Então tá. Aqui vamos nós para o primeiro dia do novo tema. Mas bluffs no river, mais bluff catching no river, mas menos, muito menos calls ruins no river.
-----------------------------------------HAND 1------------------------------------------
Bluff catching vs. donk.
Vilão é um donkey. E o que donkey adora fazer é dar call super light no flop e dar um flop fora de posição betando no river. Sim, ele ali poderia ter um 9, um 3, ou um flush. Quão frequente é a questão. O bet size dele me chamou a atenção, pot size não me convenceu. Eu mostrei fraqueza, com que eu pagaria um pot size no river quando não só bateu um flush mas também o bordo dobrou? Então decidi um bluff catch bem hero. E deu certo.
$0.30 NL (6 max) - Holdem - 5 players
CO: $59.36
Hero (BTN): $35.36
SB: $10.65
BB: $24.26
UTG: $94.55
SB posts SB $0.15, BB posts BB $0.30
Pre Flop: ($0.45) Hero has K♦ 6♦
fold, fold, Hero raises to $0.90, fold, BB calls $0.60
Flop: ($1.95, 2 players) 5♥ 9♣ 6♥
BB checks, Hero bets $1.00, BB calls $1.00
Turn: ($3.95, 2 players) 3♥
BB checks, Hero checks
River: ($3.95, 2 players) 3♦
BB bets $3.95, Hero calls $3.95
BB shows 4♥ T♠ (One Pair, Threes) (Pre 35%, Flop 20%, Turn 39%)
Hero shows K♦ 6♦ (Two Pair, Sixes and Threes) (Pre 65%, Flop 80%, Turn 61%)
Hero wins $11.26
-----------------------------------------HAND 2------------------------------------------
Transformar mão em blefe
Vilão é um regular fraco. KJo não é sempre um call para mim da BB, mas contra ele achei que poderia ser.
$0.20 NL (6 max) - Holdem - 5 players
SB: $21.31
Hero (BB): $25.01
UTG: $30.95
CO: $21.26
BTN: $38.19
SB posts SB $0.10, Hero posts BB $0.20
Pre Flop: ($0.30) Hero has K♦ J♣
fold, CO raises to $0.60, fold, fold, Hero calls $0.40
Flop: ($1.30, 2 players) Q♥ J♥ 6♠
Hero checks, CO checks
O stat de cbet dele é baixo, tipo 55%. Mas é um board muito óbvio para pegar valor se ele tiver qualquer mão, já que há um número razoável de draws. Então quando ele checa atrás acho que o range dele é basicamente um J fraco, uma Q fraca, talvez um FD fraco (já que o cbet dele é baixo, pode ser), pockets baixos e algum lixo que ele resolvei não transformar em blefe já que há uma chance boa de eu dar call com broadways/draws.
Turn: ($1.30, 2 players) 4♣
Nada mudou. Eu poderia betar para extrair de draws mas duvidei que ele daria check atrás duas vezes com draws. Minha mão está segura no sentido de que a única overcard é o A, então meu negócio era arrastar para o showdown mesmo e não fazer exatamente o que ele quer que eu faça quando ele dá check atrás com uma Q fraca (que é blefar). Então fui para o check/call.
Hero checks, CO bets $0.97, Hero calls $0.97
River: ($3.24, 2 players) A♦
Então a overcard vem. Eu poderia donar mas acho que berraria um pouco "blefe!" e não mostraria muita força. Acho que muitos pagariam o river muito light, certamente com a Q e qualquer A (bem, eu pagaria, vai ver por isso sou tão ruim no river). Pensei em donkar porque eu odiaria ver ele checar atrás agora com A5o; mas enfim, melhor ele checar atrás o A5 dele e eu perder um pote minúsculo do que ele dar call com o A5 e ganhar um pote maiorzinho.
Assim, fui para o check/raise. Não represento muito fora talvez AJ, mas talvez alguns dos meus FD tivessem A e não há lá tantos A que ele possa pagar feliz um check-raise. Eu poderia fácil ter KT também, embora eu teria provavelmente betado turn. De toda forma, ele é bem weak, eu senti cheiro de fraqueza, e fui para o bluff meio barato (precisava como 50% FE?). Sim, pode ser que eu estivesse na frente o tempo todo e ganharia igual com o call, MAS o raise tem o valor adicional de fazer foldar algumas QT ou Q9 que me batem, além de, talvez, um A fraco (embora esse menos provável, acho).
Hero checks, CO bets $2.02, Hero raises to $5.90, fold
Hero wins $6.92
-----------------------------------------HAND 3------------------------------------------
Raise por blefe no river em pote passivo
Vilão é fish, por isso estou abrindo tão loose quanto Q9o. Engraçado que não cbetei porque ele tem muito baixo fold para cbet no flop, mas depois que vai check/check flop E turn, além de um VPIP alto e um bordo que não acerta quase nada de ninguém, decidi blefar meio barato. De novo, precisava um pouco mais de 50% de fold equity; ele pode até pagar com alguns A high, mas vai foldar os lixos e os K e Q high que me batem.
Eu sei que essa não é uma jogada ideal contra um fish, mas eu estava no espírito de experimentar um pouco e essa foi baratinha.
$0.20 NL (6 max) - Holdem - 5 players
BTN: $41.98
SB: $19.90
BB: $17.51
UTG: $29.61
Hero (CO): $20.00
SB posts SB $0.10, BB posts BB $0.20
Pre Flop: ($0.30) Hero has Q♣ 9♠
fold, Hero raises to $0.60, fold, fold, BB calls $0.40
Flop: ($1.30, 2 players) 2♥ 2♦ 8♠
BB checks, Hero checks
Turn: ($1.30, 2 players) 8♣
BB checks, Hero checks
River: ($1.30, 2 players) 5♦
BB bets $0.80, Hero raises to $2.30, fold
Hero wins $2.76
-----------------------------------------HAND 4------------------------------------------
Check-call até o river shove
Eu disse há pouco que estava na moda ir de check/call com mãos fracas/médias. Bem, há uma razão para isso.
$0.20 NL (6 max) - Holdem - 3 players
Hero (SB): $25.51
BB: $19.33
BTN: $20.70
Hero posts SB $0.10, BB posts BB $0.20
Pre Flop: ($0.30) Hero has A♦ J♥
fold, Hero raises to $0.60, BB calls $0.40
Flop: ($1.20, 2 players) A♠ 5♥ 2♣
Eu achei que cbetar aqui ia foldar demais do range dele. Claro que ele vai continuar com AQ (AK 3beta pré), A5 e A2, mas isso não interessa; mas além de A6-AT (que vai betar igual), por que eu deveria betar? O bordo é seco demais, não há nada do que extrair, e minha mão não é exatamente uma que eu iria dar 3 barris muito feliz fora de posição depois de ele dar call em 2 streets. Então, 2 streets de valor nesse bordo me parecem bem, fui para turn e river em vez de flop e turn, evitando depois me encontrar em um spot ruim fora de posição no river depois de ele dar dois calls.
Hero checks, BB bets $0.90, Hero calls $0.90
Turn: ($3.00, 2 players) 4♠
No turn eu pego uma gutshot, então já que ele betou flop estou tranquilo para checar. Se ele betar de novo posso dar call tranquilo pois tenho equidade (ele beta qualquer ás), e se ele checar eu beto river e aí estão minhas duas streets de valor conforme o plano.
Hero checks, BB bets $2.10, Hero calls $2.10
River: ($7.20, 2 players) 9♦
Hero checks, BB bets $15.73,
Agora, de boa... overshove? Duas vezes o pote? Lembrei que há pouco postei no blog do Vovoloka defendendo como esses river shoves podem ser lucrativos se balanceados. Mas nesse spot...
Não é tanto a questão do que ele representa (nada) mas do que EU represento. Também nada! Então, o overshove por valor só faz sentido se eu tiver um range que pode às vezes dar call. E faz sentido por blefe se parece que eu tenho um range que poderia dar call, mas normalmente não vai. Questão de levelling.
Nesse caso, não há nada no meu range que tenha cara de que vai pagar um shove. Se ele shovar com, por exemplo, A9, está perdendo muito valor pois meu range é fraco demias e eu não vou dar call o suficiente estando atrás.
Então ele está obviamente gritando que sabe que eu tenho uma mão fraca e quer que eu folde ela - ora, então é exatamente o que não vou fazer (cuidem que se o river fosse um 6 ou uma espada eu provavelmente foldaria, especialmente contra um shove).
Hero calls $15.73
Spoiler
Hero shows A♦ J♥ (One Pair, Aces) (Pre 64%, Flop 98%, Turn 95%)
BB shows T♣ 8♥ (High Card, Ace) (Pre 36%, Flop 2%, Turn 5%)
Hero wins $36.73
-----------------------------------------HAND 5------------------------------------------
Mississippi bluff
Essa última eu deixo para o Mississippi bluff - primeiro que eu tentei na vida (infelizmente, pois ter sucesso na primeira tentativa pode ser perigoso).
Vilão é um reg com valores de cbet bem altos e um WTSD baixo (sim, sei que isso pode significar que os vilões dele é que foldam muito para a agressão, e eu deveria ter olhado também o W$SD, mas não olhei).
$0.20 NL (6 max) - Holdem - 6 players
SB: $19.80
BB: $36.74
UTG: $23.10
MP: $21.41
CO: $20.00
Hero (BTN): $20.82
SB posts SB $0.10, BB posts BB $0.20
Pre Flop: ($0.30) Hero has J♦ A♥
fold, MP raises to $0.70, fold,
AJo normalmente não está no meu range de call aqui. No entanto, o BB é um fish gigante, e ter posição em um pote multiway é muito mais decisivo que as cartas. E esse AJ serve dois gumes - o open raiser vai seguido foldar para blefes, e o fish vai seguido pagar com pior durante a mão.
Hero calls $0.70, fold, fold
Flop: ($1.70, 2 players) 6♠ T♥ A♠
MP bets $0.85,
Quando ele beta tão pequeno... sei lá. Bordo não é super wet mas tem um flush draw, muito mais provavelmente na minha mão que na dele (pelo A estar no bordo). Então quando ele beta tão pequeno, achei que poderia ter um FD fraco, um draw fraco como gutshots (KQ, KJ), um T, JJ-KK, e lixo.
Mas para uma bet tão pequena, e com esse range, não posso foldar tão fácil meu top pair - dominado como possa estar (pois perco até para AT agora).
Hero calls $0.85
Turn: ($3.40, 2 players) 2♣
MP bets $2.95,
E de repente ele beta gigante em uma blank. Uma série de razões passaram pela minha cabeça: 1) ele se deu conta que me interessei pela mão e ligou o "valuetown mode"; 2) ele betou pequeno no flop com um monstro como AA/TT para induzir um call já que acabou com o baralho (mais AA que TT nesse caso); 3) ele se deu conta de que precisa proteger o top pair dele; 4) ele quer, talvez desesperadamente, que eu folde.
É engrado que, de fato, quando nós fishes procuramos uma razão para dar call, ele realmente está lá. Se ele betasse pequeno, eu daria call porque teria odds; se ele minúsculo no flop e maior no turn, dei call porque não faz sentido, a não ser que ele tenha 22 ou, ok, um muuuito improvável A2).
Hero calls $2.95
River: ($9.30, 2 players) Q♠
MP bets $4.85,
Então aqui é a parte em que tenho que confessar que não tinha um plano plenamente definido desde o préflop (exceto, claro, ter posição e usá-la, e o fato de que ele tinha WTSD baixo). Mas esse bet baixo no river pareceu fraco de novo, mais como blockbet, além do timing tell. O Q é uma carta que muda um bom tanto para um número grande de mãos; então, ele tem que pensar na mão dele, no meu range, e no range percebido dele para deicir quanto betar com um flush para que eu pague. E ele não fez nada disso.
Então não acho que ele tenha um flush, mas também não acho que meu AJ seja bom o suficiente para o call aqui ser lucrativo - mesmo precisando 33% de equidade. Eu não queria demorar muito ou chamar o time bank, mas tive tempo suficiente para ver que precisava de pouco mais de 50% FE para um shove ser lucrativo. Não represento muito além do flush, e mais remotamente a sequencia, um AQ ou QQ - mas hey, isso é suficiente para que ele folde uma porcentagem decente do range. Afinal, o que ele vai achar que eu tenho, AJ?
Hero raises to $16.32, vilão pensa, pensa, click em time bank, pensa mais, e fold
Hero wins $18.05
Óbvio que eu não faria nada parecido contra um fish.
Não consigo evitar lembrar deste post hilário. Mas a minha inspiração na real foi o leatherass.
-----------------------------------------CONCLUSÃO------------------------------------------
Então... sem contar todos esses bluffs e tal, meu gráfico "any call river" de hoje ficou assim em ~900 mãos:

Uma bela melhora (ok, sample ridícula, mas se vocês olharem o gráfico anterior vão ver que nem numa sample ridícula eu tava positivo. Hoje acertei 4 dos 7 calls, sendo todos os grandes e perdi os pequenos).
Vocês podem pensar que meu resultado hoje foi maravilhoso, com todos esses bons (e alguns grandes) potes e tal. Bom, sim, foi positivo e legal, mas mãos como essa que segue continuam acabando com os resultados (cuidem o jogo dele pré-flop e no flop):
$0.30 NL (6 max) - Holdem - 4 players
BTN: $27.60
SB: $33.37
BB: $54.43
Hero (UTG): $30.00
SB posts SB $0.15, BB posts BB $0.30
Pre Flop: ($0.45) Hero has K♣ K♥
Hero raises to $0.90, fold, SB raises to $1.50, fold, Hero raises to $4.80, SB calls $3.30
Flop: ($9.90, 2 players) 8♠ 4♣ Q♠
SB checks, Hero bets $5.80, SB calls $5.80
Turn: ($21.50, 2 players) 7♦
SB checks, Hero bets $12.80, SB raises to $22.77, Hero calls $6.60
River: ($60.30, 2 players) A♣
Spoiler
SB shows 5♣ 6♣ (Straight, Eight High) (Pre 22%, Flop 23%, Turn 100%)
Hero shows K♣ K♥ (One Pair, Kings) (Pre 78%, Flop 77%, Turn 0%)
SB wins $57.29
Sim, sim, mas eu sei que eles são a razão pela qual é lucrativo... então não posso ter outra emoção que não felicidade por estar jogando na mesma mesa que ele. Uma hora as gutshots não vão bater... uma hora...