Balanço 2014
2014 foi um ano que tenho que classificar como um sucesso. E começo já por dizer que monetariamente não foi muito melhor do que 2013 (pelo menos pre rakeback). Mas não deve ser esse o nosso medidor de sucesso, mesmo para uma amostra de 300k hands.
Vamos por partes.
Sou um melhor jogador tecnicamente do que era há 12 meses atrás? Estrondosamente melhor. Não há comparação possível, a evolução foi gigantesca, muito à custa de private coaches (muito bem aproveitados por mim, admito) com o Uri Peleg e mais recentemente com o Paul "Internet" Otto.
Sou um melhor jogador psicologicamente do que era há 12 meses atrás? Provavelmente o "gap" é ainda maior do que em relação à skill. Eu era um fish do Mental Game e graças à fantástica ajuda do grande Nhoca estou muito muito mais sólido nesse aspecto e, consequentemente, estou progressivamente a conseguir colocar mais volume e, importantíssimo, a sofrer muito menos com o Poker. Acho que sou uma pessoa mais feliz por isso.
Foi este ano também que comecei a fazer vídeos/coachings/avaliação de mãos para a PokerStrategy English, um marco importante.
Tornei-me também único Treinador para a NL da PokerStrategy PT/BR, não pelas melhores razões, mas nem tudo são espinhos e espero que muitos tenham ficado satisfeitos com essas mudanças.
Os Private Coachings têm corrido bem e vários alunos continuam a comprar mais aulas, o que é um óptimo sinal. Ter tido alunos de muitas nacionalidades foi engraçado também (dei coach a um Grego que mora na Irlanda, lol).
Consegui pela primeira vez estatuto SuperNova, que embora fosse uma meta "obrigatória" para quem joga NL200, foi um marco.
Comecei o ano a tentar estabelecer-me na NL200 (tinha umas 10k hands jogadas lá). Ao fim de 12 meses e ~250k hands posso considerar que estou estabelecido. Consegui banca e confiança para tentar uma subida para a NL500 que não correu bem. Olhando para trás acho que não tinha o nível suficiente para isso, mas não me arrependo de todo, se há banca e motivação não pode ter sido um erro.E é muito importante ter uma noção do impacto da variância. Neste momento poderia estar aqui a dizer que ainda não tinha conseguido a subida para NL200 ou poderia estar aqui a dizer que a banca disparou na NL500 e que estaria a pensar em fazer shots na NL1000. As coisas são mesmo assim e aceitar a realidade como ela é torna-se indispensável se queremos ser um jogador de sucesso.
Pontos negativos de 2014, embora a primeira metade do ano tenha sido a melhor em termos de resultados, tenho que dizer que não estive bem. Os coaches de Mental Game só começaram em Junho/Julho e até essa altura debati-me imenso com o Psicológico. Pouco volume, muito medo, muita ansiedade, se os resultados tivessem sido maus as coisas poderiam ter sido bem piores. E nesse aspecto foi bom, já estava preparado quando os resultados começaram a ser menos bons.
Planos 2015
O primeiro e mais importante é "não andar para trás" no que toca à atitude. Continuar focado em melhorar o meu jogo e em dar o meu melhor nas mesas colocando um bom volume. Se conseguir fazer isso, especialmente numa eventual subida para NL500, já seria excepcional.
Planeio continuar a trabalhar com a PokerStrategy, quer PT/BR, quer EN.
Metas mais concretas:
1) shots em NL500 e tentar estabelecer
2) SuperNova x2, tentar fazer 20k VPPs por mês
3) Continuar activamente a trabalhar no Mental Game, com a ajuda do Nhoca
4) Continuar activamente a melhorar o meu jogo, com a ajuda do Paul "Internet" Otto
Conclusões
2014 foi um excelente ano, em muitos aspectos e não só no Poker. Sei onde estou, para onde quero ir e como lá chegar. É só pôr pernas ao caminho. Vamos a isso?