P.S.: Tenho que tirar um tempo pra analisar as mãos que tu posta aqui, pois teus comentários são sempre muito completos!
Além do mais, como sei que não vou ter conteúdo pra contrariar o que está dito, já nem me animo muito!
P.S.: Tenho que tirar um tempo pra analisar as mãos que tu posta aqui, pois teus comentários são sempre muito completos!
Além do mais, como sei que não vou ter conteúdo pra contrariar o que está dito, já nem me animo muito!
Original de tailanfrey
P.S.: Tenho que tirar um tempo pra analisar as mãos que tu posta aqui, pois teus comentários são sempre muito completos!Além do mais, como sei que não vou ter conteúdo pra contrariar o que está dito, já nem me animo muito!
![]()
Ah, a modéstia
De fato, tenho tido muita sorte no acertar os coachings. Tá faltando é os coachings me levarem a sofrer um pouco menos nas mesas, rsrsrs
Mas e aí? Call ou fold no segundo par para 3 potsize donkbets?
Original de luizsilveira
Bora, bora.Hoje à noite o treino prata do Rafael Augusto será uma revisão de sessão minha. Vou jogar a sessão agora, vamos ver se sai algo que preste.
Enquanto isso, para aquecer, uma mão de ontem:
Cake - $0.20 NL (6 max) - Holdem - 6 players
BTN: $20.27
SB: $28.58
BB: $20.23
Hero (UTG): $22.76
MP: $19.80
CO: $39.12SB posts SB $0.10, BB posts BB $0.20
Pre Flop: ($0.30) Hero has J♥ Q♦
Hero raises to $0.60, fold, fold, fold, SB calls $0.50, fold
Flop: ($1.40, 2 players) 7♠ Q♥ K♦
SB bets $1.40, Hero calls $1.40O vilão é meio fish. Qual o range dele aqui para dar donkbet em um bordo sem flush draw e que provavelmente acerta meu range percebido? Bom, ele pode ter KQ que por algum motivo não quis ir para o ch/r, mas com uma Q no bordo e outra na min...] bets $4.20, Hero calls $4.20
E agora ele beta o pote. Pote? Polarizou o range dele absurdamente. Ou ele sabe o que está fazendo, sabe que todos os reis e damas estão no meu range e está fazendo eu me levelar a fu com KQ ou 77, ou ele não tem porra nenhuma. Não acho que AT/JT segue betando o pote. Então ou ele está destruindo meu range, ou está desesperado.
River: ($12.60, 2 players) 2♥
SB bets $12.60, Hero...?Bateu um suposto backdoor. E ele beta pote de novo. O backdoor pode estar no range dele (não estou aumentando o range passadas as streets, ele sendo fish/loose o range dele pré-flop/flop era gigante mesmo), mas acho que é uma porção pequena.
A questão é: será que com KQ e 77 ele confia tanto na mão dele que vai betar o pote mesmo com flush no bordo? Mesmo assim, mesmo se considerarmos isso, será que podemos considerar KQ e 77 uma porção pequena do range?
E a questão mais importante é: alguém dá call?
Ok, vamos por partes:
Preflop: não gosto de abrir JQo do UTG. A menos que a intenção seja isolar fishs nas blinds. Como tu dia que o vilão é "meio fish", fico na dúvida, mas não aprece de todo ruim o open raise.
Betsize: Será que não dá pra abrir 4bbs do UTG? Como é que os demais jogadores têm jogado?
Flop: Por que o call? Aqui me parece que é uma boa hora de planejar a mão (não que eu o faça no meu jogo, mas olhando de fora é o que parece, ou ainda por ser result oriented sabendo que a mão ficará complicada no river). Vamos às perspectivas: 1) Se tu achas que ele beta3 ou 2 streets com mãos piores, então é "c, c, c". 2) Se tu achas que nas próximas streets ele só beta com boas mãos, podes optar por um float (não sei se faz sentido contra um jogador "meio fish"). Caso o vilão dê 2nd barrel o fold é fácil. 3) Ainda temos a possibilidade de dar raise aqui e retomar a iniciativa, cobrando de OESDs, Gutshots, damas piores e estar atrás de 2 pares ou top pair (e essas mãos fortes ainda podem optar pela 3bet e tu tens um fold fácil).
Turn e River: penso que é seguir um dos planos dedicidos no flop. Vale notar que o vilão já tinha betado pot no flop...
--
No fim das contas, eu acabo dando raise no flop, pois os dois planos a partir do call não me parecem bons contra um jogador "meio fish".
Falei muita bobagem?
(edit)P.S.: As played acabaria foldando, pois não adotaria o plano de "c, c, c", pensando que o vilão não beta tão forte 3 streets.
Ahhh, mais uma coisa: muda essa carinha triste aí do teu blog, é isso que tá zicando tudo, até minha conta já tá zicada!!!
aushuasas
Original de tailanfrey
Ahhh, mais uma coisa: muda essa carinha triste aí do teu blog, é isso que tá zicando tudo, até minha conta já tá zicada!!!
aushuasas
Boa, mudei
Original de tailanfrey
Preflop: não gosto de abrir JQo do UTG. A menos que a intenção seja isolar fishs nas blinds. Como tu dia que o vilão é "meio fish", fico na dúvida, mas não aprece de todo ruim o open raise.
Exato, QJo não está no meu open "padrão" de UTG, mas com o fish na blind vai certo.
Original de tailanfrey
Betsize: Será que não dá pra abrir 4bbs do UTG? Como é que os demais jogadores têm jogado?
Até a NL4 eu abria 4BB. Na NL10 e NL25 passei a abrir 4BB de UTG e MP, 3BB de CO e BTN. Na NL50 passei a abrir 3BB.
90% ou mias vai de 3BB lá. Muito, muito poucos abrem 4; alguns abrem 3,5 e vários abrem 2,5.
Eu gostava de abrir 4BB UTG e MP e 3BB do resto. De repente é algo que volte a fazer; há justificativas para os dois lados, e uma coisa ruim é que dependendo dos vilões estamos fazendo potes maiores fora de posição. Para jogar mais loose é uma m*, mas como estou querendo voltar a ser nit na Cake pode ser uma boa adaptação.
Original de tailanfrey
Flop: Por que o call? Aqui me parece que é uma boa hora de planejar a mão (não que eu o faça no meu jogo, mas olhando de fora é o que parece, ou ainda por ser result oriented sabendo que a mão ficará complicada no river).
Pois é, essa questão do planejamento é importante. Acho que, se olharmos o flop num vácuo, ou se fosse a última street, é call fácil.
Original de tailanfrey
Vamos às perspectivas: 1) Se tu achas que ele beta3 ou 2 streets com mãos piores, então é "c, c, c". 2) Se tu achas que nas próximas streets ele só beta com boas mãos, podes optar por um float (não sei se faz sentido contra um jogador "meio fish"). Caso o vilão dê 2nd barrel o fold é fácil. 3) Ainda temos a possibilidade de dar raise aqui e retomar a iniciativa, cobrando de OESDs, Gutshots, damas piores e estar atrás de 2 pares ou top pair (e essas mãos fortes ainda podem optar pela 3bet e tu tens um fold fácil).
Turn e River: penso que é seguir um dos planos dedicidos no flop. Vale notar que o vilão já tinha betado pot no flop...
Todos pontos válidos; o problema é que o vilão é razoavelmente desconhecido (à parte de ser fish).
O fato de ele betar pote no flop me deixou desconfiado já no flop. Por que ele betaria pote num bordo daqueles? É diferente betar pote em, sei lá, JT8tt. Aí sim.
Achei que por betar pote ele estava era louco por um fold.
Por outro lado, óbvio que damas e reis estão no meu range, então também deveria ser meio óbvio que ele não vai conseguir esse fold tão seguido - sobretudo a ponto de compensar uma potsize bet (ele precisa de pelo menos 50% de folds meus). O que me leva também a pensar que ele está me colocando no maior level do mundo com, sei lá, KQ e me levando a dar call em bets grandes com meu suposto AK (se eu tenho TT ali eu vou tender mais para o raise/fold, seja contra pot bet, seja contra 1/2 pot bet, o que faz o pot bet um bluff bem ineficiente).
Original de tailanfrey
No fim das contas, eu acabo dando raise no flop, pois os dois planos a partir do call não me parecem bons contra um jogador "meio fish".
Falei muita bobagem?
(edit)P.S.: As played acabaria foldando, pois não adotaria o plano de "c, c, c", pensando que o vilão não beta tão forte 3 streets.
Nenhuma.
Só que como o vilão era razoavelmente desconhecido, fui pelo "standard". E meu, digamos, "standard contra donkbet de fish" é raise se não tenho p* nenhuma e call se tenho uma mão com showdown value contra o range de donk dele - ainda mais em bordo semi-seco.
O que eu não esperava, e isso é fato, era levar tanta pressão nas streets seguintes...
Acho que o raise acaba anulando a força do segundo par (se ele foldar, poderíamos ter 82o ali). Mas de fato, sendo fish ele pode até dar call com um draw (JT, p. ex.) e conseguirmos arrastar para o showdown caso o draw não bata (que foi o caso).
Original de luizsilveira
Até a NL4 eu abria 4BB. Na NL10 e NL25 passei a abrir 4BB de UTG e MP, 3BB de CO e BTN. Na NL50 passei a abrir 3BB.90% ou mias vai de 3BB lá. Muito, muito poucos abrem 4; alguns abrem 3,5 e vários abrem 2,5.
Eu gostava de abrir 4BB UTG e MP e 3BB do resto. De repente é algo que volte a fazer; há justificativas para os dois lados, e uma coisa ruim é que dependendo dos vilões estamos fazendo potes maiores fora de posição. Para jogar mais loose é uma m*, mas como estou querendo voltar a ser nit na Cake pode ser uma boa adaptação.
Pode ser interessante abrir 3,5bbs também. Eu adotei esse valor vendo que era o comum no limite do site que jogo (ouvi o rafaelaugustop dizer que é interessante se "misturar" aos demais regs pra não ficar evidente que tu é tal jogador que abre 4bbs do UTG/MP)
Original de luizsilveira
Todos pontos válidos; o problema é que o vilão é razoavelmente desconhecido (à parte de ser fish).O fato de ele betar pote no flop me deixou desconfiado já no flop. Por que ele betaria pote num bordo daqueles? É diferente betar pote em, sei lá, JT8tt. Aí sim.
Achei que por betar pote ele estava era louco por um fold.
Por outro lado, óbvio que damas e reis estão no meu range, então também deveria ser meio óbvio que ele não vai conseguir esse fold tão seguido - sobretudo a ponto de compensar uma potsize bet (ele precisa de pelo menos 50% de folds meus). O que me leva também a pensar que ele está me colocando no maior level do mundo com, sei lá, KQ e me levando a dar call em bets grandes com meu suposto AK (se eu tenho TT ali eu vou tender mais para o raise/fold, seja contra pot bet, seja contra 1/2 pot bet, o que faz o pot bet um bluff bem ineficiente).
Bom, acho que podemos chegar a algumas considerações no flop:
1) O fato do vilão betar pot já nos diz que não é um bom jogador;
2) O betsize da donkbet polariza totalmente o range dele: ou ele tem uma ótima mão, ou lixo (visto que o padrão de jogada com draws é bet pequena ou x/c, certo?)
Levando todo o resto do teu post em consideração, parece mesmo que o raise não é uma boa, fazendo com que só mãos fortes continuem no jogo.
Agora a questão é: Será que o vilão é capaz de 3 barrels potzise as bluff?
Preparem-se para um post longo e com várias mãos
Com outubro começando achei que seria o momento de fazer o post de fechamento do mês. E então tive que pensar no que dizer quanto ao mês.
Meu dilema era: eu escrevi aqui mais de uma vez que não queria que este fosse um blog de mimimi. E não vai ser. No entanto, um blog é, bom, um log; deve ser também um registro do que está acontecendo. Então, tanto pelo registro do momento quanto para tentar aprender algumas lições com isso, resolvi postar sobre como o mês foi. E fazer isso postando algumas mãos.
Posso descrever o mês em três fases. Na primeira, eu estava jogando *ok*(longe de *bem*, mas um *ok* poker ABC) e me dei mal. Por muitas razões, desde bad run até tilt e ser outplayed, não fui bem. Depois, movi disso para jogar de novo weaktight (tive esse momento antes quando mudei de FR para SH um tempo atrás) - de fato, muito weak e muito tight. Quem viu meu public coaching com o rafaelaugustop semana passada viu isso. E claro qeu weaktight não é poker vencedor.
Isso também foi visto pelo meu coach, o Xikao: eu não estava brigando pelos potes o suficiente, blefando o suficiente, agressivo o suficiente, e estava foldando demais (especialmente em spots marginais). Eu disse para ele que o pessoal na Cake não é chegado num fold; na verdade, eles não foldam nunca. Mas ele me disse que tem outro estudante que joga lá e ele tinha até uma linha de no-showdown positiva na Cake. Pqp.
Bem, normalmente mudanças graduais funcionam melhor; no entanto, desta vez eu quis ir para uma mudança de 180 para "tirar uma febre". Então fui para as mesas com o espírito de colocar o quanto de pressão eu conseguisse. Sim, é possível que essa não seja a postura com o maior +EV, e eu sei que é tudo uma questão de imagem e adaptação, mas eu fui para dar um tiro e ver como saía para a partir daí adaptar.
Então... as mãos que vocês vão ver aqui não vou nem comentar muito, mas apreciaria muito que vocês o fizessem. Elas são todas mãos de uma única sessão que rolou ontem em que eu tentei colocar pressão e que, bem, as coisas não deram certo. Foi uma combinação de runei mal com os vilões não foldaram jamais, jamais, jamais.
Obs: a Cake não permite arrecadar stats dos vilões; por isso não vou postar aqui informações ou stats sobre eles. Nas mesas, obviamente tenho minhas notas.
Hand 1
Nessa mão eu estava tanto valuebetando thin (contra overcards) quanto planejando betar 3 streets. Uma mão como 88+ provavelmente não checaria flop, então meu oponente estava mais para um 22-44 ou 66, além de overcards e FD. Um gutshot não era impossível.
No river, com que ele donka pot? O que vocês acham? Pode ser um 5 querendo valor e que estava com medo do flush bater, jogado de um jeito fish? Já que o flush não bateu, ele beta pote? Ou pode ser um missed draw blefando desesperado (e pot size seguido é desespero)?
Cake - $0.20 NL (6 max) - Holdem - 5 players
Hand converted by PokerTracker 3
SB: $10.72
Hero (BB): $21.97
UTG: $21.54
CO: $5.70
BTN: $5.40
SB posts SB $0.10, Hero posts BB $0.20
Pre Flop: ($0.30) Hero has T♦ A♥
fold, fold, fold, SB raises to $0.40, Hero calls $0.20
Flop: ($0.80, 2 players) 5♠ 7♠ 5♥
SB checks, Hero bets $0.60, SB calls $0.60
Turn: ($2.00, 2 players) 2♦
SB checks, Hero bets $1.20, SB calls $1.20
River: ($4.40, 2 players) 8♥
SB bets $4.40, Hero…?
---
Hand 2
Acho que meu raise nesse flop foi muito pequeno. Mas como vocês jogariam a partir do turn? Qual o range do vilão e o que fazer com nossa mão?
SB: $15.38
Hero (BB): $20.04
UTG: $23.36
CO: $28.67
BTN: $28.10
Pre Flop: ($0.30) Hero has J♣ Q♦
fold, fold, BTN raises to $0.70, fold, Hero calls $0.50
Flop: ($1.50, 2 players) K♦ T♦ A♠
Hero checks, BTN bets $0.75, Hero raises to $2.50, BTN calls $1.75
Turn: ($6.50, 2 players) K♣
Hero…?
---
Hand 3
Abri 22 e o vilão dá mini-3bet das blinds. Óbvio que paguei por set value. Flop é J72tt, ele check (?), eu bet e ele call. Turn é um 9, ele check/min-raise, eu shovo por cima e ele call - para mostrar JJ. Terceiro set over set deste mes, todos contra mim. Nada a fazer, a não ser tirar nota de que ele joga monstros devagar.
---
Hand 4
O que vocês acham do call down?
Acho que nesta mão eu tenho algum showdown value mesmo que o paus não bata, já que o vilão pode estar bem betando para representar o flush, pode estar betando com uma carta de paus na mão (TT com um paus), e dificilmente betaria por valor 3 streets com Ax ou Kx. Talvez AK.
Outra questão: se o river vem brick, deveria betar por thin value (TT paga?) ou mesmo como bluff (KQ com Q de paus folda?)?
Ou vocês discordam do call down e eu deveria ter transformado meu JJ em semi-blefe (sem valor de showdown)? Levar 3bet e ter que foldar para um semi-blefe do outro lado seria uma merda, mas eu consigo ver os méritos dessa linha.
Cake - $0.20 NL (6 max) - Holdem - 4 players
SB: $18.09
Hero (BB): $23.89
UTG: $24.50
BTN: $19.40
Pre Flop: ($0.30) Hero has J♦ J♣
fold, fold, SB raises to $0.60, Hero calls $0.40
Flop: ($1.20, 2 players) A♣ 2♣ K♣
SB bets $0.82, Hero calls $0.82
Turn: ($2.84, 2 players) 7♥
SB bets $1.89, Hero calls $1.89
River: ($6.62, 2 players) 9♣
SB bets $4.73, Hero calls $4.73
SB shows J♠ Q♣ (Flush, Ace High) (Pre 33%, Flop 53%, Turn 32%)
Hero mucks J♦ J♣ (Flush, Ace High) (Pre 67%, Flop 47%, Turn 68%)
SB wins $15.28
---
Hand 5
Bem, eu estava valuebetando como usual. Daí o cara (não o mesmo de antes, mas com o mesmo conhecimento "aprofundado" do jogo) resolve donkar pote no river. O que ele representa? Bem thin, um KJ (que não está com medo de QT? Ele foldaria para um raise? Duvido). Talvez um QT de espadas, mas acho que ele teria colocado pressão com uma mão tão forte no flop ou turn. Pode ter também draw perdido que achou uma boa scare card para blefar. Fui para o call; é um call que eu normalmente não faria, mas no meu mood de não foldar tanto/ser tão week e precisando estar na frente só 1/3 da vezes, paguei.
UTG: $20.09
MP: $1.90
Hero (CO): $31.64
BTN: $19.70
SB: $14.86
BB: $36.55
SB posts SB $0.10, BB posts BB $0.20
Pre Flop: ($0.30) Hero has A♥ Q♥
fold, fold, Hero raises to $0.60, fold, fold, BB calls $0.40
Flop: ($1.30, 2 players) J♠ 2♣ A♠
BB checks, Hero bets $1.00, BB calls $1.00
Turn: ($3.30, 2 players) 2♦
BB checks, Hero bets $2.60, BB calls $2.60
River: ($8.50, 2 players) K♦
BB bets $8.50, Hero calls $8.50
BB shows A♣ J♥ (Two Pair, Aces and Jacks) (Pre 25%, Flop 85%, Turn 91%)
Hero mucks A♥ Q♥ (Two Pair, Aces and Twos) (Pre 75%, Flop 15%, Turn 9%)
BB wins $24.23
---
Hand 6
Mão interessante - e na qual me surpreendi com a mã do BB.
No flop achei que não tinha muitos draws, talvez no máximo um GS com um ás. No flop, fui para a cbet por blefe considerando imagem da posição (vários K no meu range, fora AA etc.), não muitos K no range deles (não é muita gente que paga raise de UTG com KJ/KT), então fui.
No turn quando eu acertei o T não vi muito valor em betar e só me cortar contra algum K. Ele pode facilmente betar por float no river, alguns jogadores mais fracos betariam até um 88 ou 99 pensando que desisti (para serem pagos pelo que?).
No entanto, revendo a mão achei que era um bom spot para duplo barril. Não acabei de dizer que não há muitos K no range? Então, do que estou com medo? Poderia até mesmo fazer um JJ foldar, o que seria bom. Por último, o check foi contrário à minha proposta de botar pressão, que era o que eu estava atrás em princípio.
SB: $18.29
BB: $18.12
Hero (UTG): $23.91
MP: $21.45
CO: $4.45
BTN: $19.20
Pre Flop: ($0.30) Hero has T♦ A♣
Hero raises to $0.80, fold, fold, BTN calls $0.80, fold, BB calls $0.60
Flop: ($2.50, 3 players) K♦ 3♠ 2♥
BB checks, Hero bets $1.80, fold, BB calls $1.80
Turn: ($6.10, 2 players) T♠
BB checks, Hero checks
River: ($6.10, 2 players) 6♥
BB bets $3.05, Hero calls $3.05
BB shows 4♣ 5♦ (Straight, Six High) (Pre 37%, Flop 47%, Turn 16%)
Hero mucks T♦ A♣ (One Pair, Tens) (Pre 63%, Flop 53%, Turn 84%)
BB wins $11.59
---
Hand 7
A situação se repete frequentemente. Às vezes vilão vai ter FD, lá de vez em quando um blefe, às vezes um set. 33 e 77 não estão tanto no range, mas o JJ certamente está. Com o A de espadas na minha mão há bem menos combos de FD na mão dele.
Será que ele faria isso com QQ?
O que fazer por standard nessa situação contra desconecido? Fold padrão? Shove padrão, ainda que para perder com certa frequencia? O call acho que o pior, mas vai saber.
Hero (BB): $22.75
UTG: $36.43
MP: $9.00
CO: $22.55
BTN: $19.30
SB: $19.22
SB posts SB $0.10, Hero posts BB $0.20, MP posts DB $0.20
Pre Flop: ($0.50) Hero has A♠ A♦
fold, MP checks, fold, BTN raises to $0.60, fold, Hero raises to $2.20, fold, BTN calls $1.60
Flop: ($4.70, 2 players) J♠ 3♦ 7♠
Hero bets $3.00, BTN raises to $7.00, Hero raises to $20.55 and is all-in, BTN calls $10.10 and is all-in
Turn: ($38.90, 2 players) 4♥
River: ($38.90, 2 players) Q♣
Hero shows A♠ A♦ (One Pair, Aces) (Pre 80%, Flop 13%, Turn 5%)
BTN shows 7♦ 7♥ (Three of a Kind, Sevens) (Pre 20%, Flop 87%, Turn 95%)
BTN wins $36.96
---
Hand 8
Esta mão é interessante.
Vejam que em 99% dos casos eu iria de check/fold turn. Talvez nem cbetasse, já que nenhum pocket folda. No entanto, como estava no modelo "botar pressão", decidi ir para a experiência e, bem, botar presão.
Sim, no range do vilão tem monstros. Há pares como 99-TT que não foldarão nunca para o segundo barril. MAS há flush draw que talvez foldem até o river, pares menores, etc.
Então fui para o barril.
Com o A batendo o river, achei que provavelmente eu deveria ir de check/fold já que muitos dos FD vão ter um A. Mas o vilão tinha 5 para trás e o pote 9, então achei que era um bom preço para tentar fazer ele foldar um KQ/KT de paus, ou, com o A batendo, talvez alguns pares como 77 ou 99 (haha, jura).
Sim, foi mal jogado da minha parte, especialmente no river. Estou apenas postando para ilustrar com que ele pagou flop e turn e para refletir sobre a questão de "colocar" pressão/não ser tão weak/bluff/valuebet (notem que eu poderia estar valuebetando 33 ali, e no flop com duas overcards eu não estava tão mal).
Hero (MP): $19.90
CO: $36.13
BTN: $9.40
SB: $22.35
BB: $36.96
UTG: $19.12
Pre Flop: ($0.30) Hero has K♦ J♣
fold, Hero raises to $0.80, fold, BTN calls $0.80, fold, fold
Flop: ($1.90, 2 players) 8♣ 3♦ 2♣
Hero bets $1.20, BTN calls $1.20
Turn: ($4.30, 2 players) 8♠
Hero bets $2.40, BTN calls $2.40
River: ($9.10, 2 players) A♦
Hero raises to $15.50 and is all-in, BTN calls $5.00 and is all-in
Hero shows K♦ J♣ (One Pair, Eights) (Pre 42%, Flop 21%, Turn 14%)
BTN shows A♣ 2♠ (Two Pair, Aces and Eights) (Pre 58%, Flop 79%, Turn 86%)
BTN wins $18.15
---
Hand 9
Agora de fato resolvi betar thin com meu terceiro par. Nada de blefe, apenas value bet thin.
No river não vi nenhum valor em betar e fui só pelo check atrás.
(na verdade, eu já sabia que estava batido e que não tinha showdown value, e tinha a intuição que ia bater num 3).
Só curte com o que ele pagou flop e turn:
Hero (BTN): $20.54
SB: $35.73
BB: $18.01
UTG: $22.55
MP: $36.66
CO: $18.82
Pre Flop: ($0.30) Hero has T♠ T♥
fold, MP raises to $0.60, fold, Hero calls $0.60, fold, BB calls $0.40
Flop: ($1.90, 3 players) 6♣ Q♠ 2♦
BB checks, MP checks, Hero bets $1.20, BB calls $1.20, fold
Turn: ($4.30, 2 players) K♥
BB checks, Hero bets $2.80, BB calls $2.80
River: ($9.90, 2 players) 2♠
BB checks, Hero checks
Hero shows T♠ T♥ (Two Pair, Tens and Twos) (Pre 88%, Flop 87%, Turn 95%)
BB shows 2♣ T♣ (Three of a Kind, Twos) (Pre 12%, Flop 13%, Turn 5%)
BB wins $9.41
---
Hand 10
Apenas outra mão com um fish. Não há como ficar muito impressionado, claro, com o que ele pagou pré-flop e flop. Mas, considerando que ele vai acertar 1/3 dos flops, minha cbet é boa? Sim, ele vai ter muito A-lixo que não vai largar, mas deveria largar os pares médios e todos os outros lixos que ainda são duas overcards contra mim.
CO: $23.52
BTN: $31.24
SB: $19.24
BB: $2.92
Hero (UTG): $30.39
Pre Flop: ($0.30) Hero has 4♥ 4♦
Hero raises to $0.80, fold, fold, fold, BB calls $0.60
Flop: ($1.70, 2 players) 6♣ A♦ K♦
BB checks, Hero bets $2.50, BB calls $2.12 and is all-in
Turn: ($5.94, 2 players) J♥
River: ($5.94, 2 players) Q♥
BB shows J♠ 6♠ (Two Pair, Jacks and Sixes) (Pre 48%, Flop 87%, Turn 95%)
Hero shows 4♥ 4♦ (One Pair, Fours) (Pre 52%, Flop 13%, Turn 5%)
BB wins $5.65
---
Hand 12
Já viram essa história. Acho que é um spot no qual muitos donkeys como eu passam trabalho. Foldar parece muito fraco já que não podes foldar toda vez que levares raise na cbet. Mas claro, a razão pela qual se faz raise na cbet por blefe é que normalmente é muito forte. Nesta vez eu fui para o call para deixar ele betar os lixos/draws/etc. no turn, mas a mão já tinha terminado com o set dele tendo batido.
(então nesta sessão tive AA uma vez e KK outra, e perdi uma stack em cada para trincas).
BTN: $20.36
SB: $34.04
BB: $30.72
UTG: $21.14
MP: $8.00
Hero (CO): $37.42
Pre Flop: ($0.30) Hero has K♠ K♣
fold, fold, Hero raises to $0.80, BTN calls $0.80, fold, fold
Flop: ($1.90, 2 players) 2♦ 6♦ T♣
Hero bets $1.40, BTN raises to $3.60, Hero calls $2.20
Este é o gráfico de resultado da sessão:

E isso reflete bem o meu mês e os resultados do mês. Como vocês podem ver pelo gráfico, não consigo ganhar no showdown não importa o que faça. Uma explicação poderia ser runnar muito mal (não bater mãos fortes, ou quando bater o vilão ter uma mão mais forte); ou os vilões são bons e foldam toda vez que de fato tenho uma mão. Mas pelas mãos que mostrei acima, acho que podemos excluir a segunda opção.
De toda forma, meu jogo tem que melhorar muito. Neste ponto tenho muita teoria "estudada" mas não estou satisfeito com a forma que jogo as mãos. E me tira do sério ver que até julho eu estava ganhando bastante e fácil (e num sample muito grande) com muito menos conhecimento que tenho agora, e do meio de julho em diante (2 meses e meio) simplesmente nunca mais consegui ganhar mais nada (aliás, perdi um BOM tanto).
Neste ponto, ou as nuvens negras vão embora logo ou vou voltar a jogar NL2/NL4 só por diversão e não por dinheiro (deixei de dizer, mas joguei uma ou outra sessão de NL2 para brincar ou desestressar dos resultados ruins, e as sessões foram tão fáceis - e tão divertidas - quanto tirar doce de criança).
Obrigado por quem teve força para ler.
Quer foder a gente com esse tópico né?!?!?!
Vou ter que responder em parte, durante a semana...
=/
Mas hoje ainda não!
Original de tailanfrey
Quer foder a gente com esse tópico né?!?!?!Vou ter que responder em parte, durante a semana...
=/Mas hoje ainda não!
![]()
hahaha,
Vai ver foi isso... quis me vingar dos vilões em quem quisesse ler o post!
Mas fica meu muito obrigado por tentares :))
Sem levar em conta resultados (o que já é alguma coisa) eu meio que gostei da sessão de hoje.
Apenas 676 mãos, eu definitivamente não runei nada excepcional (não tive nenhum flush, menos ainda nutflush, nenhuma sequencia, trinca, etc.), mas pelo menos tive cartas decentes.
No entanto, acima de tudo acho que joguei mais sólido. Não sólido o suficiente, mas mais sólido.
Aqui está o gráfico:

Como podem ver, os potes em no-showdown foram muito bem obrigado. No entanto, ainda tenho bastante espaço para melhorar - especialmente (nesta sessão) potes em que foldei turn e poderia - e talvez deveria - ter foldado já no flop.
Como vocês podem ver, quase não ganhei showdowns. Tive 4 perdas grandes em showdown:
Primeira, 100BB: abri AK do BTN, BB 3bet, eu oviamente fui de 4bet, BB shove, não vou foldar AK nessas posições. BB tinha AA, bom pra ele.
Segunda, 50BB: esta foi um erro desde o início. Pote 3bet, tentei um blefe esquisito, não funcionou. Deveria ter foldado pre, pois não tinha muita info do vilão. Tinha uma equidade decente a mão toda, mas ele acertou um A no river; eu quis tranformar minha mão em blefe e representar o A, me fu. Não foi horrível, mas definitivamente um spew.
Terceira, 50BB: de novo um blefe mal sucedido. Vilão era meio donkey e eu não sabia bem ainda, pagou o river muuuito light. Fiz a note, valuebets muito thin estão no caminho dele.
Quarta, 100BB: esta acabou com a minha sessão e tive que parar depois. Vilão é um reg. muito aggressivo, joga LAG e 3beta um monte. Eu estava respondendo ok, tinha dado uma 4bet por blefe com um timing bom, notei que ele ajustou e eu reajustei. Então ele me viu dar 4bet de novo; embora eu tivesse KK, o outro vilão deu call pré e foldou flop, então não houve showdown. Então logo depois tive AQ do CO e o plano já estava feito: abri, LAG deu 3bet (como ele faz tipo 20% das vezes), dei 4bet, ele insta-shove e eu insta-call. Para ele mostrar KQo.
Eu gostei do jeito que lidei com a agressão/imagem ao ponto de bem tranquilo pagar 5bet-shove com AQo. Óbvio que ele poderia ter AA, bom para ele nesse caso. Então, não estou focando em resultado (não é porque eu estava na frente), mas fazer todo esse esquema para pagar na frente e ver o K dele bater no river acabou com meu humor para jogar.
Então... um cooler e uma bad beat para uma sessão perdendo ~45BB. Se não fossem essas duas mãos teria sido uma sessão ganhadora de ~355BB, então que seja. O que importa é que eu estava mais confiante quanto ao meu jogo. Vivas a isso.
so uma mao que vou comentar umas questoes importantes, a 6a penso
AT cbet contra dois no board 23Kr qnd tomas call pode ser 45 alguns gut shots e mt mt mt Kx e showdown value, river qnd as pessoas usam half pot ou menor regra geral é value bet, e como n ha draws quase nenhuns no range dele tirando uns gut shots que provavelmente sao maos que foldaria pre e o 45 chegou la tens aí um easy fold porq o showdown value quetuganhas nao beta river
Original de filipetheman
so uma mao que vou comentar umas questoes importantes, a 6a pensoAT cbet contra dois no board 23Kr qnd tomas call pode ser 45 alguns gut shots e mt mt mt Kx e showdown value, river qnd as pessoas usam half pot ou menor regra geral é value bet, e como n ha draws quase nenhuns no range dele tirando uns gut shots que provavelmente sao maos que foldaria pre e o 45 chegou la tens aí um easy fold porq o showdown value quetuganhas nao beta river
Perfeito, obrigado!
Tenho notado um buraco bem grande no meu jogo: tanto bluff quanto bluffcatch.
Para bater os micros/limites mais baixos, nunca lá precisei blefar muito além de cbet, e nunca precisei lá pegar muita gente blefando quando eu tinha mãos médias; no entanto, tenho sentido, não só a necessidade, mas que são elementos que poderiam/deveriam passar a integrar meu jogo para melhorar winrate.
Só que, como nunca realmente "treinei" esses elementos, até tenho um pouco da teoria (vídeos/artigos/etc.), mas falta muito da prática. O negócio, parece-me, é um pouco de tentativa e erro mesmo.
Quanto a essa mão em específico, é outro problema que, na hora que estou jogando, tenho que aprender a lidar. Exemplo, outro dia eu tinha AK num bordo KQ3r e um cara deu check-raise. Ele tá representando 3 combos de KQ e 3 mais de 33, em um bordo em que, se eu tenho uma mão com K, vou possivelmente atirar a segunda vez... pensei "não pode que o vilão tenha exatamente um desses 6 combos". Óbvio que tinha.
Mesma coisa foi nesse K32... pensei "quão frequente ele vai ter justo 45?". E cá entre nós, eu abrindo do UTG... ele tem que estar dando call com muito, muito lixo para ter 45 off naquele spot.
Muitíssimo obrigado por ler e comentar!
Aeeew, finalmente algumas mãos (mais ou menos) interessantes para postar!
O vilão é um reg fraco que dá muuuito call em posição. Até então eu estava meio p* de ter ele na minha esquerda, tanto porque meu CO se foi (ele sempre dava call do BTN), quanto porque ele tende a betar sempre vs. missed cbet.
Era hora de ajustar.
Hand 1:
$0.20 NL (6 max) - Holdem - 6 players
Hero (MP): $21.76
CO: $15.75
BTN: $32.59
SB: $17.60
BB: $33.32
UTG: $4.85
Pre Flop: ($0.30) Hero has Q♠ K♥
fold, Hero raises to $0.60, fold, BTN calls $0.60, fold, fold
Flop: ($1.50, 2 players) Q♥ T♦ 7♣
Decidi checar, não só por valor (i.e., deixar ele betar pior e dar call), mas para 1) check-raise por valor (espero que ele não vá foldar QJ/Tx/J9/89 porque minha linha não representa nada); 2) estabelecer imagem no sentido de que meus checks não estão sempre desistindo da mão para ver se ele para um pouco de a) betar muito vs. missed bets, o que é um saco especialmente no turn; b) dar tanto call em posição, pois se ele se meter em spots difíceis e perder dinheiro não vai ser lucrativo para ele.
Hero checks, BTN bets $0.75, Hero raises to $2.10, BTN calls $1.35
Especialmente vs. um bet de 1/2 pote, um raise é obrigatório. Poderia ter sido um pouco maior.
Turn: ($5.70, 2 players) K♠
Bem, agora que tenho top two pair estou mais tranquilo ainda, já que passei mãos como AQ e QT, embora acho que ele não betaria tão pequeno nem daria só call flop com dois pares+ (mas pode ser, não sei ainda). O plano segue o mesmo, já que acho que ele vai pensar que eu blefei flop e vai betar, não só qualquer J, mas todo o range dele.
Hero checks, BTN bets $2.85, Hero raises to $8.00, BTN calls $5.15
De novo 1/2 pot bet, de novo um raise pequeno meu. 9.5~9.8 acho que teria sido muito melhor, já acho que 10+ seria um pouco demais mesmo achando que ele não folda um J. Acho que eu estava com um pouco de medo de AJ aqui, o que é idiotice considerando o range gigante dele.
River: ($21.70, 2 players) K♦
Hero raises to $11.06 and is all-in, fold
Hero wins $20.62
Não acho que eu possa checar de novo já que ele vai dar check atrás com JJ/Qx/Tx e talvez até Kx e similares. Já que ele pagou duas vezes ele não estava em puro blefe no flop e turn, o que significa que ele pode ter algum showdown value e não vai betar de novo. Por outro lado, o K não é uma carta horrível para ele betar já que set eu também não devo ter pela minha linha. Não sei, talvez eu poderia ter checado.
----
Hand 2:
Esta mão eu já não gostei tanto. Contra outro vilão eu nem consideraria jogar assim, mas acho que contra esse vilão e com a dinâmica que estávamos, fez um pouco de sentido.
$0.20 NL (6 max) - Holdem - 5 players
Hero (UTG): $34.63
CO: $14.66
BTN: $40.35
SB: $7.64
BB: $14.60
Pre Flop: ($0.30) Hero has K♠ K♣
Hero raises to $0.60, CO calls $0.60, fold, fold, BB calls $0.40
Flop: ($1.90, 3 players) 7♣ 9♥ 6♥
No flop acho que eu poderia já ter ido de check/raise, mas com um bordo muito conectado fiquei com medo que nosso amigo fosse dar uma carta de graça para o BB; seria horrível. Então fui em frente e betei eu mesmo por valor.
BB checks, Hero bets $1.50, CO calls $1.50, fold
Turn: ($4.90, 2 players) 8♠
Agora vejamos. Nosso amigo só deu call nesse bordo conectado contra 2 vilões, dando ao BB excelentes odds para dar call; duvido que ele fosse fazer isso com uma trinca ou até dois pares.
O turn é horrível porque dá ao meu amigo muitos possíveis dois pares, além de sequencia com qualquer T ou 5.
Nesse turn eu pensei que se eu betasse faria ele foldar o lixo, além do que não há tanto lixo no range dele. Talvez ele tenha flush draws, talvez JJ.
Daí a questão é: se eu betar e ele tiver um draw, vou extrair mais um bet e ele folda no river se não acertar. Se eu betar e ele não tiver um draw mas dois pares+, ele vai dar call e eu vou estar num guessing-game horrível fora de posição no river, sem um bom plano (exceto check/fold, já que espero que muitas mãos que eu bata vão de check behind).
Já que o vilão vai betar 100% se eu for de check, achei que check/raise pelo menos extrairia o máximo de draws sem me colocar em uma situação ruim fora de posição no river. Contra outros jogadores eu estaria numa situação bem pior, mas achei que podia confiar no range largo do nosso amigo aí.
Hero checks, CO bets $3.27, Hero raises to $32.53 and is all-in, CO calls $9.29 and is all-in
River: ($30.02, 2 players) A♦
Hero shows K♠ K♣ (One Pair, Kings) (Pre 85%, Flop 66%, Turn 75%)
CO shows 8♣ J♦ (One Pair, Eights) (Pre 15%, Flop 34%, Turn 25%)
Hero wins $28.52
No fim das contas, meu shove foi de $12.56 para um pote que já tinha $8.17. Não são os melhores odds do mundo para um puro bluff, mas não podemos discartar que ele vai ter floats randômicos ali (que teriam funcionado se eu tivesse AK/AQ/etc., embora eu dificilmente daria cbet muiltiway e fora de posição com essas mãos num flop daqueles), os quais foldariam para meu shove.
----
Sick run goes on:
E por fim um pequeno desafio: alguém bate 579 mãos seguidas sem ganhar uma única mão no showdown, grande ou pequena?

Bem... o deal do BPC acabou (na verdade, o BPC acabou).
Posso dizer que aprendi, melhorou um pouco meu jogo, mas no final saio um pouco decepcionado. Não vou falar dos aspectos "internos" do BPC que me desagradaram bastante; mas além disso, uma coisa que me incomodou foram os meus resultados e o fato de que, embora tenha trabalhado (muito menos que eu gostaria/poderia/deveria) no meu jogo, eles não reverteram.
Balanço do jogo na Cake:
NL50SH / 12.293 mãos / -12,5BI / 4BI abaixo da EV
NL20SH / 18.758 mãos / -1BI / 3,5BI abaixo da EV
Final: -$600 (EV em -$300)
Mas algo de chamar a atenção é que até ontem eu estava 8BI up na NL20; então, num "daqueles runs" em que tudo dá errado perdi 9BI em 3 mil mãos.
Fosse num limite duro, ok. Mas NL20? Na Cake?
Enfim.
Como eu disse ao Tailan, agora é hora de decidir: ou começo com um coach, ou largo o poker.
Então meu pedido para vocês é: se tiverem boas sugestões de coaches a um preço razoável, por favor me passem (por aqui, mensagem privada ou Skype).
E então vou decidir.
Completamente de saco cheio dos cash games, decidi dar uma pausa e tentar minha sorte nas mesas de torneios. Só pela farra, sabe como é.
Aqui está o resultado:

Então, nos 5 primeiros torneios eu não coloquei meu dinheiro atrás e ainda assim não peguei nenhum ITM (não sei por que o PT3 não pegou a equidade da mão 73 e mostra como coin flip, sendo que shovei um TT e fui pago por um 55 que acertou 5 no flop. Standard).
No sexto torneio eu finalmente coloquei o dinheiro estando atrás: shovei minhas QQ, fui pago por um KK e outro vilao shovou AK por cima. Um A no bordo, nenhuma Q e lá fui eu caindo na colocação 53 (50 lugares pagos
).
Eae luiz, tou acompanhando aqui também!!
relaxa que poker é assim mesmo, nem sempre as coisas vão do jeito que deveriam, mas é acreditar no longo prazo, não adianta ficar chorando.
abraço!!!
Ruim que fui muito mal nos torneios maiores e acabei numa run good num micro micro. De toda forma, foi divertido.
Tive um run bom, peguei bons spots, fui chip leader mais de uma vez e cheguei na final table bem confortável.
Quando chegou a 3 handed, num ponto eu tinha 400k e os outros dois players 200k cada. Infelizmente um eliminou o outro e eu fui para HU com stack igual ao do vilão.
Aí é que a casa caiu.
Meu oponente fui super agressivo (até demais, acho eu), mas eu não consegui prevalecer. Ownei ele pós flop mas ele ficou shovando MUITO quando eu abria do botão, para stacks de 80BB e depois 50BB. Olhei no PT3 e foldei 400k em fichas para ele, o que era exatamente nossa stack.
Variância a toda corda, fiquei completamente card dead; a melhor mão que tive nos muitos shoves dele foi A2s, ou A5s, nem me lembro mas da no mesmo. Talvez devesse ter dado o call, mas na melhor eu taria flipando com quaisquer duas cartas e mais possivelmente atrás de outro Ax ou qualquer pocket. Tive boas cartas apenas 3 vezes, um TT que tive que foldar pós-flop num spot meio feio, e KK e JJ em vezes que ele deu open fold. Azar mesmo.
Por um bom tempo fiquei pegando as fichas de volta no pós-flop, dando overplay nele ao ponto de dar call down com Q high e ganhar no shodown. Mas duas vezes deu errado pós-flop e lá estava eu com 200k e ele com 600k. Aí praticamente era o fim.
Comecei a ter que shovar cartas decentes, acho que só levei as blinds uma vez. Ele deu limp do BTN (coisa que já tinha feio algumas vezes, uma por trap, as outras não), eu shovei KJo e ele insta-pagou com 99. Noves seguraram e gg.

Já é o segundo desses torneios da 888 que perco no heads-up e uma vez fiquei em quarto. Será que uma hora bate? Só se eu seguir jogando, coisa que ainda não sei se vai acontecer. Meu gráfico de torneios na 888 (abaixo) acho que diz que eu deveria continuar, mas pelo que vocês viram aqui dos últimos tempos e posts, não sei se tenho cabeça e paciência para aguentar o quanto de variancia/downswing essa coisa exite para alem de ser um jogador recreacional de NL10.

Um grande abraço ao Tailan por ter me acompanhado e dado força nas mesas finais.
Bem, já havia um tempo eu queria tentar o PKR. Duas razões pelas quais eu nunca o fiz: o rake é absurdo e eles não suportam PT3. Então... não vai haver grind lá de qualquer forma. Mas com a promoção dos $20 da pokerstrategy, meu staking tendo acabado e a fase em que estou, bem, pensei que poderia ser divertido brincar lá um pouco.
Infelizmente, não foi tão divertido. Foi legar conhecer o (bonito) softwar, construir o avatar, e depois descobrir o que o boneco pode fazer na mesa e tal. Mas a parte de jogar... nem tanto.
A ação é incriiiivelmente lenta, talvez quase tão lenta quanto live play. A informação na mesa é "bonitinha" (por exemplo, achei muito legal o fato de que não se pode ver as hole cards o tempo todo e tem-se que fazer o avatar "espiar" as cartas para vê-las de novo), mas é muito pouco amigável para um jogo "rápido"..
Então de repente boa parte das vantagens de jogar online se foram: ação rápida e um número alto de mãos. No fim das contas, o PKR parece ser (para mim) uma plataforma muito legal para jogar entre amigos, em um home game ou algo assim, mas termina por aí. Não acho que eles vão me ver de novo.
Este foi o resultado do meu primeiro (e únivo) SnG givaway lá: