Skip to forum
Pot Limit Omaha (Ba...

Notifications
Clear all

Pot Limit Omaha (Badugi, Razz, Stud, etc)

505 Posts
54 Users
0 Reactions
57.9 K Views
Pironeski

Decidi finalmente por criar meu blog e essa decisão é baseada no fato de que até então eu vinha sempre jogando SSS, e teria pouca novidade a relatar aqui, já que temos material de qualidade e também já vários blogs interessantes sobre isso. Agora, apesar de não ter abandonado a SSS, iniciei a carreira em Pot Limit Omaha, e penso que podemos usar esse espaço para boas discussões enquanto não temos uma seção de mãos exemplares em nossa comunidade. Também tenho estudado bastante sobre essa modalidade, não só o material da PokerStrategy, mas de todas as fontes que fui capaz de encontrar e aqui poderei relatar isso e botar em discussão a validade das várias estratégias apresentadas por aí.
Mesmo sendo esse o objetivo principal do blog, acho que cabe uma breve apresentação. Me chamo Marcus, moro em BH, e já jogo poker há alguns anos, apesar de que até o final do ano passado eu jogava sem um conhecimento exato do porque fazia tal ou qual ação. Era um jogo aprendido na prática e carregado de erros. Desconhecia cálculo de odds, pot odds, e acabava dependendo de uma leitura tosca dos adversários e da minha intuição. Nessas circunstâncias, eu não era um jogador bem sucedido.
Em dezembro me registrei aqui e me custaram 3 tentativas para conseguir o capital inicial. Consegui ainda perder metade dele até levar a sério as estratégias apresentadas e passei a jogar SSS. De lá pra cá consegui um progresso que considero bom, subindo de NL10 para NL25 mês passado e com boas possibilidades de subir para NL50 mês que vem.
Há uns 15 dias comecei a ler sobre Omaha e pensei comigo que ainda dá tempo de aproveitar essa modalidade que parece lucrativa, especialmente por não haver tantos adversários bons em limites baixos. Passei a estudar bem mais do que SSS, mas só tive coragem de testar meu aprendizado uma semana mais tarde, com resultados satisfatórios. Tomei então a decisão de fazer o seguinte plano: minha banca na Full Tilt continua na mesma, para jogar SSS e ir progredindo nisso; minha banca na Mansion é para aprender Omaha. Nos posts futuros pretendo já postar algumas mãos ou trechos de artigos que encontrei. Espero que os jogadores de Omaha da comunidade se interessem e opinem, sei que devem haver vários por aí escondidos prontos para dar um palpite! :D
PS: O título é referência ao meu blog favorito aqui da comunidade e que me ajudou bastante no início da carreira, de autoria do Horashi.

Reply
504 replies
Strongsl

oq vc ta fazendo pra aprender omaha? lendo oq? vendo oq?

se puder compartilhar... =p

Reply
Pironeski

Eu comecei a aprender lendo os artigos da PokerStrategy inglesa, e vendo um vídeo também de lá. Agora já saíram a maioria dos artigos pra nossa comunidade portuguesa, acho que só faltam uns 2 ou menos. Dei uma corrida de olho na comunidade alemã, mas ainda não saco tanto de alemão pra conseguir aproveitar a fundo o que tem lá.
Achei também alguns artigos espalhados em outros fóruns e comunidades de poker, pretendo futuramente traduzir e colocar trechos aqui para debatermos. Por exemplo, li um sobre uma estratégia shortstack em PLO, que apesar de não ter concordado com alguma coisa ali, vale pelo debate.
Atualmente, leio diariamente os artigos todos que temos aqui, ainda não aprendi tudo de modo a ficar natural, tenho um monte de dúvidas e etc. Também já assisti umas 30 vezes o vídeo do any2, muito legal por sinal pra começar.

Reply
billybrunson

boa pironeski, ja olhei o material/videos da comunidade inglesa a um tempo atras e gostei muito, me interesso por omaha hi a um bom tempo mas ainda nao tentei jogar a serio.
Com certeza vou acompanhar seu blog sempre e quem sabe daqui a um tempo nao comeco a jogar omaha e nos formamos o tao esperado grupo de estudo rsrs :D

Reply
OKC0mputer

Blz Pironeski, também gostei muito de OH e tinha lido uma parte dos
artigos e visto alguns treinos da comunidade inglesa realizados na Poker
Stars em NL25 que por sinal são muito bons. Mas com o material em português fica bem melhor para o estudo, pena a facul tá atrapalhando muito agora X( mas sempre que puder vou continuar estudando e acompanhando o blog aqui tb.

GL aí.

Reply
Pironeski

Valeu Okcomputer, valeu pela força aí. Espero que opine sempre mesmo. Strongsl, você também joga PLO? Se sim, dá umas dicas aí sobre material e etc. Ah, Billy, vamos ver como que saímos no freeroll lá. Um dia o grupo ainda sai. Valeu pessoal pelos comentários, em breve eu posto uma mão que fiquei sem saber se joguei como deveria.

Reply
billybrunson

ahahaha cai fora, nut FH vs quads
bora la pironeski, vai ganhar :D

Reply
Strongsl

Original de Pironeski
Valeu Okcomputer, valeu pela força aí. Espero que opine sempre mesmo. Strongsl, você também joga PLO? Se sim, dá umas dicas aí sobre material e etc. Ah, Billy, vamos ver como que saímos no freeroll lá. Um dia o grupo ainda sai. Valeu pessoal pelos comentários, em breve eu posto uma mão que fiquei sem saber se joguei como deveria.

entao, to começando a ler algumas coisas agora. comecei pela, mas ja achei outros livros na net. se eu achar alguma coisa q valha a pena, pode deixar q eu posto aqui.

Reply
Victormm

boa sorte :)

Reply

Eu tb gosto de Omaha, principalmente high - low, mas as mesas da mansion em micro limits estão sempre vazias!

Reply
Pironeski

Victormm, obrigado. Espero que acompanhe aqui os desenvolvimentos futuros.
BigWilson, tem razão que as mesas da Mansion não tem lá muito movimento, mas em alguns horários se encontram mesas suficientes para jogar. Sei que já consegui jogar logo após o almoço, e também no início da noite. Fora desses horários a coisa se complica mesmo.

Abaixo segue uma mão jogada há alguns dias que achei interessante e fiquei em dúvida de como proceder.

$0.02/$0.04 Pot Limit Omaha Hi
9 players
Converted at weaktight.com

Stacks:
UTG ($0.30)
UTG+1 ($0.92)
MP1 ($1.21)
MP2 ($4.82)
MP3 ($7.68)
CO ($11.07)
BTN ($4.10)
Hero (SB) ($3.96)
BB ($2.84)

Pre-flop: ($0.06, 9 players) Hero is SB J:heart: A:club: J:spade: 3:heart:
UTG calls $0.04, UTG+1 calls $0.04, MP1 calls $0.04, 1 fold, MP3 calls $0.04, 1 fold, BTN calls $0.04, Hero calls $0.02, BB checks

Flop: J:club: 9:heart: 9:club: ($0.28, 7 players)
Hero bets $0.07, 1 fold, UTG calls $0.07, UTG+1 calls $0.07, 1 fold, MP3 raises to $0.63, 1 fold, Hero raises to $2.38, UTG goes all-in $0.19, UTG+1 goes all-in $0.81, MP3 calls $1.68

Turn: 9:spade: ($6.11, 4 players)
Hero bets $1.61, MP3 calls $1.61

River: 7:diamond: ($9.33, 4 players)

[Results Hidden]

A situação aqui era a seguinte: eu tinha entrado na mesa na mão passada, então não tinha ainda muita informação sobre ninguém. Minha mão não era uma maravilha, mas decidi ver o flop com o único objetivo de acertar o set, e caso não acertasse largaria. Flopei o full, e agora tinha que pensar em como proceder. Nesse momento eu tinha o nut full, e meus oponentes poderiam ter draws pra straight, pra flush, ou para os dois. Talvez tivessem também um set. A única mão que me batia no momento era um 99. Decidi apostar pouco e induzir raises, pra tentar botar minha stack toda já no flop. Isso acabou funcionando em parte e fiquei só com um resto da stack pra trás. Nessa hora pensei que teria de dar o push em qualquer turn.
Eis que no turn vem um 9. Agora a coisa fica um pouco esquisita, porque se alguém me tivesse pagado com o full menor, tinha acabado de me vencer. Se fosse esse o caso, eu só tinha 1 out, o J restante. Acontece simplesmente que eu já tinha investido demais no pot e já não conseguiria largar a mão e nem dar check, porque teria de pagar qualquer aposta. Então botei o resto da stack em jogo.
No river vem um 7 que não muda nada o jogo.
Penso ter jogado bem a mão. No flop, a aposta baixa serviu para que os jogadores com draws fracos botassem ainda algum dinheiro no pot antes de foldarem para o raise de alguém que tivesse alguma mão. Eu contava exatamente com esse dinheiro extra para poder dar o push. Talvez pudesse ter feito uma aposta maior, algo em torno de 1/2 pot, não sei.

Reply

Tem freeroll diario de OmahaPL na FullTilt. É legal para treinar, se tiver alguma noção é facil. Tem também o limit HORSE, que é meu freeroll favorito apesar de nao ter jogado mais.

Boa sorte ae PIRO :D

Reply
Pironeski

Original de JMNJ
Tem freeroll diario de OmahaPL na FullTilt. É legal para treinar, se tiver alguma noção é facil. Tem também o limit HORSE, que é meu freeroll favorito apesar de nao ter jogado mais.

Boa sorte ae PIRO :D
JMNJ, obrigado pelos comentários e pela sugestão. Esse freeroll acontece duas vezes ao dia se não me engano, e já joguei algumas vezes. É esse que eu e o Billy jogamos ontem. Realmente, serve pra aprendizado, porque a premiação não é muito boa.
Na comunidade inglesa encontrei um artigo que complementa o artigo sobre o jogo pré-flop: https://forums.pokerstrategy.com/forum/thread.php?postid=123772#post123772
Hoje estive procurando um software para me ajudar a manter registro das mãos e do meu jogo de modo geral e vi o Poker Tracker Omaha. Alguém aqui já o utilizou? Vou testar e digo o que achei.

Reply
Tudazul

Opa, muito bom isso aqui. Talvez eu comece a jogar POL 0.02 quando juntar 100 dólares na ipoker, o que me dá os 5000 BB. Até lá vou acompanhando aqui.

Desejo bons jogos, Pironeski.

Reply
Pironeski

Original de Tudazul
Opa, muito bom isso aqui. Talvez eu comece a jogar POL 0.02 quando juntar 100 dólares na ipoker, o que me dá os 5000 BB. Até lá vou acompanhando aqui.

Desejo bons jogos, Pironeski.

Valeu, Tudazul! Vai comentando as mãos e tudo mais que eu for postando aqui, e sempre que encontrar material interessante, pode postar aqui pra nós também.

Dessa vez vou postar uma mão em que não sei quem jogou pior, se fui eu ou meu adversário. As minhas ações eu consigo encontrar justificativas, já as dele não me pareceram muito interessantes.

$0.01/$0.02 Pot Limit Omaha Hi
10 players
Converted at weaktight.com

Stacks:
UTG Saxen71 ($1.97)
UTG+1 BugR0ger ($4.67)
UTG+2 Schlieben ($1.52)
MP1 derwonietrifft ($2.54)
MP2 artwind ($4.47)
MP3 samppu88 ($2.09)
CO PSR56851052 ($1.00)
BTN Hero ($1.97)
SB dock70 ($5.23)
BB garryka61 ($3.94)
[samppu88 posted $0.03]
[PSR56851052 posted $0.02]

Pre-flop: ($0.08, 10 players) Hero is BTN J:diamond: J:club: Q:heart: Q:diamond:
4 folds, artwind calls $0.02, samppu88 raises to $0.15, PSR56851052 calls $0.10, Hero raises to $0.54, 2 folds, artwind folds, samppu88 calls $0.42, PSR56851052 folds

Flop: 3:club: T:club: 6:heart: ($1.28, 2 players)
samppu88 bets $1.26, Hero goes all-in $1.43, samppu88 calls $0.17

Turn: K:spade: ($4.14, 2 players)

River: K:heart: ($4.14, 2 players)

[Results Hidden]

Aqui vai como joguei a mão: QQJJ me dava chance de acertar 2 sets altos e um flush, apesar de que nesse caso não seria o nut flush. Num flop muito bom, também poderia ter um straight draw. De toda forma, não queria ver o flop com muitos adversários, por isso aproveitei que estava no BU e fiz o raise.
O flop não trouxe nada que melhorasse minha mão, mas também acho que nada que melhorasse a dele. No máximo ali poderia ter um flush draw, talvez um set com o T, mas levando em conta o raise dele pré-flop, pensei no flush draw com um A bem acompanhado ou até mesmo AA (ou KK?). E foi por isso que acho que errei. Se eu estava com a hipótese de estar contra um AA, por que diabos eu iria all-in no flop com apenas 4 outs para minha mão? Aliás, mesmo contra um flush draw, eu tinha também só teria 3 outs, descontando a Q :club:. Em outras palavras, eu estaria ganhando ali de quê? É verdade que já tinha investido mais de 25% da stack no pot, mas isso justifica o all-in? A verdade é que eu só estaria na frente de um bluff ou de pares menores. Até mesmo se ele tivesse uma mão que acertou 2 pares, eu estava em maus lençóis.
O turn traz um K, que pode tanto ser visto como melhorando minha mão, me dando um draw pra straight, quanto selando meu destino, dando possibilidade de um par maior que o meu. O river traz outro K e nessa altura já não podia pensar que minha mão ganharia nada.
O pior de tudo foi quando vi a mão do oponente:
samppu88 shows: 4:spade: K:diamond: A:diamond: 3:spade:
Se vendo a jogada pelo meu ponto de vista, minhas ações foram questionáveis, pelo ponto de vista dele foram simplesmente absurdas. Um raise pré-flop com AK43 double suited? E no flop, uma aposta do tamanho do pot com o que, um par de 3?? Não compreendo. O turn e o river foram a salvação dele, mas ainda o encontro nas mesas por aí, e dessa vez eu não pretendo cometer mais os erros que penso ter cometido aqui.
Creio que caí na ilusão de supervalorizar minha mão. Talvez um resquício de raciocínio de jogador de Hold'em.

Reply
nunoam1

olá pironeski,

eu costumo jogar PLOmaha tambem, deixo-te aqui uma pergunta, porque estás shortstack? acho que em PLOmaha é mais vantajoso estar sempre bigstack.

parabens pela tua iniciativa, eu de vez em qdo dava uma olhadela no material de estudo da ps inglesa, mas nunca procurei nada mais fora da ps, os motivos foram para não criar excesso de informação e conflitos de estrategia, tambem por achar as estrategias e artigos mto completos (principalmente para os limites baixos) e nunca até hoje os dominei todos...em relação ao omaha na ps acho que ao longo do tempo crescerá em artigos, estrategias e videos...

Reply
billybrunson

Original de nunoam1
olá pironeski,

eu costumo jogar PLOmaha tambem, deixo-te aqui uma pergunta, porque estás shortstack? acho que em PLOmaha é mais vantajoso estar sempre bigstack.

parabens pela tua iniciativa, eu de vez em qdo dava uma olhadela no material de estudo da ps inglesa, mas nunca procurei nada mais fora da ps, os motivos foram para não criar excesso de informação e conflitos de estrategia, tambem por achar as estrategias e artigos mto completos (principalmente para os limites baixos) e nunca até hoje os dominei todos...em relação ao omaha na ps acho que ao longo do tempo crescerá em artigos, estrategias e videos...

ele ta bigstack, eh PLO2 :D

Reply
nunoam1

ele ta bigstack, eh PLO2

sim tá bem :) (escapou-me esse pormenor), mas porque não jogar com o maximo que é permitido pelas casas que em plo2 são 250bb, está refeita a pergunta, penso que dá para tirar mto mais valor, porque existe sempre alguem que está deepstack, tendo o adv 100 bb vamos tirar o mesmo valor tendo nós 100 ou 250bb, agora se o adv tiver 500bb e nós só 100 podendo ter pelo menos 250, a longo prazo faz diferença, ainda mais no omaha que as implied odds sao menores e um all-in é sempre bem vindo, visto que nestes limites existe overplay de mtas mãos, parece um contra-senso, mas tenho reparado que os adv exageram com 2pares, bottom set, etc, no flop mas qdo o turn completa um draw ficam mto mais calmos. não sei se disse aqui alguma asneira...mas é a ideia que tenho

Reply
Pironeski

Original de nunoam1

ele ta bigstack, eh PLO2

sim tá bem :) (escapou-me esse pormenor), mas porque não jogar com o maximo que é permitido pelas casas que em plo2 são 250bb, está refeita a pergunta, penso que dá para tirar mto mais valor, porque existe sempre alguem que está deepstack, tendo o adv 100 bb vamos tirar o mesmo valor tendo nós 100 ou 250bb, agora se o adv tiver 500bb e nós só 100 podendo ter pelo menos 250, a longo prazo faz diferença, ainda mais no omaha que as implied odds sao menores e um all-in é sempre bem vindo, visto que nestes limites existe overplay de mtas mãos, parece um contra-senso, mas tenho reparado que os adv exageram com 2pares, bottom set, etc, no flop mas qdo o turn completa um draw ficam mto mais calmos. não sei se disse aqui alguma asneira...mas é a ideia que tenho

Olá nunoam1, eu estava com 100BB simplesmente por seguir a estratégia dos artigos que li aqui no site. Mas realmente tem razão quanto a isso, quanto maior, mais lucro poderei tirar, mas também mais perdas poderei ter. Fico agora com essa dúvida, será que devo entrar com mais? Pois se for assim, não sei se os 50 buy-ins serão suficientes para conter a variância, terei de elaborar uma outra forma de gestão. Por exemplo, em PLO2, eu tenho entrado na mesa com $2, mas a mesa me permite entrar até com $5 se não me engano. Será lucrativo isso? Gostaria de discutir mais sobre isso.

Reply
billybrunson

tem que ter uma banca mais confortavel pra jogar deep, pois como vc falou pode ganhar mais, mas tb pode perder mais.. acho que enquanto ainda tem pouca experiencia eh melhor jogar com 100BB mesmo.. eu pelo menos to fazendo assim, so jogarei deep quando me sentir bem mais confortavel, nao em questao de bankroll, mas em relacao ao nivel de jogo mesmo

Reply