jesuis ta parecendo a revolução francesa aqui ehehe
enfim não sou nem um pouco ativo na strategy mas nao posso deixar de postar aqui minha opinião espero que nenhum dos lados se ofendam
Antes de tudo, velocidade para atualização:
Sou das antigas na strategy, frequentava, porem como leitor, sou da época do desafio do pokemão transformar $10 em 100 ou 1000 nao me lembro jogando os turbos da stars ehehe e naquela época tinha o guerreiroalcapone, regular de FL 0.10/0.20 amigo meu e do atual avaliador de mãos de FL Makinazero, na época ele implorava no forum por treinos de FL ao ponto que ele desistiu do poker por um tempo mas pelo que acompanhava o forum demorou MUITO tempo para começar a aparecer os treinos ao vivo de FL
Segunda sugestao:
avaliação de hand history, poderiam sei la uma vez por mês sortear algum usuario de determinado limite e pegar a hand history dele e algum treinador ou um grupo de treinadores e ver tudo e apontar leaks ou spots onde vc tem a chance de explorar um leak do oponente ( é muito trabalhoso e caro em termos de tempo eu sei, é por isso que maioria dos coachs bons sao caros, pq eles costumam fazer isso com os alunos)
Terceira sugestão:
mais coaches !!! porque ? não existe uma fórmula matematica que vc insere no jogo e vai ganhar, não é a toa que o poker foi considerado como esporte de inteligência pelo parlamento italiano junto com o xadrez, se trata de thinking game, no xadrez se você SEMPRE fizer os mesmo movimento o adversário vai se adaptar a eles e você vai começar a perder, muito dizem que o xadrez está já no equilíbrio de Nash, eu ja joguei bastante xadrez mas não tenho conhecimento para afirmar isso, concordo que ele um dia chegue ao equilibrio de nash em que não vai mais existir ganhador no xadrez porque todas as possiveis combinações existentes ja foram estudadas mas ainda estão tentando fugir desse rumo, existem sites que vendem dvd's com aberturas, estrategias e análises tudo graças à computação que fazem todos esses cálculos de modelagem de risco etc uma vez fuçando um dvd desses eu me deparo com uma abertura em que na minha época quem fazia ela era pedir para ter o carimbo de donkey prensado na testa mas ela foi aperfeiçoada e não é uma abertura ruim analogamente ao xadrez o poker é assim não sei se posso citar, mas tem uma pokerschool x ( tem outras mas deixa pra la) que para o mesmo limite tem 5 coaches, todos sao winners, mas cada um joga de uma maneira diferente um nit outro loose porem com boa leitura de mao e bordo, e outro que joga o abc mecânico, acredito que a strategy atualmente emprega um ensino que tende a bitolar um pouco os alunos assim eles acham que somente daquela maneira é certa ou errada e que se seguir aquilo sempre ira ganhar, um exemplo é a lucianacominato, a lulu jogou SSS até a NL 100 e mudou pra BSS NL 25 FR ta tomando porrada atras de porrada depois de um certo tempo, porque se a strategy mandasse ela shovar 22 na BB contra um steal ela o faria, chega uma hora que os vilões abrem o holdem manager e analisa o modo de jogar da lulu e aprendem como lucrar com ela, ou evitar perder dinheiro com ela
Quarta sugestão:
os moderadores podiam ser um pouco menos obtusos, cansei de ver post de jogador reclamando e a moderação responder o tópico com "leia os artigos e o vídeo e assista aos treinos" po receber resposta assim é chato pra caramba claro que tem gente que nunca leu mais do que 10 artigos e nunca deve ter visto um vídeo, mas a moderação poderia pelo menos ser um pouco direta como sugerir um livro, sugerir video x, artigo x sugerir para o kra rever o hand history para procurar erros deles ou do oponente ou modo de nao ser speewy contra o determinado tipo de jogar sei lá qualquer coisa do que essa mensagem de secretária eletrônica porque vai chegar uma hora que vai entupir de gente respondendo "então façam mais vídeos, mais artigos, ja li tudo ja vi tudo e em todas as linguas e sei de cora de trás para frente" ai cria o clima chato
agora vai as defesas à strategy:
Primeiro:
Eu realmente devo muito a strategy, não é babar ovo até entao porque atualmente sou breakeven/perdedor no pokeronline, achava que seguindo a risca a estrategia eu nunca teria uma sessao negativa etc, é como o rafael augusto disse, o poker televisionado é puramente comercial e alimenta essa idéia a muita gente atraída ao poker. Pera ae kra quer dizer que voce agradece a estrategy mesmo sendo looser ? Sim eu agradeço aqui fiz amizades muito boas sejam no meio do poker como no meio de amigo de vida mesmo e com eles fui apresentados a outros jogadores e por ae vai o que me ajudou muito a aprender de fato a estudar esse jogo e que atualmente estou recuperando aos poucos o prejuizo que tive ao longo do tempo que joguei poker online graças a essas amizade que aturaram minha donkice e me ajudavam sejam com opinioes ou mostrando maos jogadas e a linha de raciocinio deles, ou seja a estrategy tambem pode ajudar indiretamente agente nos proporcionando amizades que as vezes pode até no ajudar mais do que 1 mão postada no forum pois a pessoa pode falar que naquele momento você errou porem a mesma mao teria sido lucrativa com outro tipo de adversário ou limite etc
Segundo:
Volume !!! eu conheci a strategy aos 17 anos logo quando soube da notícia que o Korn havia fundado a strategy ( eu acompanhava noticias dele qndo ele era pro player de starcraft ) fiquei empolgadissmo mas infelizmente como nao tinha idade para pegar o deposito fiquei com medo de ser banido ou algo do genero e não poder ler os artigos entao fui me aventurar no poker live aliado ao poker televisionado, beleza fiz 18 anos o que que eu fiz ? jogar como jogava live e os pros na tv online levei uma bica no cú com direito a cuturno de aço e xingava horrores na minha mente os donkeys e a strategy lol porque live com 200 maos jogadas eu ganhava bem ou perdia bem pouco então achava que seria igual no online
para quem acha que estou a exagerar até o final do ano passado o nanonoko tinha prejuizo de 1milhao na NL5k mas aquilo era apenas -0.8BB/100hands faz as contas ai de quantas maos ele jogou e parece que agora ele ta destruindo a NL5k tudo por causa do ajuste aos adversarios e volume de jogo, bota volume, tambem vale citar o exemplo do chiren que jogou 1 milhao de maos NL2 em um período de 1 mês, ele mostrou foto do holdem manager dele, teve sessoes gigantescas que ele saia com menos de 1 BI
Terceiro
parem de bitolar procurem ser mais auto críticos o material da strategy ta la pra tu nao ter como note de donkey pelos viloes, claro o material ensina a ganhar mas é uma referência, como o rafaelaugusto ja disse num video dele aumentar 4BB+1 por limper é uma mera referência pra tu nao dar raise de 2 bb +1 por limper / 2bb +2 por limper etc pra nao fazer cagada antigamente se ensinava que cbet em posição deveria ser 2/3 do pote ou seja 66% do pote mesmo sem ter nada na mao, para manter a agressividade e possivelmente ganhar o pote, hoje ja se recomendam de algo em torno de 50% do pote, e tem um calculo que mostra q assim as cbet apenas precisam passar acho que em torno de 35% das vezes para ser lucrativo economizando umas BB's da antiga 2/3 se caso voce tenha que foldar para um reraise o material da strategy é otimo sim para quem nao tem muita referencia do que fazer em certas situações ou limites mas com o tempo o ser humano aprende a ter o senso critico e provavelmente o vilão tb vai começar a entender as suas tendencias e usar isso contra ou seja o material da strategy não é a biblia sagrada, ela nao dita nossa vida mas nos guia para passarmos por menos problemas posteriores e com o tempo aprendemos a adaptar ao nosso modo
Quarto:
procure rever mais o hand history você se surpreende com o numero de leaks que você acha de você e dos vilões
Quinto: ( reiterando)
o coach pode ser perdedor.... ou não o importante é ele passar os fundamentos corretamente, e videos de live play ficar cobrando que o coach termine a sessao positiva é compreensivel mas impossivel, eu sei porque eu ja fui um aluno desse tipo a questão é que "variance is a bitch" o longo prazo é longe ( meh ia falar sobre calculo diferencial mas começou a dar caimbra cérebro lol ) enfim ja houve noticias ae de jogadores de highstakes que foram busto e tiveram e jogar midstakes com outras contas para poder voltar aos high stakes por ter vergonha de admitir isso
kauan não te conheço espero que não leve ao lado pessoal, mas PLO a variancia eh escrota não sei se foi na strategy que li ou se foi no livro do jeff hwang faz um comparativo de combinações possiveis nas 2 modalidade pré flop, e post flop a diferença é berrante enfim o coach ja se dispos a jogar micro limits omaha e fazer um blog mostrando os resultados não tem mais o que se discutir.
ja escrevi demais é coisa pra caramba, mas é o que eu venho pensando da strategy e os seus usuários de uma forma critica construtiva espero nao ter ofendido ninguem aqui pois a comunidade daqui é ótima fiz grandes amigos pra vida e pro poker aproveitando que to postando aqui se caso tu ler Mazinga abraço. Grande mazinga(como eu sempre falo ehehe) auhauhue nunca imaginei que você iria um dia trabalhar para strategy to no memo rumo que você largando a engenharia para cursar outro curso =P