#7: como o kony no flop prefiro o x/c. Depois no river como jogado é fold.
Parabéns pelo Blog, vou acompanhar.
Legal sua gestão de Bank, esse negocio do MIX .. você usa isso para ter um equilíbrio e pegar confiança aos poucos?
Jhow Deneider
Blog e Diario - https://www.pokerstrategy.com/pt/forum/thread.php?threadid=147671&goto=firstnew
Original de Jhowdeneider
Parabéns pelo Blog, vou acompanhar.Legal sua gestão de Bank, esse negocio do MIX .. você usa isso para ter um equilíbrio e pegar confiança aos poucos?
Jhow Deneider
Blog e Diario - https://www.pokerstrategy.com/pt/forum/thread.php?threadid=147671&goto=firstnew/blockquote >Exactamente !
é uma forma de nos habituarmos ao nível acima sem estar com "medo" ou "ansioso" em demasia ..devido a estarmos a jogar um nível mais alto .
No caso inverso ou seja quando a banca atingir um limite em que temos de baixar de nível...com esta fórmula "mesclamos " com o nível anterior o que nos permite por vezes "regular" de novo o grind e nao termos de "descer efectivamente" para o stake inferior.
é uma forma de habituaçao que recomendo usarem.
![]()
![]()
![]()
#Mão 7

Board: ThAs9s
Equity Vencer Empate
CO 66.45% 65.69% 0.77% { KsTs }
BU 33.55% 32.78% 0.77% { 99-66, AQs-A2s, KTs+, Q9s+, J9s+, T9s, 98s, 87s, AQo-ATo, KJo+ }
Atribui o range acima para o vilão "regular" ir de flat call pré-flop,mais coisa menos coisa não vai fugir muito disso!!
Esse flop acerta quase todo o range do vilão
Vilão nesse board tem TP,str8d,FD,second pair,gutshot ,em fim um pouco de tudo!!!
Ele vai te pagar quase 100% das vezes uma C-bet ai no flop,eu já não sei "não acho" que ele vai betar quase 100% do range ai,,, será que ele beta sempre os Gutshots,2nd pair,OESD???Eu acho que não!!!
Vou de bet flop ,bet turn e c\c river,não duvido que um regular de NL02 possa betar ai vs missed trips AQ,KQ,QJ,QT e str8s !!!!!!!!!!!!
Nao vai ser fácil controlar este meu Mental Game !
Acabei de me descontrolar ...felizmente consegui parar a catástrofe e sair das mesas!

Apanhei-me a dar este tipo de call's(vejam as 2 hands seguintes) ..ou seja já estava na fase de TILT !!!
Hand 8) WPN, $0.01/$0.02 No Limit Hold'em Cash, 5 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.
SB: $2.03 (101.5 bb)
BB: $4.51 (225.5 bb)
MP: $2.17 (108.5 bb)
CO: $4 (200 bb)
Hero (BTN): $2.01 (100.5 bb)
Preflop: Hero is BTN with A♣: K♣:
MP folds, CO raises to $0.06, Hero raises to $0.18, 2 folds, CO calls $0.12
Flop: ($0.39) 7♣: A♦: J♥: (2 players)
CO checks, Hero bets $0.20, CO calls $0.20
Turn: ($0.79) 4♥: (2 players)
CO checks, Hero bets $0.44, CO raises to $1.76, Hero calls $1.19 and is all-in
River: ($4.05) 3♣: (2 players, 1 is all-in)
Results:
Spoiler
$4.05 pot ($0.20 rake)
Final Board: 7♣: A♦: J♥: 4♥: 3♣:
CO showed J♠: J♣: and won $3.85 ($1.84 net)
Hero showed A♣: K♣: and lost (-$2.01 net)
Hand 9) WPN, $0.01/$0.02 No Limit Hold'em Cash, 5 Players
SB: $2.11 (105.5 bb)
BB: $1.89 (94.5 bb)
MP: $2.13 (106.5 bb)
Hero (CO): $3.22 (161 bb)
BTN: $1.68 (84 bb)
Preflop: Hero is CO with T♣: T♦:
MP folds, Hero raises to $0.06, BTN folds, SB calls $0.05, BB calls $0.04
Flop: ($0.18) 9♣: 6♥: 6♦: (3 players)
SB checks, BB bets $0.08, Hero raises to $0.20, SB folds, BB raises to $1.83, Hero calls $1.63
Turn: ($3.84) 9♥: (2 players)
River: ($3.84) J♠: (2 players)
Results:
Spoiler
$3.84 pot ($0.19 rake)
Final Board: 9♣: 6♥: 6♦: 9♥: J♠:
SB mucked and lost (-$0.06 net)
BB showed A♣: 6♠: and won $3.65 ($1.76 net)
Hero showed T♣: T♦: and lost (-$1.89 net)
Quem sofre com isto sou eu que vou demorar mais tempo a sair deste nível.......a sair terá de ser com um Mental bem melhor do que o actual. !
#8 e #9: Qual o range que lhe dás quando eles dão te raise shove por cima... Tas morto all days...
Esse mental foi sempre um dos teus problemas, e ta visto que continua igual..
Hoje vou falar um pouco sobre o adversário mais difícil que encontrei .....ou seja a minha Mente e a Vertente Psicológico !
É sem dúvida este o meu maior e melhor adversário que já encontrei ..nao tenho a menor dúvida sobre isso !
É de longe o adversário que já me tirou mais $$$ e que me fez inúmeras vezes leva a um estado de TILT , leva tb a nao seguir a Gestao de Banca planeada previamente ...o resto já devem saber ...é a Destruiçao da Banca .
Este blog tal como já escrevi algumas vezes será possivelmente a minha última tentativa de bater este Adversário ..a luta nao vai ser fácil ele já me ganhou muitas vezes mas ....desta feita estou confiante que o vou bater .
Tudo pode e deve ser trabalhado desde a componente técnica do Poker até À componente Psicológica.
Nao existe tantos vídeos nem artigos para esta vertente (e os que existem já sao um pouco antigos) mas isso nao me vai impedir de procurar conteudo de valor e que me ajude a melhorar este aspecto do jogo ...que eu considero ser absolutamente vital e no meu caso é bem mais importante evoluir esta vertente .
O Facto de nao ver os resultados (hoje já é o dia 9 em que isso acontece) é um dos passos importantes para eu melhorar a componente psicologica , mas só isso nao vai chegar .
Simples vídeos como
este do Doug Polk já serao uma ajuda , tenho tb alguns da Pokerstrategy para ver/rever .
Já li também o "Mental Game of Poker 1" .
Se alguns de vós tiver algo (artigos/livros/vídeos) sobre a componente psicologica do Poker e queira partilhar estou obviamente receptivo.
Nota : nestes 2 últimos dias já devo ter recuperado a "desgraça" e o "sinal de tilt" que puderam se aperceber no último post.
Nao se esqueçam que a nossa Vida para além do Poker tb nos afecta e muito na frescura mental que deviamos ter quando vamos para o grind ..pelo que temos sempre de nos avaliar e ver se estamos em condiçoes de grindar ou nao ..e se conseguimos ou nao deixar os problemas quotidianos para trás e focarmo-nos 100 % no grind .
Pronto nem era para escrever mas la vou eu....
Ja andas nessas andanças a tantos anos... E é sempre a mesma coisa: tas down -> tilt -> dizes que vais corrigir isso -> dizes que ja ta ok o teu mental (eu não acredito) -> voltas ao ataque -> tas up -> levas uns setup, cooler -> tilt come back -> perdes carradas de $$$ -> dizes que vais corrigir o teu mental -> ..........
Assim sendo, a minha duvida é: Será de vez a tua correcção do mental?
Cara o Psicológico realmente é complicado, ainda não sou profissional de poker "Ainda rs" mais trabalho com comportamento humano, já sofri com os tiltis, mais confesso que após alguns exercícios e usar algumas tecnicas de controle emocional, acabei de passar por uma Variância e uma queda na minha qualidade de jogo. mais isso é natural e não deve te abater, isso pode parecer até cliche,
mais Airton Sena, Ronaldo, Romario, Guga, Akkari, ou Goffi, já tiveram momentos de queda de produção em suas respectivas carreiras, pois todos estamos sujeitos a fatores psicológicos e físicos o importe é você perguntar a si mesmo, o que realmente esta causando essa variação psicológico e o que me mantém motivado, e procurar manter sua mente no que o Motiva, e no que o faz continuar, esfriar a cabeça, fazer algo que te faz se sentir bem e voltar a seu A game e controlar a variância.
Porem a base para isso tudo esta em sua mente, você controla a sua mente e não ela o controla, pense nisso,
Sucesso para ti amigo!
https://www.pokerstrategy.com/pt/forum/thread.php?threadid=147671&goto=firstnew
MENTAL GAME of POKER
Quando falamos da Componente Psicológica do POKER temos de falar sempre de uma pessoa chamada Jared Tendler !
É o chamado Treinador Mental , já treinou a vertente psicológica de carradas de players muitos dos quais sao os vossos idolos
Os Mental Coach sao cada vez mais um "acessório" mt importante para os Atletas seja de que àrea forem ..e claro que o Poker nao é excepçao ..aliás o Poker é muitas vezes associado e bem como um Desporto da Mente .
Pelo que temos de a treinar (a mente) o melhor que pudermos de forma a cairmos cada vez menos nas armadilhas que ela nos prega .
Vou deixar aqui uns vídeos que podem e devem ver (aliás eu vou ve-los com muita atençao) sao grátis e penso terem conteudos importantes nesta vertente .
Entretanto hoje já é o dia nª 12 em que nao vejo os Results , cada vez sinto menos a falta(ansiedade) de os ir ver!
Em relaçao às Regras/Disciplina que implementei e defini no 1ª post deste blog tudo está a ser cumprido sem excepçoes nem percalços .
As Regras/Disciplina que pretendo implementar no grind é assim definida :
Spoiler
1) Número de mesas será sempre entre 6 a 7 (nao mais do que isto)
2) Ver "banca" no mínimo apenas de 15 em 15 dias (fundamental para eu deixar de Tiltar, jogar ansioso etc etc)
3) Nao usar este $ para mais nada a nao ser o Grind de Cash (nada de stakings ..nada de Mtt/Sng's)
4) Tempo máximo de cada sessao é de 1hora e 15minutos
5) Quando estiver num dos níveis "mesclar" poderei ter no máximo metade das mesas do nível acima
6) o Plano de Cashout's será elaborado na altura certa ...nunca antes de chegarmos a NL10 pelo menos
1) Número de mesas será sempre entre 6 a 7 (nao mais do que isto)
2) Ver "banca" no mínimo apenas de 15 em 15 dias (fundamental para eu deixar de Tiltar, jogar ansioso etc etc)
3) Nao usar este $ para mais nada a nao ser o Grind de Cash (nada de stakings ..nada de Mtt/Sng's)
4) Tempo máximo de cada sessao é de 1hora e 15minutos
5) Quando estiver num dos níveis "mesclar" poderei ter no máximo metade das mesas do nível acima
6) o Plano de Cashout's será elaborado na altura certa ...nunca antes de chegarmos a NL10 pelo menos
Obrigado pelo feedback que deixou no meu blog sobre meu último artigo relacionado ao Tilt ♠_drink:
Xico esse plano parece ser muito bom e tem tudo para dar certo!!
Dei uma lida nos posts onde você se refere ao tilt,acho que eu já disse tudo no meu artigo!
Esse limite "nl02" é o que mais proporciona variância, é infestado de jogadores completamente retardados e isso o torna o mais chato de bater!
As bad beat são muito mais frequentes e a variância também,mas ao mesmo tempo é muito fácil de bater,e só jogar por value,value e somente value,isso vale para o pré-flop também,se eu tivesse que jogar nl02 novamente encurtaria bastante os ranges de EP,MP para evitar situações chatas e variância!!!
Olá!
nao joguei nos últimos 4 dias ....hoje tive oportunidade de jogar um pouco mas ..as coisas nao estavam a correr pelo melhor ...ou seja estava a começar a descambar pelo que parei a sessao. .
Se existem hands que me deixam ainda muito ansioso sao os Monstros PF ..ou seja os AA e os KK's !
Sao as melhores hands que podemos ter PF e é com elas que esperamos sempre ganhar muito $ ...daí ficarmos tb mt desanimados quando o inverso acontece ...ou seja situaçoes deste tipo :
Hand 10)
WPN, $0.01/$0.02 No Limit Hold'em Cash, 6 Players
SB: $2 (100 bb)
BB: $5.73 (286.5 bb)
Hero (UTG): $2.30 (115 bb)
MP: $3.69 (184.5 bb)
CO: $2.08 (104 bb)
BTN: $2.03 (101.5 bb)
Preflop: Hero is UTG with A♥: A♣:
Hero raises to $0.08, 2 folds, BTN calls $0.08, SB folds, BB raises to $0.26, Hero raises to $0.84, BTN folds, BB calls $0.58
Flop: ($1.77) 9♣: 9♠: Q♦: (2 players)
BB checks, Hero bets $0.86, BB raises to $1.72, Hero calls $0.60 and is all-in
Turn: ($4.69) 2♣: (2 players, 1 is all-in)
River: ($4.69) 6♠: (2 players, 1 is all-in)
Results:
Spoiler
$4.69 pot ($0.23 rake)
Final Board: 9♣: 9♠: Q♦: 2♣: 6♠:
BB showed Q♣: Q♠: and won $4.46 ($2.16 net)
Hero showed A♥: A♣: and lost (-$2.30 net)
Hand 11)
WPN, $0.01/$0.02 No Limit Hold'em Cash, 5 Players
SB: $1.09 (54.5 bb)
BB: $2.26 (113 bb)
MP: $0.78 (39 bb)
Hero (CO): $3.80 (190 bb)
BTN: $2 (100 bb)
Preflop: Hero is CO with K♠: K♥:
MP raises to $0.06, Hero raises to $0.20, 3 folds, MP raises to $0.78 and is all-in, Hero calls $0.58
Flop: ($1.59) 5♥: 9♥: 3♥: (2 players, 1 is all-in)
Turn: ($1.59) 6♦: (2 players, 1 is all-in)
River: ($1.59) 3♣: (2 players, 1 is all-in)
Results:
Spoiler
$1.59 pot ($0.07 rake)
Final Board: 5♥: 9♥: 3♥: 6♦: 3♣:
MP showed A♣: A♥: and won $1.52 ($0.74 net)
Hero showed K♠: K♥: and lost (-$0.78 net)
Hand 12)
WPN, $0.01/$0.02 No Limit Hold'em Cash, 6 Players
SB: $0.85 (42.5 bb)
Hero (BB): $2.05 (102.5 bb)
UTG: $1.15 (57.5 bb)
MP: $2.25 (112.5 bb)
CO: $2.73 (136.5 bb)
BTN: $2.47 (123.5 bb)
Preflop: Hero is BB with Q♥: Q♣:
UTG raises to $0.10, 2 folds, BTN calls $0.10, SB folds, Hero raises to $0.50, UTG calls $0.40, BTN folds
Flop: ($1.11) 7♦: 5♠: 3♥: (2 players)
Hero bets $0.66, UTG calls $0.65 and is all-in
Turn: ($2.41) 9♦: (2 players, 1 is all-in)
River: ($2.41) 6♥: (2 players, 1 is all-in)
Results:
Spoiler
$2.41 pot ($0.12 rake)
Final Board: 7♦: 5♠: 3♥: 9♦: 6♥:
Hero showed Q♥: Q♣: and lost (-$1.15 net)
UTG showed 7♠: 8♥: and won $2.29 ($1.14 net)
********************************************************************************************************
Já passaram > 15 dias desde o início do desafio pelo que fui espreitar os results e o resultado nao está nada famoso .
A banca está nos 32$ (+2$ desde o início) , o que eu considero um resultado simplesmente desastroso !
Tive aquele TILT que aqui descrevi ...tenho tido tb algumas situaçoes deste tipo com monstros que nao estao a bater para o meu lado tantas vezes como deviam

Algumas Stats !

Esta forma de jogar Loose nao é nada forçada ..ou seja é a forma como me sinto confortável (aliás nem tenho o meu HUD nas mesas ) , atençao que nesta sala jogo muitas vezes em situaçoes que a mesa nao está cheia ...pelo que é normal jogar mais loose .
Por Posiçao estamos assim :

No fim de Outubro espero estar bem mais animado e com a banca acima dos 40$ e sem ter mais TILT's
Banca Inicial = 30$
Banca Actual = 32$ ( +2$)
Olá aafrancis,
Gostava de ter vindo aqui antes, mas estive de "férias" e por isso só agora consegui deixar aqui umas postas de pescada. Desculpa não se não é lombo de novilho, mas se tivesse dava sem hesitação.
Um resultado de apenas $2 é sempre pouco, mas um verdinho é sempre bem melhor que um vermelhinho, e acaba por fazer alguma diferença ao nível do psicológico. Não te prendas ao que conseguiste, mas sim ao que vais lutar por conseguir.
Quanto a só veres a banca de X em X tempo, sei bem que é um conselho generalizado e não discuto o seu mérito, mas no poker, qualquer conselho deste género perde alguma validade se o facto de seguires essa opção te provoca alguma ansiedade. Mas isto é apenas a minha opinião, e tu sabes que gosto de dar opiniões. Como em tudo, somos todos diferentes e por isso há coisas que podem resultar melhor com uns e menos com outros.
Quanto ao teu episódio de tilt, foi pena não teres deixado o gráfico que incluísse as sessões anteriores e posteriores, com a linha azul, vermelha e laranja (não estou a sugerir que o faças) para tentarmos ver se o tilt te afectou mais as grandes decisões ou se de afectou também as pequenas decisões que muitas vezes ocorrem logo ao nível do preflop. Claro que seria de certa forma apenas um exercício algo especulativo com base nas linhas do gráfico, mas eu gosto de gráficos.
No entanto para ti até é fácil saber isso, bastando ver coisas como o VPIP, o PFR, CBet, 3Bet, Steal e Fold to Steal para saberes se essa sessão foi jogada de forma muito diferente das outras. Seja como for, e seguindo a linha do que disse no início, o que está para trás já não pode ser mudado mas pode ajudar a mudar o futuro. O que passou passou, é recolher informação que nos leve a melhorias e só pensar em frente.
Falando um pouco do tilt e será certamente o mais importante, não adianta repetir as generalidades que já foram ditas e muito bem ditas. No entanto, vou tentar mandar mais uma posta de pescada aqui também, e desculpa se não é lombo do bom, mas se ajudar em alguma coisa óptimo. Vê-se muita coisa sobre o tilt na net, sobre os tipos de tilt, etc e isso é ok. O conhecimento é bom para nos ajudar a compreender melhor os cenários que nos podem levar a problemas e as formas de os tentar resolver. No entanto, penso que se descura um pouco a referência ao trabalho psicológico que pode ser feito e que é onde tudo começa, e onde pode começar a ser evitado o problema. Dito por outras palavras, na prática não é muito importante saber que perdemos 3 stacks seguidas porque estavamos com o tilt A ou B, porque na prática o problema é termos perdido as 3 stacks porque estávamos tiltados. Há estratégias para sair do jogo quando se está em tilt, mas muitas vezes só conseguimos reagir a isso se ainda não estivermos totalmente tiltados, o que pode ser um pouco redutor para essas estratégias. É por isso que acho que há um trabalho mais difícil a ser feito e que passa por trabalhar a nossa parte psicológica para nos auto-prepararmos para uma realidade que vai acontecer a nós várias vezes, e que essa realidade acontece com todos os outros jogadores, inclusive com os melhores. A realidade de que falo é a de levarmos coolers, bad beats e termos situações em que o mundo parece que se uniu para nos prejudicar. Estatisticamente teremos de passar por situações dessas, como passaremos também por outras positivas em que nem nos apercebemos muito delas, pois nesses casos tendemos a ver a jogada de outro modo, onde relativizamos a sorte que temos com a margem residual que nos permitia ganhar a mão. Dito por outras palavras e simplificando, quando estamos num 80-20 se perdemos é um azar do caraças e quando estamos do lado do 20 e ganhamos muitas vezes pensamos que ok, tive sorte, mas estatisticamente em ganho 1 a cada 5. Já não estou a falar do pessoal que tilta por perder com AKo contra 87s no preflop sem ter a noção de que em 10 vezes ganha 6 e perde 4, mas isto é mais em torneios onde há muitas situações de All-In PF com essas e outras mãos.
Voltando à linha de raciocínio que estava a seguir, é muito importante fazermos um trabalho mental que nos prepare para uma realidade que é garantida de ir acontecer, para que quando ela vier não a encararmos logo como sendo o mundo contra nós. Se estivermos mais preparados para receber essas "prendas" vamos estar em melhores condições de aplicar as estratégias descritas pela net, do fazer uma pausa, etc, caso contrário no meio da raiva podemos ficar a jogar mãos longe do nosso A-game. No fundo, se com preparação ficarmos um pouco mais resistentes de forma a não tiltarmos dos 0 aos 100 em 3 segundos, mas em 30 segundos, então vamos estar em melhores condições para fazer as tais pausas e outras estratégias que podem ajudar a salvar uma ou outra stack.
Desculpa ter-me alongado tanto.
Estamos aqui ansiosos de notícias boas e a torcer por ti.
Abraço,
Alex
Boas Xico,
Quanto as mãos nada a dizer!!!
Quanto ao fato das stats:
Não existem stats pré-flop certas e erradas ,um jogador pode ter 35\30 pré-flop e ser super winner,ai vai depender da habilidade dele pós-flop e da habilidade dos vilões que ele está enfrentando "minha opinião"
Seria bacana você postar o teu RFI por posição!!!
Só a título de curiosidade e porque tenho de aproveitar o dia de hoje para ver as stats e essas cenas (isto porque agora só no fim do mês tal como estipulado) aqui fica mais umas stats !

Nota : este valor de Open Raise na SB acho que é elevado de mais !
Nos próximos dias/semanas vou falar um pouco sobre ranges de Abertura de cada Posiçao (Falarei sempre em termos genéricos nao particularizando de forma exaustiva o tipo de Viloes na Mesa (Tight's , looses) ) , mas sim falando sempre em termos Gerais e apresentando os ranges de uma forma +- estanque.
* RANGES *
Range de UTG
nesta posiçao o meu Open Range ronda os 13% e é este

O range da SB é no sense ,muito alto!!!
Do BTN ainda é alto mas ali tem posição!!!
Da sb está abrindo muito ,muito lixo e vai jogar pós-flop com a folding equity que já sabemos como é nesse limite ♠_thumbsup:
Vamos continuar a falar de Open Ranges !
Desta feita do MP e do CO.
* RANGES - MP *
Esta posiçao é bastante ingrata porque muitas vezes vamos ficar ensanduichados entre por exemplo as Blinds e uma Late Position pelo que o nosso range e a jogabilidade desta posiçao nao será nada fácil.
eu actualmente tenho um range de 20% e que é traduzido desta forma

Nota : a amarelo sao hands que estao na fronteira entre eu abrir ou nao (mediante o tipo de viloes na mesa)
* RANGES - CO *
CO é das posiçoes em que devemos começar a abrir bastante mais o nosso Range , juntamente com o BUT e a SB sao as 3 posiçoes em que o nosso OR deverá ser maior.
O meu range do CO está nos 33% é é este :