: (700, 4 players) santgil is SB 9♦ 9♥
2 folds, santgil goes all-in 2,499, Garni23 calls 2,099

Flop: 4♠ 8♥ 5♥ (5,098, 2 players, 1 all-in)

Turn: 10:diamond: (5,098, 2 players, 1 all-in)

River: 10:spade: (5,098, 2 players, 1 all-in)

Final Pot: 5,098
santgil shows two pair, Tens and Nines
9♦ 9♥
Garni23 shows a full house, Eights full of Tens
8♠ 8♦

Garni23 wins 5,098 (net +2,574)

santgil lost 2,524

Como funciona essa coisa de ev positivo até certo calling range, negativo numa outra faixa, e positivo novamente? (ver imagem abaixo)

/

Responder
Citar (Quote)
20 respostas
rgs78
Membro desde: 19.07.2009
PokerStrategist

Esse spot não é tão simples quanto o Wizard diz.
Não tenho a mínima dúvida que é um push claro numa blind war. Mas o facto de o utg ter pouco mais que 2 BB pode levar-nos a equacionar o fold.
Além disso, a tua fold equity é muito baixa. Aposto que o calling range de um bom vilão nesse spot é enorme!

Mas, ICM falando, é um push claro.

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Em qual porcentagem você colocaria o calling range de um bom vilão dentro desse cenário?

Responder
Citar (Quote)

Eu meti-a tudo no meio sem problema

Responder
Citar (Quote)
rgs78
PokerStrategist

Original de sonacc
Em qual porcentagem você colocaria o calling range de um bom vilão dentro desse cenário?

Pelo menos 30%. Mas vejo bons jogadores darem call com qualquer Qs, logo com um range na ordem dos 50%. Principalmente quando sabem que o SB sabe fazer push com any2 na SB.

Depende muito dos perfis. E eu não sou a pessoa ideal para falar de ranges, uma vez que a sua determinação é um dos meus maiores problemas.

Daqui a nada o Mobile já trata desses ranges. :D

Espero ter ajudado qualquer coisa.

PS. Insisto que eu daria o push. A tremer, mas daria. :D

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_

Hehehe.

Muitíssimo obrigado pela sua disposição e opinião.

=]

Responder
Citar (Quote)
MobileTBT
Membro desde: 08.12.2009
PokerStrategist

Olá sonacc,

Mesmo com um jogador tão short ainda por falar, 99 é muito forte para fazer o fold ai nesse spot, eu faria sim esse push, mas penso que meu range seria até bastante tight, pois o range do vilão é muito largo!

Ai sobre o range variar, funciona assim, se o range de call do vilão for de até ~55% o teu shove é +EV e deves faze-lo, agora se o range do vilão para call for maior que 55% teu shove é ruim, e deves fazer o fold. Mas se o range do vilão for tão loose a ponto de ser maior que 90% então o range dele é tão fraco que o teu shove é bom e vale a pena tomar o call pois você vai estar muito a frente.

Entendeu?

Abraços!

Responder
Citar (Quote)
rgs78
PokerStrategist

Original de MobileTBT
Olá sonacc,

Mesmo com um jogador tão short ainda por falar, 99 é muito forte para fazer o fold ai nesse spot, eu faria sim esse push, mas penso que meu range seria até bastante tight, pois o range do vilão é muito largo!

Ai sobre o range variar, funciona assim, se o range de call do vilão for de até ~55% o teu shove é +EV e deves faze-lo, agora se o range do vilão para call for maior que 55% teu shove é ruim, e deves fazer o fold. Mas se o range do vilão for tão loose a ponto de ser maior que 90% então o range dele é tão fraco que o teu shove é bom e vale a pena tomar o call pois você vai estar muito a frente.

Entendeu?

Abraços!

Eu não.
Porque muda o EV se o call range for superior a 55%? ?(

Responder
Citar (Quote)
MobileTBT
PokerStrategist

Por que estamos na bolha, e se tomarmos o call e perdemos estaremos fora da premiação, então a equidade que necessitamos nesse tipo de spot é enorme!

Isso avaliando por icm, fui claro? Por favor se não deu para entender me avise, que eu tento explicar melhor.

Abraços!

Responder
Citar (Quote)
rgs78
PokerStrategist

Original de MobileTBT
Por que estamos na bolha, e se tomarmos o call e perdemos estaremos fora da premiação, então a equidade que necessitamos nesse tipo de spot é enorme!

Isso avaliando por icm, fui claro? Por favor se não deu para entender me avise, que eu tento explicar melhor.

Abraços!

Ok. Até aí percebi.
Mas imaginemos que o call range dele é 60%. Estamos bem à frente mas o call é -ev. ?(
Mesmo que sejamos eliminados, a longo prazo vamos ganhar.

Desculpa lá, mas algo está a escapar-me...

Responder
Citar (Quote)
MobileTBT
PokerStrategist

Olá rgs78,

E por que aqui estamos jogando por icm e não por cEV, então mesmo estando a frente, nesse spot temos que estar muito a frente para a jogada ser lucrativa. Vou fazer os calculos para tentar exemplificar melhor:

Calculos:

ICM equity ao fazer o fold: 0,2374

ICM equity ao fazer o shove e ganhar: 0,3303

Equity necessária = Equity fold / Equity ganhar

Equity necessária = 0,72

Ou seja, temos que ter uma equity de 72% para a jogada ser +EV. Portanto mesmo estando na frente, estaremos perdendo dinheiro no longo prazo se o vilão fizer o call com um range largo, mas que não é tão fraco ao ponto de deixar a gente favoritos no spot com equidade maior que 72%.

Espero agora ter ajudado! Se ainda não tiver entendido, por favor se manifeste que eu tento explicar de outro modo.

Abraços! E obrigado por participar, com certeza a tua dúvida é de muito mais pessoas. E com essa pergunta você ajudou muitas pessoas.

Responder
Citar (Quote)
rgs78
PokerStrategist

Obrigado, Mobile!

Agora explica-me só mais um ponto, sff - em que medida é que o push se torna - EV se o range do vilão for superior a 90%?

Este ponto é o que me está a fazer mais confusão.
Não percebo como pode ser + EV em determinada parte do range e voltar a ser - EV a partir de 90%. ?(

Responder
Citar (Quote)
MobileTBT
PokerStrategist

A partir de 90% o range do vilão é tão fraco, que mesmo sem fold equity temos mais que 72% de equidade contra esse range.

Lembrando que no exemplo anterior o calculo de 72% e quando tomamos call, se o vilão faz call com 60% do range dele, então 40% das vezes a gente ganha o pote automaticamente com o fold, eu não adicionei isso no cálculo para não complicar. Mas a ideia é a mesma :)

Mas o que a imagem mostra, e que entre se o vilão fizer o call entre 55% e 90% do range dele, a tua jogada deveria ser o fold.

Mas se ele fizer o call com menos de 55%(a fold equity compensa) ou com mais de 90% (o range do vilão é muito fraco), então a jogada correta é o push!

Abraços!

Responder
Citar (Quote)
rgs78
PokerStrategist

Ah! Ok. Se acrescentarmos a fold equity a coisa muda um pouco de figura.
Já dá para ter um ideia bem melhor.

Mas acho que vou ter que ler melhor os artigos sobre ICM e o cálculo que fazes no teu blog.

Obrigado pela ajuda, Mobile! Ela é bem preciosa.

Fica descansado que hei-de lá chegar e deixar de te chatear com estas perguntas. :D

Grande abraço!

Responder
Citar (Quote)
MobileTBT
PokerStrategist

Viu, da uma olhada no artigo do LOBO, desmistificando o ICM, penso que é muito melhor, e está bem mais completo!

Abraços!

Responder
Citar (Quote)
rgs78
PokerStrategist

Original de MobileTBT
Viu, da uma olhada no artigo do LOBO, desmistificando o ICM, penso que é muito melhor, e está bem mais completo!

Abraços!

Boas, Mobile!
Nem de propósito!! Estava mesmo a escrever lá um post. :D :D
Passa por lá se puderes.

ICM

Obrigado!

Responder
Citar (Quote)
MobileTBT
PokerStrategist

Seu calculo está meio equivocado, mas o LOBO já respondeu.
Vou continuar acompanhando o tópico.

Abraços!

Responder
Citar (Quote)
rgs78
PokerStrategist

Original de MobileTBT
Seu calculo está meio equivocado, mas o LOBO já respondeu.
Vou continuar acompanhando o tópico.

Abraços!

Parece mais simples do que efectivamente é.

Responder
Citar (Quote)
MobileTBT
PokerStrategist

Sim, é simples. Uma coisa que reparei, e que os resultados são feitos em módulo, agora estou indo para o serviço e não tive como rever o teu calculo, mas depois dou uma olhada!

Abraços!

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_

Agradeço pelas respostas, pessoal. Esclarecedoras. Fico satisfeito em ver que minha dúvida foi a dúvida de um outro usuário do fórum e que alimentou uma discussão boa.

Abraços.

Responder
Citar (Quote)