Crónica "Cards" 1 - Vamos ser a mudança que queremos ver
Tenho vindo a ouvir algumas barbaridades relativas ao Poker... Sempre a ver com a dita variância ou, como tenho ouvido, a “sorte e o azar”.
Isto fez-me refletir um bocado. Acho que todos nós já pensamos de forma parecida, mas com o estudo e a vontade de fazer do Poker algo mais que um hobby apercebemo-nos de que é errado pensar em “sorte e azar”.
Quando falamos a alguém que jogamos Poker somos etiquetados como alguém que (joga jogos) de “sorte”. Somos vistos como gamblers em vez de alguém que tenta evoluir e aprender mais... e se por acaso começamos a dedicar mais tempo ao Poker, porque queremos evoluir e aprender mais, somos vistos como viciados no jogo.
Ora, como podemos fazer perceber as pessoas que nos rodeiam que o Poker não é um jogo de “sorte ou azar” ?
O primeiro passo é fazer com que nós mesmos não acreditemos nisso... apagar as palavras “sorte e azar” do nosso vocabulário quando falamos de Poker.
Eu sou professor de xadrez há uns anos e joguei federado uns tantos também. O meu estudo era intensivo. Cerca de 2 a 3 horas por dia ou mais se tivesse treinos na academia. Procurava sempre melhorar as jogadas e perceber conceitos. Estudar o adversário enquanto joga à nossa frente e perceber as fraquezas dele. Seguir sites com problemas de xadrez para melhorar o raciocínio e aprender aberturas novas. Treinar finais e situações onde mesmo estando em desvantagem bastava um erro do adversário para dar a volta... e muito mais.
O que é que isto tem a ver com Poker ? E o que é que tem a ver com variância ?
Existe no Xadrez, como no Poker, bases de dados de jogadas, aberturas, linhas a seguir, etc... e como no Poker cada linha e abertura de Xadrez tem associada uma percentagem de vezes que ganha, empata ou perde... ora, se colocamos esta percentagem num jogo de Xadrez e ele continua a ser visto como um jogo de habilidade, porque não acontece o mesmo com o Poker ?