Outro dia esse assunto gerou uma discução interessante no grupo de BSS do msn, alguns não entenderam direito como funcionava o que eu falei lá entao vo aproveitar pra tentar explicar melhor aqui.
- Como pode ser lucrativo atolar AK pré flop se ninguem da call com mão pior ?
Em teoria não é, se estabelecermos um range de call de AK e QQ+ a equity ficaria assim:
equity win tie pots won pots tied
Hand 0: 61.176% 40.50% 20.68% 174740892 89232168.00 { QQ+, AKs, AKo }
Hand 1: 38.824% 18.14% 20.68% 78295380 89232168.00 { AKo }
Então 38% das vezes que tu tomar call tu vai perder.
Fucei na minha database e em cerca de 200k mãos em duas contas diferentes eu achei esses resultados:
Aqui listei todos os AK que eu fui all in PF, na primeira tabela são mãos de NL100 e NL50 em 6max na party poker.
Na tabela de baixo as mãos de NL50 sao mãos de HEADS UP, favor descartar. As de NL10 e NL25 são 6max.

Tirando o Heads Up onde a galera se atola bem light, todos os meus AK all in PF estao negativos. Os que tao positivos é pq eu runnei bem nos flips, mas o EV deles ta negativo.
O unico que ta meio que com o EV break even eh na NL10, mas na NL10 tem muito nego doido que se atola fácil acho.
Então porque a galera nunca solta AK ? Da onde vem o dinheiro ?
O dinheiro que vem não é de quando você vai all in e eles pagam.
O dinheiro do vilão vem de quando ele folda. E o seu dinheiro vai embora quando você folda seus 40% de equity.
A tabela abaixo é em cima da mesma database, porem dessa vez são os AK que não viram o flop.

Podem ver o que o lucro obtido com o AK SEM VER O FLOP é bem maior do que o ALL IN EV de quando a gente entrou all in pré flop, somando o lucro ao prejuiso essa se torna uma situação lucrativa.
Lembrando que como o ALL IN é pre flop o profit não importa, é um dos poucos spots onde SÓ o ALL IN EV importa.
Tudo bem que na NL50-NL100 eu tenho uma imagem bem estragada, então eu posso tomar uns calls maos light e esse tipo de coisa.
Porem na NL10 eu jogava 21/19 com 5.5%3bet, na NL25 19/16 com 5% de 3bet. Então não acho que seja diferente da maioria dos outros regs desses limites aqui do forum.
E eu tambem não foldo AK pf, então não posso falar que eu foldei em spots certos nem nada, no sample todo de 20k mãos tem só uns 10 AK que eu foldei contra vilões MUITO especificos (e as vezes até me arrependo).
Portanto a minha visão é essa, em 6max eu nao foldo não.
(não passei pela NL2-NL5, então não sei como é o jogo nesses limites)
Se ainda fica a duvida eu recomendo que vocês deem uma olhada na database de vocês, mas um sample BEM GRANDE de mãos é necessario.
* Tamanho do Sample:
NL10 @ FTP: 46k hands
NL25 @ FTP: 38 k hands
NL50 @ PP: 68K hands
NL100 @ PP: 15k hands (pouco)
NL50HU @ FTP: 15k hands (Mas é Heads Up)