Deixei isto um pouco parado mas, em termos de poker, não aconteceu nada na minha vida ultimamente. O IST puxou como quem puxa, e passei a última semana lá fechado, nem uma mãozinha de poker para amostra. A próxima semana vou estar muito mais livre (tenho apenas um laboratório, um exercício e uma aula a ocupar-me) e vou voltar em força ao poker.
Pedi ao Rafael se poderia analisar as minhas últimas mãos jogadas, porque estive num downswing bem grande, ~25bi negativo nas últimas ~20k mãos, e começa a ser difícil ser só downswing, começa a ser bem mais provável dever-se a leaks grandes e gordos que não estou a ver.
Ele de facto deu a olhada, e de facto ele ficou desiludido com as mãos. Disse que joguei com ainda menos atenção que antigamente.
Para ser honesto, não acho que tenha sido falta de atenção. A verdade é que ando a jogar mais loose e mais agressivamente que aquilo que estava habituado, e ando a encontrar mais situações novas, por isso cometo mais erros. Penso que, para ele, os erros são tão óbvios que até eu os deveria encontrar. Só acho que não tenha sido falta de atenção, porque tenho feito tudo o que posso para jogar atento, entre jogar menos mesas, jogar sem fazer mais nada ao mesmo tempo, jogar a ser acompanhado pelos membros aqui da PokerStrategy para ter que ir pensando mais a fundo nas mãos, fiz de tudo o que consegui.
Acho que vou ter que começar a procurar artigos/vídeos sobre como melhorar a concentração. Chateia-me mesmo estar num deal com o Rafael, em que ele está a dar-me coaching em troco de uma parte dos meus lucros e os meus lucros não aparecem por coisas tão simples de controlar como a atenção que eu tenho enquanto jogo. Não percebo como é possível continuar sem ter atenção suficiente. Vou mesmo ter que fazer algo para tratar disso.
Está a ser um excelente desafio. Se alguma vez alguém me vier dizer que o poker é um vício, vou poder responder-lhe com muita força que é o vício mais benéfico que já tive, e não vou estar a falar de dinheiro.
A minha paciência, agilidade mental, resistência psicológica, e maneira de lidar com adversidades (aka downswings), tem sido muito aumentada com o poker. Há um artigo muito bom sobre os benefícios que o poker insere na vida de cada jogador que se dedique, não vou deixar aqui o link porque é de um site concorrente à PokerStrategy. Se alguém quiser o link do artigo peça, mas o google é muito amigo nestas situações.
Enfim, está meio longo, mas é isso. Na próxima semana faço o retorno, e o ênfase vai ser na qualidade. Não posso continuar como tenho continuado.