Parabéns pela shipadela e pelo prize!!! Agora chega de mimimi!!!! =D
Buenas!
Primeiro de tudo, preciso avisar que NÃO é um post de mimi
Estou apenas tentando achar para onde foi meu $ nos últimos dias. Este é o gráfico de fevereiro até aqui:

Nenhuma maravilha. 90% na nL30, alguma coisa de NL20 e NL50. Basicamente uns 12BI down. Infelizmente o mês começou muito promissor mas agora está bem medíocre (ainda no lucro, mas nada mais que outro mês qualquer) apesar de ter shipado dois MTTs (sim, postei sobre um só, até porque o outro foi "só" um 180 men SnG).
Enfim.
Como podem ver, minha linha vermelha está horrível. Eu tenho tentado trabalhar nos meus ganhos em no-showdown [nsd daqui para frente] há um tempo, e normalmente tenho conseguido deixá-la pelo menos estável (vide gráfico do mês passado).
No entanto... agora tive uma visão interessante do que um downswing pode fazer com tua linha vermelha. Tu acertas exatamente zero flops, o que significa que vais blefar mais. Às vezes o blefe funciona - mas nessas vezes tu não estás em um downswing.
O verdadeiro down acontece quando teus bluffs SEMPRE são pagos/subidos/floatados/esculachados
Isso significa que você dá um bluff raise numa cbet e leva 3bet, lá afunda a linha nsd. Você dá 3bet em posição, é pago, cbeta flop bom, cbeta um turn bom e vem um shove por cima. E por aí vai.
Impressionante. Vocês podem dar uma olhada na diferença da linha vermelha por este gráfico (que representa o ano todo até agora):

Enfim, separei duas mãos para darmos uma olhada:
Spoiler
Tudo o que eu tinha era nota de "regular" no vilão. Essa me deixou pensando um tempo.
1) Um spot totalmente denecessário?
2) Um spot totalmente standard?
3) Um spot totalmente óbvio em que perdi o jogo de "chicken"? É óbvio que ele não tem uma mão e também é óbvio que estou tentando tirar ele da mão etc. Shovar aqui no entanto é uma merda, ainda que ele não tenha um range de dar raise ali por valor.... a questão é: ele dá snap call com semi-bluffs ou folda eles? Estou ok contra o range de call dele? Acho que não. Alguns aí transformariam Jx em blefe (eu sei que donks sim) "para saberem onde estão" e foldarem para o shove?
$0.30 NL (6 max) - Holdem - 5 players
Hero (SB): $30.37
BB: $31.35
UTG: $42.74
CO: $30.00
BTN: $30.00
Hero posts SB $0.15, BB posts BB $0.30, CO posts DB $0.30
Pre Flop: (pot: $0.75) Hero has 8♠ T♠
fold, CO checks, fold, Hero raises to $1.05, fold, CO calls $0.75
Flop: ($2.40, 2 players) 2♦ J♥ 4♥
Hero bets $1.75, CO calls $1.75
Turn: ($5.90, 2 players) 9♣
Hero bets $4.65, CO raises to $9.30, fold
CO wins $14.44
Spoiler
Esta é vergonhosa mas ainda acho um spot problemático.
Vilão é fish (não brinca!) mas não tenho reads além disso.
O flop já é esquisito. Ok, é drawy, mas se eu raisar aqui não estou transformando o AA em blefe? Posso mesmo dar raise/call (ou raise/4bet) por valor? Acho que não. Acho que neste flop estou pouco à frente ou muito atrás do range de 3bet dele. Então, raise no flop para foldar para uma 3bet não faz muito sentido (acho eu).
No turn ele beta pequeno... aí eu acho que deveria ter foldado (o que significa que dei $5 de graça pra ele).
$0.30 NL (6 max) - Holdem - 6 players
Hero (BTN): $29.85
SB: $31.97
BB: $39.37
UTG: $24.14
MP: $44.08
CO: $30.56
SB posts SB $0.15, BB posts BB $0.30
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has A♥ A♣
UTG calls $0.30, fold, fold, Hero raises to $1.50, fold, fold, UTG calls $1.20
Flop: ($3.45, 2 players) 9♣ 7♠ J♥
UTG bets $3.45, Hero calls $3.45
Turn: ($10.35, 2 players) T♥
UTG bets $5.17, Hero calls $5.17
River: ($20.69, 2 players) 6♥
UTG bets $14.02, fold
UTG wins $19.66
Tá, agora só um pouquinho de mimimi
É bem legal que o PT4 te dá a "luck bell curve" ou, em outras palavras, a "curva da sorte". Assim, podes colocar tua frustração em forma de gráfico e mentir para ti mesmo que estás jogando o A game e que é tudo culpa do azar.
Ironias à parte, tu *podes* de fato colocar a sorte em gráfico. E aminha estava, bem, ausente (estou entre o "azarado" e o "muito azarado" em todos os três critérios
- até onde sei, o gráfico conta tanto o flopar draws quanto os draws baterem até o river).

Boa sorte a todos!
Fuck! Não está nada fácil para esses lados... Depois da shipadela (parabens atrasados ♠_grin: ) veio esse downswing.
Achei bem engraçado esse gráfico da "sorte". Entao a explicação dele eu achei hilariante !
:nh
Original de mmoreira7
Fuck! Não está nada fácil para esses lados... Depois da shipadela (parabens atrasados ♠_grin: ) veio esse downswing.Achei bem engraçado esse gráfico da "sorte". Entao a explicação dele eu achei hilariante !
:nh
Valeu...
É, não fossem as shipadas e este mês estaria uma m*.
Hoje joguei PLO10 e NL10FR (só para me divertir e multitable like a boss) e runnei hot nos dois. Pena que o limite é bem menor, então não chega nem a ameaçar tapar o buraco
Aliás, acho que aqui pode não ser o melhor lugar para perguntar, mas resolvi tentar.
Decidi criar um perfil de usuário no windows apenas para jogar poker (e deixá-lo aparte do perfil "principal" que eu uso para todo o resto, incluindo trabalho).
Isto tem a ver com algumas coisas, incluindo performance (posso ter um boot mais lean, evitando toda sorte de autoupdates, tsr's e o escambau) e acessibilidade (e.g., ter todos os programas relacionados ao poker pinned ao taskbar etc.).
Agora vem a pergunta tosca: qual a melhor forma de fazer isso?!
Eu já criei o usuário, mas agora o perfil não tem nenhum software (além do windows e anti virus).
Minha aposta é a de que preciso desinstalar todos os programas de poker que tenho e reinstalá-los no novo usuário. Isso seria muuito sacao... especialmente já que provavelmente vou perder algumas configurações/personalizações.
Agora... meu maior receio é: e isso inclui o Poker Tracker e as databases, não?
Finalmente, tenho que ter duas cópias dos programas que vou usas nos dois perfis? Tipo Google Chrome e Skype?
Parece uma pergunta imbecil... mas o software não está lá, e não está configurado para rodar com aquele usuário. Como se faz para resolver isso?
Só valeu!
edit: Windows 7 home premium
Interessante... essa mão me surpreendeu.
Não só pela jogada (talvez o cara estivesse cansado, talvez minha imagem tenha feito isso, talvez ele me deu outplay e foi um baita check/raise por "proteção", etc.), mas mais pelas equidades.
Eu sempre achei que combodraw fosse um monstro. Especialmente HU etc. Daí me deparo com essas equidades: eu era favorito por muuuuito pouco no flop contra o lixo dele (quase um flip).
200/400 NL (9 max) - Holdem - 2 players
BB: 8,136.00
Hero (SB): 5,364.00
BB posts ante 25.00, Hero posts ante 25.00, Hero posts SB 200.00, BB posts BB 400.00
Pre Flop: (pot: 650.00) Hero has 6♣ 8♣
Hero raises to 800.00, BB calls 400.00
Flop: (1650.00, 2 players) 9♣ 3♦ 7♣
BB checks, Hero bets 890.00, BB raises to 1,780.00, Hero raises to 4,539.00 and is all-in, BB calls 2,759.00
Turn: (10728.00, 2 players) J♥
River: (10728.00, 2 players) A♦
BB shows 9♠ 2♠ (One Pair, Nines) (Pre 54%, Flop 43%, Turn 66%)
Hero shows 6♣ 8♣ (High Card, Ace) (Pre 46%, Flop 57%, Turn 34%)
BB wins 10,728.00
Original de luizsilveira
Aliás, acho que aqui pode não ser o melhor lugar para perguntar, mas resolvi tentar.Decidi criar um perfil de usuário no windows apenas para jogar poker (e deixá-lo aparte do perfil "principal" que eu uso para todo o resto, incluindo trabalho).
Isto tem a ver com algumas coisas, incluindo performance (posso ter um boot mais lean, evitando toda sorte de autoupdates, tsr's e o escambau) e acessibilidade (e.g., ter todos os programas relacionados ao poker pinned ao taskbar etc.).
Eu já criei o usuário, mas agora o perfil não tem nenhum software (além do windows e anti virus).
Minha aposta é a de que preciso desinstalar todos os programas de poker que tenho e reinstalá-los no novo usuário. Isso seria muuito sacao... especialmente já que provavelmente vou perder algumas configurações/personalizações.
Finalmente, tenho que ter duas cópias dos programas que vou usas nos dois perfis? Tipo Google Chrome e Skype?
Parece uma pergunta imbecil... mas o software não está lá, e não está configurado para rodar com aquele usuário. Como se faz para resolver isso?
Só valeu!
ideia mto interessante.... tb gostava de fazer isso kd souberes melhor diz algo...
Original de thug88
Original de luizsilveira
Aliás, acho que aqui pode não ser o melhor lugar para perguntar, mas resolvi tentar.Decidi criar um perfil de usuário no windows apenas para jogar poker (e deixá-lo aparte do perfil "principal" que eu uso para todo o resto, incluindo trabalho).
Só valeu!
ideia mto interessante.... tb gostava de fazer isso kd souberes melhor diz algo...
+1
Original de tailanfrey
Original de thug88
Original de luizsilveira
Só valeu!
+1
"é preciso tanta coisa só para jogar um pokerzinho :/"
Pois então, até agora ninguém me disse como se faz ou me ajudou
Também tentei google etc., todo mundo "ensinando" a fazer um perfil novo - o que é óbvio -, mas ninguém a como configurar os programas, se precisa duas versões instaladas dos programas óbvios etc.
Infelizmente ainda não tive tempo de tentar, mas mais cedo ou mais tarde vou fazer isso. O que está me segurando é a database de mãos, pois demora umas 12h para importar tudo. Claro, importar até posso deixar fazendo numa noite, mas daí falta o tempo de configurar tudo, desinstalar os programas do perfil velho etc., etc.
Nesse interim, perguntaram lá no forum ENG e respondi meu rake na NL30SH da 888:
(48,241 hands)
- Rake attributed: $1.215,02
- Rake Contributed: $1,169,07
- Rake share: $1,640,11
- Rake Taken: $8,718,82
O que significa ~8BB/100. Pra caralho. Mas enfim, se alguém souber explicar legal as diferenças entre os métodos de cálculo aí, também tá valendo
Boas,
O post teve que ser divido em duas partes (por conta de limites do forum da PS). Assim, primeiro vão as mãos em spots um pouco mais complicados e interessantes, e cujo resultado foi bom (não necessariamente bem jogadas); no post seguinte vem uma mão de PLO e as merdas na NLHE.
Já há um tempo que não posto mãos aqui e tal. Confesso que fico na dúvida entre postar mãos aqui e postar no forum de avaliação de mãos; às veses posto só aqui, às vezes só lá, houve vezes em que postei nos dois. E ainda não sei qual o mais aconselhado para os diferentes tipos de spots em que me meto.
Mas o post de hoje tem a ver com a "evolução" (será? Tomara) do meu jogo. As mãos que separei aqui são mãos nas quais joguei de uma maneira flagrantemente diferente da que eu jogaria ano passado - alguns poucos meses atrás.
Não são só mãos boas, ou que eu acho que joguei bem. Certamente com as adaptações e mudanças que fiz, criei novos leaks no meu jogo.... os quais precisarão ser também corrigidos e assim por diante.
Separei essas mãos normalmente por ser um spot interessante, mas também e principalmente por dois motivos: 1) porque, afinal de contas, isto é um blog, e deveria registrar a evolução do meu jogo - para melhor ou pior; 2) para ouvir a opinião de vocês e trocar ideias, o que prezo muito.
Por fim, acho que essas mãos também refletem os temas sobre os quais tenho me debruçado nos últimos tempos, os quais vocês vão ver ao longo do blog: força relativa da mão, calls no river, jogar menos ABC (blefar mais/mais bluffcatch).
Vai ser um post um pouco longo termos de número de mãos, mas não vou fazer análises lá muito detalhadas. É mais para mostrar os spots mesmo e o que fiz de diferente do que eu faria antes.
Vamos lá.
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Hand 1 - Força relativa da mão e ranges percebidos.
Esta mão achei interessante porque mostra a importância da força relativa da mão, de leitura de ranges e de ranges percebidos. Claramente, nem eu nem o vilão temos nada. A questão é quem consegue levar o melhor nada para o showdown
(vilão, obviamente, regular).
Confesso que foi até um "easy spot" para mim. Acho que o vilão beta absolutamente tudo que me bate no turn e não vai dar slowplay em um 9x já que nada garante que eu vá betar (talvez se eu tivesse A high eu checaria de novo, não sei bem).
Não vou ficar entrando em grandes levels aí na mão porque dá para ir para os dois lados (estranho ele não betar turn igual, mas eu mesmo deixei de cbetar para pegar um blefe no turn; se não cbetei ele deve ter evitado betar porque eu ia dar call igual, mas quando betei ele resolveu blefar etc.).
Spoiler
$0.30 NL (6 max) - Holdem - 3 players
BB: $21.86
Hero (BTN): $31.48
SB: $33.12
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has A♠ 3♦
Hero raises to $0.90, SB calls $0.75, fold
Flop: ($2.10, 2 players) 9♣ 9♥ 3♥
SB checks, Hero checks
Turn: ($2.10, 2 players) 6♣
SB checks, Hero bets $1.05, SB raises to $3.93, Hero calls $2.88
River: ($9.96, 2 players) 7♦
SB bets $6.00, Hero calls $6.00
SB shows K♠ J♠ (One Pair, Nines) (Pre 45%, Flop 24%, Turn 14%)
Hero shows A♠ 3♦ (Two Pair, Nines and Threes) (Pre 55%, Flop 76%, Turn 86%)
Hero wins $20.87
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Hand 2 - força relativa da mão
Essa é para mostrar o contraste e a força relativa.
Não tenho muitas mãos do vilão, mas parece fraco (28/15 em 86). Nunca tinha dado ch/r. Meu bet no flop foi desbalanceado e deveria ter sido um pouco maior ($1.1 - $1.2?), mas ele ainda não tem como saber disso.
No turn veio um ch/r grandinho. Mas o que mudou? O flush, óbvio, mas esses bato todos. Com o bordo dobrado, ele só rep. 22 e 1 combo de 66. Ainda assim, tive que pensar para dar o call. Será que ele joga um flush baixo assim em bordo dobrado tendo sido até agora meio passivo? Será que ele joga assim 6x com um :club:? KQ com Q :club:? Difícil achar um sentido, mas é mesmo uma carta razoável para ele blefar.
É mais para mostrar a diferença: na mão anterior dei snap com bottom pair. Nesta aqui tive que pensar um pouco mais antes de dar o call. Independente do resultado, acho que é mesmo um call e não um 3bet. Não quero que ele folde um flush baixo ou um 6x. Dando call acho que também represento mãos com só uma
como um Kx etc., deixando corda para ele se enforcar. Acho o 3bet turm ruim já que a única carta que me f* é um 6.
Spoiler
$0.30 NL (6 max) - Holdem - 4 players
BB: $37.24
Hero (UTG): $56.76
BTN: $34.56
SB: $34.27
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has A♣ 9♣
Hero raises to $0.90, fold, fold, BB calls $0.60
Flop: ($1.95, 2 players) 6♣ 6♦ 2♣
BB checks, Hero bets $0.90, BB calls $0.90
Turn: ($3.75, 2 players) K♣
BB checks, Hero bets $1.80, BB raises to $6.86, Hero calls $5.06
River: ($17.47, 2 players) 8♣
BB bets $13.10, Hero calls $13.10
BB shows T♥ A♥ (One Pair, Sixes) (Pre 69%, Flop 46%, Turn 0%)
Hero shows A♣ 9♣ (Flush, Ace High) (Pre 31%, Flop 54%, Turn 100%)
Hero wins $41.49
Hand 3 - Força relativa da mão contra fishy donkbet
Vilão grande fish com 61/2 em 286 mãos. Eu já tinha notas de que ele donkava agressivo com ar e gostava de fazer slowplay com TP+.
Óbvio que estou perdendo para qualquer pocket. A questão é: em 60% de VPIP, quantos pockets ele tem?
Quando ela pota o river, acho que tenho um call mais fácil ainda. Eu costumo ficar de bobeira com os fishes no chat (eles gostam disso e jogam mais), e cheguei a perguntar no chat se ele tinha um A (o que não foi bom, pois ele se emputeceu e foi embora).
Por outro lado, fica sempre a pergunta: tinha eu um shove por valor no river? Acho esse spot muito, muito interessante - e talvez não valorizado o suficiente. Na cabeça do fish, temos um split pot fácil. Óbvio que ele pode ter 55+, óbvio que ele pode até ter um 6 (embora acho que com um 6 ele faria slowplay). Mas acho que ele não folda aí nunca, e ainda dá call dando risada com any2.
Spoiler
SB: $32.22
BB: $62.15
Hero (UTG): $56.47
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has 4♠ 4♦
Hero raises to $1.20, fold, fold, fold, BB calls $0.90
Flop: ($2.55, 2 players) 6♣ 6♦ 6♠
BB bets $1.27, Hero calls $1.27
Turn: ($5.09, 2 players) 2♦
BB bets $2.54, Hero calls $2.54
River: ($10.17, 2 players) 2♣
BB bets $10.17, Hero calls $10.17
BB shows A♥ 8♥ (Full House, Sixes full of Twos) (Pre 48%, Flop 31%, Turn 16%)
Hero shows 4♠ 4♦ (Full House, Sixes full of Fours) (Pre 52%, Flop 69%, Turn 84%)
Hero wins $28.99
Hand 4 - Força relativa da mão: tirando regular do pote?
A questão é: pela linha dele, acho que não tem uma Q. Evidente, pode estar me levelando etc., dando donk pequena com Qx para eu não checar artás Ax já que Ax não bate nada etc. Pode ser. Mas acho que é uma parte pequena do range. A questão é: serão que consigo que um A fraco folde aí? Ele está esplitando com qualquer Ax mas perdendo para AK (o river não joga se temos Ax).
Vilão reg, 22/16 em 850 mãos. 28 de wtsd (o que acho bastante!) e 88% fold pra 3bet (o que me leva a crer que é jogador fraco). Fold para cbet 33% no flop e 25% no turn (adora um float).
Olha o preço do meu bluff: 12 para um pote que já tem 15. Tem que funcionar menos de 1/2 das vezes. Acho que represento bem um Qx, já que qualquer dama pode subir aí por valor contra um A (porque para quem tem Qx o river joga
).
O que acham?
Spoiler
BTN: $9.73
SB: $11.55
BB: $111.84
Hero (UTG): $40.72
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has T♥ K♥
Hero raises to $0.90, fold, fold, BB calls $0.60
Flop: ($1.95, 2 players) Q♣ A♦ Q♥
BB checks, Hero bets $1.35, BB calls $1.35
Turn: ($4.65, 2 players) 4♥
BB checks, Hero bets $3.55, BB calls $3.55
River: ($11.75, 2 players) 4♣
BB bets $3.30, Hero raises to $12.00, fold
Hero wins $17.44
Hand 5 - Força relativa da mão com overpair em bordo conectado
Este é fish 50/3 em 37 mãos.
Normalmente, este é um spot em que dou raise. Muitas cartas no turn não quero ver, e se ele tem um overpair ou um 8x ele pode se assustar com muito que venha no turn. Fora que quero cobrar de flush draw, combo draw, seja-lá-o-que-for draw.
Desta vez, resolvi dar call. Depois de dar call flop, não vou largar para a stack dele tão fácil (ainda mais ele só betando menos de 1/2 pote no turn com flush draw no bordo. Acho que com sequencia ele potava turn).
Easy call para deixar ele se enforcar, ou easy raise? Acho que nesta aí era raise, mas ainda me pego em dúvida em alguns desses spots.
Spoiler
BB: $62.51
UTG: $28.20
MP: $17.19
Hero (CO): $30.00
SB: $30.62
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has K♠ K♥
fold, MP calls $0.30, Hero raises to $1.50, fold, fold, fold, MP calls $1.20
Flop: ($3.45, 2 players) 5♦ 4♠ 8♦
MP bets $1.50, Hero calls $1.50
Turn: ($6.45, 2 players) 7♥
MP bets $3.00, Hero calls $3.00
River: ($12.45, 2 players) J♠
MP bets $11.19, Hero calls $11.19
MP shows 9♠ 9♣ (One Pair, Nines) (Pre 19%, Flop 10%, Turn 14%)
Hero shows K♠ K♥ (One Pair, Kings) (Pre 81%, Flop 90%, Turn 86%)
Hero wins $33.09
Hand 6 - Força relativa num ch/r por blefe - e o turn, José?
Engraçado como a mente de um regular ruim (sim, eu) funciona.
Olha só: não dei 3bet pré porque o loco folda tudo pra 3bet. Além disso, o BB é um lag jogando 29/23 com 12% de 3bet. Um óbvio backraise shove (e olha que se o BTN desse 4bet eu foldava).
O BTN é bem nit, 17/14 com 24% sd. Mas tem noção de posição e abre 45% RFI do botão. Resolvi deixar o monte de Ax e Kx dominado dele no range.
No flop eu erro tudo MAS tenho duas overs mais backdoor flush. O bordo não é ideal (não tem draw para sequencia que eu possa representar, e só tenho backdoor gushot, se é que isso existe). Mas vamos lá, o sujeito é foldalhão, imagino que vá foldar bastante para check/raise já que posso bem representar 22 e 77. Se ele tem aí um JJ vai ficar com o c* na mão, óbvio.
Interessante é que meu plano era betar qualquer paus no turn. Eu só não pensei numa coisa: o A de paus. Vamos e venhamos, qual o range de call dele? Qx e flush draw, acho eu. O resto atola flop. Acho que até KK+ atola flop.
Vou betar ESSE turn para que? Se ele tem Qx, não vou pegar muito valor. Se ele tem flush draw, pqp, vou odiar levar raise e acho spew puro shovar por cima.
Acho esse um spot bem complicado. E acho que escolhi uma linha ruim, que era a de check/call turn, check/fold river (se ele betar) ou check turn e bet river (se ele der check atrás representando Qx).
E aí? Perdi valor não betando turn? Betei muito pequeno no river? Minha ideia era parecer bem blockbet/bluffy para que ele pagasse com qualquer :club:. Mas acho que eu poderia ter betado um pouco mais.
Spoiler
BB: $33.68
UTG: $30.00
CO: $44.50
BTN: $36.50
Hero (SB): $37.22
Hero posts SB $0.15, BB posts BB $0.30
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has K♣ A♦
fold, fold, BTN raises to $0.78, Hero calls $0.63, fold
Flop: ($1.86, 2 players) Q♥ 7♣ 2♣
Hero checks, BTN bets $1.39, Hero raises to $4.70, BTN calls $3.31
Turn: ($11.26, 2 players) A♣
Hero checks, BTN checks
River: ($11.26, 2 players) 8♣
Hero bets $3.30, BTN calls $3.30
Hero shows K♣ A♦ (Flush, Ace High) (Pre 65%, Flop 26%, Turn 91%)
BTN mucks Q♦ J♣ (Flush, Ace High) (Pre 35%, Flop 74%, Turn 9%)
Hero wins $16.97
Hand 7 - Força relativa da mão: call com straight quando o FD completa e o fish donka?
Vilão 43/10 em 51 mãos. 100% fold pra cbet (8 em 8 ). Nunca tinha visto ele donkar. Acho que a mão fala por si:
Spoiler
$0.50 NL (6 max) - Holdem - 6 players
CO: $65.53
Hero (BTN): $71.78
SB: $62.32
BB: $20.48
UTG: $50.00
MP: $39.54
SB posts SB $0.25, BB posts BB $0.50
Pre Flop: (pot: $0.75) Hero has J♦ K♦
fold, fold, fold, Hero raises to $1.50, fold, BB calls $1.00
Flop: ($3.25, 2 players) 9♥ T♠ Q♠
BB checks, Hero bets $2.60, BB calls $2.60
Turn: ($8.45, 2 players) 8♥
BB checks, Hero bets $6.90, BB calls $6.90
River: ($22.25, 2 players) 2♠
BB bets $9.48, Hero calls $9.48
Hero shows J♦ K♦ (Straight, King High) (Pre 31%, Flop 87%, Turn 97%)
BB shows Q♣ K♠ (One Pair, Queens) (Pre 69%, Flop 13%, Turn 3%)
Hero wins $39.15
Hand 8 - Força relativa no river contra fish
Vilão bem fish com 55/10 em 262 mãos.
Confesso que o flop é close para cbetar fora de posição; tenho só uma gushot e overcards fracas. MAS o vilão folda 75% para cbet... então dei uma cbet pequena e desbalanceada porque achei que seria lucrativa.
O turn é mais interessante. Depois que ele só deu call, já que ele tem um fold tão alto a cbet achei que ele não foldaria nada no turn (já que tem, teoricamente, um range mais forte de call). Por isso a overbet, para pegar valor dos pares, dois pares e draws que por ventura tenha.
O river acho uma saia bem justa. Por um lado, dar check contra fish normalmente é perder valor (já que eles dão mais call que blefam). Mas há vários draws perdidos, um 98 acho que fish beta igual. A questão é um Jx ou Tx, que ele muito provavelmente de check atrás no river e que eu duvido ele bete.
Não sei, muito close. Confesso que fui de check/call por conta da dinãmica: como ele é muito foldalhão, eu estava abusando e betando/dando raise por tudo que era lado dele (donk e fold dele = 80%). Então achei que ele poderia dar um spazz out se eu checkasse.
Ainda assim, quando ele shovou eu usei todo o time bank. Ainda acho que é call, ainda mais considerando que a Q veio no turn (se tivesse dobrado o J ou o T a coisa seria mais complicada), ou seja, menos chance de ele ter um Qx que por sorte bateu FH. Fora que o range dele é gigante etc; mas infelizmente acho que não podemos contar que ele daria raise flop OU turn com JJ, TT ou 66.
(e a mão dele no showdown mostra mesmo que fish joga como dá na telha, pois ele tem fold de 75% para cbet em 262 mãos jogando 55% de VPIP e resolveu dar call duas vezes com isso. OU eu li bem a dinâmica do jogo e ele estava de saco cheio de mim mesmo).
Spoiler
BTN: $30.66
SB: $37.15
BB: $46.06
Hero (UTG): $36.97
MP: $13.97
CO: $22.89
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has A♦ K♦
Hero raises to $0.90, fold, CO calls $0.90, fold, fold, fold
Flop: ($2.25, 2 players) 6♠ J♣ T♠
Hero bets $1.20, CO calls $1.20
Turn: ($4.65, 2 players) Q♣
Hero bets $6.20, CO calls $6.20
River: ($17.05, 2 players) Q♥
Hero checks, CO bets $14.59, Hero calls $14.59
Hero shows A♦ K♦ (Straight, Ace High) (Pre 70%, Flop 83%, Turn 77%)
CO shows A♣ 5♣ (One Pair, Queens) (Pre 30%, Flop 17%, Turn 23%)
Hero wins $43.92
(segue na segunda parte)
Segunda parte.
Na primeira parte estão as mãos que achei interessantes e os spots mais complicados. Aqui vem umas um pouco mais simples, depois uma de PLO e as merdas que andei fazendo.
Hand 9 - Call contra fishy minraise? (parte 1)
Esta é mais simplezinha. Só 23 mãos do vilão, jogando 67/43.
Fish adora dar minraise - mais ainda em bordo dobrado. Neste spot, eu sabia que ele poderia dar minraise com um 4x ou até um 55-88 (eles adoram fazer isso para "saberem onde estão") e que possivelmente não seguiria betando 4x e outros lixos no turn (acho que com um call represento uma mão forte, até um QJ etc).
O turn me f* um pouco e confesso que eu foldaria se ele betasse river. Achei que eu não tinha valor em betar river também, embora ele tenha entrado de check.
Ainda não sei se é um "call fácil" no flop, mas contra um aggro fish achei que era. Com a minha cbet pequena, também posso estar induzindo isso (embora a cbet tenha sido, obviamente, por valor + proteção contra overcards que venham no turn).
Spoiler
BB: $26.64
Hero (UTG): $44.97
MP: $20.41
CO: $64.40
BTN: $27.98
SB: $86.15
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has 9♦ 9♥
Hero raises to $0.90, MP calls $0.90, fold, fold, fold, BB calls $0.60
Flop: ($2.85, 3 players) Q♥ 4♣ Q♠
BB checks, Hero bets $1.50, fold, BB raises to $3.90, Hero calls $2.40
Turn: ($10.65, 2 players) 4♦
BB checks, Hero checks
River: ($10.65, 2 players) 3♥
BB checks, Hero checks
BB shows A♣ 5♦ (Two Pair, Queens and Fours) (Pre 30%, Flop 16%, Turn 9%)
Hero shows 9♦ 9♥ (Two Pair, Queens and Nines) (Pre 70%, Flop 84%, Turn 91%)
Hero wins $10.12
Hand 10 - Call contra fishy minraise? (parte 2)
Mesma dúvida de antes: com overpair e bordo baixo, mais vale dar call ou raise?
Vilão fraco, jogando 23/8 em 13 mãos. Eu não tinha maiores reads.
Acho que se eu tivesse JJ ou TT seria uma situação mais complicada e close. E acho que varia mais sentido voltar por cima (se for o caso) pois não queremos ver cartas altas no turn. Se ele vai se ralar com 88-TT, que seja agora.
Mas como não tenho medo de carta alta nenhuma, e não tenho tanto medo de 22, 33 e 77 dado que o range dele de call parece ser super largo, achei melhor dar corda.
Spoiler
$0.50 NL (6 max) - Holdem - 6 players
MP: $53.44
Hero (CO): $51.59
BTN: $24.15
SB: $34.32
BB: $58.63
UTG: $35.13
SB posts SB $0.25, BB posts BB $0.50
Pre Flop: (pot: $0.75) Hero has A♠ A♣
fold, fold, Hero raises to $1.50, BTN calls $1.50, fold, fold
Flop: ($3.75, 2 players) 2♥ 3♣ 7♠
Hero bets $2.00, BTN raises to $4.00, Hero calls $2.00
Turn: ($11.75, 2 players) 5♠
Hero checks, BTN bets $5.87, Hero calls $5.87
River: ($23.49, 2 players) A♥
Hero checks, BTN bets $12.78, Hero calls $12.78
Hero shows A♠ A♣ (Three of a Kind, Aces) (Pre 80%, Flop 93%, Turn 82%)
BTN shows 9♠ J♠ (High Card, Ace) (Pre 20%, Flop 7%, Turn 18%)
Hero wins $46.60
Hand 11 - Explorando range capped em PLO
E uma para um tema interessante: o PLO. Estou estudando um pouco e tal, e acho que tem me ajudado muito no Hold'em. É um baita exercício de leitura de bordos e ranges. E quem diz que não dá para blefar em micro stakes (sobretudo PLO) está errado. É tudo questão de achar o spot.
Quando o vilão deu check atrás, o range dele se tornou capped. Ele não tem mais QQxx, TTxx, 22xx, nem QTxx. Tudo isso betaria flop. E é possível que ar betaria flop também, então é possível que ele tenha um par, um flush draw (que não quis levar ch/r), talvez algum straight draw etc.
Como eu tenho um wrap para o nuts MAIS um gutshot pro wheel acho obrigatório eu betar turn. E ele dá só call.
Eu poderia ter betado de novo no river, mas o pote está pequeno e acho mais fácil ele me dar call com Qxxx (que agora bate até T5xx). Então fica fácil um call para ele por bluff catch com qualquer Q. Talvez até com JJ, já que com Qx eu também não vou betar sempre no river porque não tem muito valor (talvez com AQxx).
Então resolvi ir para o check/raise. Eu represento todos os FH e ele quase certamente não tem nenhuma - e não vai poder pagar um check/raise só com uma Q. Óbvio que ele poderia ter dado check atrás no river. Aí nice hand, o pote ainda estava minúsculo; quando ele coloca o dead money extra a pseudo-thin vbet dele vale mais ainda a pena o raise para pegar mais aquelas 9BB dando sopa.
Spoiler
$0.10 PL Hi (6 max) - Omaha Hi - 6 players
CO: $12.99
BTN: $6.76
SB: $28.39
Hero (BB): $10.00
UTG: $14.86
MP: $11.19
SB posts SB $0.05, Hero posts BB $0.10
Pre Flop: (pot: $0.15) Hero has J♠ 3♦ A♦ K♥
fold, fold, CO raises to $0.30, fold, fold, Hero calls $0.20
Flop: ($0.65, 2 players) Q♥ 2♥ T♦
Hero checks, CO checks
Turn: ($0.65, 2 players) 5♠
Hero bets $0.55, CO calls $0.55
River: ($1.75, 2 players) 2♣
Hero checks, CO bets $0.85, Hero raises to $3.95, fold
Hero wins $3.29
E chega de mãos boas. Agora vem a escória. A razão pela qual não estou batendo esses limites com os olhos fechados e dançando macarena.
Hand 12 - Call down light em reg aggro:
Ele abre 31% do SB, cbet flop 71%, turn 51% e river... 0%. Sim, zero %. Eu sei, sou um idiota.
Eu já tinha feito vários calls light nele, mesmo fora de posição, e ele sempre dava check atrás com lixo. Nunca 3 barris.
Acho meus calls no flop e turn aí obrigatórios. E o fold no river também obrigatório. Tanto pela característica do vilão quanto pelo bordo: é um lixo de carta para ele blefar. Completou tudo, ele vai me fazer foldar o que? Justamente por isso eu tinha que ter foldado. Mas acabei "me emocionado" que todos os calls contra ele vinham dando certo, e ainda achei muito suspeito o betsize dele (bem polarizado imo), então fui pro call. O betsize dele é tell mesmo, mas não é polarizado.
Spoiler
888 Poker - $0.30 NL (6 max) - Holdem - 6 players
CO: $31.73
BTN: $38.50
SB: $32.56
Hero (BB): $37.03
UTG: $8.51
MP: $28.05
SB posts SB $0.15, Hero posts BB $0.30
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has 9♣ 9♥
fold, fold, fold, fold, SB raises to $0.90, Hero calls $0.60
Flop: ($1.80, 2 players) 5♥ 4♣ 4♥
SB bets $1.50, Hero calls $1.50
Turn: ($4.80, 2 players) J♦
SB bets $3.80, Hero calls $3.80
River: ($12.40, 2 players) 3♥
SB bets $9.30, Hero calls $9.30
SB shows Q♥ A♥ (Flush, Ace High) (Pre 47%, Flop 50%, Turn 32%)
Hero mucks 9♣ 9♥ (Two Pair, Nines and Fours) (Pre 53%, Flop 50%, Turn 68%)
SB wins $29.45
Hand 13 - Extraindo valor até de pedra, mas depois jogando tudo fora no river.
Essa é interessante até. Acho que joguei muito bem flop e turn. Os vilões são dois huge fish, 36/11 (o vencedor da mão) e 63/0 (o outro).
Acho que os ranges deles são óbvios no flop e turn e posso betar por valor muuuuito tranquilo.
Já no river, fiz merda. Quiz fazer um thin vbet contra um Jx, já que estou esplitando contra a maioria das damas. Besteira. E óbvio que FD perdido não vai pagar nada mesmo.
E depois que betei, merda mesmo foi não largar para o raise. Mas enfim, o pote tava inchado, bateu o fish que existe dentro de mim e não larguei precisando ganhar só 20% das vezes, sendo que eu ainda poderia estar dividindo com uma Q. Mas acho brabo. Enfim, mal jogado a fu.
Spoiler
Hero (BTN): $62.95
SB: $9.85
BB: $42.01
UTG: $27.66
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has 5♣ Q♣
UTG calls $0.30, Hero raises to $1.20, SB calls $1.05, fold, UTG calls $0.90
Flop: ($3.90, 3 players) J♦ 3♠ Q♠
SB checks, UTG checks, Hero bets $2.90, SB calls $2.90, UTG calls $2.90
Turn: ($12.60, 3 players) 6♣
SB bets $0.30, UTG calls $0.30, Hero raises to $8.00, fold, UTG calls $7.70
River: ($28.90, 2 players) 6♦
UTG checks, Hero bets $6.00, UTG raises to $15.56, Hero calls $9.56
Hero shows 5♣ Q♣ (Two Pair, Queens and Sixes) (Pre 57%, Flop 60%, Turn 68%)
UTG shows 6♠ T♠ (Three of a Kind, Sixes) (Pre 43%, Flop 40%, Turn 32%)
UTG wins $57.02
Hand 14 - Tem até missclick
Spoiler
UTG: $37.33
Hero (MP): $30.00
BTN: $38.54
SB: $29.68
BB: $56.14
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has 3♠ 3♥
fold, Hero raises to $30.00 and is all-in, fold, BTN raises to $38.54 and is all-in, fold, fold
Flop: ($60.45, 2 players) A♥ K♦ 4♣
Turn: ($60.45, 2 players) 8♠
River: ($60.45, 2 players) K♣
Hero shows 3♠ 3♥ (Two Pair, Kings and Threes) (Pre 51%, Flop 10%, Turn 5%)
BTN shows A♠ K♠ (Full House, Kings full of Aces) (Pre 49%, Flop 90%, Turn 95%)
BTN wins $57.43
Hand 15 - E spew puro.
Estou postando essa última para me envergonhar em público e ver se isso me leva a tomar uma atitude com relação a essas mãos. Inadmissível, não vou nem comentar. Pensa quantas horas tenho que grindar para recuperar o preju que uma mão dessas aí faz na winrate.
E não fico nem indignado que o vilão "me ownou". Bem pelo contrário: o vilão era desconhecido e essa era a segunda 3bet que ele me dava (a segunda seguida SBvs.BB). Acho o call dele péssimo, pois se eu estivesse usando DOIS dos meus neurônios eu daria check/fold naquele flop com uma boa quantidade de mãos que eu iria all-in preflop rindo (combos de AK são numerosos).
Então minha indignação nem é ser levelado pelo vilão, e nem foi o caso. Minha indignação é comigo mesmo.
Ainda que uma jogada assim de vez em quando "funcione" e faça ele largar um AQ ou outros random, certamente é ridiculamente -EV (ainda mais contra desconhecido).
Spoiler
Hero (SB): $32.59
BB: $64.42
UTG: $50.04
CO: $13.98
BTN: $10.83
Hero posts SB $0.15, BB posts BB $0.30
Pre Flop: (pot: $0.45) Hero has J♥ Q♦
fold, fold, fold, Hero raises to $0.90, BB raises to $2.70, Hero raises to $7.00, BB calls $4.30
Flop: ($14.00, 2 players) 9♣ 8♥ 3♦
Hero checks, BB bets $5.50, Hero raises to $25.59, BB calls $20.09
Turn: ($65.18, 2 players) 3♣
River: ($65.18, 2 players) 9♦
Hero shows J♥ Q♦ (Two Pair, Nines and Threes) (Pre 15%, Flop 19%, Turn 9%)
BB shows A♣ A♥ (Two Pair, Aces and Nines) (Pre 85%, Flop 81%, Turn 91%)
BB wins $61.93
Enfim...
Esse é mais ou menos um retrato do meu jogo. Antes de eu começar a escrever, acho que eu tinha uma ideia diferente do que e de como seria o post. Acho que não consegui tão bem mostrar o que estou fazendo diferente, embora eu bem o saiba.
De qualquer forma, comentários são (como sempre) muitíssimo bem-vindos. Para os guerreiros que tiveram saco de ler mesmo, fica meu muito obrigado e a esperança de ter conseguido contribuir em algo.
Odeio esses megaposts do senhor luizsilveira!!!!
Mas a verdade é que tem muito o que aprender lendo e discutindo isso contigo!!!!
Preciso tirar um tempo pra isso!!! :challenge
Original de tailanfrey
Odeio esses megaposts do senhor luizsilveira!!!!![]()
![]()
![]()
![]()
Mas a verdade é que tem muito o que aprender lendo e discutindo isso contigo!!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
Preciso tirar um tempo pra isso!!! :challenge
Se eu te disser que também odeio
Fiquei tempo demais sem postar mãos e comentar o jogo etc., deu nisso.
Mas as mãos do segundo post são dispensáveis. Mais interessantes são as do primeiro.
Enfim, vou tentar melhorar nisso também!
Ei meu caro, muito bom seu blog e reparei numa coisa: também jogo NL30 na 888. Acho que já sentamos na mesma mesa,pois aquilo lá é muito pequenino(em relação a ps e pp).
Depois vou ver minha database e descobrir se não sou um dos fishes malucos das suas mãos.
Abraços
Original de TheTalo
Ei meu caro, muito bom seu blog e reparei numa coisa: também jogo NL30 na 888. Acho que já sentamos na mesma mesa,pois aquilo lá é muito pequenino(em relação a ps e pp).
Ah, certamente!
Original de TheTalo
Depois vou ver minha database e descobrir se não sou um dos fishes malucos das suas mãos.
Abraços
hehe, certamente que não. Pelo que vi do teu blog, não deves jogar 60/5... certo?
Add no Skype aí, vamos trocar umas ideias.
Abração! Valeu por acompanhar.
Esse mesinho de fevereiro não está fácil.
Como eu disse no post anterior, acho que meu jogo melhorou nos últimos meses - e não foi pouco. E as mesas têm estado muito fáceis.
Ainda assim, toda vez que estou pegando algum ar começo a perder um BI atrás do outro.
É um daqueles períodos em que parece que toda vez que vamos AI preflop o vilão tem AA; hoje isso só não foi verdade uma vez, eu que tinha o AA e ele KK, mas mesmo assim não ganhei.
Segue o gráfico do mês até agora:

Sick hein. O gráfico está indo pra cima pelo que vejo mas o que tem deixado negativo são os potes grandes que te levam pra baixo.
Mas não se preocupa 12K hands não dizem nada, imo você joga bem, coloquei até o tubarão no seu avatar da 888.