Olá!
Então... eu queria ter feito alguns posts fechando 2011 e acabei não os fazendo. As coisas ficaram bem apertadas na universidade e eu tinha que sair de viagem para os feriados... fui dar uma de turista, esquiar, dirigir, e fazer as coisas boas que umas boas férias envolvem (tirando os aeroportos, esses eu poderia viver sem).
Enfim, é hora de fazer um post para celebrar o fim de 2011. Surgiu-me a ideia de contar o ano, ou melhor, minha aventura no poker durante o ano, por meio do gráfico. Aí está:
(aviso: este gráfico NÃO inclui as mãos jogadas durante o deal de staking/coaching com o Brazil Poker Class).

(o forum da strategy PT dá um resize automático na imagem. Se clicar nela, ela aumenta um pouco).
1 - Eu ainda estava jogando FR, na maioria NL25 mas atirando na NL50 e até na NL100 MSS. Nem preciso dizer, sem tomar muito cuidado com gestão de banca. Não levou muito até que meus pares grandes batessem de cara com pares maiores, meu AA perdesse e aquela coisa toda. No entanto, não quebrei - até longe disso. Achei bom que tive a disciplina de voltar, literalmente, para a NL2 para reconstruir a banca.
2 - Então foi isso que eu fiz. Mas por alguns motivos o FR não estava mais me encantando tanto... então resolvi tentar algum SH (neste ponto, NL4 pois era a mais baixa da Party Poker). Como vocês podem ver ao final da linha 2, toda vez que eu ganhava um troco na NL2FR ia logo doar na NL4SH. Eu não conseguia pegar o jeito do jogo SH.
3 - Até que finalmente encaixou. Velas, digo, ranges ajustados e aí vamos nós.
4 - Meus primeiros tiros na NL10 não deram certo, lá fui eu para a NL4 para reconstruir. Até que no fim desta fase eu perdi um pouco, o que coincidiu com minha mudança para a Full Tilt.
5 - Conhecendo o novo software e tal, voltei a jogar NL2FR, depois NL2SH... e lá fui doar tudo de novo na NL5
6 - Bati um upswing na NL5SH, atirei na NL10 e já fui direto para a NL25SH - só para doar de novo e voltar logo para a NL10
(notem que na verdade minha banca é um tanto mais que aparece no gráfico, tanto porque eu já tinha banca quando peguei o Poker Tracker quanto por conta o rakeback. Neste ponto eu já estava, como vocês provavelmente notaram pelas inúmeras subidas e descidas de limite, numa dieta restrita de gestão de banca).
7 - Acertei Godmode na NL25SH. Finalmente achei que tinha aprendido o jogo. Senti-me uma locomotiva sem freios (colocando em perspectiva, na verdade foram apenas 12 BI
)
8 - Meh, só uma variânciazinha. Claro que eu sei jogar o jogo
9 - Aí pensei que o superGodmodeTurbo bateu. Uns 14 BI em 25k hands, mais rakeback e a world domination promo na Party. Aí achei que eu realmente sabia jogar o jogo (ainda que minha winrate, mesmo nessa girafa, tenha sido de apenas 5.5BB/100).
Então, basicamente se eu soubesse alguma coisa de poker eu deveria estar fazendo de média o que fiz no meu upswing mais violento
10 - Este down coincidiu com o início do staking deal com o BPC. Eu não conseguia acertar um flop com a minha banca; com a deles eu conseguia, mas acabava perdendo no river. Com eles, estava jogando NL50SH e terminei uns bons 10 BI abaixo da EV em algumas dezenas de milhares de mãos. Pelo menos com a minha banca a coisa não foi tão feia.
11 - Aqui foi mais ou menos quando acabou o deal e movi-me mais definitivo para a 888. Eu já tinha jogado NL6SH e NL10SH lá, então fui direto para NL20SH e logo para NL30SH. Mas aí entrei nessa loooonga fase de breakeven-pouco-perdedor-vivendo-de-rakeback que foi uma droga.
12 - Estava estudando bastante e tentando melhorar meu jogo. Comecei alguns private coachings com o Bierbaer também, embora o ano estivesse se aproximando do fim, e com a minha correria na Uni só tenha conseguido fazer poucas horas de coaching com ele.
Durante o 12 na verdade eu runnei muito muito mal na NL30SH, mas eu já estava atirando na NL50SH e nessa eu runnei muito muito bem - o que acabou sendo lucro.
13 - Um ano que terminou sem estar livre de swings, claro. Mas o que a variância tira com uma mão...
14 - ... dá de volta com a outra. Ao fim e ao cabo, um ano decente considerando que literalmente movi-me da NL2FR, passando pelo aprendizado mais básico do NL SH - que foi dolorido e custoso, diga-se de passagem. Mas no fim, com o rake back + as promos etc., a banca vai muito bem, obrigado.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Este post não estaria completo sem os gráficos de SnG e MTT.
SnG:

E MTT (os últimos MTTs que joguei eu o fiz em limites mais altos porque queria mandar a HH para o Jonathan Little fazer uma revisão de sessão com elas. Ele vai rever uma das HH, mas infelizmente não entrei ITM em nenhuma das que joguei - o que foi um pouco de um baque, considerando que era um stake 3x maior do que eu jogava mais rotineiramente).

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
E foi isso.
Por alguma razão, nesta semana o vírus do grind não estava comigo. Eu simplesmente não o senti.
Comecei jogando um pouco de NL5SH, só para tirar a ferrugem e tal, ainda me sentido bem inseguro. Aí movi para NL10SH e NL20SH... na verdade até runnei super hot, mas por alguma razão ainda não senti vontade de grindar "a sério" ou seguro para jogar NL30SH+ de novo para já.
Este é o gráfico desde ano (que, em outras palavras, é o gráfico desta semana:

Um muito obrigado a todos que se deram ao trabalho de ler; um obrigado maior ainda aos que leram o blog ano passado e um imenso muito obrigado a todos os que pararam um pouco para postar, discutir, ajudar-me com o jogo ou simplesmente acompanhar um pouco da aventura até aqui.
Vamos ver o que 2012 reserva para nós.