Original de brunogalvao81
Original de JorgeTeixeira
Original de Lunitis
Não digo que ele tenha dito mentiras, mas escolher falar de umas verdades e esquecer outras em si já é uma forma de ser tendencioso.
Por exemplo ele justifica muito bem os actos dos Israelitas, e para os Palestinianos a única justificação é que "ah e tal os Muçulmanos ((falando como se fossem todos) ) querem matar os judeus todos porque sim".A mim se me tivessem matado familiares, destruído a casa e roubado as terras se calhar também queria ver os judeis a arder todos no inferno.
Sim, a maior leak do artigo é não falar do long-run (no passado), que sinceramente nem conheço muito bem.
Claro que isso alterará qualquer coisa, mas analisando os dados do presente apenas, fica easy call em formular certas opiniões acerca desta situação. :x
Se levarmos em conta o passado, Israel tem razão por se tratar de um território historicamente judeu. Mas a forma como a relação entre eles e o Palestinos é conduzida e respaldada pelos EUA, principalmente no momento atual, é estarrecedor.
Eu ultimamente tenho visto/lido algumas coisas sobre o assunto para tentar perceber o que se passa..
E pelo que eu percebo aquele território não é necessariamente judeu, desde os tempos antigos que muitos grupos/impérios controlaram aquele território (gregos/persas/romanos/judeus/muçulmanos), e lá porque diz no antigo testamento que deus prometeu aos judeus a criação de Israel não quer dizer nada (ou pelo menos não devia).
Até ao final do século 19 (quando os judeus começaram a ir ((fugir basicamente)) para a palestina) aquele território não era controlado pelos judeus à mais de mil anos e a % população judia lá era de uns 5%. Imagina o que é para os muçulmanos que viviam lá verem os judeus invadirem a palestina e criarem lá o seu estado do nada passadas milhares de gerações e para mais ficando com o território quase todo!?
Claro que a coisa não podia correr bem.
Ele não fala em nada disto no artigo. Ele só pega no momento actual onde Israel já está estabelecido e os palestinianos "encurralados". Claro que se formos a ver o momento actual no vácuo parece que os palestinianos é que são uns selvagens a mandar bombas a torto e a direito e que os israelitas só se querem defender. O enquadramento tem que ser bem feito, não é só falar dos argumentos que defendem um ponto de vista.