Crónica "Cards" 1 - Vamos ser a mudança que queremos ver
Tenho vindo a ouvir algumas barbaridades relativas ao Poker... Sempre a ver com a dita variância ou, como tenho ouvido, a “sorte e o azar”.
Isto fez-me refletir um bocado. Acho que todos nós já pensamos de forma parecida, mas com o estudo e a vontade de fazer do Poker algo mais que um hobby apercebemo-nos de que é errado pensar em “sorte e azar”.
Quando falamos a alguém que jogamos Poker somos etiquetados como alguém que (joga jogos) de “sorte”. Somos vistos como gamblers em vez de alguém que tenta evoluir e aprender mais... e se por acaso começamos a dedicar mais tempo ao Poker, porque queremos evoluir e aprender mais, somos vistos como viciados no jogo.
Ora, como podemos fazer perceber as pessoas que nos rodeiam que o Poker não é um jogo de “sorte ou azar” ?
O primeiro passo é fazer com que nós mesmos não acreditemos nisso... apagar as palavras “sorte e azar” do nosso vocabulário quando falamos de Poker.
Eu sou professor de xadrez há uns anos e joguei federado uns tantos também. O meu estudo era intensivo. Cerca de 2 a 3 horas por dia ou mais se tivesse treinos na academia. Procurava sempre melhorar as jogadas e perceber conceitos. Estudar o adversário enquanto joga à nossa frente e perceber as fraquezas dele. Seguir sites com problemas de xadrez para melhorar o raciocínio e aprender aberturas novas. Treinar finais e situações onde mesmo estando em desvantagem bastava um erro do adversário para dar a volta... e muito mais.
O que é que isto tem a ver com Poker ? E o que é que tem a ver com variância ?
Existe no Xadrez, como no Poker, bases de dados de jogadas, aberturas, linhas a seguir, etc... e como no Poker cada linha e abertura de Xadrez tem associada uma percentagem de vezes que ganha, empata ou perde... ora, se colocamos esta percentagem num jogo de Xadrez e ele continua a ser visto como um jogo de habilidade, porque não acontece o mesmo com o Poker ?
A resposta é que num jogo de Xadrez é impossível jogar sem saber o jogo, sem conhecer o movimento das peças e o objetivo, porque o jogo não acaba em 4 ou 5 jogadas (à exceção de um ou dois cheque-mates). No Poker qualquer pessoa pega em duas cartas e sem saber faz all-in ou joga por intuição, porque o jogo "só" tem 4 streets (PF, F, T e R).
Agora, quando começamos a estudar o jogo, os conceitos, as estratégias, melhorar o nosso jogo... isto tudo faz com que o Poker passe de um jogo de “sorte” para um jogo de habilidade e competência (algo que queremos defender).
No Xadrez o objetivo é ganhar aproveitando os erros do adversário e fazendo com que o adversário erre por estarmos a jogar uma variante onde ele esteja menos confortável ou tenha menos informação, mas mesmo assim não é óbvio que ganhemos o jogo porque Xadrez é jogo de conceitos. Mesmo que o adversário esteja fora da sua zona de conforto se ele se reger pelos conceitos do jogo (e há muitos para diversas situações) nós podemos não conseguir vencer... daí a percentagem associada a cada linha e abertura no Xadrez.
Se uma abertura tem um percentual de 60% vitória, 10% empate, 30% derrota... isto quer dizer que em 10 jogos vamos ganhar 6, perder 3 e empatar 1, mas pode acontecer que em 10 a gente ganhe 10 ou até que os perca.
Como no Poker sabemos que com AA vamos perder 1 em cada 5, também podemos perder 10 vezes seguidas, mas adivinhem... a amostra é muito pequena.
Tanto no Xadrez como no Poker só a longo prazo e com estudo é que podemos considerar uma linha aceitável ou não. A única diferença é como vemos estes jogos no curto prazo.
Vemos o Poker como jogo de “sorte ou azar” ou vemos como um jogo de habilidade e competência ? Quando falamos do Poker metemos as palavras “sorte e azar” ? Como vêm o Xadrez ? Um jogo de “sorte” ou de habilidade ? Qual a diferença entre eles ?
Vamos ser a mudança que queremos ver.
Cumprimentos,
CardsUp'Poet